Notícia

CONHECENDO O SQ 004 – Tudo sobre as questões inéditas

Entenda quais são as características e as diretrizes pedagógicas das questões inéditas que temos em nosso SQ!

Olá, prezado aluno! Gostaríamos de apresentar o quarto artigo da nossa série “Conhecendo o SQ”.

Neste artigo iremos falar um pouco sobre as questões inéditas. Sabemos que essas questões são bem queridas pelos nossos alunos, em especial as questões inéditas literais, que ajudam na fixação da lei seca. Por esse motivo, gostaríamos de apresentar a vocês as principais características e diretrizes relacionadas a essas questões.

Vamos lá?

Tipos de questões inéditas do SQ

Em nosso Sistema de Questões, temos dois tipos de questões inéditas:

  • Questões inéditas literais;
  • Questões inéditas de caso concreto;

As questões inéditas literais são aquelas que buscam trazer a literalidade das legislações em forma de questão. Desse modo, o aluno é capaz de fixar os principais pontos das leis que as bancas examinadoras normalmente usam para confundir os candidatos na hora da prova.

Vejamos um exemplo de questão inédita literal:

Na imagem acima, temos uma questão sobre a Lei nº. 10.520/02, que institui a modalidade de licitação pregão. No caso analisado, a questão exige o conhecimento do art. 8º da Lei nº. 10.520/02, que é, em sua literalidade:

Art. 8º – Os atos essenciais do pregão, inclusive os decorrentes de meios eletrônicos, serão documentados no processo respectivo, com vistas à aferição de sua regularidade pelos agentes de controle, nos termos do regulamento previsto no art. 2º.

Perceba, portanto, que a questão elaborada tentou confundir o aluno ao alterar o termo “inclusive” por “exceto” e, por isso, o gabarito é ERRADO.

Esse tipo de pegadinha é muito utilizado pelas bancas examinadoras. Por essa razão, ao praticar a literalidade da lei em forma de questões, o aluno é capaz de decorar a lei seca de maneira muito mais rápida e eficiente, otimizando os seus estudos.

Vocês podem encontrar as nossas questões inéditas literais ao filtrar pelo cargo “Questões Inéditas Literais” no SQ:

conhecendo o SQ - questões inéditas literais

E como são as questões inéditas de caso concreto?

Conhecendo o SQ - caso concreto

Perceba no exemplo acima que embora a questão exija o conhecimento da Lei nº. 9.099/95, que trata sobre os Juizados Especiais Cíveis, ela não cobra a literalidade desta. Baseada no conhecimento que o aluno deve ter a respeito do artigo 3º, inciso I, a questão aplica a lei a uma situação concreta, um acontecimento do cotidiano.

Vejamos o que fala o art. 3º, inciso I da Lei nº. 9.099/95:

Art. 3º – O Juizado Especial Cível tem competência para conciliação, processo e julgamento das causas cíveis de menor complexidade, assim consideradas:

I – as causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo;

De fato, o caso de Jefferson, cujo prejuízo foi de R$ 2.000,00, enquadra-se na hipótese prevista na lei, visto que o valor é inferior a quarenta vezes o salário-mínimo. Portanto, o gabarito é CERTO.

Conseguiram compreender a diferença entre esses dois tipos de questões inéditas?

Para encontrar as nossas questões inéditas de caso concreto, basta filtrar pelo cargo “Questões Inéditas” no SQ:

Conhecendo o SQ - Questões Inéditas

Agora, vamos entender quais são as principais características e diretrizes pedagógicas relacionadas às questões inéditas.

Características e diretrizes pedagógicas relacionadas às questões inéditas

Um primeiro aspecto que deve ser esclarecido, e que diferencia as questões inéditas das demais questões disponíveis em nosso site, é o fato de que as inéditas possuem APENAS a solução rápida do enunciado – diferentemente das demais questões, que podem comportar solução rápida e completa e solução no enunciado e/ou nas alternativas.

Contudo, a solução rápida de uma questão inédita não se assemelha a uma solução rápida tradicional, o que significa que ela é mais extensa do que uma solução rápida “comum”, mas sem entrar em tantos detalhes quanto uma solução completa tradicional. De tal modo, a solução de uma questão inédita ficará entre o que até então conhecemos como “solução rápida” e “solução completa”.

Vejamos um exemplo:

Solução literal

No exemplo acima, temos uma questão inédita da Lei nº. 7.000/01, elaborada para o concurso da SEFAZ ES (Confira o nosso artigo com os cadernos de questões inéditas disponíveis para esse concurso!). Perceba que não é possível alternar entre solução rápida e completa, visto que a questão inédita possui apenas solução rápida. Contudo, essa solução traz consigo tudo o que o aluno precisa saber para resolver e compreender o que está sendo exigido, inclusive a transcrição literal do artigo.

Vejamos como fica a solução de uma questão inédita de caso concreto:

solução literal 1
Conhecendo o SQ - solução caso concreto

No exemplo acima, temos uma questão inédita de múltipla escolha cuja solução é “rápida” e feita apenas no enunciado. Perceba, contudo, que a solução do professor esclarece todos os pontos que poderiam gerar dúvidas no aluno e traz a transcrição dos artigos necessários para se resolver a questão (algo que não costuma ser feito na solução rápida das questões “tradicionais”).

Vale dizer, no entanto, que as questões inéditas seguem os mesmos padrões de formatação das questões de concursos, como as regras de destaque em negrito, sublinhado, itálico, início da solução, etc.

Conheça mais sobre o nosso SQ

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor sobre as nossas questões inéditas. Caso ainda não tenha visto os artigos anteriores, dê uma olhada nos links abaixo:

Nos vemos em breve com mais novidades e informações.

AINDA NÃO É ASSINANTE DO SQ? NÃO PERCA MAIS TEMPO E ASSINE JÁ!

Assinatura do Sistema de Questões

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.