Artigo

Ciclo de Estudos ou Quadro de Horários – Qual a melhor forma de estudar?

Encontrar um método funcional de estudos, que dê resultados e otimize o seu tempo, é um desafio muito comum entre os candidatos a concursos públicos. Há uma infinidade de métodos e cada um tem as suas vantagens e desvantagens – o que conta mesmo a o modo como cada indivíduo aprende e memoriza, e esta escolha é algo pessoal.

É claro que alguns métodos de estudo são mais assertivos que outros, pois utilizam de estratégias mais focadas ao propósito de passar em uma seletiva pública, otimizando o pouco tempo que há entre o lançamento do edital e as provas. Aprender e memorizar mais e em menor tempo, com qualidade, deve ser o objetivo neste caso.

Para ser aprovado em qualquer concurso público, é preciso que o candidato planeje o conteúdo a ser estudado no tempo que tem disponível. É preciso que desenvolva um cronograma de estudos, ou plano de estudos. Sem isso, dificilmente irá ser aprovado.

Tenho recebido de alguns alunos novos do programa de Coaching perguntas sobre “qual seria a melhor forma de estudo: por meio dos ciclos de estudo ou do quadro de horários fixos?”. E como esta é uma dúvida de muito comum outros resolvi gravar um vídeo sobre o tema e fazer um artigo aqui no Blog do Estratégia Concursos, que sirva como um roteiro na sua escolha.

Ciclo de Estudos X Horários Fixos

Primeiramente, é importante dizer que ambos os métodos têm as suas vantagens. O que vai depender mesmo é a sua escolha pessoal, ou seja, com qual abordagem se identifica mais. A minha indicação, já que ambos os métodos são funcionais, é a combinação do Ciclo de Estudos com a grade de Horários Fixos de estudo.

Horários Fixos

Como o próprio nome já diz, os Horários Fixos referem-se a um cronograma pouco flexível, mas que obriga o candidato a estudar determinada disciplina em um horário específico, previamente determinado. Cada disciplina tem o seu horário, que deve ser cumprido. Há uma previsão sobre o que deve ser estudado na semana e o estudante determina para cada horário da grade a disciplina que deve ser estudada, compreendendo todos os critérios e matérias do edital.

É uma ótima abordagem para quem tem sempre os mesmos horários para estudar ou para aqueles candidatos que procrastinam. É ainda um bom método, pois basta seguir a planilha para saber o que precisa ser estudado, diminuindo assim a ansiedade em relação ao processo de preparação para o concurso público.

Mas os Horários Fixos de estudo também possuem DESVANTAGENS: se você tiver um imprevisto ou compromisso que coincida com um dos horários de estudo, terá que rever todo o seu planejamento da semana ou, como outra opção, deixar para trás o que não foi cumprido. E isso pode causar muita frustração e desmotivação ao candidato. OUTRO PROBLEMA MUITO COMUM é quanto à revisão: como se segue horários fixos, passa-se muito tempo sem rever os assuntos – o que deveria acontecer pelo menos em 24 horas.

Para saber mais sobre este método de Horários Fixos, leia também o artigo que escrevi recentemente Como Criar Uma Rotina De Estudos Eficaz Para Passar Em Concursos Públicos.

Ciclo de Estudos

o Ciclo de Estudos é mais flexível. O candidato define a carga horária total do seu ciclo de estudos – como, por exemplo, um ciclo de 15, 30 ou 40 horas. Dentro dessa carga, ele deve distribui as disciplinas conforme o peso de cada uma – na próxima oportunidade, eu vou falar sobre COMO DISTRIBUIR AS DISCIPLINAS DENTRO DO CICLO DE ESTUDOS ou do QUADRO DE HORÁRIOS.

O estudo de cada disciplina deve obedecer rigorosamente a sequência do ciclo, independentemente do tempo de estudo diário. Então, se você possui 2 horas de estudo no dia de hoje, seguirá as disciplinas que constam na sequência do ciclo, interrompendo o conteúdo no final das 2 horas. No dia seguinte, continuará aquela disciplina exatamente de onde parou no dia anterior.

O ciclo de estudos tem muito mais vantagens do que desvantagens. A principal delas é que o ciclo se adapta à rotina do candidato, e não o contrário, diferentemente do que ocorre com os Horários Fixos. Há a rotatividade de disciplinas, o que facilita a revisão de matérias e deixa a rotina mais favorável e motivada, otimizando o processo de memorização. Você estuda quando tiver tempo – o que é muito positivo para quem trabalha ou tem outros compromissos durante a semana – mas você é obrigado a estudar tudo, inclusive o que não gosta.

Vamos supor que a sua manhã de hoje está livre. Você estuda 1h de Direito Constitucional, faz um intervalo, depois estuda mais 1h de Português, totalizando 2h, e faz uma pausa para o almoço.

No período da tarde, você não pode estudar por conta de algum compromisso. Sem problemas. À noite, quando voltar pra casa, você retoma o ciclo estudando uma nova disciplina, por exemplo, Direito Administrativo, ou retoma de onde você havia parado em Português.

O objetivo deste método é que você sempre vai retomar os seus estudos quando tiver tempo e deve recomeçar do ponto em que parou, sem pular matérias e sem ter que rever todo o seu planejamento. Porém, o candidato que não tem muita aplicação nos seus estudos podem enfrentar problemas justamente por ser um método muito flexível: é fácil perder o controle e se deparar com a desorganização dos horários. Mas se parar para pensar, o candidato que não tem compromisso com o seu processo, não conseguirá manter nenhum tipo de método de estudo – o que nos leva a entender que a desorganização não é um problema propriamente do ciclo de estudos, mas sim, do indivíduo.

Como combinar os dois métodos?

É possível combinar o Ciclo de Estudos com os Horários Fixos de Estudo e ter os melhores resultados. Primeiramente, é preciso definir a quantidade de horas do ciclo para em seguida distribuir as disciplinas a serem estudadas, em função do peso que cada uma possui. Por exemplo, se você tem 20 horas semanais disponíveis para estudo, pode-se criar um ciclo de 10 horas que será passado por duas vezes em cada semana. Assim, neste exemplo, o objetivo é abordar todas as disciplinas em um ciclo de 2 semanas.

A maior vantagem desse método é que ele combina a organização da rotina de estudo com a rotatividade dos ciclos, intercalando as disciplinas. UM DETALHE IMPORTANTE: esse controle de estudos é indicado para uma preparação pré-edital. Em um outro vídeo, teremos a oportunidade de falar sobre se preparar após a saída do edital.

E LEMBRE-SE: O planejamento sem a execução adequada é tão ruim quanto o estudo sem um plano pré-definido.” De alguma maneira, essas duas situações levam ao fracasso ou, pelo menos, à demora em conseguir uma aprovação e NÃO É ISSO QUE VOCÊ QUER!

Um abraço e bom estudos!!!

YOUTUBEhttps://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw

FACEBOOKhttps://www.facebook.com/coach.thiagocabral

INSTAGRAMhttps://www.instagram.com/coach.thiagocabral/

PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Como Desenvolver O Hábito De Estudar Todos Os Dias

