Artigo

Mensagem aos Assinantes 002

Olá, pessoal! Tudo bem?

Aqui é o Ricardo Vale, Diretor Pedagógico do Estratégia Concursos.

Na semana passada, fiquei muito feliz com a repercussão que teve o artigo que fiz. Foi a primeira “Mensagem aos Assinantes que escrevi.

Continuem deixando seus comentários nesses artigos! Toda semana pretendo responder alguns deles aqui para que todos possam acompanhar.

Respostas da Semana – Vamos lá?

Só tenho que agradecer aos elogios que vocês nos enviam, como foi o caso das mensagens do Guilherme e da Chris:

Como qualquer pessoa, adoro ler elogios. Mas sou da opinião de que as críticas é que mais nos ajudam a planejar os próximos passos do Estratégia Concursos. Leio cada uma das mensagens que vocês enviam com muita atenção! Posso até não responder todas, pois elas são muitas. Mas a minha maior vontade é atender às demandas de todos vocês.

Olhem aqui as mensagens do Eduardo, da Renata, da Sílvia e do Luís Brito! (responderei logo abaixo!)

Resposta: Eduardo, tudo joia? Você tem toda razão! Mas deixa eu te dizer uma coisa: nós buscamos nos dedicar ao máximo a todos os concursos. Claro que alguns sempre ganharão maior atenção. Mas para o DETRAN-SP, nós realizamos “Curso Intensivo de Reta Final”, elaboramos um “Vade Mecum”.

No dia 29/06, realizaremos dois Simulados DETRAN. A programação completa de Simulados vocês encontram AQUI! Para o DETRAN-SP, também já conversei com nossa equipe de professores e faremos um projeto denominado “Hora da Verdade DETRAN-SP”. Serão várias aulas de Reta Final para esse importante concurso!

Resposta: Renata, tudo joia? Nosso maior objetivo é trazer o melhor conteúdo para nossos alunos. Nós gostaríamos muito de oferecer um acompanhamento individualizado para cada um de vocês. Todavia, isso seria inviável, pois o serviço de Coaching é caro em todo o mercado.

Foi pensando nisso que criamos a Trilha Estratégica, que vai te ensinar o passo-a-passo para os seus estudos. Você precisa definir qual é a sua área de concursos (Fiscal, Tribunais, Policial, etc) e seguir a Trilha Estratégica da sua área ou concurso. Se você fizer isso, eu tenho certeza de que conseguirá evoluir bastante nos seus estudos. A Trilha Estratégica, eu lhe garanto, é uma orientação de estudos muito melhor do que inúmeros programas de Coaching que você encontrará pelo mercado.

As Trilhas Estratégicas estão disponíveis para os assinantes. Para saber mais sobre o funcionamento delas, leia esse artigo AQUI!

Resposta: Sílvia, tudo joia? Você tem toda razão! Precisamos expandir para outras áreas. Medicina Veterinária é uma delas. Muito em breve, pretendemos divulgar um amplo programa de seleção de professores para novas áreas, como Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Agronômica, Fonoaudiologia e Medicina Veterinária. São todas áreas com alto potencial de concursos, em que pretendemos investir cada vez mais forte!!

Resposta: Luís, tudo joia? As Discursivas são mesmo fundamentais hoje em dia, para qualquer concurso. Se você for assinante, terá 15% de desconto nos cursos de discursivas COM correção individualizada. Funciona exatamente como você disse. Você digitaliza a redação e envia para um professor corrigir.

Uma novidade legal demais que lhe adianto foi a chegada do Prof. Rodolfo Gracioli, que veio para tornar nosso time de discursivas ainda mais imbatível. Conversei hoje com o Rodolfo e já disse pra ele começar Cursos de Discursivas ao vivo para a PCDF, TJ-PR e TJ-SP!! :) Fique bem atento, pois os cursos serão transmitidos diretamente pelo nosso canal do YouTube.

Se eu estivesse estudando hoje, para qual concurso estudaria?

Antes de responder, quero só falar algumas verdades pra você!

Quando comecei a estudar para concursos, eu me lembro de estar focado na seguinte ideia: “Vou começar a estudar hoje e daqui a 4 ou 5 anos serei Auditor-Fiscal da Receita Federal“. Não precisei de tanto tempo assim. Em menos de 2 anos, fui aprovado para Analista de Comércio Exterior.

Mas o mais importante era o seguinte! Eu tinha o foco correto, que estava no médio / longo prazo. Sinceramente, vocês não podem, de maneira nenhuma, acreditar que vão começar a estudar para concurso e em 2 ou 3 meses obter a aprovação. Isso não é lá muito normal de acontecer!

Sou realista. A aprovação virá com muito suor e muita dedicação da sua parte. Você vai querer desistir no meio do caminho. Ao longo desses mais de 8 anos aqui no Estratégia, conversando com centenas de aprovados nos principais concursos do País, posso lhe garantir: uma grande parte dos aprovados em grandes concursos pensou em desistir.

Há histórias fantásticas de aprovados aqui no blog do Estratégia. Leia e se inspire. Todos vivem dificuldades, mas o mais importante é como lidamos com elas.

Mas agora eu volto à pergunta: “se eu estivesse estudando hoje, para qual concurso estudaria?”

Mais uma vez, serei bem sincero. Eu adoro os concursos da Área Fiscal e de Tribunais de Contas. Certamente, neste exato momento, estaria me preparando para a SEFAZ-AL ou para o TCDF. A vantagem de estudar para qualquer um deles é que, na pior das hipóteses, você terá várias outras oportunidades pela frente dentro de cada uma das áreas.

Se você focar na SEFAZ/AL, terá vários outros concursos da Área Fiscal para aproveitar seu conhecimento: SEFAZ/DF, ISS Porto Alegre, ISS Campinas, ISS Betim, ISS Fortaleza. Quem sabe em 2020 não acontece ainda Receita Federal? Esse último ainda é uma incógnita e não há nada que nos dê uma certeza desse concurso.

Por outro lado, se você focar no TCDF, terá outros concursos da Área de Controle pela frente: TCU, TCE/RJ e TCM-SP.

“Mas, Ricardo, eu acho que esses concursos são demais pra mim!!”

