Artigo

Como elaborar recursos contra o gabarito preliminar do concurso TJ CE?

Veja dicas concretas para elaborar recursos bem fundamentados para o gabarito preliminar do concurso do TJ CE

Olá pessoal, como foram na prova do TJ CE? Espero que tenham ido bem!

Sabendo das dificuldades que muitos enfrentam após a divulgação do gabarito preliminar, resolvemos trazer neste artigo algumas dicas e orientações para elaborar recursos contra a prova objetiva do Tribunal de Justiça do Ceará. Vamos lá!

O que é o recurso para a prova objetiva?

O recurso é uma etapa prevista no edital que tem a finalidade de alterar o gabarito preliminar ou mesmo anular uma questão da prova objetiva.

Você dispõe do prazo de dois dias úteis para a interposição dos recursos, contando a partir da meia-noite do dia 18 de setembro de 2019.

Caso um recurso seja aceito, ele terá efeito para todos os candidatos. Por exemplo, se uma questão for anulada, todos os candidatos terão a pontuação da questão.

De forma geral, os casos mais comuns de alteração de gabarito em função dos recursos ocorrem nas seguintes situações:

  • Ambiguidade no enunciado ou nas alternativas. Como exemplo, podemos ter um caso de erro de língua portuguesa que implique prejuízo para a interpretação da questão.
  • Cobrança em alguma questão de um tema não previsto no edital programático.
  • Erro material da questão, com a existência duas alternativas corretas ou nenhuma alternativa correta.

Por que fazer recurso?

Pessoal, você se preparou durante centenas de horas (talvez milhares) para esse concurso.

Se você perceber que há possibilidade de entrar com recurso em alguma questão, vale a pena um esforço extra para tentar ganhar mais algum ponto. Isso pode fazer a diferença no seu resultado!

Muitos pensam: “Essa questão foi polêmica, muita gente vai entrar com recurso. Logo, não preciso elaborar”. O problema é que nem sempre é assim. Já vi deferimentos nos quais somente um candidato elaborou recurso. Portanto, na dúvida, faça.

Como elaborar um recurso contra o gabarito preliminar?

Você deve utilizar o formulário oficial próprio para o recurso disponível em www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/tjce2019

Tenha atenção às questões que você errou e que foram apontadas como passíveis de recursos pelos professores do Estratégia. Veja aqui a correção das provas realizada pelos nossos professores.

Dicas concretas para a elaboração dos recursos:

  • Indique o número da questão e o seu gabarito preliminar.
  • Faça um recurso por questão.
  • A sua argumentação deve ser simples, lógica e concisa. Vá direto ao ponto. Tenha em mente que o examinador irá apreciar centenas (ou milhares) de recursos. A sua fundamentação deve ser clara e específica.
  • Seja claro e direto, demonstrando se você quer a mudança de gabarito ou a anulação da questão.
  • Fundamente o seu recurso com argumentos, e não com sentimentos.
  • Evite reproduzir o enunciado e as alternativas da questão. Coloque apenas a motivação para a alteração do gabarito e a sua referência, como fundamentação legal ou indicação bibliográfica.
  • Evite argumentações desse tipo: “solicito revisar a questão” ou “a questão está mal formulada”, pois não há especificidade e fundamentação nessa argumentação.
  • Não coloque nenhuma identificação pessoal no texto do recurso.
  • Não copie o recurso de um outro candidato ou de um professor, pois recursos idênticos serão sumariamente indeferidos. Parafraseie a argumentação, nunca copie e utilize o mesmo texto.
  • Não utilize palavras ou frases que desacatem a banca.

É isso, pessoal. Espero que essas dicas contribuam na elaboração dos recursos. Ademais, lembrem-se: qualquer ponto a mais ou a menos pode fazer muita diferença na sua classificação!

ASSINE AGORA – Assinatura ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • bom dia galera do estrategia da uma analisada ai no meu recurso . se for plausivel e vcs puderem publicar agradeço a questão mostra um vocabulo de valor geral "lugar " e um vocabulo de valor especifico "casa" que realmente esta dentro do genero lugar. ou seja RESPECTIVAMENTE pressupoe nessa ordem logo o gab tem que ser primeiro o vocabulo de valor GERAL e posteriomente o vocabulo de valor especifico logo o gab correto deve ser C o que é perfeitamente de acordo com o gabarito letra C que menciona tecnologia como termo geral e computador como vocabulo que esta inserido dentro de tecnologia perfeitamente de acordo com a questão ao passo que o gabarito preliminar da como certo alternativa A que menciona a sala como sendo RESPECTIVAMENTE vocabulo de valor geral e comodo como especifico (o que esta invertido)
    luciney feitosa da silva em 18/09/19 às 18:37