Como estudar para concurso? Confira nossas dicas!
Luis Eduardo

Como estudar para concurso? Confira nossas dicas!

como estudar para concurso

Como estudar para concurso? Essa é dúvida de todos aqueles que desejam ingressar na difícil e empenhada caminhada rumo à conquista de uma vaga em um cargo público. É fato que não existe uma fórmula mágica ou uma regra de como estudar para concursos que seja válida para qualquer pessoa. Mas algumas dicas podem sempre ajudar a tornar os estudos mais proveitosos.

Para auxiliar você em como estudar para concurso sozinho, principalmente, o Estratégia Concursos reuniu a experiencia de mais de 50 concurseiros(as) aprovados(as) nos últimos três anos. Analisamos os depoimentos postados em nosso site (http://www.estrategiaconcursos.com.br/depoimentos/) e reunimos as principais dicas de quem alcançou não só uma, mas em alguns casos, várias aprovações.

Além disso, ao final do artigo temos alguns links para textos de nossos professores sobre como estudar as suas respectivas matérias para concursos.

Cabe ressaltar que, para fazer essa matéria, não consultamos nenhum especialista ou estudioso em preparação para concursos, mas sim pessoas comuns, que viveram na pele a difícil e complicada experiência de se dedicar aos estudos para concurso público e que, com muita dedicação, alcançaram seu objetivo: a aprovação.

como estudar para concurso publicoEstudar em casa ou se preparar em um curso presencial?

Não há unanimidade sobre qual a melhor forma de se preparar. A maioria dos concurseiros optaram, inicialmente, pelo curso presencial, pois acharam a melhor forma de entrar no “mundo dos concursos”, podendo conhecer outras pessoas que também estão nessa caminhada e ter o primeiro contato com muitas matérias antes desconhecidas. Mas, com o passar do tempo, grande parte deles optaram por estudar em casa, com livros e materiais em PDF, pois assim é possível preparar seu ciclo de estudo baseando-se em seu ritmo e nas matérias em que possuem mais dificuldade. Além disso, com essa rotina não há perda de tempo com deslocamento (incluindo engarrafamentos), gastos com estacionamento, refeições fora de casa, enfim.

Para me dedicar para um concurso público, preciso estudar o dia todo?

Essa é uma das maiores dúvidas de quem ainda não sabe como se preparar para concursos. Mas assim como as demais dicas, essa também não possui uma regra válida para todas as pessoas. Muitos precisam se dedicar também ao trabalho, filhos e outras atividades. O tempo diário de estudo deve variar de acordo com a disponibilidade de cada um, mas é sempre preciso avaliar a bagagem de conhecimento e a necessidade individual de horas de estudo, baseando na dificuldade ou facilidade de absorção do conteúdo.

Tivemos casos de pessoas, que deram seu depoimento, que afirmaram estudar apenas duas horas por dia, já outras mais de dez horas. Mas é importante que, independente de quantas horas você estude por dia, é preciso reservar cerca de 8 horas por dia para o tão importante e necessário descanso.

Que tipo de material devo usar em minha preparação?

A melhor forma de escolher o tipo e os melhores materiais é conversando com outros concurseiros mais experientes. Participe de fóruns e grupos de quem também está nessa caminhada. A troca de experiência pode ajudar muito antes de decidir qual o melhor. Avalie também o que é melhor pra você: se gosta de destacar as partes mais importantes, o melhor são os livros e os PDF’s impressos. Para quem gosta de estudar pelo computador, as melhores opções são os PDF’s e as videos-aulas.

Como estudar para concursos

Devo fazer vários concursos para adquirir experiência ou apenas aquele que é meu foco?

Poder passar pela experiência de estar em um local de prova, com a “pressão” do tempo, controlando o nervosismo, certamente pode ser válido. É como fazer exercícios, mas com todas as exigências que uma banca exige. Porém é preciso tomar cuidado para não fugir do foco e começar a tomar seu tempo estudando para matérias que não vão cair no concurso, que é realmente seu objetivo. Mas, sem dúvida, chegar à prova do “concurso dos seus sonhos” já conhecendo a banca e sabendo controlar o tempo e o nervosismo, certamente é muito positivo.

Como montar meu plano de estudos? Devo estudar várias matérias por dia?

Na maioria dos casos, vemos os concurseiros fazerem dois planos de estudos: o primeiro quando não há edital na praça, estudando aquelas matérias que são comuns aos concursos na área foco e um plano de estudo pós edital, baseado no conteúdo que será cobrado nas provas.

No primeiro, é comum dedicar o tempo de estudo a mais de uma matéria (não mais que três), intercalando com exercícios para a fixação do conteúdo estudado.

Já no plano pós edital vemos casos de pessoas que preferem se dedicar apenas a exercícios, misturando, em um dia, todo o conteúdo estudado. Mas nesse caso, é preciso que a preparação antes do edital tenha sido eficaz e eficiente.

Há, também, casos de pessoas que apenas atualizam o plano com as matérias do conteúdo programático e continuam no esquema de estudar mais de uma matéria por dia. Se houver dificuldades para isso, peça ajuda a um professor ou a quem já passou pela experiência de estudar para concursos.

Se eu me dedicar, vou ser aprovado em quanto tempo?