Pessoas normais são aprovadas nesses concursos. Mas se você quer algo que seja um pouco mais “tranquilo” (nada é muito tranquilo nesse mundo dos concursos!), eu tenho outras dicas relevantes pra você.

Eu tenho um carinho especial pelo concurso do TJ/SP! É um concurso que acontece periodicamente e que chama muitos aprovados! Pra ser bem sincero, é um concurso que chama mais gente que o próprio concurso do INSS. E tudo indica que sairá um novo edital ainda esse ano ou no início de 2020. Em 2019, ainda estão previstos vários outros concursos de Tribunais. Dá pra conciliar todos eles com o TJ/SP.

Não vou nem ficar falando muito dos concursos da Área Policial, que estão bombando esse ano!! :) O melhor de todos em 2019 será o da PCDF!! :) Já estamos com várias aulas ao vivo para esse grande concurso!

Programação Especial da Próxima Semana

Na próxima semana, realizaremos mais eventos especiais. Será a “Semana Especial Mapa da Lei“. Você pode se inscrever AQUI!

“Mas que nome mais estranho, Ricardo!”

É um pouco estranho mesmo. Não somos tão bons assim pra inventar nomes! rs

Essa sequência de eventos é uma alusão aos nossos Mapas da Lei, que são conteúdos que os professores estão disponibilizando em vários cursos. Veja abaixo o que é um Mapa da Lei!

Eu usei esse Mapa da Lei aí acima no meu curso de Direito Constitucional p/ PCDF. Ele mostra, a partir de um mapa de cores, quais são os artigos da Constituição Federal que estão sendo mais cobrados pelo CESPE nos concursos da Área Policial.

Pois bem… A “Semana Especial Mapa da Lei” será uma sequência de aulas ao vivo. Nessas aulas, os professores vão apresentar seus mapas da lei de diversas áreas, bem como apresentar alguns pontos teóricos essenciais de suas disciplinas. Tenho certeza de que vocês vão gostar!

A “Semana Especial Mapa da Lei” também irá se tornar um Curso Exclusivo, a ser disponibilizado para os assinantes da Assinatura Ilimitada. Você encontra os Cursos Exclusivos no Menu à esquerda da área do aluno. Você já encontra outros cursos exclusivos por lá também.

Um curso exclusivo que está fazendo muito sucesso é o “Estratégia Emocional para Concursos”, que está sendo ministrado pela Maira Blaines, aprovada 2 vezes no concurso do TCU. A Maira tem inúmeras formações em Coaching e realmente está dando um show na condução desse concurso. Se você acompanhar à risca esse curso, é muito provável que se torne uma pessoa diferente de antes.

Veja a figura abaixo. Nela, eu mostro como e onde ficam dispostos os cursos exclusivos na área do assinante:

Mensagem da Semana

Continuando nossas mensagens pelo Twitter/Instagram, deixo a seguinte mensagem com vocês!

Grande abraço a todos!! E vamos em frente! Não se esqueçam de deixar seus comentários, críticas e sugestões logo abaixo! Como disse antes, eu leio todos os comentários e só tenho a agradecer. Grandes empresas contratam consultorias milionárias. Nós só precisamos escutar vocês!

Ricardo Vale

Assinatura Ilimitada 1 Ano

Assinatura Ilimitada 2 Anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Bom dia Professor tenho a mesma reclamação que uma aluna acima mencionou. Vcs dão prioridade a alguns concursos. O do tj pr está abandonado. Estamos na reta final e nenhum simulado, trilha estratégica. Acho o material de muita qualidade mas não vejo falarem quase nada a respeito desse concurso.
    Mariana Guimarães Velásquez em 09/07/19 às 09:23
  • Olá! Outra sugestão: na área do aluno, "trilhas estratégicas": caso a trilha que desejo está na página 5, por exemplo, eu tenho que passar uma página por vez em vez de conseguir ir imediatamente para a página 5. Sugiro criar uma forma de ir direto para a página desejada, pois imagina quando existirem 10 páginas de trilhas? Obrigada!
    Mila em 01/07/19 às 18:49
  • olá, professor! Eu amooo o estratégia. Materiais sempre de altíssima qualidade. Já fiz vários outros cursos, mas pra mim o estratégia sai a frente. Contudo, gostaria de sugerí-los a venda avulsa dos materiais, especialmente das LEGISLAÇÕES LOCAIS COMENTADAS (de suma importância para as procuradorias estaduais e municipais). att., Isabelle L. Ferro
    Isabelle Lamenha ferro em 28/06/19 às 22:04
  • Olá Prof Ricardo, Sou aluno de vocês a 6 meses mais ou menos e só tenho elogios, vejo que estão sendo divulgados inúmeros simulados para várias áreas importantes e muito procuradas, porém queria deixar uma sugestão de vocês também darem uma atenção para simulados de áreas de conhecimentos específicos. Talvez seja pedir demais porque são muitas áreas, mas acho que vale a pena o esforço. Aguardo sua resposta ansioso. Att. Anilton Martins
    Anilton Martins Sales Júnior em 28/06/19 às 20:47
  • Ronaldo,cara gostei da idéia dos mapas mentais anexos as videoaulas e pdf's...muito bom isso ai viu Estratégia, seria bom em todas as vídeo-aulas!!
    Flavio Carvalho em 25/06/19 às 14:21
  • Olá, professor. Gostaria de sugerir aos professores do estratégia que ao comentarem questões não coloquem apenas um artigo da lei nos comentários. O artigo é importante, mas para quem não é da área de direito, como eu, fica perdido procurando o erro. É necessário que o professor aponte exatamente o erro, porque se não ficamos procurando pelo em ovo algumas vezes.
    Daniel em 25/06/19 às 11:56
  • Bom dia! Como dica, gostaria de repetir o que o Chris pediu em seu comentário citado no começo deste artigo, sobre haver a disponibilidade de baixar todas as aulas, no meu caso eu gostaria apenas da opção de poder selecionar todos os vídeos ou áudios de uma aula e baixar todos de uma vez, pois se na matéria de Dir. Adm. tem 15 aulas cada uma com 5 videoaulas e se eu desejar baixar todos os áudios, terei que fazer 75 downloads e isso demanda muito tempo, perdendo assim tempo útil nos estudos. Outro pedido seria a possibilidade de oferecer conta conjunta com o Tec concursos ou de oferecer descontos no tec aos que são assinantes do estratégia concursos. Sei que são empresas distintas, mas que devido a parceria que há entre vocês, talvez possam entrar em um acordo sobre um desconto favorável aos seus assinantes. Obrigado!
    Daniel Fernandes de Sousa em 25/06/19 às 10:59
  • Sou assinante do plano anual, eu concordo plenamente com os comentários do Cassiano (feito no dia 24/06), falta um Dashboard na plataforma para ajudar no planejamento das aulas, talvez um cronograma de estudos (a concorrência já tem na plataforma deles); falta também uma padronização do tempo dos vídeos e tamanho de páginas dos PDF's, o ideal para mim seria vídeos de 30 minutos e PDF's de no máximo 60 páginas. Muitos professores estão colocando mapas mentais e resumo no final dos PDF's, isso ajuda muito, poderia ser padrão em todas as aulas. Como sugestão de melhoria, tais resumos e/ou mapas mentais, poderiam ser inseridos também no início da aula (PDF) seguinte, assim, antes de entrar em um novo assunto, estaríamos revisando parte da aula anterior. Poderiam colocar também nos PDF's link de questões do TEC relacionadas a aula que está sendo estudada, dessa forma, além das questões do PDF, poderíamos complementar também com questões do TEC (para quem for assinante). Uma reclamação que li na primeira mensagem e que faz muito sentido, seria disponibilizar as aulas escritas em formatos que fosse compatível com os dispositivos de leitura (Epub por exemplo). No mais, só tenho a parabenizar a equipe pela excelente qualidade do material disponibilizado, seria necessário fazer somente pequenos ajustes como os citados para que a plataforma ficasse completa.
    Jose Ronaldo em 25/06/19 às 09:54
  • Olá, prof Ricardo!! Gostaria de sugerir ao Estratégia a venda avulsa de itens da assinatura para quem não tem condições de ter uma. Por exemplo: só trilhas estratégicas, só simulados... Gostaria de sugerir, também, a venda de sessões avulsas de coaching, no estilo "pay per use". Abraços!!!!
    Gonçalo em 25/06/19 às 07:29
  • Prof. Ricardo, parabéns pela bela iniciativa dos artigos, mas principalmente por se mostrar aberto a críticas e sugestões de seus atuais e futuros alunos!! São gestos de humildade como este que de fato revelam os verdadeiros "Líderes" !! Não é por menos que o Estratégia hoje está na vanguarda quando o assunto é preparação para concursos públicos, parabéns!! Tenho orgulho de ser aluno dessa empresa!! Espero em breve ir à sede dar meu depoimento como aprovado e conhecer todos vocês de perto!! Uma excelente semana, abraços!
    Renato em 24/06/19 às 18:08
  • Saudações, De início, gostaria de parabenizar pela excelência que é o Estratégia no que respeita à qualidade do material e professores - eu "me amarro" também no posicionamento político-econômico do Prof. Heber (a quem deixo fraterno abraço). Pois bem, como assinante, essas as minhas sugestões: 1 - gostaria que o Estratégia avaliasse a possibilidade de assinatura conjunta (nos moldes do concorrente de vocês - o GRAN) - ainda que apenas em dupla. Imagino que arranjo com mais pessoas poderia também ser possível. Tenho colega de trabalho estudando para concurso e que também gostaria de ter acesso ao material. 2 - gostaria que fosse feita a inclusão das carreiras jurídicas na assinatura. Vejam, há casos de concurseiros com formação também em direito com mira não só em carreiras fiscais/controle, mas também alguma carreira jurídica em específico. É o meu caso. Acabei de concluir a graduação em direito e já aprovado na OAB. Além da área fiscal e controle no curto e médio prazo, gostaria de aproveitar o ensejo e tentar advocacia pública (PFN em específico) no longo prazo. Obs: sou Analista - Contador da Justiça Federal.
    Geraldo em 24/06/19 às 13:55
  • Boa tarde prof. Ricardo, Gostaria de saber se o Estratégia pretende fazer nova promoção da assinatura ilimitada?
    Mireille C. Ferreira em 24/06/19 às 13:50
  • Boa tarde prof. Ricardo, Sou assinante do Estratégia há algum tempo, mas havia desistido dos concursos em razão da falta de sucesso! Ficava correndo atrás de vários editais sem focar em uma carreira específica. No entanto, desde meados de 2018, decidi focar em Tribunais de Contas, adquiri o curso do TCDF mas o desânimo me dominava de tal forma que assisti poucas aulas. Em 2019, adquiri também o curso do TCE/GO, e agora estou me dedicando mais porém ainda sem conseguir cumprir minha meta diária de 03h de estudo (trabalho 6h, tenho casa, marido e cachorro...) Pelo que vejo nos depoimentos dos vídeos motivacionais acho que estou no caminho certo, na busca pela qualidade dos estudos e em manter o foco! Confesso que acho demorado tb baixar um pdf de cada vez e não consigo baixar os vídeos, mas vou ligar e pedir ajuda quanto aos vídeos. No mais concordo com os colegas que o processo de baixar o material deveria ser mais ágil. Gostaria de saber tb se é possível aliar estudos de TC's com TJ's pois confesso que tenho muita dificuldade com Contabilidade e penso que concursos na área fiscal seriam muitos difíceis para mim. Sou formada em Direito.
    Mireille C. Ferreira em 24/06/19 às 13:49
  • Olá Ricardo. Gosto muito dos cursos mas sinto dificuldade no planejamento das aulas. Estudo para Áreas fiscais. Sou assinante anual e para os cursos disponíveis sinto falta de um Dashboard para eu acompanhar mais facilmente os cursos que fiz e os que não fiz. Outro ponto é a entrada de matérias iguais nos cursos , exemplo: estatística e estatística anterior.nessa situação tenho que ficar comparando o que estudei o que não estudei. A falta de padronização dos vídeos tb é um complicativo, vídeos de 10 minutos , 5 minutos , 89 minutos. Gasto muito tempo no planejamento e gerenciamento da minha grade algo que já poderia estar disponível. As trilhas estratégicas são boas e utilizo para revisão. Estou satisfeito com o conteúdo e com os professores de maneira geral.
    Cassiano em 24/06/19 às 11:39
  • Olá, Jéssica! Tudo bem? São concursos extremamente diferentes! Não vale a pena mudar tanto o foco assim. No TCM/SP, você precisa ser muuuito boa em disciplinas que não são cobradas no TJ/SP. Abraços, Ricardo
    Ricardo Vale em 24/06/19 às 07:05
  • O Estratégia é o melhor preparatório de concursos. Já sou concursado e sei como era lá atrás, os materiais.....nem gosto de lembrar. Assinei o pacote assinatura ilimitada e destaco como grande investimento desse ano. Nesse momento estou justamente estudando p o TRF 4. Fiquem com Deus. Parabens.
    GIVANILDO DE SOUZA DEVANIL em 24/06/19 às 06:01
  • Boa noite professor, estou fazendo o preparatório para o TRF4 e 3. Assinei o curso de Tribunais por 1'ano e já assinei outro cursos como OAB e outros, gosto muito da metodologia de vcs. Estou com um pouco de dificuldade para baixar os materiais que vcs sugerem nas trilhas. A ideia era quando clicássemos no link ele nos levasse para a aula sugerida, mas antes a gente tem q se matricular e só podemos fazer isso no máximo em 3 cursos por vez. Acho muito trabalhoso e que perdemos muito tempo ja que o concurso está à porta. Gostaria de sugerir que pudéssemos nos matricular em mais cursos para poder baixar o material da trilha mais rapidamente. Outra sugestão eu li aqui e achei legal q pudéssemos baixar o material zipado. É extremamente inviável baixar de um por um. Para quem trabalha 8h como eu e ainda sou mãe, tenho tempo bem escasso. Entrei em contato com a central de vcs pra entender como funcionava e a atendente me direcionou, me atendeu super bem, sugeri essa ideia que estou repassando aqui.
    Fabiane Lobo de Melo em 23/06/19 às 20:14
  • Oi! Eu estava estudando para o TJ-SP, até fiz as duas ultimas provas do concurso. Porém, surgiu a oportunidade do TCM-SP. Vc acha que vale a pena estudar pra esse agora, que acontece com menos frequência? Ou devo continuar focando no TJ-SP? Algumas matérias são semelhantes. E as específicas do TCM são matérias que não achei tão volumosas, quanto do TJ-SP.
    Jessica Araújo em 23/06/19 às 19:09
  • Oi, Valter! Tudo bem? Se você adquiriu a Assinatura Ilimitada completa, tem acesso a todos os cursos do site, de todas as áreas. Abraços, Ricardo Vale
    Ricardo Vale em 23/06/19 às 17:46
  • Boa tarde! Sugestões: 1) Baixar o material de forma consolidada e/ou zipada. Mesmo que não seja possível baixar resumo, aula e mapa simultaneamente, pelo menos para cada item citado baixar o que tem disponível por matéria. Outros cursos já possibilitam baixar o conteúdo zipado. 2) Parceria com o TEC para desconto aos assinantes na mensalidade do site de questões. 3) Para concursos específicos, um material com dicas finais para revisar nos últimos 15/20 dias antes da prova. OBS: Ainda não fiz uma trilha PÓS edital pra confirmar se essa revisão nos últimos dias é direcionada por lá. Se não for, fica a sugestão para nos últimos dias de trilha (ou em um material a parte) incluir sugestão de revisão final dos pontos mais importantes, pois "travamos" e "piramos" com tanta informação. 4) Download dos vídeos de forma mais ágil. Caso a aula 0, por exemplo, tenha 5 vídeos, que o aluno consiga selecionar mais de um para baixar simultaneamente (conforme sua velocidade de internet). Obrigada
    Mila em 23/06/19 às 14:31
  • Vocês são muito bons! Obrigada por nos ajudar tanto com tanto material gratuito de ótima qualidade.
    Nádia em 23/06/19 às 10:19
  • Sei que nao é o foco mas poderiam fazer simulados,revisoes e revisões de véspera para o pedro II? Nenhum outro curso fez e acredito que seria mais um diferencial para o Estra tégia .
    cintia em 23/06/19 às 09:37
  • Estou decepcionado com a assinatura ilimitada. Afinal, acompanhei a transmissão em 02/01/2019 e pelo que entendi o acesso ilimitado seria para toda e qualquer matéria/disciplina. Porém, não foi bem assim. Ou seja, o acesso ilimitado e para determinado seguimento. Por exemplo, se meu foco é a área policial, conseguirei acessar ilimitadamente disciplinas para esta área, mas se surgir um outro concurso para outra área tenho que comprar outra assinatura ilimitada para este seguimento. Portanto, acho que a chamada “assinatura ilimitada” foi mais marketing, divulgou muito e ofereceu pouco.
    Valter Monteiro em 23/06/19 às 01:26
  • Ricardo boa noite Estou satisfeito com a assinatura do Estratégia. Ajudou muito pois para quem quer viver na legalidade (como deve ser) afinal como servidor punlico e futuro auditor fiscal que almejo ser a ética tem que estar presente sempre. Mas recentemente analisando meus ultimos resultados percebi que precisaria de um suporte maior nos meus estudos e consultei sobre o coaching, mas infelizmente não pude apesar de achar o programa otimo mesmo com o desconto oferecido fica muito mas muito caro. Voces deviam pensar em uma condição melhor para o assinanre e alunos antigos que como eu estao desde que o Heber lançou o Estrategia salvo engano com um primeiro curso em 2011 de Economia, algo especifico que ninguem tinha. Mas de qualquer forma Estrategia dentre coisas que agradam e outras que precisam melhorar ajuda bastante Abraços
    MARCELO DANIEL STROEYMEYTE em 22/06/19 às 22:49
  • Querido RV, tudo bem? Quero deixar aqui uma sugestão a qual já te fiz por e-mail, mas vc não respondeu. Lançar uma assinatura específica (por exemplo Câmara e Senado apenas), mas que seja completa no sentido de ter os simulados desses concursos e os demais "brindes" como Mapa de Lei, etc. Saudações Pantaneiras!! Obs: como já mencionei no e-mail penso que área de Controle e SF + CD são áreas distintas e não tem porque estarem em uma mesma assinatura.
    Rosana em 22/06/19 às 22:24
  • Boa noite! Sou assinante dos cursos de TRF-3 e não assinei o ilimitado,pois veio depois e inclusive fiquei muito brava que eram em vezes e me cobraram tudo o pagamento e claro que me prejudicou.Até ai tudo bem, o que ficou ruim foi que apesar de tudo isso ..Fiz os simulados Trf4 e na hora de rever a correção das provas, sou informada que não sou aluno.Indignada!! Porém, o que gostaria, e muito!, é a liberação pelo menos da correção das provas dos simulados para quem assina o curso do concurso completo, isso ajudaria bastaste. Sem mais! grata
    erika em 22/06/19 às 20:36
  • Olá caro professor Ricardo. Não tenho as assinaturas ilimitas, mas estou fazendo muitos cursos do estratégia. Já mandei essa sugestão (na verdade um pedido) por outro canal de comunicação, porém, agora, tendo a oportunidade de enviar diretamente para o senhor, vou reiterar: Não seria possível o estratégia liberar para compra os simulados, a fim de que quem não fosse assinante, como eu, pudesse adquirí-los e se preparar melhor, haja vista o material de vcs ser muito bom? Sinto-me penalizada por não poder realizar os simulados, uma vez que, atualmente, não tenho condições ( até gostaria) de arcar com a assinatura ilimitada. Poderia ser inclusive um pacote somente para os simulados de determinada área - "pacote simulados"-. O mercado ainda é muito carente de simulados focados e bons como o de vcs, por isso a minha sugestão. Espero que este comentário chegue até o senhor e que o analise com carinho. Obrigada. Sheylla.
    Sheylla Ribeiro em 22/06/19 às 19:18
  • Boa tarde. Parabenizo a todos desta Equipe do Estratégia continuem assim cada vez a incrementar novidades e ajudar também os quais não tenham condições financeiras a adquirir estes cursos. E quero pedir na medida do possível é claro que façam novamente esta assinatura ilimitada como fizeram no início deste ano, pois minhas finanças estão bem restritas e também agregar mais exercícios comentados, estes ajudam muitíssimo. Abraços
    Claudia em 22/06/19 às 17:34
  • Olá professor, gostaria que fosse disponibilizado simulados para o curso do TJ/SP para que eu possa me aperfeiçoar com muitas questões e sentir como será a prova. Att,
    André Luiz Domingues Barbosa em 22/06/19 às 16:09
  • Olá, Professor Ricardo! Depois de muitos anos resolvi retomar meus estudos para concursos, pois, mesmo com mestrado, o mercado de trabalho não me tem absorvivo. Sendo assim, busquei o Estratégia Concursos, por indicação de amigos. Até o presente momento não me decepcionei de forma alguma com os professores tampouco com os materiais. Ambos são de excelente qualidade e constantemente atualizados. Entretanto, sinto falta de um acompanhamento mais próximo quando a disciplina em questão é a redação. Mesmo havendo tal disciplina nos pacotes que adquiri, ela não inclui a correção. Já na oferta com correção são somente 3 redações a serem corrigidas durante todo o curso - o que acho muito pouco. Diante do acima exposto, gostaria de sugerir uma opção de discursiva somente com correções. Poder-se-ia fazer algo assim: o aluno assina um pacote de correções de redações sendo que o professor da disciplina - aquele que corrigirá as redações ou o "cabeça" da equipe - sugerirá semanalmente um tema sobre o qual se dissertará. Minha sugestão paira sobre a hipótese de se fazer 4 redações por mês. Não sei o que você pensa da ideia, mas estou disposto a colaborar, pois no fim de tudo almejo meu objetivo máximo: a aprovação! Aliás, como todos por aqui. rs Atenciosamente, Ricardo Lodi
    Ricardo José Lodi Ferreira em 22/06/19 às 15:59
  • Prof, Eu sou aluna e fã do estrategia!! Eu estudei em outros cursos em 2010/2011 e não obtive êxito nos concursos, sabia que estava estudando errado mas não sabia como estudar..nessa época desisti de estudar, achava que nunca seria possível realizar o meu sonho. Oito anos se passaram e esse ano voltei a estudar, uma amiga me indicou o Estratégia e assim que conheci o material e as vídeo aulas não larguei mais!! Parabéns pelo excelente material e professores, extensivo a toda a equipe!! Tb gostaria de citar o diferencial no material do Passo e Trilha Estratégicos, uma ideia brilhante!! Nossa, nunca imaginei ter um material assim para estudar, sensacional!! Tudo que fazíamos sozinhos, agora temos TUDO nas nossas mãos, graças ao Estratégia!! Parabéns a todos!! Quanto a parte motivacional, gostaria que fosse chamada a Juíza HYGINA JOSITA como palestrante motivacional, ela tem uma grande história de vida para contar, como conseguiu passar nos concursos mesmo não tendo condições financeiras, uma grande mulher, guerreira e especial que tenho certeza que irá acrescentar e abrilhantar ainda mais o Estratégia!! Espero que ela seja chamada, fico na torcida!! Grande abraço.
