Artigo

Comentários ao tema de redação do TRF-3: “isolamento social e mundo virtual”

Estrategianos, tudo na plena paz?

Nossos alunos estão “suave na neve” com o tema da prova discursiva – ‘isolamento social e mundo virtual” que a FCC cobrou, hoje, no concurso do TRF-3 ;)

Além de ter trabalhado o tema em nosso material do curso de “discursivas TRF-3” e no Curso de Ciências Humanas para Redação, apresentamos esse tema na revisão de véspera do dia 29/11. Aliás, foi o 10º tema consecutivo de redação para FCC que acerto em revisão de véspera! Acho que estou fazendo jus aos apelidos carinhosos e simpáticos dados pelos alunos: “Mago da FCC”, “Rei da FCC”, “Mestre da Redação”, “Mr. Redação” rsrsrs

Tenho certeza que virão muitas notas boas por aí!

Então, acabamos de fazer esta live na edição 8 do nosso “Café Filosófico com o Rapha”, para refletir sobre possibilidades argumentativas. Dá uma conferida aí!

Espero que gostem!

Sigam-me os bons!

Instagram: profraphaelreis

YouTube: Professor Raphael Reis

Telegram: t.me/profraphaelreis

Site: www.professorraphaelreis.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá! Os caminhos argumentativos estão Ok, porém fiquei na dúvida se de fato você se posicionou, ou seja, não ficou "em cima do muro". É obrigatório o posicionamento. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 08/12/19 às 16:47
  • Olá Professor, Pontuei prós e contras: o uso em nosso benefício, como por exemplo os aplicativos de compras virtuais, ensino a distância, home office. E a desvantagem do isolamento, da redução gradativa da interação social, quando o ser humano é conhecido por ser naturalmente sociável, sendo essa sociabilidade fundamental para a vida saudável. Não fiz citação a autor/filósofo, trouxe mais exemplos atuais. Isso pode reduzir minha nota?
    Thainá em 05/12/19 às 23:33
  • show!
    Raphael de Oliveira Reis em 02/12/19 às 22:30
  • Que coisa boa, Rita! De fato, está no nosso material ;)
    Raphael de Oliveira Reis em 02/12/19 às 22:29
  • Ei! Eu acho que teve muitos autores, mas dependendo de como vc os articulou, com certeza ficou bom :)
    Raphael de Oliveira Reis em 02/12/19 às 22:29
  • Citei Bauman no início, dizendo sobre a sociedade moderna, falei sobre Pierre Levy em um dos parágrafos e como as interações fora das mídias estão sendo substituídas, citei Aristóteles no que diz respeito ao fim último das ações humanas(felicidade), citei também Bordieu, na questão de distinção social e fiz uma analogia com Nietszche(sobre a questão de buscar o que realmente é importante), será que é esse o caminho?
    Rangell em 02/12/19 às 12:33
  • Professor Raphael, o senhor nem imagina a minha emoção quando vi o tema da redação, que felicidade! Lembrei-me imediatamente de suas aulas, inclusive esse tema estava na aula 8, se não me engano. Citei Pierre Levy e Bauman. Muito obrigada, professor! Que Deus te abençoe sempre! Grande abraço.
    Rita Carla em 02/12/19 às 09:36
  • Excelênte
    Gabriel em 02/12/19 às 08:08