Artigo

Concursos para Perito Criminal: 193 vagas autorizadas

concursos para Perito Criminal editais iminentes
Perito Criminal Oficial realizando exame de local de crime.

Como havíamos previsto, o ano passado foi recheado de oportunidades para Perito Criminal. A boa notícia é que 2024 não está sendo diferente. Quatro grandes concursos estão em andamento: Polícia Científica PR com 30; Polícia Civil TO com 60; Politec PE com 77; e Polícia Civil MG com 26 vagas para Perito.

Além disso, o número de vagas autorizadas e/ou anunciadas para os próximos editais é elevadíssimo ano que já somam 483 vagas, 193 delas já autorizadas. Quatro estados estão com concursos autorizados ou anunciados: Pernambuco, Tocantins, Minas Gerais e Pará. Muita coisa, não é mesmo?

Concursos Peritos Criminais: remunerações

Os salários iniciais podem ultrapassar os 16 mil reais. Se planeje, execute um bom plano de estudo continuado e garanta uma dessas vagas.

Os Peritos Criminais Oficiais são os responsáveis por analisar a autenticidade de documentos; encontrar, analisar e interpretar os vestígios materiais de cenas de crime e acidentes; examinar drogas apreendidas e amostras biológicas, identificando as substâncias presentes; proceder exames de confronto genético; avaliar a eficiência de armas de fogo e realizar o confronto balístico entre armas e projéteis balísticos; extrair informações contidas, em dispositivos de informática; dentre várias outras atribuições cujos resultados, traduzidos em laudos periciais, auxiliarão na investigação criminal e na persecução penal como um todo.

Se você tem nível superior e é um admirador da atuação dos Peritos Criminais, então considere se tornar um. O ano 2023/2024 serão cheios de oportunidades em concursos para Perito Criminal. Nesse artigo trago uma coleção de informações úteis para quem deseja se preparar para essas oportunidades, tais como pré-requisitos para os cargos, previsões de editais, disciplinas cobradas, estatísticas e, é claro, estratégias para sua preparação.

Para quem ainda não me conhece, sou o Prof. Diego Souza e, assim como muitos de vocês, também sonhava em ser Perito Criminal. Sonho alcançado com aprovação em 2º lugar para Perito Criminal/Química da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em setembro de 2017, concretizado com a nomeação em dezembro do mesmo ano. Como temos muito o que discutir aqui hoje, vamos ao que interessa: informações sobre concursos para Perito Criminal.

Quais e para onde serão as próximas oportunidades?

mapa dos concursos para peritos criminais
Mapa – Concursos para Perito Criminal autorizados e previstos.

Apresento na tabela abaixo um panorama sobre os concursos para Perito Criminal já autorizados e os que são mais esperados, com as respectivas remunerações iniciais, baseado no contracheque do último Perito Criminal nomeado em cada instituição (créditos à @farmaconcurso). Um pouco mais a frente demonstrarei porque vale a pena estudar para os editais mais próximos de serem publicados mesmo que seu objetivo principal seja Perito Criminal em outra unidade da federação ou até mesmo Polícia Federal.

Tabela de concursos para perito criminal autorizados e previstos.
Tabela – Concursos para Perito Criminal autorizados e previstos.

Apresento abaixo algumas notícias recentes sobre os concursos listados acima para quem estiver interessado em maiores detalhes sobre a situação de cada um:

Quem pode concorrer em concursos para Perito Criminal?

Talvez seja a primeira pergunta que muitos fazem. Afinal você precisa saber se a sua formação é adequada para concorrer ao cargo de Perito Criminal. De início, é necessário saber que, para ocupar o cargo de Perito Criminal Oficial, é exigido nível superior. Veja o que traz a Lei 12.030 de 2009:

Art. 5o  Observado o disposto na legislação específica de cada ente a que o perito se encontra vinculado, são peritos de natureza criminal os peritos criminais, peritos médico-legistas e peritos odontolegistas com formação superior específica detalhada em regulamento, de acordo com a necessidade de cada órgão e por área de atuação profissional.

