Notícia

Conhecendo o SQ: 002 – Como utilizar os filtros do SQ?

Aprenda como utilizar corretamente os filtros do Sistema de Questões do Estratégia.

Olá, prezado aluno, tudo bem? Hoje daremos prosseguimento à nossa série de artigos, “Conhecendo o SQ”.

Caso ainda não tenha visto o nosso artigo inaugural, clique aqui e aprenda como reportar erros, sugestões e melhorias relacionadas ao Sistema de Questões.

Em nosso segundo artigo, apresentaremos um tutorial detalhado sobre como utilizar todos os filtros do SQ, otimizando a sua busca por questões em nossa plataforma.

Vamos lá?

Como filtrar questões no Sistema de Questões do Estratégia?

Para iniciar, você deverá fazer o seu login em nosso SQ através da URL: https://questoes.estrategiaconcursos.com.br/.

Ao logar no sistema, você automaticamente será redirecionado para a nossa página inicial, no menu “Busca de questões”. É exatamente nesse menu que você encontrará os nossos filtros (destacados em vermelho na figura abaixo):

Conhecendo o SQ - Tela inicial

Temos 11 subdivisões principais de filtros em nosso SQ, sendo elas:

  • Matéria/Assunto;
  • Banca;
  • Cargo;
  • Formação Específica;
  • Órgão;
  • Área;
  • Dificuldade;
  • Escolaridade;
  • Ano;
  • Região;
  • Excluir da busca.

Vamos entender as peculiaridades e o modo de usar de cada um desses filtros.

Filtro Matéria/Assunto

No filtro Matéria/Assunto você encontrará todas as nossas árvores de matérias e leis, sendo essas desdobradas em seus assuntos principais. Temos, atualmente, 843 árvores diferentes cadastradas em nosso sistema, como você pode ver na imagem a seguir:

Conhecendo o SQ - matéria e assunto

Para buscar pela matéria que você deseja, você pode descer pela listagem utilizando o scroll do mouse ou fazer uma busca textual na lupa. Vamos procurar, por exemplo, pela matéria “Matemática Financeira”. A busca textual ficará do seguinte modo:

Conhecendo o SQ - busca textual de matéria

Verifique que todas as correspondências com as palavras “matemática financeira” serão mostradas como resultado. Em cinza claro, aparecem as MATÉRIAS, ou seja, o primeiro nível da árvore. Em branco, aparecem os assuntos desdobrados daquela matéria destacada em cinza.

No nosso caso, como queremos a árvore da matéria Matemática Financeira – e não dos assuntos relacionados à Matemática Financeira que estejam em outras disciplinas –, podemos minimizar os assuntos que não nos interessam, para facilitar a nossa visualização, e maximizar a árvore de Matemática Financeira, para que vejamos os seus desdobramentos. Devemos utilizar as setinhas (destacadas em vermelho na imagem abaixo) para isso:

Conhecendo o SQ - árvores

Se quisermos questões de assuntos mais específicos, nós podemos ir desdobrando a árvore cada vez mais, sempre clicando nas setinhas. Quando encontrar o filtro do assunto desejado, basta você selecionar o quadrado que fica à esquerda daquele assunto. Você pode selecionar quantos assuntos você desejar, inclusive de matérias diferentes.

No exemplo abaixo, selecionamos os assuntos “Juros Simples” e “Juros Compostos”, resultando em 5.400 questões.

Seleção de filtros

Muito simples, não é? Vamos entender agora como funciona o filtro de “Banca”.

Filtro Banca

Na hora dos estudos, muitos alunos gostam de priorizar a resolução de questões da banca examinadora do concurso para o qual estuda. É para isso que existe o filtro “Banca” em nosso SQ, com 723 bancas examinadoras cadastradas:

Conhecendo o SQ - Filtro Banca

Para buscar pela banca que você deseja, você pode usar o scroll do mouse ou utilizar a busca textual.

Em nossa plataforma, esse filtro também será muito útil para você localizar as nossas questões inéditas. Atualmente, temos 3 tipos de questões inéditas no SQ:

  • Questões inéditas “tradicionais”: são questões elaboradas pelos nossos professores sobre os pontos mais importantes das diversas disciplinas;
  • Questões inéditas literais: servem, majoritariamente, para fixação da lei seca;
  • Rodadas Avançadas: são as questões feitas para o nosso projeto “Rodadas Avançadas”.

