Artigo

Contabilidade Pública – APOFP-SP – Vunesp

Pessoal o curso de APOFFP-SP será lançado sábado.

Tomei essa decisão, pois hoje saiu o edital de contador do TJ cuja a banca também é a Vunesp.

Eis o edital:

CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL: 1. Princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público (aprovados pela Resolução CFC nº 1.111/2007). 2 Normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público (NBC nº 16.1 a 16.11 – emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade): conceituação, objetivo, objeto e campo de aplicação. 3 Composição do patrimônio público. 4 Variações patrimoniais. 5 Avaliação e mensuração de ativos e passivos. 6 Ativo imobilizado. 7 Ativo intangível. 8 Reavaliação, redução ao valor recuperável, depreciação, amortização e exaustão. 9 Provisões, passivos contingentes e ativos contingentes. 10 Plano de contas aplicado ao setor público. 11 Demonstrações contábeis aplicadas ao setor público. 11.1. Balanço patrimonial. 11.2 Demonstrações das variações patrimoniais. 11.3. Balanço financeiro. 11.4. Balanço orçamentário. 11.5 Demonstração do fluxo de caixa. 11.6. Demonstração do resultado econômico. 11.7 Demonstração das mutações do patrimônio líquido. 11.8. Notas explicativas às demonstrações contábeis. 12. Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF), 5ª edição (Portaria STN nº 637, 18/12/12). 13.Noções acerca do sistema integrado de administração financeira do Governo Estadual (SIAFEM – Decreto 40.566, de 21/12/95, SIAFÍSICO – Decreto nº 42.604, de 09/12/97).

Esse é o edital que vou seguir.

Não lancei antes, pois não sabia se a Vunesp cobraria a contabilidade pública antiga ou a nova. Ela cobrará a nova.

Não vou mais esperar o edital, pois muitos alunos me pediram para adiantar o curso, tendo em vista a extensão da disciplina, e para esses alunos falta apenas essa.

Por fim, como não existem questões da Vunesp com a nova contabilidade pública, usarei apenas questões da nova CASP de todas as bancas.

No entanto, temos a oportunidade quando do concurso do TJ de checarmos como a Vunesp trabalhará o tema (qual a altura do sarrafo).

Dessa foma, vou lançar o curso quase todo completo e na sequência após a prova do TJ insiro uma aula com as questões comentadas.

Concluindo:
(i) trabalharemos a nova CASP;
(ii) as questões do curso serão da nova CASP;
(iii) a última aula terá a prova comentada saindo do forno do TJ SP cuja banca é a Vunesp.

Até sábado.

Att. Pacelli

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.