Ministério da Economia diz que não vai autorizar o concurso INSS
Fernando Brito

Ministério da Economia diz que não vai autorizar o concurso INSS

De forma exclusiva e em primeira mão ao jornalismo do Estratégia Concursos, o Ministério da Economia afirmou que já respondeu à recomendação do Ministério Público Federal que pedia urgência na realização de um novo concurso INSS. O prazo para que a pasta se pronunciasse se encerrou na última terça-feira, 11 de junho.

De acordo com o comunicado do Ministério da Economia, a pasta informou que, por conta da situação fiscal do país, fica impossibilitada a autorização de um concurso para o INSS. No comunicado, o Ministério da Economia diz que está estudando medidas para melhorar e otimizar o trabalho no INSS, mesmo diante de uma situação no quadro pessoal que é problemática.

Há algumas semanas, o jornalismo do Estratégia Concursos chegou a entrar em contato com o Ministério da Economia para saber uma posição sobre a recomendação do Ministério Público Federal. Na ocasião, a pasta se limitou a dizer que não comentava processos em curso.

A ideia, segundo o Ministério da Economia, é tentar entender a situação do INSS, encontrar medidas que garantam a efetiva melhoria da oferta de seus serviços públicos. O pedido protocolado ainda em 2015 é para o provimento de mais de 7 mil vagas

Concurso INSS – situação atual

Atualmente, o INSS possui mais de 19 mil cargos vagos. De acordo com um levantamento feito pelo INSS repassado com exclusividade ao Estratégia Concursos, o órgão possui hoje 19.251 cargos vagos dentre os 45.711 previstos na carreira do Seguro Social.

Em nota técnica enviada ao então Ministério do Planejamento, o INSS elencava informações sobre a situação do quadro de pessoal do órgão. Na nota técnica, o INSS indicava que entre os anos de 2012 e 2018, quase 6 mil servidores se aposentaram. Além disso, mais de 1 mil foram exonerados ou tomaram posse em outros cargos…

vacâncias Técnico do seguro social
Concurso INSS: quadro demonstrativo sobre o quantitativo de vacâncias enviado ao Ministério da Economia em 2018

NOTA NA ÍNTEGRA

O Ministério da Economia (ME) já respondeu oficialmente o Ministério Público Federal (MPF), em relação à Recomendação nº 23, no que se refere à abertura de um concurso público para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A atual situação fiscal do país limita a atuação da Administração Pública em ações que acarretem impactos orçamentário-financeiros tanto para este ano quanto para os exercícios subsequentes, o que impossibilita a autorização realização de um concurso público para o INSS neste momento.

O ministério esclarece, ainda, que está trabalhando em conjunto com o INSS na implementação de alternativas para a melhoria do desempenho institucional. As medidas incluem, por exemplo, o mapeamento, otimização e automação de processos; a revisão de procedimentos e modernização de normativos internos; e a realocação de pessoal entre unidades do próprio órgão, de modo a atender as prioritárias e que garantam a melhoria da oferta de seus serviços públicos.

concurso inss
Concurso INSS: e-mail enviado à equipe de Jornalismo do Estratégia Concursos

SIGA: @jornalistadeconcursos

INFORMAÇÕES – Concurso INSS

Posts Relacionados

Compartilhe:

Fernando Brito

Fernando Brito

Jornalista com experiência em web, TV, impresso, assessoria de comunicação, mídias sociais, cerimonial e media training. Atualmente é responsável pelo jornalismo do Estratégia Concursos, atuando como analista de SEO e coordenador de conteúdo. Por dois anos foi repórter no G1, o site de notícias da Globo. Atuou ainda como repórter da editoria de esportes do Jornal Diário do Povo. Foi assessor de comunicação da Fundação Municipal de Saúde de Teresina-PI, e ainda fez trabalhos como freelancer tendo como clientes sindicato, políticos e autoridades públicas. Atuou ainda no treinamento de mídia (Media Trainning) de todo o secretariado da Prefeitura de Timon-MA e de gestores em saúde na Prefeitura de Teresina-PI.

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.