    Queli Cristina em 22/06/19 às 15:06
  • Boa tarde professor! Indiscutivelmente o material que o estratégia concurso é de ótima qualidade, o melhor que já tive contato, professores empenhada na aprovação dos alunos, por mais distante que estejam... Professor, minha pergunta é simples, grande parte do marketing de outras empresas que trabalham com o mesmo seguimento, trazem como principal atrativo a questão do aplicativo na Play Store. Existe algum projeto de aplicativo para os alunos do Estratégia Concurso?
    Guilherme Trindade em 22/06/19 às 14:45
  • Olá Ricardo. Que bom ter um canal direito com os gestores., sinto falta de uma Ouvidoria no estratégia, mas ouvidoria mesmo. Aqui vai uma sugestão de outro assunto: tenho feito diversos cursos com vocês: professores e materiais muito bons, mas em relação a disponibilização dos materiais deveria ser melhorada, devido aos seguintes aspectos: 1) Tem professores que numa aula disponibilizam muitos vídeos e PDFs (apostila, mapas-mentais, slides, resumos), tudo muito bom, mas o grande problema é baixar estes materiais tudo individualmente (perdemos muito tempo, alem da forma não ser muito prática). Sugestão: agrupar mais os vídeos e PDFs, não gerando quantidades, porém preservando o conteúdo..Juntar os vídeos, ao invés de termos numa aula 20 vídeos poderíamos ter 4 ou 5 com todo o conteúdo. ao invés de ter um arquivo de slide para cada vídeo, agrupar num único arquivo os slides. Outra forma seria disponibilizar todos num único arquivo compactado (zipado) o que seria o "suprassumo" da solução. 2) Disciplina X Peso no concurso => melhor distribuir os conteúdos de cada disciplina pelo seu peso em relação ao concurso. Pois as vezes temos muito material (tempo de vídeo e diversas páginas em PDF) o que demanda muito tempo, para uma disciplina que seu peso não é tão relevante no concurso. Como exemplo posso citar o curso do TCDF o volume de Matemática/Raciocínio Lógico é tão grande ou maior que o volume de Português que tem um peso muito mais significativo. Então isto seria muito bom se tivesse um melhor equilíbrio nesta disponibilização, ganhamos tempo (fator primordial nos estudos). 3) Na área de aluno os cursos deveriam aparecer em forma de cascata, pois para quem tem muitos cursos o acesso a cada um não é nada prático. 4) Aparecer, na área do aluno, nos cursos o que está pendente de estudos , pois antes no antigo conseguíamos ver sem abri-lo, agora temos que abrir e verificarmos nossas próprias marcações, isto não é nada prático. Também na nova forma de apresentação não conseguimos identificar se um professor trocou algum material e/ou adicionou. Isto é traumático. Bem, acredito que com estas sugestões teríamos uma qualidade maior ainda do que vocês já tem. Abraços. Att. Edilson
    EDILSON FERNANDO KOVALIUK em 22/06/19 às 13:32
  • Parabéns Ricardo pela inovação. O Estratégia sempre na frente. Gostaria de pedir-lhes que fizessem um aulão de véspera do DETRAN-SP, se houver disponibilidade de vocês. Desde já sou grata. Mariza.
    Mariza em 22/06/19 às 13:21
  • Olá Professor Ricardo Vale... Sou iniciante em estudos para concursos e pretendo fazer o concurso de Técnico do Seguro Social do Inss, mas confesso, estou tendo dificuldades para estudar... Graças ao estratégia concursos, pude acompanhar algumas aulas de vocês, achei o máximo, as aulas são de alto nível, é possível obter um bom aprendizado com suas explicações... Parabéns. Espero que tenhamos mais aulas especificas para o curso do inss, para que possamos nos preparar da melhor forma possível, recebendo instruções dos melhores professores "do Estratégia Concursos". Obrigado pelas belas aulas ...
    José Onésimo em 22/06/19 às 12:26
  • simulado para tjce, aulas ao vivo à noite, pq de manhã é complicado
    laila em 22/06/19 às 11:15
  • Obrigada equipe do Estratégia pelo retorno obtido. Farei o meu melhor nos estudos para alcançar a tão desejada Vitória. Deus abençoe cada um de vcs.
    Vanessa em 22/06/19 às 11:06
  • Boa noite professor Ricardo ! Eu realmente gostaria muito de comprar uma assinatura ilimitada do estratégia pois considero o melhor curso preparatório para concursos mas infelizmente não tenho condições. Tenho família pra cuidar e minha realidade atual não permite. Se surgir alguma promoção por favor me avise, pois uma assinatura do estratégia é o upgrade que preciso para minha aprovação!
    BRUNO LELIS TRINDADE em 22/06/19 às 09:56
  • Professor, que oportuno esse novo canal. Eu apontei a ncessidade de um espaço desse em uma msg privada que mandei para o perfil do facebook do Estratégia dia 05/06.Enviei tbm para seu perfil no face e inst, mas sem retorno. A área do aluno é um ambiente que precisa urgentemente ser melhorado. - Os cursos deveriam ser apresentados por aba ou ícone, ou seja, para visualizar as matérias eu tinha q entrar em cada um. Atualmente fica tudo expostos poluindo o ambiente. -Criar alertas quando uma aula nova for postada, apesar do calendário, são tantas matérias que temos q ficar entrando para saber se já foi publicado ou não. - Os canais de comunicação de sugestão não existem dentro do ambiente, ou vc tem uma dúvida para o fórum de dúvida ou vc manda email..um fale conosco que não seja voltado para vender, pq só tem essa opção no site.Se tivesse, não precisava dessa ação aqui de carta - Ter mais critério na escolha dos professores, colocar o Paulo para ministrar o curso de jornalismo para CLDF foi a coisa mais decepcionante. Um concurso de alto nível e vcs permitirem que um professor formado em Direto falar sobre comunicação, logo o conteúdo específico do curso!!! Tudo bem q a esposa dele é da área, mas mesmo assim não era viável, uma vez que ela é Publicitária e o curso era para Jornalismo. Confiando no nome de vcs, comprei o curso. Meu resultado em um concurso da minha área nunca foi tão pífio... - parabéns pelos professores como Nelma e Rafael Barbosa(Admin) que show que eles dão.
    Helayne Serafim em 22/06/19 às 09:53
