Artigo

Estudos para concursos: como melhorar o percentual de acertos?

Uma dúvida muito comum entre os concurseiros que estão há um tempo estudando para concursos é: como melhorar o percentual de acertos?

Estudos para concursos: como melhorar o seu percentual de acertos?

No artigo de hoje iremos te apresentar quais os pontos que você deve prestar atenção e o que pode melhorar para ser mais eficiente no estudos e ficar o mais próximo da aprovação.

Antes de mais nada, se você ainda não faz, saiba que é imprescindível ter um controle dos seus acertos e erros nas questões de cada matéria, para que, com esses dados em mãos, você possa avaliar e decidir qual será o próximo passo: se deve prosseguir no conteúdo, ou retomar e voltar em alguns pontos ou até mesmo se é necessário reestudar todo o material. 

Além disso, quando se trata de números, saiba que aquilo que você não controla dificilmente conseguirá aumentar. Pense num atleta que não sabe como estão sendo seus tempos de prova, vai acabar se esforçando sem saber para onde está indo, a mesma coisa acontece com quem estuda sem ter essas informações. Portanto, tenha em mente que ao realizar questões você precisa ter um controle, nada tão complexo, pode ser um baseado no exemplo abaixo: 

DisciplinaConteúdo/AulaQtd. Questões% Acertos
PortuguêsAula: 00 – Ortografia3050,00%
PortuguêsAula: 01 – Classes gramaticais2755,55%
Exemplo de controle de acertos em Português

É necessário entender que o percentual de acertos em questões quando você está no começo dos estudos, ainda está longe de refletir o seu percentual na prova. Entenda: se você resolver apenas 100 questões, dificilmente esse rendimento irá refletir sua pontuação numa prova de concursos. Portanto, quanto mais você amplia a quantidade de questões resolvidas, mais esse percentual irá refletir a sua pontuação no dia na prova.

Revise para manter

Outro ponto que deve ser observado é que quando você está resolvendo questões em sequência sobre um mesmo tema, é comum que se tenha a seguinte dúvida: será que esse percentual de acertos está reverberando o meu real desempenho. A resposta é que certamente essa métrica ainda não é o seu desempenho no futuro, o do dia da prova. 

Geralmente este desempenho presente tenderá ser maior que aquele da prova, e portanto o seu desafio no primeiro momento é ter uma boa compreensão dos assuntos estudados e garantir um percentual satisfatório de acertos, e, num segundo momento, realizar revisões constantes para não perder esse percentual. 

Por isso que falamos tanto nesse assunto. Revisar serve para manter o seu desempenho real bem próximo do seu desempenho obtido nos estudos.

Revise para aprofundar

Além de manter o conteúdo na sua memória, as revisões ainda te darão uma nova chance de aprofundar seu conhecimento na matéria. Ou seja, quando você estiver em contato com o seu material novamente, além de passar por aqueles assuntos que você já notou como mais importantes, você olhará para outros que antes você não teve a chance de compreender. É como se você visse um filme pela segunda vez, haverá detalhes ali que você não tinha percebido num primeiro momento e que são igualmente importantes. Esses detalhes poderão ser as súmulas, jurisprudências, doutrinas diferentes, princípios que agora, tendo uma noção geral do assunto, fazem mais sentido para você.

Isso te permitirá aprofundar o conhecimento e sair do raso, do superficial e ir angariando mais e mais pontos. Se antes você acertava as questões fáceis, prestando agora atenção nesses detalhes, você também acertará aquelas questões médias e difíceis. É o estudo em camadas acontecendo, quanto mais você aprofundar o seu conhecimento mais você se aproxima dos 100%.

Cheguei nos 80%, como faço para melhorar meu percentual de acertos?

Abra a matéria e procure onde estão seus menores rendimentos. Por exemplo, dentro da disciplina de Português o seu desempenho inferior é em ortografia na aula 00 ou em interpretação de texto na aula 10? Identifique onde estão seus percentuais mais baixos e revise mais profundamente o conteúdo. Passe a procurar entender melhor o assunto ou encontrar algum outro detalhe ainda não destacado.

Cheguei nos 85% e a agora?

Saiba que cada vez mais ficará mais difícil farejar onde estão os seus erros, será necessário entrar no detalhe da matéria. Se antes o seu percentual baixo em Português era ortografia, agora você terá que olhar ainda mais para dentro, em qual parte da ortografia está sendo sua dificuldade.

Para ter essa dimensão, o treino de questões de forma massiva é fundamental, afinal, quanto mais você passar por várias questões abordando o mesmo conteúdo, mais complicado será para a banca inovar e te pegar ali num assunto inédito.

Treino de questões é essencial

Nesse nível acima, torna-se muito necessário enxergar e aproveitar cada erro cometido a fim de corrigi-lo para que quando surgir de novo o assunto, ele se converta num futuro acerto. Treinar questões é excelente para te colocar a prova, te dar o feedback de como você está nos estudos e treinar também sua fixação dos assuntos abordados.

Seguindo esses passos, as questões erradas serão exceção, e portanto também vale a pena fazer um caderno de questões somente dos erros. Para quem tem acesso ao nosso Sistema de Questões (SQ), há essa possibilidade! Para isso é só ir no menu “mesa de estudos” >  clicar com botão direito no mouse e selecionar a opção: “duplicar caderno apenas com os erros”. Num momento posterior, refaça esses cadernos até que não sobre mais nenhuma questão errada.

Pessoal, espero que vocês tirem proveito das dicas e possam aproveitar o máximo das questões e revisões para melhorar o seu percentual de acertos. Comemoram as pequenas vitórias, mas lembrem-se que o processo requer dedicação e tempo, e que tropeços fazem parte dessa jornada. Espero que possa ter te ajudado com esse artigo, para qualquer dúvida me chamem no instagram!

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Fernanda HarumiProfessora e Coach do Estratégia Concursos

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2024

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.