Artigo

“Eu estudo sozinho. Como estarão meus concorrentes?”

Olá pessoal! Tudo tranquilo?

Vamos conversar um pouco….

Você já se sentiu sozinho ao estudar?  Não sabe como estão os seus “concorrentes”? Fica inseguro por causa disso?

Só para iniciar bem a conversa. Esqueça seus concorrentes. Sério. Eu sempre dou o exemplo de uma prova com 1.0.000 vagas e apenas um inscrito. Só que a prova possui mínimos por matéria. E se esse ÚNICO inscrito não estudar ou se estudar errado, não vai passar.

– Ah, Ronaldo, mas eu faço os mínimos em todas as provas. Mas não passo mesmo assim. Meus concorrentes fazem mais pontos que eu!

Ou, talvez, você esteja fazendo menos pontos do que poderia, concorda? Não é por causa da “concorrência”, mas de algo que precisa ser melhorado em sua preparação ou, simplesmente, por você ter começado a estudar há pouco tempo. Mas o foco da sua avaliação deve estar sempre em você.

Bom….tenho acompanhado alguns alunos no programa de coaching que nunca pisaram em um cursinho para concursos. E isso, às vezes, os deixa inseguros. Nem conhecem cursos presenciais.  Um deles estava no Japão e estudando para concursos no Brasil!  Esse certamente poderia até se sentir “sozinho”.  :)

Porém, o aluno  que só conhece os métodos “virtuais” de ensino ainda é minoria. Para conferir é só ler os depoimentos dos aprovados.

A grande maioria diz que passou pela etapa do “curso pacotão”. Para quem não sabe, é o curso, geralmente presencial, em que você contrata um pacote com algumas matérias, porém nem sempre sabe quem serão seus professores. Eu mesmo segui essa tradicional sequência. E nesses mesmos depoimentos é quase uma unanimidade que esse trajeto foi mais longo do que se a opção fosse pelo estudo em casa.

Estamos na era da Internet e é cada vez mais comum que as pessoas descubram sobre os cursos e materiais pela própria Internet. Ou melhor,  pelo Google…rs.  E daí é um pulo para se chegar aos alunos aprovados e seus depoimentos, cursos pela Internet (bons e ruins), apostilas e até mesmo fórmulas mágicas para aprovação (que não existem ). Tem gente que vende até caneta ungida…..rs. E o frete é grátis !!! :)

Caneta-Ungida-Para-Concursos-600x358

Enfim, essas pessoas costumam sentir-se desconfortáveis e em alguns momentos pensam em ir para cursos presenciais só para “sentir” o clima dos candidatos. Outros entram em várias comunidades de Facebook,  fóruns e até comunidades de estudos no whattsapp. Muitas vezes em busca de companhia, de apoio ou apenas para se distrair um pouco. E acabam perdendo o foco (aliás, recomendo o vídeo do Mario Machado, também membro da equipe de coaches do Estratégia).

Bom, as redes sociais são um perigo para os concurseiros.  Se você não é uma pessoa disciplinada  terá ainda mais dificuldade em se tornar uma com tantas comunidades virtuais. E pessoas disciplinadas sempre saem na frente. Você acha que militares e japoneses são aprovados em massa por serem disciplinados ou por que são mais inteligentes?
Garanto que é por causa da disciplina.

Mas e então Ronaldo?   Não posso ir a cursinho presencial porque gasto muito tempo em deslocamento e não há tanta eficácia quanto o estudo em casa por livros ou PDFs.  E também devo evitar ficar muito tempo online por ser um risco de acabar desfocando dos estudos. Então vou continuar trancado em casa estudando longe de tudo e de todos? É isso?

Não necessariamente.  Se você mora em cidades médias ou grandes basta procurar uma biblioteca em universidades, centros culturais ou salas de estudo (geralmente alugadas). Lá haverá vários concurseiros como você.

E será possível ver de tudo. Os que estudam o dia todo e os que o dia inteiro conversam.
Mas a maioria costuma estudar bastante. E isso pode ser o gás  que faltava aos estudantes “virtuais” para ver a quantidade e a cara dos “concorrentes”. Faça isso de vez em quando. Reerve um sábado do mês para estudar em ambiente “hostil”.

