Artigo

Como migrar os estudos do Cebraspe para a FGV – PC-RJ

Olá, pessoal! Tudo bem? E, finalmente, foi publicado um dos editais mais aguardados não só da área policial, mas dos concursos como um todo em 2021: o edital da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro! Como sabemos, houve a mudança da banca do concurso, do Cebraspe para a Fundação Getúlio Vargas (FGV). E, hoje, apresentaremos dicas sobre como migrar os estudos do Cebraspe para a FGV.

O concurso da PC-RJ é um dos melhores concursos do ano! Por isso, a concorrência será grande, o que exige do candidato uma preparação de excelência!

Primeiramente, é necessário definir que este artigo não é direcionado para um cargo específico, podendo ser utilizado para os seguintes cargos:

  • Inspetor da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro;
  • Investigador da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Sobre estes cargos, que recentemente tiveram a publicação do edital, trata-se de mudança que certamente impactará na forma de preparação do candidato. Embora houvesse a previsão de que as provas a serem aplicadas pelo Cebraspe fossem no estilo múltipla escolha, semelhante ao da FGV, as bancas possuem particularidades.

Sobre o Cebraspe, sua principal característica são as provas de “Certo x Errado”, em que o candidato deve julgar a correção ou não de um item. Não seria o caso da prova da PC-RJ, que seria de múltipla escolha.

Além disso, a banca se distancia da FGV principalmente em Língua Portuguesa. Isso pelo fato de que o Cebraspe privilegia a cobrança gramatical, e, quando cobra interpretação de texto, não o faz com a complexidade da FGV.

Sobre as matérias de Direito, a banca gosta bastante de Jurisprudência e Doutrina, além da já consagrada letra de lei.

Lembrando que, para obter informações sobre toda a movimentação e sobre o andamento do concurso da PC-RJ, acompanhe a página do concurso da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro em nosso blog.

Nos próximos tópicos da nossa análise de como migrar os estudos do Cebraspe para a FGV, apresentaremos características da FGV, identificando os pontos aos quais o candidato deve dar maior atenção.                                                            

Características da FGV – PC-RJ

Neste tópico da nossa análise de como migrar os estudos do Cebraspe para a FGV, falaremos sobre algumas características da FGV, dando dicas gerais de estudo para a banca.

Primeiramente, é importante destacar que a Fundação Getúlio Vargas se caracteriza por cobrar o conteúdo sempre apresentando situações fáticas, para que o candidato aplique a sua compreensão do conteúdo programático buscando resolver o problema proposto. Isso faz com que a banca apresente enunciados mais extensos do que bancas que apresentam uma cobrança mais literal, principalmente nas matérias de Direito.

Assim, as provas da FGV costumam ser mais cansativas para o candidato. Por isso, é fundamental não apenas fazer questões de cada matéria, mas, quando o candidato estiver avançado em seus estudos, fazer, também, simulados que reproduzam o perfil da banca, com tempo predeterminado de resolução. Esta prática possibilita ao candidato controlar melhor o seu tempo e pegar um bom ritmo de prova, evitando surpresas no dia da prova da PC-RJ.

Para auxiliá-lo em sua preparação, o Estratégia Concursos lançou um pacote de simulados para os cargos de Inspetor e Investigador da PC-RJ . Trata-se de uma excelente ferramenta para a sua preparação!

Outro ponto é que a FGV, conquanto possua seus pontos mais cobrados nas disciplinas, costuma explorar de forma abrangente o conteúdo apresentado no edital.

Exemplo disso foi a prova do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) de 2019, em que o conteúdo da disciplina “legislação do ministério público” veio bastante extenso para todos os cargos, mas muitos acharam que a banca iria se ater apenas às legislações mais “famosas”, deixando de lado resoluções mais específicas que foram relacionadas no conteúdo. Porém, a banca explorou intensamente o conteúdo programático, e esta disciplina foi um diferencial na nota final.

Portanto, não negligencie nenhum ponto do edital da PC-RJ!

Língua Portuguesa para a PC-RJ

Avançando no nosso artigo sobre como migrar os estudos do Cebraspe para a FGV, falaremos sobre ela, a disciplina que faz muita gente chorar e tira o sono dos candidatos: a Língua Portuguesa para a FGV.

Mesmo grandes professores de Língua Portuguesa divergem sobre muitas questões apresentadas pela banca nesta disciplina. Então, o candidato precisa ser pragmático, sabendo que dificilmente conseguirá gabaritar. Assim, deve buscar fazer o maior número possível de pontos na disciplina, sem se deixar frustrar com possíveis erros.

O carro-chefe da banca em Língua Portuguesa é a interpretação de textos. Com a sua forma bastante peculiar de cobrança, apresenta um grau único de dificuldade. Para que o candidato consiga um bom aproveitamento neste tema, é vital realizar muitas e muitas questões anteriores da banca.

