Guia de Estudos – 10 coisas sobre ser aprovado no Concurso Público
Thiago Cabral

Guia de Estudos – 10 coisas sobre ser aprovado no Concurso Público

Há muito tempo os leitores do Blog do Estratégia vêm me pedindo para criar um guia de estudos prático e resumido. Desta forma, criei uma lista de 10 passos que você precisa fazer para aumentar as suas chances de aprovação. Não são tarefas difíceis, mas são ações simples e que geram resultados. Tenho certeza que farão a diferença nos seus estudos. Confira!

1) Organização conta muito

O primeiro passo para a aprovação no concurso público é saber o que você vai fazer (concurso/área) e o seu perfil enquanto estudante – como aprende melhor, quais as suas necessidades, como gosta de estudar, etc. Com isso, você pode organizar a sua gestão do tempo, escolher a melhor metodologia, adquirir os materiais necessários e construir um espaço adequado para os seus estudos. Coloque as suas metas em perspectiva, organizando melhor a sua rotina, e terá os melhores resultados.

2) Escolha uma metodologia

Uma metodologia é um conjunto de práticas testadas que o ajudarão a conquistar um objetivo. Há muitas metodologias úteis para estudos de grandes conteúdos, como é o caso dos Concursos Públicos. Já vimos algumas aqui no Blog do Estratégia Concursos – Ciclo de Estudos, PDCA para concursos, Quadro de Horários, etc. Escolha um método organizado de estudo para ter resultados a todo momento. Veja a seguir a diferença entre Ciclo de Estudo e Quadro de Horários, por exemplo.

3) O Guia de Estudo começa pelas especificações do edital

Leia muito bem o edital, não apenas as disciplinas e datas a cumprir, mas tudo o que consta nele. Leia e releia. Entenda as regras. Isso fará muita diferença no dia da prova e em toda a sua jornada de estudos. Na parte do conteúdo a ser cobrado, use-o como uma bússola, pois há desdobramentos dos assuntos que nem sempre vêm especificado no edital. Se o edital ainda não saiu, busque mais informações na edição anterior do concurso. Veja a seguir mais dicas sobre como estudar após a publicação do edital:

4) Dê atenção ao resumo

Crie seus resumos apenas após a compreensão do conteúdo e testar os seus conhecimentos. Há técnicas de produção de resumos – que você pode ver aqui neste link. Você vai usar seus resumos várias vezes e eles não podem conter informações erradas ou ser muito extenso.

5) Jamais negligencie a revisão

Faça uma revisão para cada assunto estudado e a replique depois de 7 dias, 15 dias, 30 dias e antes da prova. Crie um ciclo de revisão assertivo para a sua memória. Veja mais dicas para turbinar a sua revisão nesta matéria.

Veja também várias outras dicas para complementar este pequeno guia de estudos no e-book Manual do Concurseiro Inteligente – um livro gratuito que criei para meus alunos e coachees, que você pode solicitar por e-mail:
[email protected].

guia de estudos

6) Conte com as melhores estratégias

Quais são as melhores estratégias para você? Neste guia de estudos você já pôde conferir algumas, mas nunca se canse de buscar estratégias que contem a favor da sua aprovação. Priorize as ensinadas por especialistas.

guia de estudos

7) Garimpe dicas

Dicas rápidas e o diálogo com quem já passou ou está passando pelo mesmo que você é fundamental. Veja no meu Instagram as dicas diárias que podem turbinar os seus estudos. Confira no meu canal do Youtube várias outras dicas para ser aprovado.

8) Estudar como um estilo de vida

Isso faz toda diferença! Faça dos seus estudos um estilo de vida e jamais será chato estudar. Estude todos os dias do melhor modo possível, sem se privar das outras atividades. Estudar é uma das poucas coisas na vida que não fazem mal e só irá lhe agregar valor, seja no seu desenvolvimento pessoal, profissional ou em qualquer esfera da sua vida.

9) Não desanime

É tarefa árdua estudar para concurso público. Mas é importante que encontre meios de se manter motivado em todo o processo de estudo. Veja a seguir algumas dicas que funcionaram comigo:

10) Tenha metas claras e realistas

Não queira abraçar o mundo e estudar todo o conteúdo no primeiro mês ou estudar a cada 10 dias. Nem deixe tudo para a última hora. Estude conforme a sua gestão do tempo, considerando o tempo de lazer, de descanso e das demais atividades que possui. Tenha metas claras para cada fase de estudo e seja muito realista em todo o seu processo.

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou do nosso guia de estudos? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Posts Relacionados

Compartilhe:

Thiago Cabral

Thiago Cabral

AUDITOR FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (ICMS-SC), aprovado no concurso de 2010. Bacharel em Direito pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC. Pós-graduado em Direito Tributário.  Atua como coach profissionalmente na preparação de concursando desde 2015. Ex-oficial da Marinha graduado pela Escola Naval/RJ. Começou sua carreira de “concurseiro“ em 1997 quando foi aprovado no Concurso para o Colégio Naval AOS 15 ANOS DE IDADE! Aprovado também no concurso para o cargo de Analista da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (2009). É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua e cansativa e que muitos acabam desistindo. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Em regra, é um caminho bem difícil a ser trilhado. Para seguir firme no propósito até o final, é indispensável ser DETERMINADO e manter-se MOTIVADO. Gostaria de compartilhar o que aprendi durante os meus anos de estudo, pois um projeto de aprovação em concurso público requer muita determinação, motivação e persistência. No Coaching do Estratégia, tenho como missão pessoal transmitir o máximo da minha experiência em concursos para meus coachees, dando dicas para aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes. Conte comigo!!! Bons estudos!!!  

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x