Mas o clima nem sempre é de animosidade.  Pelo menos nas bibliotecas em que estudei sempre conheci várias pessoas  nos intervalos.

Mas sempre deixava meu despertador ligado.  Na hora em que tocava eu sabia que tinha que voltar para meu ciclo. E por mais que a conversa estivesse boa e o assunto fosse o título que o Flamengo ia ganhar eu retornava aos estudos(estamos falando de 2009) :( . E E assim eu fazia, pois esse era o meu FOCO.

-Mas eu moro em uma cidade muito pequena…As redes sociais me deixam mais conectada ao clima do concurso.

Nesse caso eu concordo com você. Mas recomendaria que você tivesse um horário fixo para isso. E que não fosse no intervalo entre um turno e outro dos estudos.

Sabe o motivo? Imagine que você acordou cedo para estudar.  Foi das 8 às 10h bem motivado. Com sangue nos olhos. Aí faz o intervalo,  abre o Facebook e vê um post novo dizendo que vai haver fraude no concurso, que o cargo é perigoso e etc.  Por mais que você seja uma pessoa que não ligue pra isso, isso  provavelmente vai atrapalhar seu rendimento no resto do dia.

Se você lesse o mesmo post depois de concluir todo o ciclo, algumas horas depois estaria dormindo e já teria estudado o programado para o dia. E esse boato que sempre surge para desestabilizar os outros não lhe afetaria em nada.

Enfim. Saiba que se está sozinho em casa, há ao menos um forma de contornar isso.  E saiba também que muitos aprovados passaram por essa situação, mas mantiveram seus estudos pois tinham um objetivo muito bem traçado.  E esse objetivo costuma ir além da aprovação.  Passa por mais qualidade de vida, ter mais tempo com a família,  poder viajar, comprar ou trocar de carro, planejar a casa própria,  ou virar o reino camarote (nem  tanto…rs).

Cada um tem suas motivações e são elas que te movem para frente dia após dia. 

A propósito, se ainda não definiu o que o motiva, faça-o agora. Escreva isso em uma folha de papel e deixe sempre visível.

Bateu preguiça? Pegue a sua “motivação” no bolso, olhe bem para ela, recarregue as baterias e volte ao estudo. 

Sozinho ou não, siga em frente. E sempre conte com a Equipe do Estratégia para deixar esse percurso menos árduo.

Ah, se gostou do post, não deixe de escrever um breve comentário. Isso é bem  importante, pois me dá o norte do caminho que devo seguir nos próximos artigos. E se não gostou, deixe seu @#@$%&#@#@# também… :)

P.s. Se você está sem tempo para estudar, recomendo esse artigo AQUI.

Um forte abraço e ótimos estudos.