Para encontrar todas essas questões inéditas, você pode procurar pela banca “Questões Inéditas” em nosso filtro “Banca”.

Conhecendo o SQ - Banca das questões inéditas

Você também pode combinar o filtro de banca “Questões Inéditas” com a matéria que você desejar. Assim, você encontrará apenas as questões inéditas da disciplina que você possui interesse. No exemplo abaixo, selecionamos apenas as questões inéditas da matéria de Direito Administrativo.

Seleção simultânea de filtros

Muito simples e sem mistérios! Agora, vamos para o filtro de “Cargo”.

Filtro Cargo

O filtro “Cargo” pode ser utilizado para encontrar apenas as questões que caíram na prova de um ou mais cargos especificados por você.

Conhecendo o SQ - Filtro de cargos

Além de filtrar pelo cargo que você deseja, você também pode utilizar esse filtro para selecionar apenas 1 dos tipos de questões inéditas do nosso sistema. No caso, vimos que utilizando o filtro de banca “Questões Inéditas”, conseguíamos localizar todas as questões inéditas da plataforma. Contudo, pode ser que você deseje encontrar apenas as questões inéditas literais ou apenas as rodadas avançadas ou somente as questões inéditas tradicionais.

Se essa é a sua intenção, você pode fazer a busca da seguinte maneira:

  • Para encontrar as questões inéditas “tradicionais”, você deve selecionar o filtro banca “Questões Inéditas” e o filtro cargo “Questões Inéditas”:
Questões inéditas
  • Para buscar as questões inéditas literais, você deve selecionar o filtro banca “Questões Inéditas” e o filtro cargo “Questões Inéditas Literais”:
Questões inéditas literais
  • Por fim, para encontrar as Rodadas Avançadas, você deve selecionar o filtro banca “Questões Inéditas” e o filtro “Rodadas Avançadas (EC)”. Contudo, se você selecionar apenas esse filtro pai, nenhuma questão será exibida. Você deve selecionar individualmente a rodada avançada específica que você deseja resolver. Por exemplo: se você deseja resolver a 2ª rodada avançada da área fiscal, você deve selecionar esse filtro da seguinte forma:
Rodadas avançadas

Se você quiser resolver TODAS as rodadas avançadas da área fiscal, você deverá selecionar TODOS os ramos mais específicos desse filtro:

Rodadas avançadas - seleção global

Filtro Formação Específica

O filtro “Formação Específica” deve ser utilizado quando você quiser filtrar questões cujo edital da prova tenha exigido determinada formação profissional.

Se você, por exemplo, quiser encontrar questões cujo edital tenha exigido a graduação em Engenharia Civil, você pode buscar por essa formação específica:

Conhecendo o SQ - Filtro formação específica

Filtro Órgão

Quando você quiser filtrar as questões de concurso de determinado órgão, você pode fazer a busca através desse filtro. As questões de todos os concursos da Receita Federal, por exemplo, podem ser encontradas do seguinte modo:

Conhecendo o SQ - Filtro "Órgão"

Atente-se para o fato de que ao filtrar o órgão sem especificar o cargo, todas as questões de todos os cargos daquele órgão serão exibidas.

Filtro Área

Esse é um filtro muito utilizado pelos alunos! Através dele você consegue filtrar as questões de todos os concursos da sua área de estudos (fiscal, tribunais, magistratura, etc…). Temos um total de 44 áreas diferentes cadastradas em nosso sistema:

Conhecendo o SQ - Filtro área

Filtro Dificuldade

Esse filtro pode ser muito útil dependendo da fase em que você está nos seus estudos. Caso seja um concurseiro iniciante, pode ser que opte por resolver apenas questões mais fáceis. Conforme sinta mais segurança, poderá optar por resolver questões mais desafiadoras, com maior grau de dificuldade.

Conhecendo o SQ - Filtro dificuldade

Filtro Escolaridade

Outra forma de, indiretamente, aumentar a dificuldade das questões resolvidas por você é através do filtro de escolaridade. Usualmente, as questões de nível superior tendem a ser mais difíceis ou mais bem elaboradas em comparação com as de nível médio ou fundamental.

Filtro Escolaridade

Filtro Ano

Outro filtro importantíssimo e muito usado pelos alunos! Você pode escolher resolver apenas as questões mais recentes e que reflitam o perfil atual das bancas, do órgão e/ou da sua área.

