0

Como fazer o estudo para concursos render mais?

Olá, Pessoal, tudo bem com vocês? No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre como fazer o estudo render mais. Vamos lá?

Como fazer o estudo render mais?

1. Como fazer o estudo render mais? – Estipule seu horário disponível para o Estudo

Primeiramente, você deve definir quanto tempo você tem disponível para estudar diariamente, ou seja, o primeiro passo é elaborar uma rotina de estudos.

Faça um levantamento de todas as suas obrigações diárias, a partir desse levantamento veja quanto tempo sobra para o estudo, levando em consideração também qual horário funciona melhor para você (seja manhã, tarde ou noite).

Quando você estipula o seu horário de estudo, fica mais fácil de desenvolver uma rotina diária e assim cumprir diariamente o planejado.

Assim, você deve determinar uma carga horária que você sabe que poderá cumprir, não é interessante definir metas impossíveis, pois assim você irá se frustrar caso não consiga cumprir o planejado e vai tornar esse não cumprimento do planejamento em uma regra e não uma exceção.

2. Coloque as matérias que você tem maior dificuldade primeiro para aumentar o rendimento nos estudos

Antes de tudo, tenha uma lista de todas as matérias que você precisa estudar. Depois, verifique quais são mais complexas, extensas e difíceis para você aprender.

Verifique as matérias que têm maior peso e que são pré-requisitos para outras. Então, você deve criar um cronograma privilegiando as matérias mais difíceis, de maior peso e que servem de base para outras.

Outra dica, é estudar as matérias que você tem dificuldade logo cedo é uma ótima estratégia, já que você estará descansado, conseguirá dar mais atenção a elas.

É impossível se manter focado em uma tarefa por muito tempo ou durante o dia inteiro. Sendo assim, é importante conhecer os seus momentos mais produtivos do dia e concentrar as suas atividades nesses horários.

3. Como fazer o estudo render mais? – Estabeleça Metas

Definir metas é uma excelente maneira de combater a procrastinação e de continuar empenhado para alcançar seus objetivos. Por isso, deve estabelecer metas depois de verificar as suas necessidades e o seu tempo disponível.

Um sistema de metas e recompensas faz com que você mantenha o ânimo para seguir os estudos. Já que passar em concurso público é um planejamento de médio/ longo prazo, é importante você estabelecer uma prioridade e aliar essa prioridade a algo prazeroso após a sua conclusão (como um período de descanso, um dia de folga, entre outros).

4. Como fazer o estudo render mais? – Defina um local apropriado para o estudo

Antes de mais nada, um ambiente adequado é o que:

  • Não tem distrações
  • É iluminado
  • Ser silencioso
  • Ter espaço para acomodar tudo o que você precisa para estudar
  • Uma cadeira confortável

Busque por um lugar que você consiga se concentrar e ficar confortável ao mesmo tempo, distante de algumas distrações como: televisões ligadas, conversas paralelas, etc.

5. Evite Distrações para aumentar o rendimento nos estudos

O tempo que determinamos para os estudos deve ser utilizado exclusivamente para ele. Sendo assim, o melhor é eliminar todas as distrações possíveis do ambiente.

As distrações podem ser: telefone celular, redes sociais, tv, outras pessoas, sons, entre outras. O ideal é que você esteja o mais isolado possível no momento de estudos.

Um dos maiores vilões na hora do estudo é o celular. Muitos estudantes acabam gastando uma boa parte do seu tempo disponível para estudo mexendo nele, seja redes sociais, WhatsApp, entre outros. É importante você limitar um tempo diário para essas coisas (o menor possível.. rs)

Uma boa maneira de evitar a interferência do celular é colocá-lo em modo avião, ou também guardá-lo em algum outro ambiente ou cômodo.

6. Como fazer o estudo render mais? – Determine intervalos de estudo

Definir intervalos entre os períodos de estudos são essenciais para melhorar o rendimento. Fazer pequenas pausas, faz com que seu cérebro volte para os estudos mais concentrado.

