Artigo

Baixou a motivação, e agora?

Olá pessoal, tudo bem?

Recebi um e-mail de uma estudante, a Sabrina, relatando que vinha num ritmo bom de estudo para o concurso do INSS e, de repente, teve uma queda na concentração, no foco e na disciplina de horários.

Imagino que não seja um problema exclusivo da Sabrina, mas de muitos concursandos, pois, após vários dias de estudo, é natural o cansaço.  Pensando nisso, compartilho parte de minha resposta.

Antes de tudo, devo ressaltar que a maioria das sugestões aqui apresentadas foram feitas com base no curso do prof. Ricardo Vale e do prof. Heber Carvalho, “Como Estudar para Concursos”.

Para se motivar, sugere o professor Ricardo Vale: tenha uma fotografia de sua vida exercendo o cargo para o qual concorre. O que mudará em sua vida?

Minha irmã é técnica do INSS, ela é muito feliz no seu trabalho, pois adora trabalhar com o público e, com esse concurso, ela teve a oportunidade de morar numa cidadezinha maravilhosa, ter uma casa própria, um jardim… (Ela mora em Paracuru no Ceará, praia, tranquilidade, vida simples, sem correria).

Reprograme a sua mente: estudar é prazeroso, é crescimento, é expansão.

Apaixone-se pelo processo: pense no quanto é importante entender o Direito Previdenciário. Poderá ajudar quantas pessoas com o simples conhecimento dessa área do direito?

Você tem 45 dias até a prova!

Ainda há tempo suficiente para aprender muito.

Os estoicos ensinavam que se cada dia de nossa vida não fosse destinado à nossa aprendizagem, esse dia nos seria retirado.  Aproveita cada dia!

Para facilitar sua leitura, elenco algumas dicas:

  • Veja quantas horas livres você tem para estudar. 3h p/dia, 5h, 6h? Se você tiver 5h livres por dia   para estudar, possui 225h até a prova;
  • Esquematize o edital: distribuindo essas horas por disciplina, dando mais carga horária para aquelas disciplinas de maior peso;
  • Dedique tempo para a revisão;
  • Utilize um cronômetro para estudar e conte as horas líquidas (no relógio do celular geralmente tem um cronômetro);
  • Siga a lógica: estudo, prática (exercícios), revisão, sendo a primeira revisão imediata ao estudo; a segunda, no dia seguinte (24h) e as seguintes, no 7º e no 30º dia.  Isso é importante para consolidar a aprendizagem, não é necessário ser estritamente no 7º e 30º dia, conquanto que revise;
  • Estabeleça ciclos de estudo em vez de um cronograma;

Exemplo de um ciclo de estudo:

Direito constitucional: 2x1h30’

Português: 1x1h30’

Raciocínio Lógico: 1x1h30’

Direito Administrativo: 2 x1h30’

Direito Previdenciário: 3 x 2h.

Explicando melhor: Você vai dedicar uma hora e meia para Direito Constitucional,  passa a estudar Português e assim por diante.

É importante variar as disciplinas, pois o nosso cérebro descansa variando de atividade. Se por acaso achar estafante dedicar duas horas para Direito Previdenciário, estabeleça um período menor, mas que seja desafiador, ou seja, force o seu limite.

  • Prática distribuída: procure estudar várias vezes ao dia e aproveitar as horas mortas, como hora de almoço, percurso do metrô, carro, espera em alguma fila, etc.
  • Conteúdos difíceis: como ensina o prof. Heber, lembre-se da lógica de andar de bicicleta, ou seja, não fique lendo o ponto difícil cinco vezes no mesmo dia, leia no dia seguinte, no terceiro e então entenderá;
  • Faça provas da banca e do concurso;
  • Na hora de estudar, varie as formas, leia em voz alta, alterne com a leitura silenciosa, utilize a autoexplicação, faça perguntas, converse com seu material. (Vai parecer louco (a), mas a autoexplicação é uma das técnicas de aprendizagem mais eficazes);
  • Respeite suas horas de sono;
  • Por fim, você já sabe como vencer a baixa da sua motivação, é estudando. Sente-se e estude. Faça seu trabalho e confie!

Bons estudos e até a vitória!

Um abraço,

Rai Oliveira

Coach do Estratégia Concursos

E-mail: [email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Excelente texto!!!
    Anadia em 01/04/16 às 11:06
  • Obrigada, Professora. Eu estava precisando disso também. Eu senti uma queda na concentração nos últimos dias, muito cansaço, mas é bom saber que não estou só. Obrigada pelo texto de apoio! =)
    Thays Rodrigues em 30/03/16 às 16:13
  • Adorei! =)
    Jane em 30/03/16 às 09:53
  • perfeito!
    Denis S Ferreira em 30/03/16 às 07:42
  • Obrigada, professora. Por incrível que pareça, também estava me sentindo como a Sabrina. Acho que os últimos acontecimentos relacionados ao governo me deram um banho de água fria. O medo de suspensão dos concursos e, até mesmo, das nomeações dos futuros aprovados é algo que tem me atormentado, mas estou chegando à conclusão de que não se pode travar o ritmo de estudo depois de tanto investimento, de tanta dedicação. Bola pra frente! Abraço, Renata.
    Renata em 29/03/16 às 18:58
  • Texto simplismente incrível
    Rodolfo Pereira em 29/03/16 às 12:54