Um dos segredos para a aprovação é força de vontade, persistência e paciência. Assim como tudo na vida, não dá pra desistir no primeiro não. O tempo de aprovação em um concurso pode variar de pessoa pra pessoa, de concurso para concurso e da combinação desses dois fatores.

É comum, no primeiro concurso, a reprovação ou até ser aprovado mas não ficar dentro do número de vagas. Mas é preciso identificar os erros e fazer da experiência algo positivo para seguir em frente. Temos depoimentos de pessoas que passaram depois de apenas alguns meses de dedicação, outros demoraram anos. Independentemente de quanto tempo, se você se dedicar, certamente a aprovação/classificação virá.

Terei que abrir mão da minha vida social para ser aprovado?

Totalmente, não. Mas é fato que a abdicação faz parte vida de quem estuda para concurso. Se for possível, é sempre bom conciliar os estudos com momentos de lazer e bem-estar. Para quem ainda tem dúvidas de como estudar para concursos públicos, essa questão é uma das mais complicadas, principalmente para aqueles que gostam de uma vida social intensa. Contudo, saiba de uma coisa: vida de concurseiro é temporária, tem prazo de validade, ao qual quem vai determinar a data de vencimento é você, de acordo com sua dedicação e empenho. E quando você for aprovado/classificado, vai ter certeza que todo sacrifício valeu a pena!

como estudar para concurso publicoAlguns depoimentos

Como dissemos no início do texto, não há uma fórmula mágica de como estudar para concurso e ser aprovado, mas esperamos que nossas dicas possam auxilia-los nessa trajetória. E para incentiva-los ainda mais, separamos trechos de alguns depoimentos que postamos em nosso site.

“Você também é capaz, não é preciso ser um super gênio para passar num concurso de alto nível. Não importa o tempo que levar e os sacrifícios até a aprovação, pois quando você chegar lá, terá valido cada minuto e cada gota de suor. Acredite em você!”  Renato Hashioka – Aprovado no concurso da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro

“Todos nós sabemos que a concorrência nos certames está cada vez mais alta, mas acho que isso não pode em hipótese alguma mitigar a autoconfiança do candidato. O importante é manter a disciplina e a motivação, comparando sempre o nosso conhecimento de ontem com o de hoje, valorizando cada passo e exigindo cada vez mais de nós mesmos”. Micaella Rose – Aprovada no concurso do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná

“É importante ter dedicação, força e mentalizar que seu esforço e dedicação nunca é em vão. Pode não ser desta vez, neste concurso, mas, poderá ser no próximo. A sensação da aprovação é maravilhosa. Nos enche de orgulho, de auto-estima e de confiança. Quando você está quase no limbo e vem uma aprovação, é fantástico”. Wagner Bertolini  – Aprovado no concurso da Polícia Civil 

“De nada adianta você só estudar e esquecer sua família e seus amigos mais próximos, pois isso uma hora irá pesar e pode fazer você não render tanto. Além disso, a mente e o corpo precisam de descanso, então considero tanto o lazer quanto uma atividade física com a qual você se identifique fundamentais na preparação” Danielle Gonzaga  – Aprovada no concurso da Agência Nacional de Águas

“Sabemos que não é fácil passar em um concurso público, não adianta mentir. Pode demorar um, dois, três anos, depende de cada pessoa, mas é muito recompensador! É um investimento para o resto da sua vida, por isso tenha muito foco e persistência que com certeza você será mais um aprovado. É questão de tempo e esforço”. Daniela Valladão – Aprovada no concurso do Ministério da Saúde

O Estratégia Concursos quer ajudar você a ser o próximo aprovado! Conheça nossos materiais em PDF’s e vídeo-aulas, assista nossas aulas demonstrativas e comprove a qualidade de nossos cursos. 

Confira alguns de nossos cursos:

Como estudar Redação para Concursos? Dicas de estudo…

Como estudar Administração para Concursos? Dicas de estudo…

Como estudar Informática para Concursos? Dicas de estudo…

Raciocínio Lógico para concurso: como estudar? Materiais gratuitos!

Como Estudar Direito Constitucional para Concursos – Dicas de estudo…

Como estudar Direito Tributário para concursos? Dicas de estudo…

Como estudar Leis para Concursos? Dicas de estudo…

Como Estudar AFO para Concursos? Dicas de estudo…

Compartilhe:

Luis Eduardo

Luis Eduardo

Auditor Fiscal do Estado de São Paulo (ICMS-SP), aprovado no concurso de 2013.   Aprovado também nos seguintes concursos: - Auditor Fiscal da Receita Municipal de Porto Alegre (ISS-Porto Alegre, em 2012, aos 22 anos)  - Técnico do Banco Central do Brasil (BACEN, em 2010) - Técnico do Ministério Público da União (MPU, em 2010)   Para ser aprovado em concursos, acho que a motivação é o aspecto mais importante que precisa ser desenvolvido! Quando estamos motivados, não ligamos para as dificuldades!   Gostaria de compartilhar o que vivenciei e o que aprendi durante os meus anos de estudo a fim de ajudar os concurseiros, principalmente aqueles que se encontram desmotivados e inseguros sobre o seu futuro no mundo dos concursos.

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.