Muita calma e atenção ao resolver as questões de Língua Portuguesa da FGV! A banca deixa várias “cascas de banana” para confundir os candidatos mais afoitos. Nunca marque uma opção de primeira em uma prova de português da FGV. Leia e releia o enunciado e as alternativas apresentadas até ter certeza do que está sendo solicitado.

Ao realizar questões da banca em Língua Portuguesa, mesmo as de gramática, sugerimos que o candidato pegue provas anteriores da FGV e faça todas as questões. Isso fará com que o candidato perceba como os assuntos são explorados pela banca, que tem por característica cobrá-los no contexto dos textos.

Além da parte de interpretação de textos, é fundamental que o candidato dê especial atenção aos seguintes temas: paralelismo; reescritura de frases; tipologia textual; figuras de linguagem e diferença entre adjunto adnominal e complemento nominal. Certamente estes temas aparecerão em sua prova.

Informática para a PC-RJ              

Seguindo com a nossa análise sobre como migrar os estudos do Cebraspe para a FGV, falaremos, neste tópico, sobre as características da banca na disciplina de informática.

Reforçando o que foi apontado pelo professor, a nossa equipe do Passo Estratégico fez uma análise estatística da cobrança de Informática da banca, sendo os de maior cobrança os seguintes:

  • Excel;
  • Word;
  • Sistema operacional;
  • Segurança da informação e backup.

Sugerimos que o candidato se aprofunde, também, nas partes de extensões, navegadores e macros. Além disso, busque fazer exercícios de conversão de bits e bytes, assunto que traz grande dificuldade aos candidatos quando é cobrado.

Direito Constitucional e Direito Administrativo para a PC-RJ

Neste tópico da presente análise do como migrar os estudos do Cebraspe para a FGV, falaremos sobre as disciplinas de Direito Constitucional e Direito Administrativo, fundamentais em qualquer concurso.

Nas disciplinas de Direito, a FGV mescla a cobrança de dispositivos legais com doutrina. Sempre devemos lembrar que a banca apresentará uma situação fática, exigindo que o candidato aplique seus conhecimentos sobre o conteúdo para solucionar o problema apresentado.

A nossa equipe do Passo Estratégico realizou uma análise estatística da cobrança da banca nas disciplinas de Direito Constitucional e de Direito Administrativo. Apontaremos aqui os três principais temas de cada uma das disciplinas.

Direito Constitucional:

  • Administração Pública (arts. 37 a 43 da CF);
  • Direitos e deveres individuais e coletivos (art. 5º da CF);
  • Organização do Estado (arts. 18 a 36 da CF).

Direito Administrativo:

  • Organização Administrativa;
  • Serviços Públicos;
  • Atos Administrativos.

Para o candidato que pretende realizar as provas para os dois cargos citados na introdução deste artigo, vale destacar que a parte de Direito Constitucional e Administrativo do cargo de Inspetor veio mais densa do que para o cargo de Investigador, como já era esperado.

Dicas gerais de estudo para a PC-RJ

Neste último tópico da nossa análise de como migrar os estudos do Cebraspe para a FGV, sintetizaremos algumas dicas gerais de estudo para a banca, muitas das quais já mencionadas ao longo do artigo.

Vamos a elas:

  • Constância nos estudos – com edital na praça, o candidato deve estudar com o necessário afinco, considerando que a concorrência será grande e que o grau de dificuldade da banca não é desprezível. Não há tempo a perder. Neste momento, todo minuto de preparação conta!
  • Fazer muitas questões – como já mencionamos neste artigo, a FGV possui forma própria de cobrança do conteúdo, explorando situações fáticas para a aplicação do conteúdo estudado. Por isso, treine o máximo possível com questões anteriores da banca.
  • Fazer simulados – reforçamos a necessidade de realizar simulados que repliquem o perfil da banca, o que será de grande contribuição para o controle do tempo de prova. Busque simular o real ambiente de prova, sem distrações, para lidar com a adrenalina e a ansiedade que circundam o momento.
  • Fazer revisões – conteúdo estudado deve ser revisado. O que não é revisado, fatalmente é esquecido. Por isso, reserve um espaço no seu cronograma de estudo para revisões periódicas. Para auxiliá-lo, apresentamos o pacote do Passo Estratégico do Estratégia Concursos para o concurso da PC-RJ. Para quem não conhece, o Passo Estratégico é uma ferramenta de revisão e de direcionamento de estudos elaborada de forma especial pelo Estratégia Concursos, sempre considerando o perfil de cada banca.

Conclusão

como migrar os estudos da Cebraspe para a FGV
PC-RJ

Chegamos ao fim do nosso artigo sobre como migrar os estudos do Cebraspe para a FGV. Não se esqueça de que a concorrência para este concurso será bastante intensa, o que obriga o candidato a realizar um estudo bastante focado e intenso!

O nosso desejo a você, futuro policial civil do estado do Rio de Janeiro, é que esta análise o auxilie no planejamento de seus estudos e no direcionamento para a nova banca (FGV), ajudando-o a conseguir a tão sonhada aprovação no concurso da PC-RJ!

Siga as dicas aqui apresentadas para ter sucesso no certame!

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.