PDF ou VIDEOAULA? Qual o melhor?
Rosenval Júnior

PDF ou VIDEOAULA? Qual o melhor?

Conheça as vantagens e desvantagens de cada tipo de material de estudo para concursos públicos.

Olá, aluno!

Tudo bem?

Hoje quero falar com você sobre uma dúvida muito comum entre os concurseiros: PDF ou Videoaula? O que devo usar para ser aprovado em um concurso público?

O assunto é bastante controverso, pois apesar de a maioria dos professores e coaches para concursos recomendar o PDF (ou outro material escrito), muitos alunos ainda insistem em usar mais as videoaulas.

Aqui, cabe um comentário: ambos têm o seu papel! 

Em um plano de estudos orientado para o longo prazo, tanto os PDFs quanto as videoaulas terão suas funções. Uma coisa é certa: o uso correto e no momento certo de todas as ferramentas que o concurseiro tiver à sua disposição poderá potencializar ao máximo os benefícios de cada uma delas.

Porém, nem sempre o tempo está a nosso favor. Para um concurseiro que corre contra o tempo, seja por conta da proximidade de um edital ou de pouca disponibilidade diária para estudar, pode ser necessário optar pelo PDF ou pelas videoaulas. Veremos isso ao longo deste texto!

Assim, vamos ver quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de material!

Estudar para Concurso com PDF

Vantagens PDF

  • Conteúdo aprofundado e adequado

O material escrito permite que o professor coloque no material tudo que é necessário para a sua aprovação, com a profundidade necessária – nem mais, nem menos.

Não há limitação de espaço ou de tempo e todo o conteúdodo edital pode ser abordado no PDF, com a vantagem adicional de ser complementado por questões comentadas, permitindo que o concurseiro entenda o contexto em que a teoria é cobrada em provas e pratique durante o estudo.

  • Possibilidade de fazer anotações

Fazer anotações ao longo do estudo é importante. Não falo de resumos, mas de poucas palavras sobre alguma questão que você erra frequentemente, uma explicação sucinta sobre um assunto complicado, marcações e grifos de assuntos recorrentes em provas.

O PDF permite que você anote diretamente no material. Com o tempo, seu PDF se torna único, complementado por você de acordo com as suas dificuldades. 

Essa vantagem, por sinal, nos leva ao próximo ponto: as tão temidas e muitas vezes negligenciadas revisões!

  • Material de revisão

Seu PDF personalizado é um excelente material de revisão! Com as suas anotações, você facilmente poderá revisar diversos temas de uma só vez. Além disso, você poderá associar assuntos nas anotações. Ao revisar esse PDF personalizado, você terá a possibilidade de absorver ainda mais o que tiver destacado anteriormente.

Além disso, também será simples encontrar algo específico, ainda que o PDF não esteja personalizado. Caso você estude pelo computador, uma busca no arquivo será suficiente para encontrar o assunto que você precisa revisar. Se estiver estudando pelo material impresso, basta folhear e revisar pelos seus grifos e anotações. De qualquer forma, encontrar aquela página que você precisa revisar não tomará mais do que 5 minutos.

Falando em minutos…

  • Tempo

Por mais tempo livre que o concurseiro tenha, nunca é suficiente! Todos gostariam de ter mais tempo para estudar. Concordam comigo? Alguns gostariam de ter mais horas disponíveis em um dia, outros queriam que o edital demorasse um pouco mais para sair. A realidade é que o estudo para concursos sempre envolve otimizar o tempo disponível.

O PDF permite que você estude no seu ritmo. É possível avançar mais rápido em assuntos mais fáceis, economizando tempo, de forma que você possa estudar mais demoradamente aqueles tópicos mais complicados. Ou seja, no estudo por PDF, você consegue ditar o ritmo dos seus estudos! É um estudo ativo em que você está no controle!

Desvantagens PDF

  • Dificuldade

Para quem não gosta de estudar por PDF, uma das justificativas mais comuns é que material escrito é difícil. E é mesmo! Não vou negar! O PDF é especialmente difícil quando o concurseiro não tem o costume de ler ou está estudando uma disciplina pela primeira vez. 