 Ronaldo Fonseca

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Natália, obrigado pelo feedback. Como a maior parte dos meus textos tratam de situações que vivi ou vivenciei, fica mais fácil de escrever ;). Abraços e ótimos estudos
    Ronaldo Fonseca em 31/01/16 às 21:45
  • Professor Ronaldo, Os seus textos são como combustível para seguir em frente! Escreva sempre, pois você acerta no alvo os nossos sentimentos, dúvidas e angústias! Grande abraço e obrigada!
    Natália Maciel em 31/01/16 às 08:53
  • Olá Edigar! Que bom que agora a impressão está mais fácil. Acho que com sua perseverança, são os outros que deverão se preocupar com você! Um abraço e ótimos estudos.
    Ronaldo Fonseca em 29/11/15 às 16:39
  • Opa, que bom que ajudou Jane! Ótimos estudos
    Ronaldo Fonseca em 29/11/15 às 16:38
  • Legal Camila! Também sou fã das bibliotecas. Sempre que posso entro em uma....rs Abraços e ótimos estudos!
    Ronaldo Fonseca em 29/11/15 às 16:37
  • Olá Eleosmar, antes de mais nada, parabéns pela aprovação! A motivação é algo interno. Você precisa identificar qual a faísca que a ativa em você. Muitos se motivam por não terem alternativas. No seu caso, que está desempregado, a motivação deveria ser ainda mais forte. O que o motiva à ação(motivação) é o fato de estar sem emprego e buscando mudar essa situação. E a disciplina deve ser um ponto fundamental nesse processo. Sem ela, não há motivação que resista. Identifique o que atrapalha seus estudos e que esteja a seu alcance resolver e aja. Estude. Muito. Em todas as horas que possuir. Nós somos capazes de conseguir muito mais quando estamos sob pressão. Boa sorte e ótimos estudos!
    Ronaldo Fonseca em 29/11/15 às 16:36
  • Gostei do texto, moro em um distrito com menos de 600 pessoas, para imprimir algo tinha que me deslocar 17km (agora comprei uma impressora rsrs). E as vezes fico sentindo que queria ver como estão meus concorrentes. Um abraço.
    Edigar em 25/11/15 às 15:12
  • Amei, às vezes fico desmotivada, sempre estudo on line, e esse post foi ótimo para mim. Obrigada!
    Jane em 25/11/15 às 10:27
  • Excelente texto. Fiz cursinho presencial e pouco me acrescentou, estudava em casa, mas comecei a me sentir angustiada. Hoje frequento a biblioteca de uma universidade, onde as vezes o barulho atrapalha, mas a concentração e o foco é melhor, conheci outro alunos que estudam também para diversos cargos, acompanhar a trajetória de cada um e trocar ideias e maneiras de estudar ajudam e motivam. Recomendo.
    Camila em 25/11/15 às 10:02
  • Boa tarde! Caro Prof. Ronaldo. Já li e assisti videos indicados por você, mas não consigo motivar-me. São vários os problemas principalmente financeiro, estou desempregado Já passei 02 anos e 1/2 em um curso presencial e o dinheiro acabou. Por acaso conheci o estratégia através da internet. Fui aprovado no DPF Administrativo/2013 e depois a motivação acabou. como devo proceder para me motivar. Grato, pela atenção.
    Eleosmar em 24/11/15 às 16:33
  • Obrigado Paulo. Um abraço e ótimos estudos!
    Ronaldo Fonseca em 24/11/15 às 11:41
  • Muito bom professor!
    Paulo em 23/11/15 às 21:35
  • Olá Luciana! Mantenha-se focada e com seu objetivo maior sempre na memória. Há momentos de desânimo, mas eles não podem nos dominar. Nunca. Um abraço!
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 18:12
  • Excelente artigo professor!!!! Às vezes bate uma solidão mesmo,porém quando tenho essa sensação, vejo algum webnário novamente ou palestra afim. Isso me auxilia e não me desfoca. Obrigada pelos conselhos!!!
    Luciana em 23/11/15 às 18:01
  • Obrigado Juliana, aproveite. Um abraço e ótimos estudos.
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:34
  • Olá Aline! Obrigado pelo feedback. Bons estudos!
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:33
  • Obrigado ACleanto! Bom saber que posso ajudar de alguma forma. Um abraço e ótimos estudos.
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:33
  • Isso Marco. Siga firme que em breve o estudo vira um hábito. E aí vai ser difícil parar. Bons estudos.
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:32
  • Olá Roberto! Em breve trarei mais temas para nossa "discussão" e reflexão. Obrigado pelo retorno. E se tiver interesse por algum tema, mande um e-mail. Abraços!
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:31
  • Leci, eu também deixei de usar o Face em boa parte da preparação. Não fará falta. Siga sem ele e mantenha-se estudando. É melhor...
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:30