Em geral, há uma tendência em se exigir algumas formações específicas, sobretudo formações mais científicas e/ou tecnológicas. No entanto, o concursos para Perito Criminal de alguns estados ainda aceitam nível superior em qualquer área de formação, a exemplo do estado da Bahia para os cargos “Perito Técnico de Polícia Civil” e “Perito Criminalístico”.

perito criminal formação superior formações específicas
Perito Criminal em laboratório forense.

Como não sei a sua formação superior, para facilitar a sua vida, listo, na tabela abaixo, os concursos já autorizados e os esperados para os próximos dois anos, com as respectivas formações de nível superior que são aceitas em cada estado.

Os cursos mais amplamente aceitos são as engenharias, física, farmácia, química, biologia, odontologia, tecnologia da informação, contabilidade e medicina. Este último mais especificamente para o cargo de Perito Médico Legista.

No entanto, existem particularidades. No estado de São Paulo, por exemplo, são aceitas formações superiores em Fonoaudiologia, Geografia, Medicina Veterinária, Museologia, Nutrição e Direito. Para o estado da Paraíba, são aceitos Geógrafos, Fonoaudiólogos e Psicólogos. No Paraná, a lista de formações aceitas é ainda mais extensa como podemos observar no quadro abaixo. Por fim, vale ressaltar que é aceito nível superior em qualquer área de formação para os estados de Minas e Bahia.

tabela para os cargos em perícia criminal
Tabela – Formações exigidas para exercício do cargo de Perito Criminal.

Quais disciplinas são cobradas em concursos para Perito Criminal?

As disciplinas do conhecimento básico comuns à maioria dos concursos periciais são: língua portuguesa, raciocínio lógico, informática, noções sobre os direitos administrativo, constitucional, penal e processual penal. As disciplinas do conhecimento específico variam um pouco mais, pois, em geral, a concorrência é por especialidade (formação).

Por exemplo, são ofertadas vagas específicas para farmacêuticos que só os profissionais da área podem concorrer e o mesmo acontece para as demais especialidades. No entanto, em alguns estados, a exemplo de São Paulo e Bahia, o conhecimento específico é comum a várias especialidades, ou seja, profissionais com diferentes formações precisam estudar o mesmo conteúdo programático e concorrem às mesmas vagas.

Nesses casos, para equalizar as chances entre as diferentes formações, o conteúdo específico corresponde a um pouco de conteúdo de várias áreas do conhecimento.

Observe na tabela abaixo que grande parte do conhecimento básico é comum aos vários estados que podem lançar editais em breve. Isto significa que, mesmo que você não alcance a aprovação no primeiro deles, poderá aproveitar boa parte do conteúdo estudado para a próxima oportunidade de concurso para Perito Criminal.

Essa é, na verdade, a orientação de vários professores e coachs: estude para os concursos de uma área para aumentar suas chances de aprovação. Nesse contexto, temos a área dos concursos periciais. Lembrem-se: dedicar-se para apenas um edital será muito arriscado.

quadro de cargos na perícia em diversos estados
Quadro com disciplinas cobradas em concurso para Perito Criminal.

Quais as etapas do concurso para Perito Criminal?

Os concursos para Perito Criminal são compostos normalmente pelas seguintes etapas:

  • Prova objetiva;
  • Prova discursiva;
  • Investigação social e criminal (sindicância de vida pregressa);
  • Avaliação médica;
  • Teste de aptidão física (TAF);
  • Prova de títulos; e
  • Curso de Formação (CF).

Todas as fases merecem atenção, pois, a exceção da prova de títulos que é apenas classificatória, em todas você poderá ser eliminado. Mesmo assim, chamo atenção para as duas primeiras: provas objetiva e discursiva, as quais serão as mais determinantes para sua aprovação. Muitos me chamarão de louco por estar supervalorizando essas duas etapas em detrimento das demais.