  • Caro professor e equipe do estratégia, Desde o exame da OAB, identifiquei-me muito com o material do Estratégia. "Sou estratégia até passar" Apesar de muito satisfeito com o material, se fosse sugerir algo, destacaria dois pontos: 1) Como já dito por alguns colegas, baixar os materiais é uma atividade penosa, ainda mais quando se faz pelo celular. Uma opção de download geral, ou talvez segmentada em PDFs, audios, vídeos, ajudaria a vida de alunos que têm a vida corrida e gostariam de ouvir algumas aulas no caminho do trabalho, etc. 2) Mapas de Lei, estatísticas da banca, passo estratégico, trilha, enfim, são várias estratégias, fruto de muito trabalho e pesquisa da equipe para trazer ao aluno de vocês o que aquela banca mais cobra. Mas eu quero mais (rs). Que tal um material super resumido, com vários mnemônicos, prazos, palavras chave sobre as diversas matérias, só sobre o que mais cai? Imagino que não vá ser um sacrifício tão grande, já que vocês já têm todos os dados. É só montar pra gente. Na verdade, eu até adquiri por fora um material semelhante ao que proponho, da concorrência (Memorex), mas como assinante, gostaria de ter todas as ferramentas ao meu alcance por meio do Estratégia, sem precisar recorrer a outros materiais. De todo modo, agradeço imensamente o canal de contato disponibilizado Atenciosamente
    Breno Freitas em 22/06/19 às 09:42
  • Bom dia Ricardo, é necessário e precisamente urgente da análise de discursiva da VUNESP, o blog ñ tem uma postagem referente! Acompanho o blog e grande parte das análises são sobre o CESPE e FCC, muito boas por sinal, como visto à postagem do prof. Diego Souza sobre discursiva CESPE para Perito. Bacana da sua parte ter inserido esse "raio-x" dos dispositivos constitucionais. Forte abraço
    estevam em 22/06/19 às 09:38
  • Gostaria de saber se as aulas que são ministradas no Youtube ficam disponíveis para os alunos da assinatura ilimitada. Seria interessante que as aulas fossem disponibilizadas, visto que depois que nós nos acostumamos com a velocidade das aulas, assistir na velocidade normal é cansativo, além do fator de poder assistir a hora que quiser!
    Débora em 22/06/19 às 09:32
  • Bom dia! Sou assinante dos cursos de Analista da Receita Federal e do Tribunal de Justiça de São Paulo. Não assinei o ilimitado, pois 3 meses após adquirir a assinatura da Receita (em torno de 1500) veio a ilimitada e sai um pouco prejudicada, pois bem, fazer o que néh. Porém, o que gostaria, e muito!, é a liberação dos simulados respectivos para quem assina o curso do concurso completo, isso ajudaria bastante =D.
    Michely Santos em 22/06/19 às 09:18
  • Parabéns a toda equipe do Estratégia, adorei o Mapa da Lei. Valeu !!!
    Maria Paula em 22/06/19 às 08:41
  • Bom dia: Acompanho todas as aulas que o estrategia concurso expoem no período da manha e período da tarde .Fantasticas as aulas , professor Bruno Lima excelente professor, realizei uma prova no último final de semana gabaritei todas de RLM, graças ao professor Bruno Lima.A equipe do estratégia são ótimos. Essa parceria com o TEC fantástica, auxilia muito é muito mesmo. Obrigado estrategia concurso, por me auxilar bastante.Vou ser sincera assim que iniciei com o estrategia concurso,eu estava mais perdida que cego em tiroteio. Mas com a dedicação dos professores, eu fui entendendo como estudar para concurso. Agora não com o estrategia concurso tudo ficou mais claro, tanto que eu gabaritei toda prova de RLM, graças a voces. Obrigado
    claudia Assis de ALBUQUERQUE em 22/06/19 às 08:39
  • Prezado professor e equipe do estratégia. Sou super fã da metodologia do Estratégia. A combinação dos materiais em PDF, áudio aulas e orientações de técnicas de estudo me tem sido muito proveitosa. Sou estratégia até passar! De todo modo, se fosse fazer recomendações, vem-me à cabeça: 1) Como o colega reforçou em mensagem anterior, um botão geral para downloads dos PDFs, vídeo aulas, áudio aulas seria fantástico 2) Passo estratégico, mapas mentais, resumos, mapas da lei. De fato são inúmeros meteriais de orientação pra estudar aquilo que a banca mais cobra, mas já que vocês têm tantas informações agrupadas, tantas horas investidas nesse "mapeamento" da banca, que tal fazer um resumão geral, daqueles cheios de mnemnicôs, prazos, palavras chave? Comprei um material da concorrência chamado Memorex recentemente e gostei muito da ideia. Claro, não substitui o resumo e as anotações do aluno, mas para dar uma olhada na última semana antes da prova, achei ótimo! É já que sou assinante, queria saber se vocês não poderiam quebrar um galho e fazer um material desses, dentro do pacote. Assim não preciso comprar da concorrência. hahaha De todo modo, agradeço o meio de contato disponibilizado. Atenciosamente
    Breno Freitas em 22/06/19 às 08:07
  • Bom dia grande Ricardo! Parabéns pelo fantástico trabalho e pela excelente ideia de abrir esse canal direto com o assinante, pois é muito importante essa aproximação com o professor e também o comandante da "nau". Isso nos ajuda a dirimir dúvidas, saber as diretrizes, planos e projetos do curso para nós assinantes e traz esperança e confiança para a luta do dia a dia. Fantástico meu amigo. Ótima iniciativa. Era a cereja desse maravilhoso bolo!!! Ricardo, faço aqui um apelo para que considere e veja a possibilidade: Muitos alunos como eu, compraram cursos para Tribunais (pacote com TRFs, TRTS, MPE, INSS, etc), e alguns conteúdos, sabemos, só quem fez assinatura ilimitada recebe, e você já me disse isso ao vivo, que valia mais a pena adquirir essa assinatura e tal. Mas o que peço que veja, é a possibilidade de liberar a semana dos estudos avançados ao menos, pois muita gente que vai fazer tribunais como eu, e comprou aquele pacote, não assistiu todas as aulas, e acho que seria interessante para nós nessa reta final do trf4 poder rever essas aulas que estão na ponta das novidades jurisprudenciais. Fica o apelo aqui para ponderação. No mais agradeço demais a vocês e a toda equipe. Um forte abraço, George Bronzeado.
    George Bronzeado em 22/06/19 às 02:33
