Artigo

Educação Física para concursos públicos

Tudo o que você precisa saber sobre Educação Física para concursos públicos.

Olá, amigos do Estratégia Concursos, tudo bem?

Somos os professores Gabriel Kuga e Jonathan Roitman, professores de Educação Física e juntos estamos lançando, aqui no Estratégia, um curso regular para concursos públicos.

Gostaríamos, neste momento, de apresentar a vocês nosso trabalho e como chegamos neste modelo de curso.

Educação Física: o que é cobrado nas provas de concursos públicos?

Para preparar nosso material, realizamos uma análise da incidência dos temas mais cobrados em provas de concursos públicos nos anos de 2018 e 2019.

E nossa base de pesquisa ficou bem considerável. ;) Temos uma amostragem de 1273 questões aplicadas na área de Educação Física.Vejamos como ficou:

Raio-x dos temas cobrados
Raio-x dos temas cobrados

As questões foram agrupadas de acordo com os temas das aulas de nosso curso regular de Educação Física para concursos. Podemos verificar que as aulas 00, 03, 05 e 13 estão sendo o alvo da maior parte das questões em 2018 e 2019, correspondendo a 43,3% de todas as questões analisadas.

Portanto, atenção total nesses conteúdos. A seguir, temos a representação gráfica da análise da incidência de questões.

Educação física para concursos públicos
Gráfico dos temas cobrados

É claro que, de acordo com o edital e a banca, poderemos ter um quadro diferente e nós estaremos antenados para fazer uma nova análise sempre que necessário.

O fato é que, independentemente das provas analisadas, temos um apanhado significativo de questões e acreditamos que esse deve ser nosso norte ao longo de 2020.

Nosso material de Educação Física para concursos públicos

Trata-se de um material completo, contendo livros digitais (PDF) e videoaulas, baseado nos editais mais recentes das mais diversas bancas de todo o Brasil.

Para nos prepararmos para o que der e vier, alocamos todo o conteúdo dos editais neste curso regular, que servirá como verdadeiro manual da Educação Física para concursos públicos.

Nossa ideia é que você possa se preparar para qualquer concurso na nossa área!

Em nosso material escrito (PDF) trazemos todo o conteúdo de forma sistematizada e contextualizada com as questões, proporcionando a você o que realmente é cobrado nas provas, de forma descomplicada e objetiva.

Recomendamos bastante o estudo através do material escrito. Não obstante, nossas videoaulas foram planejadas para abordar didaticamente todo o conteúdo. Ficará a seu critério escolher qual ferramenta utilizar, cada qual com seus prós e contras.

Sobre as vantagens e desvantagens entre PDF e videoaula, sugerimos a leitura deste excelente artigo publicado no blog do Estratégia.

Como estudar?

Precisamos entender que Educação Física não é apenas uma disciplina, trata-se de uma profissão.

As provas dos concursos públicos podem cobrar assuntos mais relacionados à pedagogia ou assuntos mais voltados para o treinamento e performance. O foco dependerá das exigências específicas de cada cargo.

Por exemplo, para o cargo de “Professor de Educação Básica“, é natural que haja maior cobrança de conhecimentos pedagógicos. Por outro lado, em um concurso para “Treinador Desportivo” é de se esperar maior exigência de assuntos como teoria do treinamento, fisiologia do exercício, etc.

A maioria dos editais não fornece bibliografia, enquanto alguns fazem a sugestão. Quando presente, são dezenas de livros, artigos, legislação e documentos. Então, como estudar Educação física para concursos públicos?

O primeiro passo é buscar um bom material. É tarefa sobre-humana querer ler toda a bibliografia sugerida pela banca e memorizar as milhares de páginas. Devemos focar no que realmente é cobrado!

E como vamos saber?

Ora, de acordo com as questões! Apresentamos o Raio-X Estratégico dos assuntos mais cobrados e dentro de cada aula vamos tratar dos temas realmente exigidos pelas bancas organizadoras.

Na elaboração de nosso material, tivemos grande preocupação em não ficar aquém do que é cobrado e nem ir além, ou seja, buscamos a dose certa de profundidade: nem mais, nem menos!

Certo! Com o material em mãos, após ler o PDF (sugerimos realizar marcações) ou assistir à videoaula. É fundamental resolver muitas questões!

Nosso material apresenta centenas de questões comentadas para que você possa praticar e desenvolver o feeling de como lidar com a cobrança em provas.

Nem sempre dominar o assunto é suficiente para obter a maior nota: é preciso saber resolver questões! Isso vem com a prática e é uma habilidade que o concurseiro acaba desenvolvendo em sua jornada.

Não se esqueça da importância das revisões! Há uma teoria sobre a curva do esquecimento, que, resumidamente, nos diz que a tendência é irmos “esquecendo” as informações que vamos estudando com o passar do tempo.

Quem nunca teve a sensação de acertar todas as questões logo após assistir uma aula e algum tempo depois não lembrar de nada?

A equipe de coaching do Estratégia realiza frequentemente webinários sobre técnicas de estudo e revisão, temos muito conteúdo gratuito em nosso canal no YouTube.

Por fim, tendo um bom material e uma boa técnica de estudo e revisão (para extrair o máximo possível do material), é fundamental ter motivação e disciplina! A motivação é importante para dar o passo inicial nos estudos, enquanto a disciplina é o que te faz seguir o plano diariamente.

Tenha muito claro em sua mente os motivos que lhe levaram a estudar: esse será o combustível que irá movimentar todo o processo e te fazer prosseguir quando surgirem os momentos de dificuldade.

Cada momento de estudo conta, cada questão resolvida conta… já ouviu algum relato de alguém que não foi aprovado no concurso dos sonhos por causa de uma questão?

Tudo isso fará toda a diferença em sua aprovação, não tenha dúvidas!

No mais, fiquem sempre antenados no blog do Estratégia. Por aqui, estaremos sempre contribuindo com muito mais para que fiquem por dentro daquilo que mais importa para atingir seu objetivo: o cargo público!

Sendo assim, desejamos excelentes estudos e muito sucesso nessa caminhada. Contem conosco sempre, grande abraço.

Profs. Gabriel e Jonathan.

Ps.: Vou deixar nossos contatos no Instagram, onde colocamos dicas, informações e conteúdos sobre Educação Física para concursos públicos.

@gabkeine e @profjonathanroitman

Curso de Educação Física para concursos públicos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Bom dia! Qual é o valor do material?
    Eric Ramos de Oliveira em 28/09/20 às 09:32
  • Primeira vez que vejo um curso de qualidade postado em um site confiável abordando a área de Educação Física, gostei logo de cara do conteúdo abordado. Espero que o material me surpreenda ainda mais do que aparenta, irei assistir as aulas demonstrativas e em breve assinar.
    Jorge luis lima sousa em 08/05/20 às 11:20
  • Qual o valor do material?
    Eric Vale em 20/03/20 às 13:38
  • Muito bom o material
    Marcos em 23/12/19 às 14:40