Artigo

Concurso BACEN: novo certame poderá ser solicitado. Confira!

Após solicitar novo concurso em 2018 e reforçar a necessidade da demanda em 2019, o BACEN (Banco Central do Brasil) teve seu pedido indeferido pelo Ministério da Economia.

Com a negativa da pasta, a instituição avalia protocolar nova solicitação, conforme revelou a assessoria de imprensa do BACEN ao jornalismo do Estratégia Concursos. Com 41,24% de cargos vagos, é cada vez maior o déficit no quadro de servidores ativos. Confira:

Captura de Tela 2020-05-12 às 08.04.59.png

Medida emergencial

Ainda em 2019, o BACEN estabeleceu o quantitativo de vagas a ser preenchido mediante reversão de aposentadorias para 2020, como medida emergencial, sendo definidas 10 (dez) vagas para o cargo de Analista do Banco Central do Brasil, 2 (duas) vagas para o cargo de Procurador do Banco Central do Brasil e 5 (cinco) vagas para o cargo de Técnico do Banco Central do Brasil.

A Portaria estabeleceu, também, que somente serão avaliados os pedidos de reversão apresentados até o dia 30 de novembro de 2020.

A proposta de autonomia do Banco Central

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou em solenidade pelos 100 dias de governo, o envio de um projeto de lei que institui a autonomia do Banco Central do Brasil.

A medida tramitará em conjunto com outras propostas que já estão em discussão no Congresso Nacional, dentre elas o projeto de autoria do deputado Rodrigo Maia. Segundo adiantou o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o projeto prevê a instituição de mandato de quatro anos para a presidência do Bacen, com até uma recondução.

A depender do desenho institucional da autonomia do Banco Central aprovado pelo Congresso, a instituição poderá ter mais liberdade para definir sua gestão de recursos humanos, inclusive com a realização de novos concursos. O Bacen tem hoje 41,24% de cargos vagos.

Em entrevista concedida ao Estratégia Concursos, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Bacen, Jordan Pereira, defendeu uma ampla autonomia do banco e de seus servidores para a fiscalização do sistema financeiro. Pereira também salientou que a independência para a autorização de concursos está condicionada ao grau de autonomia que será conferido ao banco pelo Congresso.

O líder em aprovações vai lançar o maior sistema de questões


Estratégia Questões vai nascer maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores.

Acompanhe AO VIVO o lançamento do maior sistema de questões do Brasil e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Saiba mais: Concurso BACEN

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.