  • Professor Ricardo, sou assinante e, em primeiro lugar, quero dar os parabéns por abrir um canal direto com o seu público! Realmente, ouvir o cliente é a melhor forma de continuar melhorando. O Estratégia evoluiu muito e entrega material de excelente qualidade! Os professores são ótimos, a forma como redigem o material escrito, demonstrando proximidade com o aluno, é extremamente motivante; as videoaulas também melhoraram muitíssimo e os novos recursos disponibilizados (resumos, mapas mentais, áudios, slides e cadernos de questões do Tec Concursos) são simplesmente sensacionais! Acredito que algumas coisas específicas devam melhorar ou ser corrigidas. Meus pedidos (ou sugestões) são: 1) A possibilidade de editar ou mesmo excluir uma pergunta. Como já foi comentado antes, depois de incluída a pergunta, não é possível editá-la ou exclui-la. Com o avanço na matéria ou uma pesquisa na internet ou em um livro, conseguimos dirimir a dúvida, porém, não é possível apagá-la. Isso acarreta perda de tempo para o professor ou sua equipe, que poderia estar respondendo a uma outra dúvida, de outra pessoa; 2) Assisto a várias transmissões do Estratégia e sempre ouço os professores comentando a respeito da parceria da empresa com o Tec Concursos. Conheço o Tec há um bom tempo e sou assinante deles antes mesmo de ser assinante do Estratégia. Realmente, acredito que o Tec é a MELHOR plataforma de questões no momento! Vale cada centavo investido! Eu também acompanhei a evolução dos preços do Tec e posso afirmar que aumentaram bastante! Gostaria que a proclamada parceria do Estratégia com o Tec realmente fosse uma parceria, ou seja, que o assinante do Estratégia tivesse bons descontos para assinar o Tec e vice-versa; 3) Neste ponto agora eu não vou sugerir, eu vou implorar! Por favor, disponibilizem o download dos materiais de forma zipada. A atual forma permitida para download toma MUITO, MUITO, MUITO tempo! Tempo precioso, que poderia estar sendo gasto com efetivo estudo! Não sou da área de TI mas, acredito que possa ser possível, por exemplo, o download de todo o material da aula 00 de Direto Administrativo (áudio, videoaula, slides, mapas mentais, resumos e o pdf propriamente dito da aula). É muito trabalhoso e demanda muito tempo baixar áudio por áudio, mapa por mapa, slide por slide, resumo por resumo, videoaula por videoaula! E já explico: todos esses recursos são valiosíssimos e úteis! Ouço/vejo uma videoaula enquanto lavo louça; olho um mapa para fins de revisão, enquanto estou em uma fila etc. Enfim, por favor, liberem uma forma de download mais eficiente!; 4) Ainda falando sobre a questão do tempo, eu gostaria de dar meu feedback em relação à restrição do número de matrículas. O limite de três matrículas está mais atrapalhando que ajudando. Eu entendi que a intenção do Estratégia foi justamente tentar ajudar os alunos a terem foco diante de uma imensidão de materiais disponíveis. Consigo perceber que uma parte do público do Estratégia possa ter dificuldades com essa questão. Contudo, creio que uma outra grande parte dos alunos está sendo prejudicada por essa decisão. Os próprios professores que estão preparando as trilhas estratégicas (mais um material que merece mais que elogios) indicam, muitas vezes, materiais que estão em mais de três cursos diferentes. Dá muito trabalho e gasta tempo desnecessário ficar matriculando e desmatriculando num looping infinito; 5) Assim como já foi sugerido antes, seria muito bom que houvesse na área do aluno uma barra de progressão que mostrasse a porcentagem do que já foi estudado e a do que falta estudar, para que se pudesse ter uma noção do ponto onde estamos diante de todo o material a ser estudado. Se fosse possível, seria ótimo incluir um campo (quadrado) em cada aula, que pudesse ser preenchido com a porcentagem de acertos de questões. Sonho: mais uns 3 ou 4 campos que pudessem ser preenchidos com as datas previstas para a revisão de cada aula. Resumindo: ao terminar de estudar a aula em pdf, terei um campo para assinalar qual foi o meu desempenho nas questões do pdf e/ou Tec, bem como poderei escrever as datas previstas para fazer as revisões daquela aula específica. Como eu disse, isso seria um sonho!; 6) Reforço o pedido já feito aqui para que no final de 2019 haja uma oportunidade de renovação para aqueles que fizeram a assinatura anual, nos mesmos moldes do lançamento da assinatura; 7) Segunda (e última) vez em que vou implorar: toda a equipe do Estratégia explica que o estudo pelos pdfs é muito melhor, mais eficiente e de mais qualidade que o estudo por videoaulas. Concordo! É o estudo do tipo ativo. O aluno que segue à risca essa orientação e também segue a orientação de estudar os pdfs por grifos é penalizado quando uma nova versão da aula é disponibilizada ou quando está estudando por um curso pré-edital e é disponibilizado o material do curso pós-edital. Ainda que a maior parte do material não mude, é inviável (como também já foi dito aqui) confrontar pdf por pdf para saber se houve (ou não) alteração em relação ao material já baixado (e grifado)! Não é viável e nem inteligente ter de marcar um pdf inteiro novamente (ou vários pdfs inteiros novamente). Por favor, pensem em uma forma de ajudar aos alunos que seguem à risca essas duas orientações tão repetidas por todos os professores e coaches do Estratégia: estudar por meio da leitura dos pdfs e por meio dos grifos nos pdfs; 8) Por favor, continuem com os cursos regulares! Eles são essenciais para os que se preparam com antecedência; 9) Mais um feedback: acho que a diagramação atual do material em pdf está ótima, inclusive o tamanho da fonte, que proporciona conforto à leitura. Por favor, continuem assim; 10) Último feedback: a plataforma do site do Estratégia, pelo menos para mim, roda perfeitamente bem, inclusive pelo celular. Consigo assistir às videoaulas pelo navegador do celular, de modo fluido, sem interrupções, usando o acelerador de vídeos, o seletor da qualidade de imagem etc. Tudo perfeito. Ótimo! Parabéns!
    Damiana Sampaio em 22/06/19 às 00:40
  • Boa noite Ricardo. O estratégia tá de parabéns pelas aulas e material,não sou assinante ainda acompanho por enquanto só o material grátis,gostei muito do passo estrategico estou pensando em adquirir.Um dia com certeza serei assinante esperando uma nova promoção pq perdi a do começo do ano q pena.Abraço.
    ALLYSON FRANK em 21/06/19 às 23:40
  • Seria (será muito) interessante que a assinatura ilimitada de 2 anos tivesse incluso o TEC Concursos (ou um desconto, ao menos). Não há mais nenhum diferencial da assinatura de 1 para 2 anos. E quem fosse (ou já é) assinante do QCONCURSOS, ganharia algum desconto. Sei que não é tão fácil criar parcerias, mas fica a sugestão. Professor, mande um abraço pra mim (diretamente de Olinda/PE) para eu ter a certeza de que você leu minha mensagem........falarei com o mestre dos bonecos gigantes, Silvio Botelho, para ele confeccionar um boneco gigante do Estratégia viu rsrs Um grande abraço a todos que fazem o Estratégia!
    Djanilson Lopes em 21/06/19 às 22:46