O que achou destas dicas? Deixe um comentário!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ola gostaria de receber sua planilha de estudos. Muito obrigada por estar contribuindo com meus estudos e futura colocacao . Abracos.
    Lilian em 22/03/20 às 01:29
  • Olá, boa noite! Estou estudando para concurso de magistério. Gostaria de receber sua planilha. Se possível as duas!
    Cassiane Martins Neves em 23/11/19 às 09:14
  • Olá..estou estudando para escrivão de polícia, pode me enviar a planilha de estudos? [email protected]
    Monaliza em 23/09/19 às 21:16
  • boa noite teria como enviar a planilha de estudos estou esudando pelo estratégia para câmara de fortaleza cargo contador. [email protected]
    jonathan em 25/08/19 às 23:17
  • Estou estudando pelo Estratégia para TJAM, o edital foi publicado hoje, gostaria que me enviasse a planilha ideal para o estudo pós edital. Obrigada
    Cristiane em 03/07/19 às 21:52
  • bom dia, estou estudando para concursos de Tribunais, gostaria de receber a planilha de estudo. obrigada pela atenção.
    Marianne Paiva em 01/07/19 às 08:50
  • Tudo bem Sara? …Planilha envida para o seu email Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 18/06/19 às 11:00
  • Ola, Boa tarde! Estou estudando pelo estratégia para o TJ-MA. Você poderia me enviar a planilha de estudos?
    Sara Jordania em 01/06/19 às 17:09
  • Tudo bem Rafaela? …Planilha envida para o seu email Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 19/05/19 às 10:05
  • Boa noite Estou estudando pelo estratégia para concursos de tribunais. Você poderia me enviar a planilha de estudos?
    Rafaela em 06/05/19 às 20:51
  • Tudo bem Jéssica? …Planilha envida para o seu email Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 25/02/19 às 12:15
  • Boa tarde, tenho o objeto de seguir a carreira de Auditor Fiscal, estou treinando em concurso mais simples, mas pretendo focar para o possivel concurso que irá abrir da Receita. Exelente trabalho! Poderia me enviar a planilha por favor .
    Jéssica Menezes Alves em 19/02/19 às 16:07
  • Tudo bem Poliana? …Planilha envida para o seu email Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 14/02/19 às 07:53
  • Olá Saskia…Planilha envida para o seu email Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 14/02/19 às 07:53
  • Planilha envida para o seu email, Jéssica Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 14/02/19 às 07:52
  • Bom dia Carolina …Planilha envida para o seu email Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 14/02/19 às 07:51
  • Boa tarde. Seria possível enviar-me a planilha? Obrigada!
    Poliana em 13/02/19 às 15:12
  • Olá, será que eu poderia receber a planilha de estudo?
    Saskia em 12/02/19 às 15:31
  • Boa noite. Gostaria de receber a planilha de estudos via email.
    Jessica carvalho em 12/02/19 às 00:34
  • Olá Thays …Planilha envida para o seu email Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 11/02/19 às 08:53
  • Boa noite Thiago, poderia me enviar a planilha também?
    Thays em 08/02/19 às 22:54
  • Olá Thiago, por gentileza, me envie a planilha. Obrigada!
    Carolina em 05/02/19 às 17:59
  • Bom dia Cleuzeane …Planilha envida para o seu email Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 31/01/19 às 13:42
  • Bom dia. Gostaria muito de receber o Cronograma de estudo. Desde já agradeço.
    Cleuzeane Trindade em 30/01/19 às 11:13
  • Olá Ana...tudo bem? Que om que gostou. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 30/01/19 às 08:54
  • Dae Julio... acabei de enviar para o seu email a planilha. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 30/01/19 às 08:54
  • Bom dia Alvineia...Planilha envida para o seu email Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 30/01/19 às 08:53
  • Falae Bruno, blz? Planilha envida para o seu email. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 30/01/19 às 08:53
  • Tambem gostaria de receber cronograma de estudos.
    JULIO em 29/01/19 às 07:27
  • Poderia enviar a planilha para meu email também? Ótima estratégia! Devido à rotatividade, o estudo não se torna entediante e assim a possibilidade de desistir diminui. Obrigada!
    Ana Santos em 23/01/19 às 12:20
  • Professor pode mandar a planilha por email. Muito obrigada. Um abraço!
    Alvinea Santos fernandes em 21/01/19 às 15:55
  • Boa tarde !!!por favor poderia enviar a planilha para meu email? desde já agradeço.
    BRUNO RAMOS em 17/01/19 às 12:57
  • Olá Sarah, tudo bem? A medida que você for finalizando alguma disciplina, inicie pelas básicas mais importantes, entre 5 e 8 disciplinas a depender da sua carga de estudos diária, reduza a carga horária delas e adicione outras gradativamente. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 14/01/19 às 13:22
  • Planilha envida para o seu email, Maxleia… Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 14/01/19 às 13:20
  • Boa noite !!!por favor poderia enviá a planilha para me támbem?
    Maxleia em 12/01/19 às 22:12
  • Quando vc termina 1 matéria do ciclo n pode começar outro certo? E o que vc deve ficar fazendo em relação a essa matéria enquanto n termina as outras para fechar o ciclo?
    Sarah em 11/12/18 às 22:07
  • Planilha envida para o seu email, Isabella... Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 29/06/18 às 10:08
  • Olá. Planilha envida para o seu email. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 29/06/18 às 10:07
  • Olá Priscila. Planilha envida para o seu email. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!!
    Thiago Cabral em 29/06/18 às 10:06
  • Td bem Renata??? Acabei de enviar a planilha para o seu email. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 29/06/18 às 10:06
  • Olá Leticia. Planilha enviada para o seu email. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 29/06/18 às 10:05
  • Fala Alan, blz??? Planilha enviada para o seu email! Acho que já gravei sim um video sobre esse tema. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 29/06/18 às 10:05
  • Me envie a planinha tbm,
    Isabella em 28/06/18 às 09:50
  • bom dia Tiago vc poderia enviar a planilha de estudo, comecei hoje a estudar para auditor fiscal,estou muito perdida sem saber por onde começar, preciso muito de ajuda.
    Ianaê dos Santos Dias em 28/06/18 às 09:01
  • Boa tarde! Por favor, pode me enviar a planilha?
    Priscila Mesquita em 26/06/18 às 14:01
  • Boa noite! Gostaria de receber a planilha em meu email. Grata.
    Renata Andrade em 25/06/18 às 22:25
  • Boa noite Professor ! Gostaria de receber essa planilha no meu e-mail também. Grata!
    LETICIA em 25/06/18 às 20:09
  • Boa tarde professor! Me encaminhe a planilha por e-mail por gentileza? Eu realmente enfrento problemas de desorganização nos meus estudos e acabo estudando muito mas de forma errada, aprendendo pouco :/ Gostei muito do conteúdo do site. Grato pela atenção, aguardo o e-mail.
    Alan em 25/06/18 às 13:25
  • Boa tarde Daniel. Planilha enviada para o seu email! Acho que já gravei sim um video sobre esse tema. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 24/06/18 às 16:28
  • Bom dia! Pode me enviar a planilha por favor? Você disse que em outro vídeo iria falar sobre a preparação pós-edital, já foi feito? se sim, teria uma planilha de horários fixos combinado com ciclo de estudos? Gostei muito do seu exemplo de horários fixos, inclusive já o adicionei para o meu dia a dia, somente alterando 1 hora a menos em tudo, já que no seu exemplo o trabalho é de 08:00 às 18:00 e o meu é das 07:00 às 17:00. Desde já, Obrigado!
    Daniel Fernandes de Sousa em 22/06/18 às 11:16