Artigo

Concurso INSS: Presidente do órgão confirma pedido ao Ministério da Economia

Número de cargos vagos no INSS passa dos 22 mil em 2019

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Renato Rodrigues Vieira, confirmou nesta sexta-feira, 12 de julho, o envio de solicitação de um novo concurso para o órgão ao Ministério da Economia.

Com um grave déficit de pessoal, a autarquia já perdeu mais de 3,3 mil servidores entre janeiro e maio deste ano: grande parte das vacâncias é decorrente de aposentadorias. Vale lembrar que o órgão já atingiu a incrível marca de 22 mil cargos vagos em 2019.

De acordo com o gestor, a abertura de um novo concurso depende agora da autorização do Ministério da Economia. Ainda em junho, em resposta à recomendação do MPF, o órgão havia afirmado que a situação fiscal do país dificultava o lançamento de um novo edital.

A Procuradoria da República do Distrito Federal prepara uma Ação Civil Pública para garantir na Justiça a abertura de concurso para o INSS. Com cerca de 34% de sua mão de obra próxima de se aposentar, o órgão deve enfrentar uma grave crise de pessoal.

O INSS tem lançado iniciativas para atenuar os efeitos da falta de servidores em todos os postos espalhados pelo país. Nesta semana foi implementada a informatização de 90 dos 96 serviços do Instituto, que poderão ser acessados pela internet.

Reforma da Previdência é aprovada em 1º turno

A Câmara dos Deputados aprovou em sessão realizada na última quarta-feira, 10 de julho, o texto-base da reforma da legislação previdenciária. A Proposta de Emenda Constitucional deverá ainda ser votada em 2º turno para seguir ao Senado Federal.

Os deputados reiniciaram a apreciação da matéria na quinta-feira, em sessão que avançou até a madrugada. O plenário da casa apreciou 11 destaques e alterou o texto-base na disciplina da pensão por morte, aposentadoria de policiais, dentre outros.

A Reforma da Previdência é apontada por especialistas e técnicos do Ministério da Economia como um passo fundamental para a recuperação das contas do país e a retomada da capacidade de investimento do Estado. Além disso, a aprovação da Reforma da Previdência pode indicar

MAIS INFORMAÇÕES – Concurso INSS

Quer estudar para INSS?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para o concurso:

CURSO INSS

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Faltou a conclusão no final... "(...) pode indicar"... indicar o quê?
    Jessica Lima em 12/07/19 às 13:32