Artigo

“Não tenho tempo para estudar.” Opa, não mesmo? Tem certeza?

Olá, tudo bem?

Você é do tipo de pessoa que sempre diz “não tenho tempo para estudar”? Pense nisso: o brasileiro, em média, dedica mais de 30 horas semanais à internet! Isso mesmo. E mais umas 30 horas semanais vendo TV!

Vamos às contas? Sim, mais de 3.000 horas por ano! Sim você leu certo. Somos campeões mundiais! Sendo mais purista, alguém pode dizer que às vezes a internet e televisão são acessadas simultaneamente. Verdade. Mas ainda assim 1.500 horas, na melhor das hipóteses, seriam uma excelente carga horária para qualquer estudante.

Bom, meu objetivo hoje é apenas alertar para possíveis ladrões do seu tempo. Vamos lá?

Para começar, veja em quantos desses itens está investindo seu tempo.

  1. Você usa muito o Facebook/Instagram?
  2. Você vê novela? Mais de uma?
  3. Gosta de internet, não é?
  4. Acorda e fica rolando na cama?
  5. E o “Zap Zap”, hein? Muitos vídeos são engraçados, é verdade.
  6. E os joguinhos no celular? Já está sem espaço na memória?
  7. Viciado nos seriados e Netflix, torrents e afins?
  8. Baladeiro(a) profissional?

 Agora veja essa tabelinha bem light. Estimei algumas horas semanais para cada atividadtabela tempo perdido_v2e. Por exemplo, estimei que a pessoa fique uma hora por dia no Facebook/Instagram. Também estimei que a pessoa fique uma hora por dia no Whattsapp, assista uma novela, jogue meia hora por dia no celular, fique uma hora além do tempo necessário na academia, e por aí vai. Veja a tabela ao lado com as horas por semana. Aposto que, em alguns casos, você gasta mais tempo do que estimei.

Nessa rotina, chegamos ao dia a dia de quem muitas vezes “não tem tempo para estudar”.

Seriam mais de DUAS MIL HORAS. Cinco PÓS GRADUAÇÕES em um ano. Nada mal, não é? Uma carga horária de 38 horas semanais de estudos. Ritmo de profissional! Um bom candidato, estudando de forma correta, com revisões programadas e uso adequado das técnicas de estudo será um fortíssimo candidato para QUALQUER concurso.

-Ah, mas eu não posso me divertir? É isso??

– Não, de forma alguma. A diversão e equilíbrio são muito importantes. Se você consegue estudar bem e fazer todas as atividades acima, ótimo. Sem problemas. Mas se não consegue estudar o tempo suficiente que seu concurso demanda e consegue fazer toda a listinha acima, aí sim temos um problema. Esse é o “detalhe”.

Vou repetir alguns dos itens da lista e pedir que faça uma avaliação.

  1. Você tem Instagram ou Facebook? Se tem, ligue o “temporizador” toda vez que for usá-lo. Você vai ver facilmente como 30 minutos voam. Há muito o que se aproveitar nas redes sociais, mas para o concurseiro ele é um grande ladrão de tempo.

 

  1. Você vê novela? Se conseguir parar de ver, já conseguiu uma hora por dia. Vê 3 novelas por dia?? Já são 3 horas ou 936 horas por ano!! Não, eu não digitei errado. Há pessoas que “não tem tempo” e que consomem esse tempo todo vendo novelas. Não estou criticando quem as vê, apenas alertando, de novo, para a priorização do tempo. As novelas não vão acabar, acredite. Depois que você passar, poderá ver todas, inclusive as que tiver perdido.

 

  1. Gosta de internet, não é? Faça o mesmo que indiquei sobre o Instagram. Cronometre. Imponha limites a você mesmo.

 

  1. Acorda às 6 da manhã mas fica rolando na cama até às 6:30? Mais de 150 horas de estudo que poderiam ser aproveitados no seu ano. Que tal pular da cama amanhã, assim que o despertador tocar?

 

  1. E o Zap Zap hein? Quantos grupos legais de que você participa, não é? E várias vezes, você recebe as mesmas piadas e “memes” em vários deles. E, às vezes, são os mesmos que você viu no Instagram, certo? Aqui, é mais difícil cronometrar, mas há aplicativos para seu smartphone que contabilizam quantas vezes você ligou o aparelho por dia. Você vai se surpreender com a quantidade. Quer uma dica? Desligue todas as notificações, silencie todos os grupos e olhe todas as mensagens de uma só vez e em poucas vezes por dia. Duvido que não economize pelo menos 30 minutos por dia, ou…. + 150 horas por ano.

 

  1. E os joguinhos no celular? No metrô, ônibus, fila de consultórios, na farmácia ou…durante a aula(!), eles estão sempre presentes na maior parte dos smartphones. O problema não é o joguinho. O problema é o excesso, a falta de controle e de priorização. Eu adoro jogos e sempre fui viciado em videogames e fliperamas, mas precisei fazer escolhas e até hoje as faço. Para investir tempo para pesquisar sobre esse artigo e escrevê-lo, precisei deixar outras tarefas de lado.

 

  1. Viciado nos seriados e Netflix, e afins e baladeiro (a)? Bom, a dica é a mesma. Séries são perigosas, principalmente as que tem uma trama encadeada em que você termina um capítulo e já quer ver o próximo. Entre ver os últimos episódios de Breaking Bad ou Game of Thrones e estudar Direito Administrativo, dá até pena do pobre Direito….rs. Ou seja, além das horas vendo as séries, há o risco de se atrapalhar o sono fazendo “maratonas” Netflix” e afins. Se você tem autocontrole e consegue ver apenas um episódio, meus parabéns! Eu não consigo…rs. E sobre as baladas: é impossível ir dormir de madrugada e estar pronto para estudar no dia seguinte. Portanto, ao escolher um dia para sair, dê preferência para fazê-lo na véspera do seu dia semanal de descanso (sim, descansar também é importante).

 

Sim, sei que às vezes a pessoa faz algumas dessas atividades da lista (face, whattaspp…) no trabalho. Esse número de mais de DUAS MIL HORAS é para chocar mesmo e trazer a pessoa para a realidade. Mas vamos lá: se você faz isso tudo no trabalho, não daria para ler uma lei seca? Ou fazer exercícios? Ou revisar o material? É, sei que sou chato. :)

Se você estuda para a RFB ou faz curso de Constitucional já deve conhecer o Ricardo Vale, não é? E a frase que ele sempre repete é: “O segredo do sucesso é a constância no objetivo”. Seja constante no que vai agregar para você e para sua preparação e não em atividades que só vão roubar seu tempo.

Depois que você passar vai ter tempo para ler, jogar, ver novela, BBB, dormir e fazer tudo o que quiser. Ou você pode continuar louco, pesquisando, estudando e trabalhando na área de concursos, como eu…rs.

Lembre-se: busque o equilíbrio e não esqueça de se auto avaliar e olhar em volta buscando brechas que poderão se transformar em centenas de horas de estudos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Excelente artigo, professor!!! Parabéns!!!! Inclusive baixei um dos aplicativos que você citou para controlar tempo no celular. Obrigado!! Abraços
    Rodrigo Pupo em 15/08/18 às 08:31
  • Excelente "choque de realidade"!!! Vou desativar as notificações do IG e outros. Obrigada pelas dicas professor!
    Alexandra em 14/08/18 às 23:10
  • Achei seu artigo bastante interessante e resolvi compartilhar no face
    CARLOS RAFAEL DIAS SILVA em 18/07/16 às 23:28
  • Muito bom! Obrigada pelo grande incentivo!
    Arlinda em 13/07/16 às 23:58
  • Amei as dicas, vou segui-las. Apesar que estou com duvidas para qual concurso devo estudar. :(
    Izabela Melo em 13/07/16 às 21:26
  • Olá Ronaldo, excelente trabalho! Estava precisando de motivação como a sua, para retomar meus estudos e agora com mais determinação. Parabéns! Muito Obrigada!
    Elke Dayane em 13/07/16 às 11:25
  • Nossa, que choque de realidade! Tenho me dedicado muito aos estudos mas ainda perco tempo com algumas dessas coisas. Depois desse alerta vou me policiar mais!
    Rebeca Luz em 12/07/16 às 23:05
  • Muito bem, Ronaldo Fonseca. Gostei do artigo. Os comentários são verdadeiros, e significam um alerta ao concurseiros que querem ver o nome nas listas de aprovados. Sou um deles. Mas eu já costumo aproveitar bem o tempo. No entanto, só necessito ajustar melhor o consumo de tempo com os familiares, ir ao supermercado, levar filhos ao médico... Vou adotar um ritmo mais rigoroso para uma rotina de estudos. Já conheço os materiais do Estratégia. São de ótima qualidade. Muito obrigado pelas dicas. Muito obrigado por tudo.
    Miguel Wilson Pacheco em 12/07/16 às 20:56
  • EXCELENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!
    FLAVIA em 12/07/16 às 16:47
  • Adorei! Verdade absoluta tudo que você disse... Vou seguir suas dicas valiosas!... já estou tentando... Já estou estudando com os materiais do Estratégia e vocês são ótimos! Parabéns! Obrigada!
    Valéria Cecília Di Girolamo Dib em 12/07/16 às 13:19
  • Professor excelente artigo... Muitas vezes estava pensando só em me divertir, e me dedicava pouco tempo para o estudo, depois de ler estas dicas, estou conseguindo me organizar melhor. e esta sobrando mais tempo para meus estudos.
    Marcio em 12/07/16 às 11:17
  • Que belo exemplo! Parabéns pela perseverança! Bons estudos
    Ronaldo Fonseca em 26/01/16 às 15:23
  • Oi Bárbara! Obrigado pelo retorno! Abraços
    Ronaldo Fonseca em 26/01/16 às 15:19
  • Olá Natália, que bom que gostou! Um abraço!
    Ronaldo Fonseca em 26/01/16 às 15:19
  • Professor, suas dicas e "puxões de orelha" são valiosos!!! Abraços
    Natália Maciel em 25/01/16 às 23:03
  • Adorei o conteúdo. Muito obrigada!
    Bárbara em 25/01/16 às 10:22
  • Professor amei seu artigo, vou até mandá-lo para minha filha que está estudando para prova da ETEC e é viciada em celular e netflix affff, ao ler seu artigo, pensava o tempo todo nela... Eu tenho facebook, um jogo no celular e Graças a Deus não assisto novela, muito menos netflix(não tenho paciência), mas tenho muito sono rs, trabalho, sou dona de casa, 4 filhos affff e as vezes realmente não tenho tempo de estudar, mas continuo persistindo para alcançar meu objetivo de melhorar na carreira publica, tendo em vista que já sou servidora, mas tenho que melhorar e muuuuuuuuito... Parabéns. Deus abençoe...
    Lucelene Aparecida em 25/11/15 às 13:30
  • Professor é fantástico seu trabalho. Estava precisando de motivação para retomar meus estudos e lendo suas postagens consegui visualizar o que deveria fazer. Obrigado!
    Thiago Gomes em 25/11/15 às 07:55
  • Olá Josevaldo, se conseguir manter essas 4 horas até a prova conseguirá tempo suficiente para estar competitivo. Sugiro ver alguns vídeos em nosso canal com técnicas de estudos. Tenha muito cuidado com as revisões (os vídeos enfocarão esse aspecto). Boa sorte e ótimos estudos!
    Ronaldo Fonseca em 23/11/15 às 18:47
  • Obrigado professor pelas dicas. Estou tentando firmar quatro horas líquidas por dia para o inss se o senhor puder mim ajudar mais em alguma coisa eu agradeço.
    josevaldo em 23/11/15 às 18:39
  • Boa tarde professor, achei sensacional esse artigo que fala expressamente como perdemos tempo com situações citadas, tenho que me organizar em alguns quesitos citados, agora a dúvida é a seguinte, como faço para conciliar trabalho, filhos e estudo... obrigado pela sua atenção.
    ediekes em 22/10/15 às 12:51
  • Ótimo Artigo. Por muitas vezes desisti de estudar, por achar que estava perdendo meu tempo, e que a vida estava passando e eu ali sentada e no mesmo lugar. Mas lendo hoje seu artigo percebi que existe sim a luz no fim do túnel, pode até demorar mais vou passa... Abraços
    Lu Cardoso em 22/10/15 às 11:59
  • Obrigado, Ronaldo!
    Eimar Tiburcio da Silva em 22/10/15 às 10:16
  • […] P.s. 4. Se você está “sem tempo” para estudar, sugiro a leitura desse artigo AQUI […]
    ISS NITERÓI - Análise do Edital de Fiscal de Tributos em 07/10/15 às 12:42
  • Francis, tudo bem? Obrigado pelo feedback. Olha, essa questão de horas para descanso é bastante pessoal. Uns precisam de poucas horas para ficar bem, outros de algumas a mais. Pelo que já li, o ideal é um mínimo de 7 horas. Mas a maior parte das pessoas que conheço precisam de mais que isso. Só é aconselhável reduzir um pouco das suas horas de sono após o lançamento do edital. Privação de sono por longos períodos não é recomendável, até porque o bom sono é fundamental para a formação de uma boa memória.
    Ronaldo Fonseca em 25/08/15 às 22:16
  • Rodrigo, obrigado pelo feedback e ótimos estudos! Abraços
    Ronaldo Fonseca em 25/08/15 às 22:11
  • Oi Renata, obrigado! Que bom que foi útil. Abraços
    Ronaldo Fonseca em 25/08/15 às 22:09
  • Perfeito Lucas! Ótima frase. Abraços
    Ronaldo Fonseca em 25/08/15 às 22:07
  • O primeiro passo é sempre o mais difícil, contudo "Uma mente aberta a uma nova ideia jamais retorna ao seu tamanho original" A. Einstein.
    Lucas em 25/08/15 às 21:13
  • Professor elencou com maestria todos os ladrões de tempo dos concurseiros. Na mosca! A Contabilidade dos eventos assusta..rs abs,
    Renata em 25/08/15 às 13:25
  • Jackson, concordo plenamente com você. A tecnologia deve ser usada a nosso favor. Suas dicas são excelentes e as usei bastante durante minha preparação. Minha ideia é escrever novos artigos com mini tutoriais. Obrigado pelo retorno. Abraços!
    Ronaldo Fonseca em 25/08/15 às 10:40
  • Muito bom Ronaldo, muito bom mesmo!! ... esses seus artigos tem que virar lei e ser postados rigorosamente nada melhor do que acordar e ter um conteudo maraviloso como esse, meus estimulos vão as nuvens rsrsrsr .. muito obrigado
    Rodrigo em 25/08/15 às 10:34
  • Que artigo maravilhoso, repensei varias coisas da minha vida. Muito Obrigado. Professor, tenho uma dúvida.Quantas horas por dia seria o necessário para dormir, pois não quero enrolar rs. Um abração!
    Françis em 25/08/15 às 08:58
  • Mestre, certamente as dicas que o Senhor nos passa são importantíssimas e que quem está realmente interessado em passar deve estar também preparado para deixar de lado alguns "benefícios" da vida moderna. Podemos também fazer áudios de vídeos aulas e escutarmos nos ônibus, carros, etc. Podemos também trocar as distrações da espera em consultórios, farmácias, etc por APPs de resolução de exercício. E como fala o grande Alexandre Meireles: Para passar em concursos é necessário HBC - "HORA BUNDA CADEIRA". FORTE ABRAÇO !!!
    Jacksonmille em 25/08/15 às 07:54
  • Rouba mais do que do parece Jeovana. ..rs
    Ronaldo Fonseca em 24/08/15 às 22:53
  • zap zap rouba demais nosso tempo mesmo!!! planejamento, esse é a mina!
    jeovana em 24/08/15 às 22:50
  • Olá Isabella, obrigado pelo retorno. Bons estudos!
    Ronaldo Fonseca em 24/08/15 às 22:35
  • Professor, excelente artigo! Depois dessa vou até desinstalar o face do meu celular kkkkkkk
    Isabella em 24/08/15 às 22:26