Temos mais de 1 milhão de questões cadastradas em nosso sistema cujas provas ocorreram nos últimos 5 anos (2015 a 2020). Aproveite!

Filtro Região

Esse filtro pode ser bem interessante, especialmente se você deseja encontrar questões de concursos de algum Estado ou município específico.

Filtro região (Estado)
Filtro região (município)

Filtros de Exclusão

Os filtros de “Excluir da busca” são de extrema importância para a sua resolução de questões em nosso SQ. Vamos passar individualmente por cada um deles:

Conhecendo o SQ - Filtro de exclusão
  • Excluir da busca: DESATUALIZADAS

Muitas vezes, alguns temas que caem em concurso têm o entendimento alterado ao longo do tempo. Isso acontece bastante em questões de legislação, questões que cobram conhecimentos jurisprudenciais, etc.

Por isso, diversas questões tornam-se desatualizadas, de tal forma que, com os conhecimentos atuais referentes ao assunto, o aluno não é capaz de chegar à solução dada pela banca examinadora à época.

Diante disso, esse filtro é extremamente importante caso você queira excluir da sua busca esse tipo de questão.

  • Excluir da busca: ANULADAS

Caso você queira excluir do seu caderno ou busca as questões que foram anuladas pela banca examinadora, basta selecionar esse filtro de exclusão.

  • Excluir da busca: CERTO/ERRADO

Se você exclui da sua busca as questões do tipo CERTO/ERRADO, irão aparecer somente dois tipos de questão: as questões de MÚLTIPLA ESCOLHA (ABCD ou ABCDE) e as questões DISCURSIVAS.

  • Excluir da busca: MÚLTIPLA ESCOLHA

Se você exclui da sua busca as questões do tipo MÚLTIPLA ESCOLHA, irão aparecer somente dois tipos de questão: as questões de CERTO/ERRADO e as questões DISCURSIVAS.

Porém, se você seleciona, simultaneamente, os filtros de exclusão CERTO/ERRADO e MÚLTIPLA/ESCOLHA, você encontrará apenas as questões discursivas.

Atualmente, temos aproximadamente 12 mil questões discursivas em nossa plataforma:

Questões discursivas
  • Excluir da busca: SEM SOLUÇÃO

Ao excluir as questões sem solução, você excluirá da sua busca todas as questões que ainda não foram solucionadas, DE MODO ESCRITO, pelos nossos professores. Nós temos aproximadamente 850 mil questões com solução escrita no SQ:

Solução escrita
  • Excluir da busca: SEM SOLUÇÃO POR VÍDEO

Estamos adicionando muitas soluções em vídeo às nossas questões do SQ. Caso você queira encontrar apenas as questões que POSSUEM solução em vídeo, basta você acionar esse filtro de exclusão. Deste modo, todas as questões sem solução em vídeo serão excluídas da sua busca.

  • Excluir da busca: SEM MATÉRIA/ASSUNTO

Embora a maior parte das questões cadastradas em nossa plataforma já possua alguma matéria ou assunto associado a ela, é possível que algumas questões ainda não tenham sido classificadas. Para retirar essas questões da sua busca, basta selecionar esse filtro de exclusão.

  • Excluir da busca: AS QUE ACERTEI

Se você quiser excluir da sua busca as questões que você já solucionou e ACERTOU, selecione esse filtro. Deste modo, aparecerão apenas as questões que você ERROU e as que você ainda NÃO RESOLVEU.

  • Excluir da busca: AS QUE ERREI

Se você quiser excluir da sua busca as questões que você já solucionou e ERROU, selecione esse filtro. Deste modo, aparecerão apenas as questões que você ACERTOU e as que você ainda NÃO RESOLVEU.

Contudo, atenção! Caso queira excluir tanto as questões que você ERROU, quanto as questões que você ACERTOU, para que apareçam somente as questões NÃO RESOLVIDAS, basta que você selecione, simultaneamente, os filtros de exclusão “As que acertei” e “As que errei”.

Importância dos filtros na resolução de questões

Saber usar corretamente os filtros do SQ é de suma importância para os seus estudos. Encontrar as questões que atendem às suas necessidades fará uma grande diferença na sua preparação.

Esperamos que as explicações desse artigo tenham sido úteis para esclarecer quaisquer dúvidas que poderiam existir a respeito dos nossos filtros!

Nos vemos na próxima semana com mais um artigo da nossa série “Conhecendo o SQ”! Até lá!

Assinatura do Sistema de Questões

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.