Notícia

Ministério da Economia diz que não vai autorizar o concurso INSS

De forma exclusiva e em primeira mão ao jornalismo do Estratégia Concursos, o Ministério da Economia afirmou que já respondeu à recomendação do Ministério Público Federal que pedia urgência na realização de um novo concurso INSS. O prazo para que a pasta se pronunciasse se encerrou na última terça-feira, 11 de junho.

De acordo com o comunicado do Ministério da Economia, a pasta informou que, por conta da situação fiscal do país, fica impossibilitada a autorização de um concurso para o INSS. No comunicado, o Ministério da Economia diz que está estudando medidas para melhorar e otimizar o trabalho no INSS, mesmo diante de uma situação no quadro pessoal que é problemática.

Há algumas semanas, o jornalismo do Estratégia Concursos chegou a entrar em contato com o Ministério da Economia para saber uma posição sobre a recomendação do Ministério Público Federal. Na ocasião, a pasta se limitou a dizer que não comentava processos em curso.

A ideia, segundo o Ministério da Economia, é tentar entender a situação do INSS, encontrar medidas que garantam a efetiva melhoria da oferta de seus serviços públicos. O pedido protocolado ainda em 2015 é para o provimento de mais de 7 mil vagas

Concurso INSS – situação atual

Atualmente, o INSS possui mais de 19 mil cargos vagos. De acordo com um levantamento feito pelo INSS repassado com exclusividade ao Estratégia Concursos, o órgão possui hoje 19.251 cargos vagos dentre os 45.711 previstos na carreira do Seguro Social.

Em nota técnica enviada ao então Ministério do Planejamento, o INSS elencava informações sobre a situação do quadro de pessoal do órgão. Na nota técnica, o INSS indicava que entre os anos de 2012 e 2018, quase 6 mil servidores se aposentaram. Além disso, mais de 1 mil foram exonerados ou tomaram posse em outros cargos…

vacâncias Técnico do seguro social
Concurso INSS: quadro demonstrativo sobre o quantitativo de vacâncias enviado ao Ministério da Economia em 2018

NOTA NA ÍNTEGRA

O Ministério da Economia (ME) já respondeu oficialmente o Ministério Público Federal (MPF), em relação à Recomendação nº 23, no que se refere à abertura de um concurso público para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A atual situação fiscal do país limita a atuação da Administração Pública em ações que acarretem impactos orçamentário-financeiros tanto para este ano quanto para os exercícios subsequentes, o que impossibilita a autorização realização de um concurso público para o INSS neste momento.

O ministério esclarece, ainda, que está trabalhando em conjunto com o INSS na implementação de alternativas para a melhoria do desempenho institucional. As medidas incluem, por exemplo, o mapeamento, otimização e automação de processos; a revisão de procedimentos e modernização de normativos internos; e a realocação de pessoal entre unidades do próprio órgão, de modo a atender as prioritárias e que garantam a melhoria da oferta de seus serviços públicos.

concurso inss
Concurso INSS: e-mail enviado à equipe de Jornalismo do Estratégia Concursos

