Aprovado em 6° lugar (Cotas) no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) - Bloco 8 - IBGE para o cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (Região Sul)
Concursos PúblicosENTREVISTA: Erick Nobre de Oliveira – Aprovado em 6º lugar no CNU (Cotas) para o cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE
“Acho que as principais dicas são a constância e a disciplina. Mesmo que sua rotina seja muito corrida, estudar um pouquinho por dia é melhor que não estudar nada. A disciplina também é fundamental para vencer o seu cansaço ou a falta de motivação de alguns dias […]”
Entrevista aprovados CNU: Erick Nobre de Oliveira
Confira nossa entrevista com Erick Nobre de Oliveira, aprovado em 6° lugar (Cotas) no CNU – Bloco 8 – IBGE para o cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (Região Sul):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Erick Nobre de Oliveira: Sou de Belo Horizonte-MG, tenho 30 anos e sou graduando de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Erick: Acredito que tenha sido principalmente os salários, a estabilidade e a realização de fazer um trabalho que é necessário para a sociedade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Erick: Sim. Concilio a faculdade com o trabalho e os estudos para concursos. Procuro estudar nas horas vagas e aproveitar bem os finais de semana, que é quando sobra mais tempo na semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Erick: A minha primeira aprovação veio em um concurso para Supervisor de Coleta e Qualidade do IBGE, em 2021. Na ocasião, fui aprovado em 2° lugar da cota PPP.
Minhas aprovações mais recentes foram 7° lugar PPP no concurso dos Correios, em 2024, para o cargo de carteiro; e 1° lugar PPP para oficial administrativo, na Câmara Municipal de Nova Lima.
Pretendo continuar estudando, agora com foco nos concursos fiscais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Erick: Sendo sincero, nunca deixei de sair aos finais de semana ou participar de encontros familiares. Acredito que o mais importante é saber gerir bem o tempo para não ter que abdicar totalmente da vida social, que também pode ser uma importante ferramenta de descanso mental.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Erick: Sim. Tive bastante apoio por parte dos meus pais, que sempre torceram por mim, acreditaram que eu era capaz de ser aprovado e me incentivaram a continuar durante todo esse tempo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Erick: Estudei com foco para o CNU por aproximadamente de 8 meses. O que me manteve disciplinado durante esse tempo foi pensar na melhoria da qualidade de vida que eu teria, com um bom salário e estabilidade, e a possibilidade de ajudar mais os meus pais.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Erick: Utilizei muito os PDFs, na maioria das vezes na versão simplificada, para economizar tempo e ir direto ao ponto. Para algumas disciplinas mais extensas e complicadas, como direito administrativo, utilizei também as videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Erick: Através de procura na internet pelos melhores cursinhos do mercado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Erick: Apesar de ter tido pouco contato com materiais de outros preparatórios, acredito que o Estratégia fornece o de melhor qualidade, principalmente em relação aos PDFs. Além disso, alguns professores de disciplinas específicas são realmente muito bons didaticamente, como nos casos das disciplinas de Direito, e, com certeza, representam um diferencial no aprendizado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Erick: Como tinha pouco tempo durante a semana para estudar, meu plano de estudos foi baseado nas minhas maiores dificuldades e nos assuntos que eram mais relevantes para a prova. Estudei por cerca de 2 a 4 horas líquidas por dia, mas conseguia aumentar consideravelmente esse tempo nos finais de semana. Estudei entre 2 a 4 matérias por vez.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Erick: Minhas revisões eram baseadas em resumos que eu fazia enquanto estudava os PDFs. Os simulados também eram de grande importância, já que são uma espécie de treino para a prova real. Cheguei a fazer revisões por questões, quando a data da prova estava mais próxima.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Erick: Os exercícios foram fundamentais durante a preparação, por servirem para mostrar onde eu estava errando e precisava melhorar, e também para perceber quanto tempo eu levava para resolver cada um. Sempre que eu terminava de estudar um PDF, eu fazia a lista de exercícios no final e, quando errava, lia o comentário com a resolução do professor.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Erick: Sempre tive um pouco de dificuldade com exatas, por ter tido uma base ruim na escola pública. Sabia que precisava “recuperar” esse conhecimento, por isso precisei dedicar mais tempo de estudo para essa área em específico. Além disso, nunca tinha estudado as disciplinas da área de Direito, então utilizei as videoaulas para esclarecer tópicos mais complicados.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Erick: Procurei revisar as matérias utilizando os resumos que eu tinha feito dos PDFs, foquei na resolução de exercícios e tentei descansar o máximo possível, para não chegar cansado na prova e ter o desempenho prejudicado. Também consegui assistir um pouco da Revisão de Véspera, mas procurei não fazer nenhuma atividade mentalmente desgastante.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Erick: Acredito que o único jeito de aprimorar a escrita para provas discursivas é escrevendo. Fiz algumas redações ao longo dos meses de estudo e procurei perceber o que estava fazendo de errado para não repetir nas próximas.
Uma outra dica que eu acho bastante importante para melhorar em redação, é ler redações de outras pessoas que tiveram um desempenho muito bom, para aprender sobre estrutura e argumentação, e até incrementar um pouco o vocabulário.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Erick: Acredito que meu principal erro foi ter começado um pouco tarde e não ter priorizado, a princípio, as matérias que eu sabia menos ou tinha mais dificuldade.
Os acertos principais foram investir em materiais de qualidade, focar nos PDFs para ganhar tempo, procurar cuidar também da saúde durante todo o processo e ser constante.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Erick: Sendo sincero, não. Como eu já havia conseguido uma aprovação em 2021, sabia que tinha condições de realizar uma boa prova e possivelmente conseguir uma aprovação.
Minhas maiores motivações foram o bom salário, a estabilidade, já que o meu cargo anterior era temporário, e o modo de trabalho. Como eu já trabalhava no IBGE e gostava bastante do modelo e do ambiente, isso também foi um elemento motivador.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Erick: Acho que as principais dicas são a constância e a disciplina. Mesmo que sua rotina seja muito corrida, estudar um pouquinho por dia é melhor que não estudar nada. A disciplina também é fundamental para vencer o seu cansaço ou a falta de motivação de alguns dias, que vai ser inevitável. Se você for disciplinado o suficiente, você vai fazer o que é preciso independentemente da motivação.
E, acima de tudo, nunca desista!