Notícia

Concurso CGU: Informações sobre o projeto básico são vazadas

Conforme informações vazadas sobre o Projeto Básico do Concurso da Controladoria Geral da União (CGU), as áreas de lotação, bem como as etapas de seleção e o cronograma de execução, são expostas.

Em primeira análise, vale lembrar que o concurso ofertará vagas obedecendo a seguinte divisão:

Uma nova atualização demostra, ademais, que os salários foram alterados. De acordo com o termo de referência enviado às bancas organizadoras, o auditor tem ganhos de R$19.197,06, enquanto o técnico recebe um vencimento inicial de R$7.283,31.

Concurso CGU | Áreas de Lotação

O cargo de Auditor Federal será ofertado para adesão em 11 estados. Pela disposição, lê-se que haverá chances para ampla concorrência, mas que a reserva para negros e pessoas com deficiência (PcD’s) não será esquecida.

concurso cgu projeto básico

Em contrapartida, no caso do cargo de Técnico Federal de Finanças e Controle, apenas as regiões Norte e Central serão privilegiadas, somando 8 estados com novas ofertas de vagas.

Imagem de consulta de pesquisa visual

Concurso CGU | Etapas

De modo geral, a seleção vai contar com provas objetivas e discursiva, tendo mais etapas apenas os candidatos que desejarem ingressar por meio de cotas (PcD ou PPP):

  • 1º etapa:  provas objetivas somando 120 questões (certo x errado) ou 70 questões (5 alternativas), de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2º etapa:  prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 3º etapa: perícia médica dos candidatos que se declararem com deficiência, de caráter unicamente eliminatório;
  • 4º etapa: procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, de caráter unicamente eliminatório.

Importante evidenciar ainda que o documento se detém idem do tempo da Prova Objetiva, que será de três horas e trinta minutos, com questões a serem distribuídas por meio de disciplinas de Conhecimentos Básicos e Específicos.

A prova discursiva vai variar segundo o cargo almejado. Para Técnico, será cobrada uma redação de temática atual a ser escrita em no máximo 30 linhas.

Já para Auditor, a temática será específica e terá dois momentos: 1 dissertação ou uma peça técnica, para resposta de até 90 linhas; e 2 questões para resposta em até 15 linhas cada.

Concurso CGU | Local de prova

No que diz respeito à localização da aplicação das provas, o projeto básico dispõe:

“Os candidatos realizarão as provas na localidade escolhida quando da realização da inscrição e concorrerão exclusivamente dentro do quantitativo de vagas definido para a localidade escolhida, conforme opção declarada no ato de inscrição.”

Concurso CGU | Cronograma

Finalmente, o projeto básico do Concurso CGU ainda contempla o tão aguardado cronograma de execução:

concurso cgu projeto básico
Imagem de consulta de pesquisa visual
Imagem de consulta de pesquisa visual
concurso cgu projeto básico
concurso cgu projeto básico
concurso cgu projeto básico
Imagem de consulta de pesquisa visual
Iconcurso cgu projeto básico
Imagem de consulta de pesquisa visual

Para ficar por dentro de todos os demais detalhes acerca do concurso CGU (projeto básico, datas e atualizações fresquinhas), confira um artigo completo, de fácil compreensão, que elaboramos EXCLUSIVAMENTE para você!

Leia também: Concurso CGU


Cursos e Assinaturas:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.