Alguns vão dizer “Professor, se eu não passar no TAF, não vou chegar ao Curso de Formação!”. É verdade, mas vamos deixar os números falarem um pouco. No penúltimo concurso da PF, 98,5% dos candidatos foram eliminados na prova objetiva. Sim! Número elevadíssimo, não é mesmo?

Para entender esse número é bem simples. Imagine a seguinte situação hipotética e factível em concursos periciais. Você está concorrendo para uma especialidade para qual estão previstas 3 vagas imediatas mais cadastro reserva e se inscreveram 1200 candidatos.

Suponha ainda que serão corrigidas as redações dos candidatos correspondentes a 8 vezes o número de vagas imediatas, ou seja, 24 redações. Nesse caso, cerca de 1176 pessoas [que corresponde a 98% dos 1200 inscritos] não terão as discursivas corrigidas e estarão, portanto, eliminadas do certame.

Você, leitor perspicaz, já percebeu que a maior parte da sua energia inicial deverá ser gasta na preparação para a prova objetiva de Perito Criminal. Exato! Os dados dizem que você está corretíssimo… Suas chances dependerão de um bom domínio das diferentes matérias cobradas como conhecimentos específicos, português, raciocínio lógico, informática e os direitos constitucional, administrativo, penal e processual penal.

Não estou dizendo para você não se preocupar com as demais etapas, mas tenha em mente que a prova objetiva é a peneira mais fina. Depois dela, se você dedicar com afinco, terá boas chances de chegar ao Curso de Formação e, em seguida, tomar posse. Agora vamos falar da outra fase para qual precisa ter atenção redobrada.

Prova discursiva: Como se preparar?

preparação para prova discursiva para Perito Criminal
Preparação para provas discursivas de concursos para Perito Criminal.

No concurso para Perito Criminal da PF, cerca de 17% dos 1,2% que passaram na objetiva foram reprovados na prova discursiva.

Esse índice é relativamente alto, pois a aprovação do candidato na discursiva independia do desempenho de seus concorrentes, sendo suficiente obter nota mínima de 6,5 pontos (50% da pontuação máxima).

Além disso, é esperado que os candidatos aprovados na prova objetiva (menos que 2% dos candidatos mais bem preparados) possuam conhecimentos razoáveis dos conteúdos teóricos do edital, não é mesmo? Outro dado curioso é que alguns desses candidatos chegam a ZERAR a prova.

Uma vez compreendido que um bom desempenho na discursiva é esperado para os aprovados na objetiva, nos resta entender quais motivos podem ter levado à reprovação de 17,1% desses candidatos e o que você pode fazer para estar dentre os outros 82,9% aprovados nessa etapa.

Infelizmente esses motivos não são extraíveis dos resultados publicados dos concursos, mas podemos destacar três principais motivos: fuga de tema, dificuldade de estruturação das ideias e tempo insuficiente para resolução das provas objetivas e discursivas em um mesmo período.

O meu intuito não é dar dicas de como fazer uma boa prova discursiva, mas sim alertá-los para o risco de reprovação nessa etapa. Vários outros professores aqui do Estratégia, mais gabaritados no assunto, podem lhe orientar na preparação para essa fase. Segue algumas dicas mais gerais e iniciais:

  • estude por bons materiais;
  • adquira bons conhecimentos da parte específica do conteúdo programático;
  • escolha possíveis temas e pratique simulando a prova discursiva e cronometrando o tempo gasto;
  • envie suas questões discursivas respondidas para um professor corrigir;
  • no dia da prova, siga exatamente (de preferência na mesma ordem) os comandos da banca (tópicos listados pela banca que devem estar na sua resposta).

Muitos candidatos se queixam que seus recursos em provas discursivas quase nunca são aceitos ou quase não modificam a sua pontuação… será que essa afirmação tem fundamento? Nesse sentido, existe obviamente variações entre diferentes concursos e, principalmente, entre diferentes bancas organizadoras. Vamos novamente tomar como exemplo penúltimo concurso da PF, para o qual realizei levantamento estatístico.

A nota média geral na discursiva passou de 9,0 para 9,2 pontos após os recursos, o que corresponde a um aumento de apenas 2,5% na nota. No entanto, observar o aumento da pontuação média geral não é o mais adequado, já que muitos candidatos não apresentam recursos na prova discursiva.

Se consideramos apenas os candidatos que tiveram sua pontuação modificada, a nota passou de 7,8 para 9,1 pontos, o que corresponde a um aumento médio de 17% ou 1,33 pontos. Esse aumento de pontuação médio pode ser decisivo para a convocação para o curso de formação. Acredito que, após a apresentação desses resultados, você esteja convicto de que vale muito a pena entrar com recurso na prova discursiva.

Claro que já terá investido um bom tempo e dinheiro caso seja aprovado na prova objetiva. Por isso, não arrisque! A minha dica é que procurem a assessoria de professores renomados no assunto para auxiliá-los na elaboração dos recursos, o que potencializará suas chances de aumentar a pontuação na discursiva.

Abro um parêntese rapidamente para contar minha experiência pessoal no assunto. No concurso de Perito Criminal da PCDF em 2016, eu não consegui finalizar a resolução da prova objetiva por dois motivos: sou um pouco lento, e valorizei a resolução das quatro questões discursivas que valiam 100 pontos.

No resultado definitivo da objetiva eu constava como 25º colocado. Obtive 81,61 pontos no resultado preliminar da prova discursiva, passando para a 4ª posição e, após os recursos, minha nota subiu para 85,62, alcançando a 2ª posição. Na minha área, Química, o concurso ofertava 2 vagas imediatas e 6 cadastro reserva.

Dicas para Estratégias de estudo

Se você almeja tornar-se Perito Criminal, considere fazer os concursos cujas publicações de edital estão muito próximas. Ter uma ou duas prova no horizonte pode ser um bom pontapé inicial para os estudos. Além disso, muito conteúdo é comum a esses dois concursos.

Assim você irá acumular conhecimentos da parte básica e específica que serão úteis também para as próximas oportunidades que aparecerão em 2022 e 2023. As ótimas remunerações, acima de 10 mil reais para maioria dos estados são ótimas notícias aos candidatos que almejam ser Perito Criminal.

Acredito que, em sua leitura até aqui, você já tenha extraído algumas informações importantes para seu planejamento. Agora quero repassar algumas dicas, estratégias e ferramentas ensinadas pelos nossos melhores Peritos, quando o assunto é preparação, nossos coaches.

Se você é um concurseiro iniciante, recomendo a leitura do seguinte artigo:

Para todos os concurseiros, independentemente do seu nível, recomendo o artigo abaixo que é específico para área pericial e traz um panorama geral de como se preparar para esses concursos, apresentando dicas, ferramentas, matérias e sugestões para o seu planejamento de estudo.

Artigo:

Por fim, é sempre um estímulo ouvir o relato de outras pessoas sobre suas jornadas até a aprovação, sobretudo de pessoas que alcançaram o mesmo cargo que desejamos. Por isso, compartilho no link abaixo o relato muito interessante do Prof. Vinícius Lima, coach aqui do Estratégia, Perito Criminal e meu colega de trabalho na PCDF.

Vou ficando por aqui. Deixem seus comentários sobre quais concursos pretendem prestar, para qual especialidade e quais informações adicionais gostaria de ler em nossos artigos sobre concursos para Perito Criminal. Deixo os link abaixo dos cursos completos (PDF + VÍDEO AULAS) para aqueles que pretendem concorrer a uma vaga de Perito Criminal.

Bons estudos!

Prof. Diego Souza

Quer estudar para os concursos de Perito Criminal?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá André. Tenho um outro artigo aqui no site em que dou dicas sobre a preparação.
    Diego Souza em 14/11/20 às 16:34
  • Valeu, Joeme, pela contribuição... A questão em torno disso é que há jurisprudência favorável aos licenciados, independentemente do edital.
    Diego Souza em 14/11/20 às 16:33
  • Olá, Beatriz! Com certeza. Assista o vídeo no meu canal do Youtube em que falo sobre conciliar faculdade e estudo para concursos.
    Diego Souza em 14/11/20 às 16:32
  • Excelente artigo. Tenho uma dúvida, sou estudante de engenharia término a minha graduação em julho/2022 acha que é cedo para começar a me preparar para o concurso de Perícia? Obrigada
    Beatriz em 14/11/20 às 10:57
  • Olá Diego Souza Permita -me fazer apenas uma pequena retificação. No último edital para perito criminal da PC - SP, não foi dito especificamente que o candidato deveria ter o "nível superior" (que abrangeria também a Licenciatura), mas falava sim de "bacharel" (excluindo que tivesse apenas a licenciatura).
    Joeme Alves em 06/10/20 às 18:17
  • Olá! Sou Medica veterinária, quero prestar concurso para perito federal criminal. Quais editais estão para abrir que aceitam minha profissão? Att.
    Ana Ferreira em 23/09/20 às 13:16
  • Olá, sou cirurgião-dentista e gostaria de prestar concurso para perito criminal, odontolegista e perito odontolegista também. Gostaria de saber quais estratégias de estudos vocês recomendam, pois vi que os conteúdos são bem extensos. Aguardo orientações assim que possível, obrigado.
    Eduardo de Paula Timoteo em 19/09/20 às 21:19
  • Sou da área contábil, qual são os passos para a preparação para ser perito criminal no Estado de São Paulo ou do Paraná?
    André Maury Oliveira em 30/08/20 às 11:33
  • Agora estou cursando engenharia de bioproceso e biotecnologia. Me interessei bastante na perícia. Mas posso fazer o concurso com meu curso ? Em qual área?
    Adriana Oliveira Soares em 29/07/20 às 10:39
  • No geral, qual o limite de idade desses concursos?
    Marcio Duarte em 28/07/20 às 23:40
  • Olá, eu tenho muito interesse no cargo de perito criminal, gostaria de saber se a tabela da graduação necessária para o estado do PR está atualizada?? Obrigada
    Rebeca em 28/07/20 às 12:39
  • Obrigado, Priscila!
    Diego Souza em 17/07/20 às 21:25
  • excelente matéria!
    Priscila Felix em 08/07/20 às 06:07
  • Em tese, pode sim, pois tem todas as atribuições do químicos. Em geral, aceitam, mas, se não, só na via judicial.
    Diego Souza em 07/07/20 às 19:42
  • Não há idade máxima. Alguns poucos concursos não exigem TAF, a exemplo do concurso do ITEP-RN que está para sair.
    Diego Souza em 07/07/20 às 19:41
  • Olá, Patrícia. Sim, mudou! O próximo concurso será para o ITEP-RN.
    Diego Souza em 07/07/20 às 19:41
  • Olá, estou focada em realizar meu sonho, que é ser perita criminal, mas sou formada e administração, e onde moro, Porto Alegre, o concurso é para graduações específicas, então vou tentar em outros estados,minha pergunta é, em tempos de pandemia, alguma coisa mudou nesses cronogramas? Obrigada pelas dicas, muito legal teus esclarecimentos..
    Patrícia Rodrigues em 04/07/20 às 01:50
  • Ola, qual a idade maxima para ser perito criminal e todos tem que fazer o taf?
    shirleny em 24/06/20 às 10:54
  • Boa Tarde Diego, um Engenheiro Químico pode exercer o cargo de Perito Criminal em Química? Se o cargo exigir só o diploma em Química, como proceder? Saudações, Gustavo.
    Gustavo de Carvalho Pinheiro em 15/06/20 às 14:15
  • Nossa excelente artigo. Meus parabéns! Sou formada em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações e não vi no edital nenhuma vaga pra perito nessa área. Fiquei na dúvida se posso fazer pra Computação, por se tratar de uma área correlata à Telecomunicações. Obrigada!
    Fátima Elisa Monteiro em 12/06/20 às 10:59
  • Olá Vivian. Temos excelentes cursos preparatórios para Perito Criminal aqui na plataforma do Estratégia Concursos. Não desista dos seus sonhos e conte conosco!
    Diego Souza em 08/06/20 às 22:49
  • Olá Diego, me chamo Vivian sou engenheira civil formada a 7 anos pela UEFS- Universidade Estadual de Feira de Santana. Sempre tive a vontade de ser uma perita criminal porém sai da universidade indo direto pra o mercado de trabalho, deixando pra trás um grande sonho. Porém atualmente a realização desse sonho vêem crescendo dentro de mim, né fazendo acordar e correr atrás dele. Queria umas dicas de cursos on line já que aqui na cidade que eu moro é difícil achar bons cursos. Desde já agradeço a atenção e ajuda.
    Vivian Cabral Lima em 02/06/20 às 23:38
  • Olá Adilete. Não tem idade máxima. Sobre o curso de direito, não tenho essa informação pronta, vc precisaria consultar os editais dos estados que pretende concorrer.
    Diego Souza em 31/05/20 às 19:09
  • Olá Joriel. Infelizmente seu curso só seria aceito em estados que aceitam todas as formações, pois não é um curso que está no rol dos mais aceitos.
    Diego Souza em 31/05/20 às 19:08
  • Que bom que gostou !
    Diego Souza em 31/05/20 às 19:07
  • Olá Diego. Sou Dentista e já venho na pegada desses concursos há algum tempo. Há perspectiva de sair algum curso mais focado pra nossa área Perito odontolegal no Estratégia?
    Eryson Thiago Prado em 30/05/20 às 16:57
  • Muito obrigada pela disposição em preparar essa matéria, incentivando e orientando quem almeja esse caminho.
    Cecília Medeiros em 27/05/20 às 17:07
  • boa tarde primeiramente parabens pela materia me tirou algumas duvidas……porem uma sr manteve e agradeceria muito se me esclarese-se…….os cursos de tecnologo validam-me para que eu preste esse concurso nesse inicio de ano comecei o curso de tecnologo em Investigaçao Forense e Pericia Crimi al……porem existe uma grande duvida se este curso nos tornaria apto para o concurso……desde ja obrigado pela atençao
    Joriel Reis em 20/05/20 às 15:31
  • Olá ! Será que já tem previsão para São Paulo?
    Vera Alves em 11/05/20 às 14:48
  • Boa noite Diego. Gostaria de tirar algumas dúvidas contigo. seria esclarecer qual a idade máxima para perigo criminal e em um segundo momento; saber quais os estados do Brasil que aceitam a graduação de Direito para o cargo de Perito Criminal. Desde já agradeço a cordial atenção, aguardando a resposta. Adilete Gonçalves.
    Adilete em 30/04/20 às 00:51
  • boa noite primeiramentecparabens pela materia me tirou algumas duvidas......porem uma sr manteve e agradeceria muito se me esclarese-se.......os cursos de tecnologo validam-me para que eu preste esse concurso ?....siu formado em Gestao de Segurança Privada e nesse inicio de ano comecei o curso de tecnologo em Investigaçao Forense e Pericia Crimi al......porem existe uma grande duvida se este curso nos tornaria apto para o concurso......desde ja obrigado pela atençao
    Douglas em 21/04/20 às 01:44
  • Diego, olá. Primeiro obrigada pelo artigo. Segundo, fiquei com dúvida sobre a escolaridade, sou engenheira de produção e tenho mestrado em engenharia de materiais, saberia me dizer se me enquadro no concurso para perito do estado do amazonas? Citei essa região do país por que justamente não é citado nem o curso de engenharia de produção e fiquei na dúvida como que o meu mestrado se enquadra nesse tipo de concurso. Muito obrigada.