Porém, essa é uma desvantagem que vale a pena ser superada. O estudo por PDF vai ser cansativo e difícil. Não é legal ler uma página inteira e sentir que não entendeu nada. Isso nos faz mal, nos sentimentos incapazes. A boa notícia é que você não é incapaz. É difícil mesmo. Isso é normal! Todos os concurseiros passam por isso! Vai exigir tempo, paciência, esforço, mas depois de quebrar essa barreira, você sem dúvida alguma estará em outro nível. Você estará no nível dos concurseiros de alto desempenho! Você estará no nível dos aprovados!!!

  • Limitação do local de estudo

Por mais que você possa levar seu tablet, computador ou material impresso para quase todos os lugares, nem sempre é possível estudar seus PDFs. É impossível estudar alguma coisa em material escrito e dirigir ao mesmo tempo, não é mesmo? Ao menos, deveria ser… (rs)

Nesse momento, começa uma das vantagens das videoaulas, que serão comentadas a seguir!

Estudar para Concurso com VIDEOAULAS

Vantagens Videoaulas

  • Possibilidade de assistir em qualquer lugar

Uma das maiores vantagens dos vídeos é a possibilidade de continuar estudando em qualquer lugar. Quando estiver dirigindo, você pode ouvir o áudio. Eu mesmo fazia isso! Quando estiver em um ônibus e for impossível ler porque está balançando muito, você pode colocar seus fones de ouvido e assistir a uma videoaula no celular. Enquanto estiver fazendo uma tarefa de casa, idem. 

Enfim, o vídeo pode ser seu companheiro de todas as horas! Em qualquer situação na qual seja impossível ler, as videoaulas serão aliadas importantes. Você pode simplesmente dar o play onde estiver!

  •  Conteúdo facilitado

Os vídeos são excelentes para facilitar a compreensão do conteúdo em um contato inicial com a disciplina ou para esclarecer pontos específicos com os quais o concurseiro tem dificuldades. A explicação do professor pode ser aquele detalhe que faltava para compreender um tema complicado. Por isso, muitas vezes indicamos as videoaulas para o estudo de matérias que geralmente geram maiores dificuldades para o aluno, como Raciocínio Lógico Matemático, Contabilidade, Estatística etc.

Desvantagens Videoaulas

  • As videoaulas não esgotam o assunto

O grande problema das aulas em vídeo é a falta de profundidade do material, pois é impossível abordar todo o conteúdo de um PDF em algumas horas de vídeos. As videoaulas sempre serão menos detalhadas e abordam o conteúdo em linhas gerais. Para que um vídeo esgote todos os detalhes de um livro, haveria a necessidade de centenas horas!!!

Querem um exemplo? Vocês já leram o livro o Senhor dos Anéis? Já viram o filme? Certamente o livro é muito mais completo e rico em detalhes! Tanto é que quem leu o livro sempre comenta que falta algo no filme ou que alguma parte não foi bem representada. Se tivesse uma prova sobre o Senhor do Anéis, com certeza os aprovados seriam os leitores do livro! ;-)

Você pode fazer essa analogia com qualquer outro tema e o resultado será o mesmo! O que tem mais informações e detalhes? O texto da Bíblia ou um filme sobre as escrituras sagradas?

Anotem isso: o PDF sempre será mais completo! É impossível um vídeo abordar todos os detalhes de um curso escrito! A velocidade de fala é muito menor. Logo, precisaríamos de centenas de horas para abordar o conteúdo de um PDF.

  • Estudo passivo

Os vídeos também trazem outro risco – o do vício no estudo passivo. Assistir a um vídeo é fácil, não demanda grande esforço. Temos a impressão de estar entendendo tudo – e até estamos – mas não estamos de fato aprofundando nosso conhecimento. Estamos compreendendo, mas isso não significa que estamos absorvendo tudo. Muitas vezes o aluno começa a divagar e quando vai perceber está pensando na morte da bezerra…rs

Uma forma de evitar a passividade no estudo dos vídeos é fazendo anotações ao longo da aula, mas isso nos leva à próxima desvantagem…

  • Impossibilidade de anotar diretamente no material

Por mais que você faça anotações, elas não serão diretamente no material. Isso não impede que você as revise posteriormente, mas essa revisão não estará associada ao material que você utilizou, como acontece nas marcações e anotações feitas no PDF. 

