5

Resumo passo a passo – Crie resumos eficientes em 10 minutos

O resumo é uma ferramenta essencial na vida de qualquer concurseiro que deseje ser aprovado em concursos públicos. É um recurso utilizado na memorização e no reforço dos conteúdos aprendidos. É muito difícil estudar sem resumos eficientes e é sempre indicado que o próprio estudante faça os seus resumos, com suas próprias palavras. Mas como construir um resumo eficiente de forma correta e rápida?

Esta é a dúvida da maioria das pessoas que ingressam na jornada de tentar passar em um concurso público. É importante dizer que o resumo deve ser realizado pelo próprio estudante – mesmo que tenham resumos prontos à venda para várias disciplinas. Isso porque você aprende a resumir na prática e memoriza e aprende o conteúdo enquanto estiver escrevendo o seu resumo.

Muitos especialistas garantem ainda que escrever à mão é mais proveitoso para a aprendizagem e memorização que criar em computador ou outro dispositivo eletrônico. Isso porque o cérebro é criativo e faz associações mais facilmente em textos em que a letra é diferenciada.

Como criar um resumo em 10 minutos

Vejamos algumas etapas para construir um resumo eficiente e que podem ser aproveitadas para todos os tipos de resumos:

  • Tudo começa com a leitura do texto original e a aprendizagem deste conteúdo. Adote sempre uma postura de atenção sempre que estudar o texto base. Leia mais de uma vez até compreendê-lo. Se passar para a fase da produção do resumo sem ter aprendido o conteúdo original, as chances de escrever um resumo incorreto ou incompleto são grandes. Leia tudo com atenção, destaque partes importantes e partes que estão interligadas e leia tudo mais de uma vez.
  • Faça um resumo mental, antes de escrever, considerando os pontos principais e uma sequência de começo, meio e fim, assim como qualquer outro texto.
  • Destaque sempre as ideias principais do texto original e detalhes que podem ser cobrados na prova.
  • O tamanho do resumo depende do tamanho do conteúdo original. Quando é muito extenso, é indicado fazer mais de um resumo para os assuntos internos do conteúdo maior. Faça sempre resumos por tema.
  • Começo, meio e fim, considerando os pontos de maior destaque, sempre em frases curtas. Não esqueça de considerar os conceitos principais, datas (quando houver) ou numerações (como é o caso de leis, por exemplo). Esta é a fórmula para um resumo de sucesso.
  • Começo = do que se trata o resumo ou o assunto, ou ainda o conceito principal.
  • Meio = detalhes significantes, desencadeamento de ideias e desenvolvimento do assunto.
  • Fim = conclusão ou deixa para o próximo assunto.
  • Uma boa técnica é criar resumos de um a três parágrafos curtos. Não se exceda!
  • Numere os seus resumos conforme os conteúdos que vêm aprendendo ou conforme os temas que aparecem em ordem no texto base estudado. Assim, se estiverem fora de ordem na hora de estudar, é só seguir a numeração.

Como usar um resumo?

Você pode utilizar o resumo em duas fases: na hora de escrevê-lo, quando você busca na memória as informações sem consultar o texto original, e escrevendo você memoriza e aprende também estas informações; e através da leitura ou consulta do resumo, já pronto e validado, sendo que você pode utilizá-lo em diferentes momentos da sua preparação, principalmente quando faz a revisão sistemática do conteúdo. O resumo é uma ferramenta dinâmica, pois, uma vez construído, você pode utilizá-lo até passar no concurso público.

Veja também: Concurseiro Iniciante: Primeiros passos e Dicas

Gostou das dicas sobre resumos? Já sabe fazer resumos mais eficientes? Deixe o seu comentário!

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: A Importância Da REVISÃO Na Preparação Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *