Artigo

Quais Concursos para Delegado não exigem atividade jurídica?

A maioria dos grandes concursos jurídicos, a exemplo daqueles para Magistratura e Ministério Público, exigem tempo de atividade jurídica. O mesmo ocorre com muitos certames para Delegado de Polícia. Porém, neste último caso, assim como ocorre com algumas Defensorias e Procuradorias Estaduais este requisito não é necessariamente exigido.

Isto porque, diferentemente do que acontece com as carreiras de Juiz de Direito e de Promotor de Justiça, que possuem determinações constitucionais específicas quanto à essa exigência (artigos 93 e 129 da CF/88, respectivamente), os órgãos de Polícia dos Estados não possuem uma determinação padrão que a estabeleça obrigatoriamente.

Por essa razão, assim como também ocorre com outros certames jurídicos, a exigência ou não do tempo de prática jurídica acaba variando de acordo com cada unidade federativa. Outro fator que varia também é o tempo da atividade (podendo ser de dois ou três anos), o momento de comprovação (inscrição definitiva ou posse) e o tipo de atividade (jurídica ou policial).

Especificamente para os concursos de Promotor e Juiz, o tempo mínimo três anos de atividade jurídica passou a ser uma exigência para os bacharéis em direito após a Emenda Constitucional 45/2004. Nesses casos, o tempo deve ser comprovado após a obtenção do grau de bacharel até a inscrição definitiva, obrigatoriamente.

Para regulamentar essa prática, o artigo 59 da Resolução n.º 75/2009 do Conselho Nacional de Justiça, criou um rol de atos que podem ser considerados atividade jurídica para os concursos da Magistratura. Para saber quais são eles, clique aqui.

Quanto aos certames para Promotor de Justiça, além dessas últimas hipóteses, a Resolução n.º 40/2009 do Conselho Superior do Ministério Público (CNMP), aceita também como tempo de prática jurídica os cursos de pós-graduação em Direito, com, no mínimo, um ano de duração e carga horária total de 360 horas-aulas, autorizados ou supervisionados pelo Ministério da Educação, desde que concluídos com aprovação.

Tal hipótese, inclusive, chegou a ser contestada pelo Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, sendo recentemente mantida pelo Supremo Tribunal Federal, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade n.º 4219, em que foi dada ao CNMP, em sua atividade regulamentadora, a liberdade de cumprir o comando da Constituição com cursos de pós-graduação.

No que tange aos concursos policiais, a exigência de três anos de atividade jurídica ou policial, comprovada no momento da posse, se dá obrigatoriamente para os concursos para Delegado Federal, nos termos do artigo 2º-B da Lei 9.266/1996, incluído em 2014 por uma Medida Provisória depois convertida em lei.

Já em relação aos concursos para Delegado de Polícia Civil dos Estados, como apontado anteriormente, a exigência ou não do período decorre de disposições locais de cada um dos órgãos. Neste caso, vejamos quais estados exigem e quais não exigem atividade jurídica.

Concursos para Delegado que exigem atividade jurídica:

Estado Ano do último concurso BancaTempo de atividade jurídica ou policial
Acre2017IBADE3 anos
Amazonas2009CETAM3 anos
Distrito Federal2014UNIVERSA3 anos
Espírito Santo2019INSTITUTO ACESSO3 anos
Pernambuco2016CESPE3 anos
Rio Grande do Sul2018FUNDATEC3 anos
São Paulo2018VUNESP2 anos
Polícia Federal2021Cebraspe3 anos
Concursos COM atividade jurídica

Concursos para Delegado que NÃO exigem atividade jurídica:

Estado Ano do último concurso Banca
Alagoas2012CESPE
Amapá2017FCC
Bahia2018VUNESP
Ceará2014VUNESP
Goiás2018UEG
Maranhão2017CEBRASPE
Mato Grosso2017CESPE
Mato Grosso do Sul2017FAPEMS
Minas Gerais2018FUMARC
Pará2016FUNCAB
Paraíba2009CESPE
Paraná2020UFPR
Piauí2018NUCEPE
Rio de Janeiro2012FUNCAB
Rio Grande do Norte2008CESPE
Rondônia2014FUNCAB
Roraima2018VUNESP
Santa Catarina**2014ACAFE
Sergipe2018CESPE
Tocantins2014AROEIRA
Concursos SEM atividade jurídica

**A Assembleia Legislativa de Santa Catarina encaminhou para a sanção do Governador do Estado, Carlos Moisés, o Projeto de Lei Complementar n.º 30/2019, alterando o parágrafo 2º do artigo 28 da lei do Plano de Carreira da Polícia Civil de Santa Catarina.

A alteração passa a instituir a exigência de comprovação de 3 anos de atividade jurídica ou policial para ingresso no cargo de Delegado de Polícia Civil. A medida já constava na LC 453/2009 desde o ano passado, quando foi sancionada a LC 737/2019 pela Assembleia Legislativa do Estado.

Como é possível perceber, todavia, a quantidade de concursos para Delegado de Polícia Civil que não exigem tempo de comprovação de atividade jurídica é significativamente superior a dos que exigem. Por isso, se você é formado em Direito e tem o sonho de integrar a carreira policial, retome seus estudos agora mesmo!

Quer estudar para Concursos para Delegado?

O Estratégia Carreira Jurídica é campeão de aprovações nos concursos para Carreiras Jurídicas com um corpo docente qualificado e materiais completos. Conheça nossos cursos e garanta sua aprovação:

Cursos Regulares – Delegado de Polícia Civil

Assinatura Jurídica

Estude com a maior assinatura jurídica! Cursos on‑line completíssimos em PDFs e videoaulas, com conteúdo teórico didático, legislação e jurisprudência analisados, resolução de inúmeras questões e resumos ao final de cada aula.

ACESSE: Assinatura Jurídica

Sistema de Questões – Concursos para Delegado

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Participe de nossos grupos no Telegram

Fique por dentro de todos os concursos:

Quer ficar em dia com as principais novidades no mundo dos concursos públicos? Confira os principais concursos com inscrições abertas, além de editais previstos para o 2º semestre de 2020 e início de 2021:

Concursos abertos

Concursos de Direito

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.