Artigo

Delegado Civil vs Delegado Federal: Conheça as Carreiras

A carreira policial é almejada por muitos concurseirsos que, além da formação em direito possuem a vocação e o interesse em atuar de forma tática e operacional, ao mesmo tempo em que usam os conhecimentos legais para tomar decisões diárias.

O Delegado da Polícia, também chamado de Autoridade Policial, é o chefe da Polícia Investigativa (Polícia Judiciária) e tem como a função primordial comandar a investigação e desvendar crimes, possibilitando a responsabilização dos infratores.

A atuação do Delegado pode se dar na esfera federal, da União, desvendando crimes federais, com repercussão interestadual ou internacional, como é o caso do tráfico internacional de drogas, contrabando e crimes ocorridos em fronteiras. Este servidor presta o concurso para Delegado Federal.

O cargo de Delegado Federal exige graduação em Direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, e comprovação mínima de três anos de exercício de atividade jurídica ou policial. 

De outro lado, a atuação pode se dar no âmbito dos estados, na condução e investigação de crimes civis comuns, como é o caso do homicídio, furto, latrocínio, estupro, etc. Neste caso o servidor é estadual e presta concurso para a Polícia Civil. E, a depender do estado, precisa ou não apresentar tempo de atividade jurídica ou policial antes da posse.

Se você quer entender melhor as principais diferenças de atuação entre oas carreiras de Delegado Civil e Delegado Federal, não perca o evento exclusivo que será transmitido nesta segunda-feira, 1.º de junho, a partir das 19 horas, diretamente do canal do Estratégia Carreira Jurídica no Youtube:

ASSISTA AO VIVO AQUI

O líder em aprovações vai lançar o maior sistema de questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no banner e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 2a315c84-178e-46c7-aee0-323f57fcfecf-1024x210.jpg

Curso para Delegado de Polícia

Fique por dentro dos concursos vigentes:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS DE DIREITO

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.