  • Fico contente que tenha gostado Jaqueline. Bons estudos!
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:29
  • Obrigado Veridiane! Um abraço e ótimos estudos.
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:28
  • Por nada! Obrigado pelo feedback Cristina. Bons estudos!
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:28
  • Obrigado Stéphanie! Ótimos estudos para você!
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:27
  • Olá Iris, obrigado pelo feedback! Esqueça os outros e foque no seu material. Da melhor forma possível. Bons estudos!
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:27
  • Obrigado pelo retorno Raquel! Ótimos estudos.
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:26
  • Legal Diego! Certamente não está sozinho. O que mais existe é candidato, disciplinado, que estuda por conta própria. Mas se precisar de ajuda, estaremos aqui. Basta acompanhar nossos artigos e o canal do Youtube (nas folgas do estudo ;)
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:26
  • Obrigado Daniele! Ótimos estudos.
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:24
  • Olá Joaquim, para ser mais "chato", na verdade nós é que nos atrapalhamos com as redes sociais...rs. É difícil, mas é possível domá-las. Coloca o dedo no botão OFF e clica no ON dos estudos ;)
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:23
  • Valeu Éder, obrigado! Bons estudos.
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:22
  • Oi Renata!! Obrigado pelo feedback! Siga firme, sei que está indo bem! Um abraço
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:22
  • Que legal Willliam! Obrigado pelo depoimento. Certamente irá auxiliar os demais colegas. Um forte abraço e meus parabéns!
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:21
  • Obrigado Michell! Siga firme nos estudos! Abraços.
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:20
  • Olá Fabiana, obrigado pelo retorno e ótimos estudos!
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 17:19
  • Excelente dica, gostei.Obrigada.
    juliana em 23/11/15 às 16:01
  • Excelente artigo, Ronaldo! Parabéns!!!!!!!!!
    Aline em 23/11/15 às 15:11
  • Valeu professor, realmente saber o porquê de estudar, trabalhar, pesquisar etc. é um fator essencial. Gosto muito dos seus artigos. Parabéns!!!
    ACleanto em 23/11/15 às 12:35
  • Obrigado pela dica, Prof. Ronaldo. Acredito que o primeiro passo já foi dado, pois, consegui sair da procrastinação... rsrs. Agora é continuar estudando com bastante dedicação e foco numa área. Um abraço !!!
    Marco em 23/11/15 às 12:12
  • Parabéns pelo artigo! Espero comentar vários outros artigos motivacionais.
    Roberto em 23/11/15 às 11:31
  • Amei o artigo. Eu não tenho face,acho que distrai e tem muita fofoca e confusão.rsrs Mas parece que muitos professores postam coisas interessantes por lá,segundo me informaram. Seria bom que não deixassem de fora,quem não tem face. Valeu pelo artigo.
    Leci Silva em 23/11/15 às 10:43
  • Gostei, professor!!!
    Jaqueline em 23/11/15 às 10:06
  • Boa dica prof! Obrigada :)
    Veridiane em 23/11/15 às 09:57
  • Muito obrigada pelo artigo Ronaldo!
    Cristina em 23/11/15 às 09:54
  • Excelente artigo! Obrigada, Professor!!
    Stéphanie em 23/11/15 às 09:27
  • Verdade professor!!! às vezes me sinto exatamente assim...meio que isolada do mundo, preocupada com o rendimento dos outros...Depois volto e lembro que devo focar em meu rendimento, na minha nota, pois minha maior concorrente sou eu mesma. Enfim, o senhor é um fofo, sempre abordando os pontos cruciais e latentes dessa difícil vida de concursseiro. Parabéns!!!
    Iris em 23/11/15 às 09:14
  • Obrigada Ronaldo!!! Excelente artigo !!!
    Raquel em 23/11/15 às 09:02
  • Excelentes palavras professor. Moro em cidade pequena e quando acesso estes grupos de Facebook sinto este temor de 'estar' por fora do jogo. Vejo estes cursinhos 'prime' que dizem que metade das vagas foram deles e blá blá blá.. Parece até que possuem a 'fórmula mágica', basta você pagar os milhares de reais do curso. Mas artigos com este me devolvem o sentimento de capacidade. E sei que não estou sozinho na guerra.
    Diego JSk em 23/11/15 às 08:47
  • Muito bom! Gostei muito das dicas. Parabéns.
    Daniele em 23/11/15 às 08:40
  • Obrigado e Parabens pelo artigo. Sinceramente, tento ser o mais disciplinado possivel , mas descobri que as redes sociais, as vezes, me atrapalha bastante. Continue nos proporcionando com artigos como este!!!
    Joaquim Thomaz em 23/11/15 às 08:33
  • Parabéns. Muito bom.
    Eder em 23/11/15 às 08:04