Além disso, a menos que você marque exatamente o que o professor falou em cada momento do vídeo, encontrar um tópico específico para revisão em vídeo não será uma tarefa tão fácil. Até para localizar um tópico específico em uma videoaula é mais complicado do que fazer isso em seu PDF. No seu material escrito, você digita a tecla de atalho do “localizar” e rapidamente acha o que você precisa naquele momento.

Afinal, qual é o melhor, PDF ou Vídeo?

Se você não precisa optar, utilizar o PDF como sua ferramenta principal e assistir aos vídeos para complementar o material escrito é uma ótima estratégia. Ao assistir às videoaulas para esclarecer um assunto que você não está entendendo, você pode fazer suas anotações no PDF, combinando as vantagens dos dois materiais.

Você pode usar as videoulas para entender a matéria como um todo e usar os PDFs para aprofundar os temas! Esse seria o melhor dos mundos!

Se você precisa optar, o PDF sem dúvida alguma será melhor. Além de abordar todo o conteúdo que você precisa aprender para ser aprovado, o material intercala questões com teoria, permite revisões rápidas e forçará a superação de bloqueios com o material escrito, algo que você sem dúvida terá que fazer para chegar ao seu objetivo. O esforço para compreender o PDF fará com que a interpretação das questões na hora da prova seja muito mais simples. Lembrem que no dia da prova você terá um material escrito para interpretar, analisar e julgar! Não vai ter videozinho lá não… ;-)

Infelizmente, a dura realidade é que não é provável que você consiga a aprovação em cursos de alto nível se decidir utilizar apenas vídeos. Por mais que sua rotina não permita que você utilize o PDF como material principal, ainda assim ele fará parte de algum momento do seu dia.

Existem pessoas que são aprovadas apenas com vídeos? Claro. Assim como existem aqueles que são aprovados para os concursos mais difíceis com apenas 3 meses de estudo. Porém, são pontos fora da curva! São exceções, não a regra. E não há qualquer demérito em ser a regra! É simplesmente mais seguro presumir que não somos pontos fora da curva. Afinal, as exceções serão aprovadas de qualquer forma, enquanto a grande maioria terá que fazer mais esforço e seguir um método. 

Felizmente, o resultado será o mesmo: a aprovação. E ela só depende de você! 

Espero que tenha ajuda de alguma forma. Deixe o seu comentário com suas dúvidas ou sugestões.

Bons estudos!!!

Rosenval Júnior

Professor e Diretor no Estratégia Concursos

Veja nossos Cursos em PDF e Videoaulas

Posts Relacionados

Compartilhe:

Rosenval Júnior

Rosenval Júnior

Ex-servidor público federal. Professor do Estratégia Concursos, Carreiras Jurídicas e OAB. Aprovado em 15 concursos públicos como Analista Ambiental do  IBAMA; Analista Pericial do Ministério Público da União (MPU); Analista do Ministério Público de Minas Gerais; Analista de Infraestrutura do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT; Especialista em Regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT; Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados; entre outros. Autor do livro "Direito Ambiental para Concursos e Exame de Ordem". Alguns concursos em que foi aprovado:  1° lugar para Analista do Ministério Público de MG; 1º lugar para Casa Civil da Presidência da República; 1° lugar para Técnico em Recursos Naturais do IDAF; 2° lugar para Analista do Ministério Público da União - MPU; 2° lugar para Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário do INCRA; 10º lugar para Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas - IEF/MG; 6º lugar para Analista de Infraestrutura (Área de Especialização Ambiental) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT (Prova objetiva e discursiva);  2° lugar para Perito Criminal da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro –PCERJ (Resultado na Prova objetiva, TAF, Avaliação Médica, e Psicotécnico); 10º lugar para Perito Criminal da Polícia Federal – DPF – Área 9 (Resultado definitivo na prova objetiva e discursiva); 2° lugar para Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA (Prova objetiva e discursiva); 1° lugar para Especialista em Regulação área meio ambiente da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT (Resultado da prova objetiva, discursiva e de títulos); 10º lugar para Consultor Legislativo em Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional da Câmara dos Deputados. (Resultado da prova objetiva, discursiva e de títulos) Youtube e facebook: Rosenval Júnior Instagram @profrosenval      

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x