Com pequenas pausas, por exemplo, a cada 60 minutos de estudo, sua mente poderá se recuperar e continuar absorvendo informação como antes, assim evita a fadiga e o cansaço.

7. Como fazer o estudo render mais? – Cuide da sua alimentação e sono

Você não deve perder horas de sono, uma vez que se você não descansar durante as horas necessárias para o seu cérebro, você não estará bem na hora de estudar.

Por isso, não caia no erro comum de muitos estudantes de diminuir as horas de sono com o intuito de estudar mais.

Para aumentar a produtividade nos estudos, você deve cuidar da sua alimentação, além do sono. Evite pular refeições e dê preferência para alimentos mais leves e saudáveis, além de consumir bastante água.

7. Como fazer o estudo render mais? – Exercite seu conhecimento

Estudar por meio de questões de concursos é um método extremamente eficiente, já que durante a resolução de exercícios você exercita mais o cérebro, aumentando a sua capacidade de memorizar o assunto.

Quando você resolve questões de concursos públicos, você ativa mais o hemisfério esquerdo do cérebro, que é responsável pelo raciocínio lógico, sendo também chamado de “cérebro acadêmico”.

O estudo por questões é mais ativo e dinâmico do que simplesmente quando se lê um material teórico, uma vez que quando você responde uma questão, você tem que acessar aquele conteúdo teórico na sua memória, forçando assim seu cérebro.

Ademais, quando você resolve muitas questões, você percebe quais conteúdos são mais cobrados, concentrando melhor seus esforços nesses, potencializando assim seu tempo disponível.

8. Como fazer o estudo render mais? – Faça revisões

Nosso cérebro trabalha com vários tipos diferentes de memórias, duas delas estão em destaque: a de longo prazo e a de curto prazo. Memória de longo prazo é aquela que você jamais esquecerá, tais memórias estão gravadas na sua mente.

A memória de curto prazo é aquela que você esquece com o passar dos anos ou se for irrelevante, em apenas alguns dias.

Curva do Esquecimento – Hermann Ebbinghaus

Hermann Ebbinghaus, primeiro autor na psicologia a desenvolver testes de inteligência, desenvolveu pesquisas na área da memória e ficou famoso por desenvolver testes de inteligência e estudos sobre como funciona a memória humana. Ele explicou sobre a chamada “curva de esquecimento“, ao verificar que nós não conseguimos reter informação por um longo período de tempo, o conceito da curva do esquecimento aponta que quanto mais o tempo passa, mais esquecemos o que foi visto ou lido por nós. Para ilustrar a teoria, o filósofo montou um gráfico em curva:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-493.png
Método de Revisão – Curva do Esquecimento – Hermann Ebbinghaus

Como podemos verificar nessa curva, no prazo de um dia você esquece metade do que aprendeu. Em uma semana esse número gira em torno de 70%. Depois de um mês você já perdeu quase todo o conhecimento que tinha adquirido, por isso a importância dos métodos de revisão que vão ser vistos neste artigo.

No livro “Supermemória” de Alberto Dell’Isola, ele aborda que esse esquecimento é algo normal do cérebro. Ou seja, não é nenhum problema de saúde ou algo do tipo. 

Sendo assim, por meio da revisão (ou dos métodos de revisão) conseguimos transformar a memória de curto prazo em memória de longo prazo. Ou seja, quando você revisa o que aprendeu, aquilo vai se tornando parte do seu dia a dia. Não basta apenas aprender e estudar o conteúdo, mas manter as informações fixas na memória até o dia da prova e para isso a revisão é bastante importante.

9. Como fazer o estudo render mais? – Acompanhe seu desempenho

Como diz o estatístico William Edwards Deming.“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”.

Sendo assim, você precisa avaliar como está o seu conhecimento. Isso é feito por meio da realização de simulados, testes e mantendo uma comparação dos resultados.

Assim, será possível analisar se seu planejamento de estudos está no caminho certo ou se é necessário alterar alguma coisa.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/wp-admin/post.php?action=edit&post=554665

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hermann_Ebbinghaus

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *