Artigo

BIOLOGIA PARA PAPILOSCOPISTA DA PF: O QUE ESTUDAR?

BIOLOGIA PARA PAPILOSCOPISTA DA PF

INTRODUÇÃO

O ano de 2021 está excelente para as Carreiras Policiais e já foi coroado com o concurso da Polícia Federal.

Em 15/01/21 foi publicado o edital do concurso para a nomeação de 84 Novos Papiloscopistas!

Saiba tudo sobre o edital PAPILOSCOPISTA DA PF 2021.

Como em 1997, 2004, 2013 e 2018, o novo concurso será organizado pelo CEBRASPE, com provas na sua estrutura tradicional, ou seja, com assertivas certas e erradas.

Estamos preparando muito conteúdo sobre esse concurso. Assim, desde já, gostaria de indicar nosso Instagram:

Instagram do Estratégia Concursos

Neste artigo, faremos uma análise da disciplina de Biologia prevista no edital para o cargo de Papiloscopista.

Entenda a Prova de Biologia para Papiloscopista da PF

A prova objetiva, P1, conforme o edital de 2018, foi composta por 120 assertivas para serem avaliadas como certas ou erradas. Igualmente, o edital atual de PAPILOSCOPISTA DA PF prevê as mesmas regras.

Na P1, a cada item assinalado corretamente, o candidato pontuará 1 dos 120 pontos possíveis. Se deixar em branco receberá 0, mas se assinalar o gabarito errado, somará 1 ponto negativo.

Assim, cada reposta errada anulará uma correta.

Além disso, deve-se ter em mente que a prova objetiva de Papiloscopista da PF está dividida em 3 Blocos. Cada bloco possui um determinado número de disciplinas. Veja:

BLOCO I: 60 questões. Português, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico

BLOCO II: 36 questões. Informática.

BLOCO III: 24 questões. BIOLOGIA, Química e Física.

Além disso, segundo o edital, o candidato será eliminado se obtiver nota inferior a:

  • 6,00 pontos no bloco I da prova objetiva (P1);
  • 3,00 pontos no bloco II da prova objetiva (P1);
  •  2,00 pontos no bloco III da prova objetiva (P1);
  • 48,00 pontos no conjunto dos três blocos da prova objetiva

Portanto, resta claro que o candidato, em hipótese alguma, poderá deixar em branco um bloco inteiro da prova. Por isso, deve ser dada a devida atenção à Biologia para Papiloscopia da PF, inclusa no terceiro bloco.

A disciplina de Biologia está inserida no Bloco III, junto com Física e com Química. Nos anos anteriores, Arquivologia também fazia parte do bloco, porém foi eliminada do edital atual para o cargo de Papiloscopista.

QUANTIDADE DE QUESTÕES DE BIOLOGIA PARA PAPILOSCOPISTA DA PF

Conforme foi dito, com a eliminação de uma disciplina no edital atual, o Bloco III passou a contar com apenas 3 matérias: Biologia, Física e Química a serem divididas em 24 questões.

Baseando-se nas últimas provas de Papiloscopista da PF, é possível afirmar que o Bloco III dividiu as matérias em quantidades iguais de questões. Em outras palavras, as 3 matérias foram divididas entre as 24 questões, ou seja, 8 de cada.

Por certo, como a prova possuirá um total de 120 questões e 8 serão de Biologia, esta corresponderá a 6% da prova:

BIOLOGIA PARA PAPILOSCOPISTA DA PF
Embora “apenas 6%”, Biologia tem um ótimo custo benefício!

Biologia não é uma matéria considerada fácil, porém é mais simples do que Física e Química, bem como o conteúdo do edital é bem enxuto (4 pontos) se comparado com as demais disciplinas do Bloco III.

Matéria de nível médio, ausência de diploma legal específico e 8 questões para você garantir, pelo menos, 4.

Por vezes, resistimos, pois não estudamos seus conteúdos desde o colégio, sequer é comum estar prevista tal matéria nos concursos públicos, mas vale a pena se dedicar.

Em conclusão, por ser de nível médio, as questões são mais simples e cobram conceitos gerais do tema.

Evidentemente que, na sua preparação, você irá dividir o tempo de estudo de forma proporcional à relevância da matéria. Por exemplo, Informática é uma matéria que merece mais tempo de estudo do que Biologia. Todavia, de jeito nenhum, poderá negligenciá-la.

Lembre-se: não se pode zerar o bloco, bem como os pontos são líquidos.

Para um estudo eficaz, ainda mais em pós-edital, é essencial ter em mente quais os assuntos de Biologia mais cobrados pelo CEBRASPE.

Dados objetivos da prova de BIOLOGIA

Em primeiro lugar, em relação aos dados da prova objetiva, o edital cobrou o seguinte conteúdo em Biologia:

1 CITOLOGIA. 1.1 Composição química da matéria viva. 1.2 Organização celular das células. eucarióticas. 1.3 Estrutura e função dos componentes citoplasmáticos. 1.4 Membrana celular. 1.5 Núcleo. 1.5.1 Estrutura, componentes e funções. 1.5.2 Divisão celular (mitose e meiose, e suas fases).1.6 Citoesqueleto e movimento celular.

2 BIOQUÍMICA. 2.1 Processos de obtenção de energia na célula.
2.2 Principais vias metabólicas. 2.3 Regulação metabólica. 2.4 Metabolismo e regulação da utilização de energia. 2.5 Proteínas e enzimas.

3 EMBRIOLOGIA. 3.1 Gametogênese. 3.2 Fecundação, segmentação e gastrulação. 3.3 Organogênese. 3.4 Anexos embrionários. 3.5 Desenvolvimento embrionário humano.

4 GENÉTICA 4.1 Primeira lei de Mendel. 4.2 Probabilidade genética. 4.3 Árvore genealógica. 4.4 Genes letais. 4.5 Herança sem dominância. 4.6 Segunda lei de Mendel. 4.7 Alelos múltiplos: grupos sanguíneos dos sistemas ABO, Rh e MN. 4.8 Determinação do sexo. 4.9 Herança dos cromossomos sexuais. 4.10 Doenças genéticas

Antes de mais nada, registre-se que, na prova, não haverá peso diferenciado entre elas. Em outras palavras, toda assertiva, independentemente da matéria, valerá a mesma pontuação (1).

Por fim, confira a proporção de questões que o CEBRASPE costuma cobrar a partir do conteúdo programático do edital:

BIOLOGIA PARA PAPILOSCOPISTA DA PF

Por fim, façamos considerações a partir dos dados acima…

A planilha acima é importante afim de que você tenha condições de perceber, claramente, o que estudar para a prova de Biologia para Papiloscopista da PF.

A princípio, dentre os 4 núcleos principais da Disciplina, Genética é o tema mais incidente, com 53,06% do total das questões analisadas. Em seguida, aparece Citologia, com 26,53%, ou seja, 1/4. Por fim, Bioquímica e Embriologia com pouco mais de 10% cada.

Genética

Genética, como era de se esperar, constitui a maior parte das questões, pois os temas tratados estão mais relacionados ao trabalho do papiloscopista, responsável pelos procedimentos de identificação criminal.

Do mesmo modo, analisamos a frequência com que o CEBRASQUE cobra os subtópicos exigidos no edital e concluímos que mais da metade do que é cobrado trata do item 4.3: Árvore Genealógica. Em segundo lugar, ficaram as Leis de Mendel (itens 4.1 e 4.6). Confira:

biologia para papiloscopista da pf

Por certo, focar bem nestes conteúdos já equivalerá a mais de “meio caminho andado”.

Portanto, dedique-se com afinco ao tema “Genética”.

Citologia

Atrás de Genética, temos Citologia, com um percentual não tão alto, mas relevante: 26,53% da prova de Biologia para Papiloscopista da PF.

Também realizamos uma pesquisa com relação às questões incidentes sobre este assunto com base nos subtópicos do edital a fim de selecionar quais valem a pena estudar:

Desse modo, observe que o tema mais recorrente em Citologia é o item 1.3 do edital: Estrutura e Função dos Componentes Citoplasmáticos. Por conseguinte, nos deparamos com Divisão Celular (item 1.5.2) e, em terceiro lugar, Membrana Plasmática (item 1.4).

Com efeito, esses três assuntos são muito recorrentes dentro de Citologia e devem ser priorizados.

Bioquímica e Embriologia

No momento em que você retornar ao gráfico com a proporcionalidade de todas as matérias de Biologia para Papiloscopista da PF, poderá concluir que essas duas disciplinas não têm grande relevância se comparadas com Genética e Citologia.

Na prova objetiva, serão cobradas 8 questões de Biologia de tal sorte que, no máximo, uma questão poderá tratar de Bioquímica e/ou Embriologia. Isto porque as duas juntas totalizam 20% do total que o CEBRASPE costuma cobrar.

Contudo, para garantir e não deixar nada relevante de fora, seguem os assuntos mais cobrados dentro destes temas:

Dessa forma, em Bioquímica, temos: Proteínas e Enzimas (item 2.5), seguido por Metabolismo e Regulação da Utilização de Energia (item 2.4).

Por fim, em Embriologia, os assuntos que mais se destacam são: Desenvolvimento Embrionário (item 3.5) e Organogênese (item 3.3).

Conclusão

Como resultado, podemos concluir que Biologia é uma disciplina que não pode ser deixada de lado nos estudos para o concurso de Papiloscopista da PF. De tal forma que serão 8 questões que podem fazer toda a diferença na sua prova.

Contudo, foi possível enxugar o conteúdo, destacando-se os pontos de maior relevância a estudar. Segue o edital sintetizado:

1 CITOLOGIA: 1.3 Estrutura e função dos componentes citoplasmáticos. 1.4 Membrana celular. 1.5.2 Divisão celular (mitose e meiose, e suas fases).

2 BIOQUÍMICA. 2.4 Metabolismo e regulação da utilização de energia. 2.5 Proteínas e enzimas.

3 EMBRIOLOGIA. 3.3 Organogênese. 3.5 Desenvolvimento embrionário humano.

4 GENÉTICA. 4.1 Primeira lei de Mendel. 4.3 Árvore genealógica. 4.6 Segunda lei de Mendel.

Portanto, utilize esse conhecimento a seu favor, pois com um esforço de estudo direcionado, você garantirá importantes pontos em sua prova!

Lembre-se que, embora quaisquer dos temas previstos no edital possam estar em sua prova, ter conhecimento dos mais incidentes auxilia no direcionamento do estudo.

Ainda mais em um pós-edital, em que, muitas vezes, não será possível estudar tudo que está previsto.

Enfim, estas foram as nossas impressões acerca da prova de Biologia para Papiloscopista da PF.

Desejo a você excelentes estudos!

Espero tê-lo ajudado.

Um abraço.

Heloísa Tondinelli

ASSINE AGORA – Assinaturas Estratégia

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Então, fique por dentro de todos os concursos:

“O Recomeço”: confira as condições imperdíveis nas nossas assinaturas

Sobretudo, confira os concursos policiais em alta:

CONCURSOS POLICIAIS

Em seguida, certames previstos para este ano:

Concursos 2021

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.