Artigo

Espanhol ENEM – Caricatura, Charge, Cartum, Tirinha

Olá a todos!

Hoje, vamos falar sobre caricatura, charge, cartum e tirinha. Esses textos humorísticos sempre estão presentes em provas de vestibulares e também aparecem no ENEM.

CARICATURA

Caricatura é a representação exagerada de características ou hábitos de uma pessoa. Vejam o exemplo abaixo:

CHARGE

A palavra “charge” vem da língua francesa e significa “carregar”, “exagerar”.

A charge trabalha com crítica e humor. Costuma denunciar problemas sociais. Seus personagens podem ser personalidades conhecidas pelo público.

A charge costuma ter título e ele aparece acima da charge e serve para contextualizar a mensagem.

Esse texto humorístico trabalha com recursos verbais (fala da personagem) e recursos não verbais (imagem). Vejam exemplo disso em uma charge que estava na prova do ENEM-2013:

 

CARTUM

O cartum retrata uma situação cotidiana. É uma anedota em forma de imagem/desenho sobre o comportamento humano. No entanto, não retrata personagens conhecidos.

O nome cartum surgiu de um evento que ocorreu, em 1841, na Inglaterra. O Príncipe Albert promovou um concurso de desenho feitos em grandes cartões (cartoons). Daí o nome cartum.

Veja exemplo de cartum abaixo:

 

TIRINHA

A tirinha é uma história curta dividida em quadrinhos. Geralmente, esse texto humorístico traz uma crítica social. É publicado com regularidade (diariamente, semanalmente, etc.) e com os mesmos personagens.

Uma das tirinhas mais famosas e que sempre aparece em provas de vestibulares é da Mafalda. Vejam exemplo abaixo:

 

Para mostrar a vocês como esses textos humorísticos podem ser cobrados no ENEM, vamos resolver a charge que estava na prova ENEM-2013. Acompanhem adiante:

QUESTÃO ENEM-2013

TRADUÇÃO LIVRE

COMENTÁRIOS DAS ALTERNATIVAS

A questão quer saber algo a respeito da charge apresentada. Vamos analisar cada alternativa.

A alternativa afirma que a charge evoca uma situação de disputa. Seu efeito humorístico reside na aceitação imediata da provocação. Isso está errado. O efeito humorístico é outro. O efeito humorístico está nas armas (joystick e teclas do computador) a serem utilizadas no duelo.

A alternativa afirma que a charge evoca uma situação de disputa. Seu efeito humorístico reside na descaracterização do convite a um desafio. Isso está errado. O desafio está bem caracterizado quando o personagem diz: ¡Lo reto a un duelo! (O desafio a um duelo!).

A alternativa afirma que a charge evoca uma situação de disputa. Seu efeito humorístico reside na sugestão de armas não convencionais para um duelo. Isso está correto. O efeito humorístico é este. O efeito humorístico está nas armas (joystick e teclas do computador) a serem utilizadas no duelo.

A alternativa afirma que a charge evoca uma situação de disputa. Seu efeito humorístico reside no deslocamento temporal do comentário lateral. Isso está errado. O comentário lateral diz: Ya no es como antes… Essa fala não causa efeito humorístico nenhum. Essa fala serve para contextualizar a situação apresentada. O efeito humorístico é outro. O efeito humorístico está nas armas (joystick e teclas do computador) a serem utilizadas no duelo.

A alternativa afirma que a charge evoca uma situação de disputa. Seu efeito humorístico reside posicionamento relaxado dos personagens. Isso está errado. Os personagens não estão relaxados. Estão em posição de disputa.

A alternativa correta é a letra C.

CURSOS ESTRATÉGIA ENEM

CURSO DE ESPANHOL P/ ENEM (CLIQUE AQUI)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • MUY BIEN ADONIEL , ME GUSTO MUCHO LAS ACTIVIDADES, PUES AÚN ENCUENTRAMOS NIÑOS QUE PIESAN QUE LA PRUEBA DE ESPAÑOL ES MUY TRANQUILA POR SE QUEDAR CERCA DEL PORTUGÚÉS.
    EDWANI PEREIRA em 30/09/18 às 17:51