Artigo

Comentários ao tema de redação do TRT-6 – “Conflitos que surgem com a diversidade”

Estrategianos, tudo em paz?

Aqui é o Professor Raphael Reis, do Núcleo de Redação do Estratégia Concursos. Trabalho também com as disciplinas de Filosofia, História e Sociologia.

Os nossos guerreiros fizeram a dura prova do TRT-6, cujo tema da prova discursiva (redação) perpassou pela ideia de “Comunicação e conflitos que surgem com a diversidade”. Esses temas foram trabalhados nas rodadas temáticas do nosso curso, especificamente na 1ª rodada (cultura e ideologia) e na 3ª rodada (meios de comunicação).

Tema bem legal e pertinente, não é mesmo? Aliás, temas que exploram a temática sobre diversidades estão presentes em várias provas organizadas pela Fundação Carlos Chagas.

Sem mais delongas, vamos comentar o tema, lembrando que é somente uma possibilidade, isto é, existem várias outros caminhos argumentativos. Segundo o texto motivador

“Existe uma aldeia global do ponto de vista técnico, mas do ponto de vista da recepção a diversidade é extraordinária, e isso significa que pode acontecer o inverso do que a comunicação pretende. O Objetivo dela é aproximar as pessoas. E daí o que acontece? Quando elas se aproximam, percebem que existem mais diferenças entre elas do que semelhanças. A dificuldade da comunicação não é gerir a semelhança, mas a diferença”.

Palavras-Chave: globalização, diversidades, comunicação, proximidade das pessoas (diferenças culturais), gerir os conflitos que advém da diferença.

Introdução: o candidato poderia fazer uma ambientação do tema apontando que os conflitos advindos das mais distintas diversidades são intensificadas na Modernidade Líquida, marcada pelas fragilidades nas relações humanas e institucionais, conforme as reflexões de Zygmunt Bauman.

1º parágrafo argumentativo: o candidato poderia defender que há uma dificuldade em nossa atualidade de se conviver com aquilo é diferente, o que resulta em situações de intolerância. Para fundamentar o argumento, o candidato poderia utilizar o recurso argumentativo da exemplificação, citando e explorando casos de xenofobismo, de intolerância religiosa, de intolerância política, etc.

No 2º parágrafo argumentativo: defender que o gerenciamento de conflitos só pode existir numa sociedade plural, na qual o contato com o outro perpasse por uma concepção de cidadania terrestre-global. A fundamentação poderia ser alicerçada por meio do conceito de cidadania terrestre/global do sociólogo Ulrich Beck, que defende a necessidade de considerar as pessoas como cidadãos globais, e não como pertencente a uma única nação, o que diminuiria vários conflitos como, por exemplo, o nacionalismo e a aversão ao outro.

Conclusão: retomar a tese e reforçar que a comunicação deve privilegiar a alteridade, isto é, o reconhecimento da existência e da importância do outro como um caminho para gerir positivamente as diferenças.

Espero que vocês tenham tido um excelente resultado! Mande-me notícias!

Lista de possíveis temas que a banca FCC pode cobrar:

Possíveis temas de redação – banca Fundação Carlos Chagas (FCC)

Siga-me nas redes sociais: Facebook, Instagram (profraphaelreis) e YouTube.

Telegram: t.me/profraphaelreis

Conheça nossos cursos:

Ciências Humanas para Redação

CLDF

TRT-SP

TRT-15

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • deu ruim para mim, professor! kkk fiquei com 72 só!
    Hugo Leonardo em 24/06/18 às 10:25
  • Hugo, ótimo! Vamos torcer! Depois, me dê notícias :)
    Raphael de Oliveira Reis em 05/05/18 às 18:23
  • show, explorei exatamente o que o senhor citou, falei de Bauman e o conceito de sociedade líquida, sociedade global e falei das diferenças, como cultural, étnica e religiosa. espero ter uma boa nota rsrs.
    Hugo Leonardo em 05/05/18 às 12:07
  • Olá, Tade! Boa tarde. Vou colocar aqui na lista. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 04/05/18 às 13:42
  • Boa análise, poderia fazer uma análise tb para o prova discursiva de analista judiciário área administrativa do TRT PE? Aguardo resposta. Link para download da prova: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/fcc-2018-trt-6-regiao-pe-analista-judiciario-area-administrativa
    Tadeu Junior em 04/05/18 às 12:50
  • Professor, adorei o tema pois explorei exatamente o que o senhor expôs no artigo. No primeiro argumento falei sobre os benefícios que a globalização e inovações tecnológicas trouxeram para comunicação, favorecendo a aproximação das pessoas e a resolução dos problemas sociais do mundo. Já na contra argumentação citei a teoria da modernidade líquida e o etnocentrismo como conflitantes da diversidade cultural. Uma proposta de solução que apresentei foi o incentivo pela mídia de massa à não-discriminação e respeito as diferenças para que se obtenha um equilíbrio. Apesar de correr o risco de não ter a redação corrigida, sinto que fiz um bom texto.
    Jessica Cardoso em 04/05/18 às 10:20
  • Pelo o que você expôs, conseguiu captar a ideia do texto motivador, contudo me parece que faltou uma ligação com a questão de gerir os conflitos que surgem com a diversidade de forma mais explícita. Porém, para avaliar isso, só lendo mesmo a redação. Desejo que dê tudo certo!
    Raphael de Oliveira Reis em 03/05/18 às 22:34
  • Olá, Ângela! Boa noite. Faz parte do material dos cursos do Estratégia Concursos no quais eu participo. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 03/05/18 às 22:31
  • Em minha redação explorei, em meu primeiro parágrafo de desenvolvimento, o surgimento de perfis fakes em redes sociais e tracei o paralelo com o Artigo 5ºda CF que permite a liberdade de expressão, sendo vedado o anonimato para que possa responder por seus excessos, e que pessoas usavam esses perfis para proferir discursos de ódio na rede e saírem impunes. No outro paragráfo de desenvolvimento, tratei acerca das grandes proporções que a intolerância leva consigo, no caso do holocausto na segunda guerra mundial e atualmente do Estado Islâmico. Esse, por cima, utilizou de mídias socias e propogandas, através de seus perfis fakes espalhados pela internet, para recrutar seguidores por todo o mundo que tinham o pensamento em comum de impor a vontade "islâmica". Esses tópicos fora bem direcionados ao tema ou não? Alguém poderia me dar uma luz?
    Júlio Miguel em 03/05/18 às 19:43
  • Professor, onde tenho acesso a essas mencionadas "rodadas temáticas"?
    Angela em 03/05/18 às 16:40