SIGA: @jornalistadeconcursos

INFORMAÇÕES – Concurso INSS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito triste com essa notícia. Eu me encontro desempregado e já estudo para esse concurso há alguns anos, desde de 2015, para ser mais exato. Fiz o de 2016 e só consegui fazer 88 pontos e não consegui nem ficar no "cheiro" das primeiras colocações aqui na minha terrinha, Maceió-Al. Eu estava até março deste ano em um cargo público numa autarquia daqui da minha cidade, mas era um cargo temporário e como de costume, tudo o que é bom dura pouco; foi exatamente isso que aconteceu. Agora desempregado e com uma filha pequena, uma esposa e uma casa, mais um carro para tirar as despesas me vejo totalmente sem saber o que fazer da minha vida, pois acreditei muito que esse ano o INSS sairia e eu estaria entre os nomeados, mas o sonho teve que ser interrompido por este governo que fala em enxugar a máquina pública, mas não enxugam vosso bolsos. É difícil, mas vamos à luta! Vou me preparar mais, tentar voltar à iniciativa privada que já estou tentando desde que meu contrato se encerrou, contudo ainda não obtive êxito, já que quem veio do serviço público é visto com maus olhos para a iniciativa privada, pois tendem a acreditar que o servidor público não trabalha e nem se esforça. Sim, existem os que não trabalham, mas essa "nova leva" de servidores que estão chegando são muito bem preparados, são pessoas que assim como eu se dedicaram todos os dias a estudar para passar no seu tão sonhado cargo. Enfim, o que tenho a dizer é que o nosso país precisa de empregos dignos na iniciativa privada. Se isso não acontecer, as pessoas vão querer ir para o caminho mais seguro, ou seja, o serviço público devido a sua estabilidade. Não dá para viver de incertezas nesta vida minha gente, não se iludam. Já fui do setor privado; dava meu sangue pela empresa, até que um belo dia fui demitido. À época com meus 25 anos de idade. Já era Gerente e ganhava razoavelmente bem para a minha cidade, mas fui jogado fora como se não tivesse valor algum, minha esposa grávida bem neste momento de despejo e hoje me vejo mais uma vez na mesma, só que dessa vez minha filhinha já tem seus 2 anos. Não sei o que será amanhã, mas uma coisa eu já tenho certeza: este ano não haverá concurso para o INSS e meu sonho ficou mais distante. Por um futuro melhor neste País! Abraços fraternos!
    THIAGOO MELO em 18/06/19 às 22:49
  • E agora Allan?
    José em 13/06/19 às 14:38
  • O que vocês querem, eu já consegui, faz 6 anos, sou servidor do INSS, vou falar da realidade do instituto, a partir de junho deste ano, todos os serviços serão feitos de forma digital, por aplicativo, pela internet, ou pelo telefone 135, o que reduz e muito a necessidade do segurado ir até a uma agência do INSS, já está havendo uma pesquisa interna para saber qual é a real locação e função de cada servidor, vários servidores serão remanejados para a função de habilitação e concessão de benefícios, estão implantando o teletrabalho, onde o servidor não precisa ir até uma agencia do INSS para realizar suas atribuições, fila única de benefícios, ou seja um servidor de São Paulo, pode analisar um benefício do Pará, acabando com a demanda por agencia, os trabalhos serão feitos de forma igualitárias para todos os servidores, independente se trabalha em um grande centro ou em uma pequena cidade, isso somado as novas modalidades de atendimentos, e benefícios concedidos automaticamente, sem a intervenção de um servidor, enxuga a máquina pública, e dá a destinação correta dos recursos do INSS. Tenho um grupo de estudos para o concurso do INSS, acompanho todas as notícias, quanto ao concurso, sai com certeza, visto as movimentações dentro da instituição, mais só sai após a reforma da previdência ser aprovada, até por questões de aprendizado, o INSS vai querer ter os novos servidores afinados com a nova legislação, não tem cabimento fazer um concurso agora, e quando forem chamados, os aprovados, terem que estudar uma nova legislação. Continuem estudando e acreditando em seus sonhos, o INSS é um objetivo alcançável, se eu consegui, vocês também conseguem. Otimismo sempre.
    PAULO SERGIO ANDRADE em 13/06/19 às 02:20
  • É apenas uma questão de tempo, tenho certeza que depois da reforma esse concurso vai sair. Agora é hora de se preparar e não ficar se preocupando se vai o não sair por não adianta o edital ser publicado em você não estiver preparando. Então galera vamos estudar
    Manuele Santos Guimarães em 12/06/19 às 17:59
  • Eu fiquei MUITO feliz com essa notícia kkkk. Não estou preparada o suficiente, estudar para concurso, é ter resultado a longo prazo, e tem gente iniciando ainda... Eu acho que dá pra ir levando assim o INSS, até acertar um pouco a economia. Eu fico mal só de pensar em passar e ficar muito bem num cargo público, e o resto da minha família só porque não escolheram um cargo público, estarem passando por maus bocados por causa da economia do país... Eu vou ficar feliz se eu passar e ser convocada, mas muito mais feliz se ao mesmo tempo os meus amados estiverem bem também com suas empresas e cargos na iniciativa privada. Deixemos o egoísmo de lado e vamos nos preparar com mais qualidade. Você que fala que estudou 2 anos já, será mesmo que está totalmente preparado pro INSS?! Aproveita e faça outros concursos com reaproveitamento de matérias... Sucesso a todos.
    Isabel em 12/06/19 às 10:35
  • Agora é foco, força e fé. Pois diante da situação que se encontra o INSS o governo federal não tem outra alternativa a não ser abrir concurso, pode até protelar a autorização mas não dura uns 6 meses e vai ter que ceder a "mão à palmatória".
    Thiago em 12/06/19 às 09:14
  • Eu vou continuar me preparando não somente para o INSS mas para tantos outros que podem sair no Judiciário e no Estadual. Particularmente não acredito muito nessas conversas "prontas" de governo. Torço para que ninguém desanime com isso.
    Pavani em 12/06/19 às 09:13
  • Bom dia, Fernando. E quem já esta estudando o que fazer depois de uma declaração desta. Migra para o editais que já esta com a banca definida ou permanecer com o foco no INSS.
    Adriano dos Santos em 12/06/19 às 08:46
  • Eu acho que tudo depende da aprovação da reforma da previdência. E também temos que pensar antes de colocar a culpa nesse governo porque esse problema fiscal já vem de anos e anos de desgovernos e, principalmente, por conta da corrupção. Acho que precisamos cobrar os deputados e senadores para votarem logo essa reforma e com isso o país volta a crescer e o governo poderá autorizar os concursos do Executivo. Enquanto isso, vamos continuar os estudos, fazer outros concursos que tenham as mesmas matérias e quando for a hora do INSS estaremos afiados. Foco!
    Patricia em 12/06/19 às 08:34
  • E evidente que o Ministro da Economia não está visando o bem estar do povo brasileiro, porque com uma simples autorização ele sanaria de imediato dois problemas: 1- Reduziria de certa forma o desemprego no pais; 2- Por outro lado atenderia ao bom andamento do INSS referente ao atendimento à população. Não é necessário suprir todas as vagas existentes no momento, porem, diante da defasagem de funcionários seria oportuno o preenchimento de pelo menos 5.000 (cinco mil ) vagas das 19.251, Se o que causa tamanha dificuldade são os encargos trabalhistas , busquem soluções para amenizar determinados custos, pois, o Brasil é um dos países com um custo altíssimo de encargos trabalhistas. Por que não tentar mudar? ou estão pretendendo com a reforma extinguir gradativamente o INSS?
    José Carlos Borges em 12/06/19 às 07:35
  • E agora José?
    Alex Silva em 11/06/19 às 22:46
  • Caramba... E agora?!
    Patricia em 11/06/19 às 22:43
  • Quer dizer que esse ano tá certo . mesmo , não vãi ter ????
    Marcelo em 11/06/19 às 21:42
  • Estado Mínimo, o paraíso dos únicos beneficiários do Liberalismo Econômico, os megarricos, como o Paulo Guedes, banqueiro. É nisso que dá votar em um "Mito" que diz que AMA OS ESTADOS UNIDOS DESDE CRIANÇA. Parabéns povão inteligente!!
    Marcelo Brasil em 11/06/19 às 20:17
  • E agora?
    Anakin em 11/06/19 às 19:59
  • Lero, Lero... Eu já sabia, não dava para esperar nada de bom vindo desse desgoverno! Que todos logo vejam que ter bons funcionários públicos, treinados e competentes não é gasto ou desperdício, mas investimento público em capital humano.
    Allan em 11/06/19 às 19:49
  • Parabéns ao Estratégia pelas campanhas e pelo apoio incondicional ao Bolsonaro ... Agora aguentem essas notícias....
    N.M.P. em 11/06/19 às 19:47