    Veridiana Lopes em 10/04/20 às 19:02
  • Olá Sara. Apenas nos estados que permitem qualquer formação superior. Não é um curso dentre os mais aceitos para Perito.
    Diego Souza em 15/03/20 às 23:06
  • Olá Natanaelma. Apenas nos estados que permitem qualquer formação superior. Infelizmente esse não é um curso de ampla aceitação para os cargos de perito, a exemplo de química, física, farmácia, engenharias, etc.
    Diego Souza em 15/03/20 às 23:05
  • Olá Tiago. No site da banca.
    Diego Souza em 15/03/20 às 23:05
  • Olá Tainá. Existem sim. Há uma vontade no DF de incluir medicina veterinária na lista de formações aceitas para Perito Criminal da PCDF.
    Diego Souza em 15/03/20 às 23:05
  • Olá Warley. Apenas nos estados que permitem qualquer formação superior.
    Diego Souza em 15/03/20 às 23:04
  • Olá Rafaela. Ainda não. Existe expectativa para 2020 ou 2021.
    Diego Souza em 15/03/20 às 23:03
  • Ainda sem mtas novidades, mas há previsões boas para 2020.
    Diego Souza em 15/03/20 às 23:02
  • Olá Andrielli. Apenas nos estados que permitem qualquer formação superior.
    Diego Souza em 15/03/20 às 23:02
  • Olá Gustavo. Temos outras previsões conforme o teor do artigo, mas ainda estamos aguardando novas novidades para atualizá-las por aqui.
    Diego Souza em 15/03/20 às 23:01
  • Bom dia, estamos em março e até agora nenhum edital saiu ou foi autorizado, além do edital do RJ. As expectativas se mantém? Houve alguma mudança desde dezembro?
    Gustavo em 11/03/20 às 17:17
  • NÃO VEJO AULAS PARA ENGENHARIA MECANICA
    JOSE DE OLIVEIRA em 09/03/20 às 15:28
  • Boa noite Já tem material para engenharia elétrica?
    Wagner em 05/03/20 às 23:01
  • Diego, muito obrigado pela elucidação e didatização presentes no texto. Me ajudou muito. Cursei Biologia, ainda resta-me cursar Física, Química, Matemática e Medicina... Estou amando uma pós em Ciências Forenses e Perícia Criminal... Até agora, me aventurei e me identifiquei mais com o componente de Física e Química Forense... Estou ansioso por Biologia Forense e Reconstrução Facial.
    Reynan em 03/03/20 às 12:49
  • Boa tarde Estou cursando Relações Internacionais, não tem chances para ser Perito ?
    Andrielli em 02/03/20 às 15:25
  • Bom dia, alguma atualização?
    Gustavo de Carvalho Pinheiro em 02/03/20 às 10:41
  • olá, gostaria de saber se já saiu o edital pra MG?
    rafaela rossi em 27/02/20 às 17:12
  • Olá! meu nome é Warley sou formado em EDUCAÇÃO FÍSICA e gostaria de fazer o concurso para PERITO OFICIAL CRIMINA. Levando-se em consideração todo esse panorama de previsões de abertura de editais do concurso para PERITO CRIMINAL, gostaria que me indicasse qual(is) possível(is) estado(s) que abrirá(ão) o concurso para PERTIO OFICIAL CRIMINAL para que eu possa me preparar com total solidez e segurança que o meu curso de EDUCAÇÃO FÍSICA é aceito para concorrer a uma vaga do referido concurso. OBS: Me informei por exemplo, que os estados de MG e BA ofertam vagas generalistas para o concurso. Existem outros estados que eu possa me ater para eu fazer a devida preparação levando em consideração a minha formação em EDUCAÇÃO FÍSICA para concorrer a essa vaga do concurso de PERITO? Att, Warley Gleison Dias.
    Warley Dias em 10/02/20 às 22:55
  • Olá, boa tarde. Eu estou estou quase concluindo minha formação em Medicina Veterinária, mas já há algum tempo meu interesse é a Perícia Criminal. Eu moro no DF também e queria saber se há alguma possibilidade de abrirem vaga, para o meu curso, em concursos por aqui. Desde já, obrigada.
    Tainá em 07/02/20 às 14:23