Artigo

Análise do Edital Papiloscopista da PF: Veja todos os detalhes

Análise do edital Papiloscopista

Primeiro deixa eu me apresentar para vocês, meu nome é Vinícius Silva, sou professor de Física aqui no Estratégia Concursos e trabalho na preparação de candidatos para papiloscopista desde 2012, no último concurso da PF.

Foi liberada a abertura das inscrições do Concurso Polícia Federal, as provas acontecem no dia 19 de agosto, e sabemos a importância de responder as questões com tranquilidade e bastante segurança, não é mesmo?

Por isso, faremos hoje (19) de junho, uma transmissão ao vivo do aulão intensivo para Papiloscopista com base no edital. A transmissão será a partir das 19h, no canal do Youtube do Estratégia Concursos.

Será um bom momento para você sanar dúvidas e ficar ligado no que vai cair na prova!

Participe de forma gratuita e garanta um melhor desempenho nas provas!

Concurso  PF

edital para o Concurso da Polícia Federal – 30 vagas para Papiloscopista.

Saiu o Edital – Papiloscopista da Polícia Federal!

Nossa, como essa frase é animadora, estou extasiado ainda com essa notícia e imaginando como vocês também estão animados com a publicação do edital.

Nesse artigo vou tentar mostrar tudo que você precisa saber para decidir sobre esse concurso.

  1. Remuneração

Vamos começar logo pelo que mais importa (rsrsr) que é saber quanto você vai ganhar quando assumir como papiloscopista.

A tabela salarial é a mesma de Agente, e Escrivão, ou seja, a estrutura remuneratória é idêntica.

Adicional de Fronteira

Em Dezembro de 2017, o presidente Michel Temer assinou decreto regulamentando a indenização diária a servidores da Polícia Federal que trabalham em locais de fronteiras do Brasil e mais outras quatro carreiras: Receita Federal, Policia Rodoviária Federal, Auditores do Trabalho e Auditores Fiscais Agropecuários.

O adicional de fronteira será de R$ 91,00 por dia trabalhado durante a semana –  não serão contabilizados os fins de semana –  podendo chegar a um acréscimo de R$ 2 mil reais líquidos à remuneração ao final de 22 dias trabalhados.

  1. O que faz um papiloscopista?

O papiloscopista é o profissional dos quadros da PF responsável pelos procedimentos de identificação criminal.

O papilo (como é chamado internamente) também atua como policial e tem todas as prerrogativas de um Policial Federal, portanto, ele pode prender, dar flagrante e geralmente participa de operações policiais.

O papiloscopista ainda pode participar de perícias que requerem identificação criminal, principalmente na identificação por meio de impressões datiloscópicas.

  1. Como é o concurso

O concurso de papiloscopista é idêntico ao concurso de agente e escrivão em termos de fases do concurso, o que muda são as matérias e conteúdos cobrados.

As fases são as seguintes

3.1 Prova Objetiva

A prova objetiva será realizada no dia 19 de agosto e é dividida em blocos.

Se liga que a prova trouxe a distribuição dos 120 itens C/E em cada bloco, veja acima como ficou.

Sei que você deve estar curioso para saber como é a prova objetiva desse certame, as matérias cobradas são:

Bloco I

Português

Raciocínio Lógico

Estatística

Direito Penal

Direito Processual Penal

Direito Administrativo

Direito Constitucional

Legislação Especial

Bloco II

Informática

Bloco III

Arquivologia

Química

Física

Biologia

Destaquei algumas matérias que, certamente, só caem nesse cargo, pois são muito específicas para a atividade do papiloscopista.

Algumas pessoas não entendem o motivo de serem cobradas matérias meio estranhas ao concurso da PF para o cargo de papilo, na verdade, essas disciplinas tem uma relação muito forte com a atividade desempenhada.

No entanto fique tranquilo, pois os conteúdos dessas matérias não são tão longos.

BIOLOGIA:

1 Citologia. 1.1 Composição química da matéria viva. 1.2 Organização celular das células eucarióticas. 1.3 Estrutura e função dos componentes citoplasmáticos. 1.4 Membrana celular. 1.5 Núcleo. 1.5.1 Estrutura, componentes e funções. 1.5.2 Divisão celular (mitose e meiose, e suas fases). 1.6 Citoesqueleto e movimento celular. 2 Bioquímica. 2.1 Processos de obtenção de energia na célula. 2.2 Principais vias metabólicas. 2.3 Regulação metabólica. 2.4 Metabolismo e regulação da utilização de energia. 2.5 Proteínas e enzimas. 3 Embriologia. 3.1 Gametogênese. 3.2 Fecundação, segmentação e gastrulação. 3.3 Organogênese. 3.4 Anexos embrionários. 3.5 Desenvolvimento embrionário humano. 4 Genética. 4.1 Primeira lei de Mendel. 4.2 Probabilidade genética. 4.3 Árvore genealógica. 4.4 Genes letais. 4.5 Herança sem dominância. 4.6 Segunda lei de Mendel. 4.7 Alelos múltiplos: grupos sanguíneos dos sistemas ABO, Rh e MN. 4.8 Determinação do sexo. 4.9 Herança dos cromossomos sexuais. 4.10 Doenças genéticas.

FÍSICA:

1 Oscilações e ondas: movimento harmônico simples; energia no movimento harmônico simples; ondas em uma corda; energia transmitida pelas ondas; ondas estacionárias; equação de onda. 2 Eletricidade: carga elétrica; condutores e isolantes; campo elétrico; potencial elétrico; corrente elétrica; resistores; capacitores; circuitos elétricos. 3 Óptica: óptica geométrica; reflexão; refração; polarização; interferência. 4 Espectroscopias de absorção e de emissão molecular (fluorescência).

QUÍMICA:

1 Classificação dos materiais. 2 Teoria atômicomolecular. 3 Classificação periódica dos elementos químicos. 4 Radioatividade. 5 Interações químicas. 6 Misturas, soluções e propriedades coligativas. 7 Métodos de separação de misturas. 8 Funções químicas inorgânicas. 9 Gases. 10 Propriedades dos sólidos. 11 Estequiometria. 12 Termoquímica. 13 Cinética química. 14 Equilíbrio químico. 15 Eletroquímica. 16 Química orgânica: estrutura, nomenclatura e propriedades físicas e químicas de compostos orgânicos.

Para aprovação você vai ter que atingir uma pontuação mínima:

9.11.6 Será reprovado na prova objetiva e eliminado do concurso público o candidato aos cargos de Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
a) obtiver nota inferior a 6,00 pontos no bloco I da prova objetiva (P1);
b) obtiver nota inferior a 3,00 pontos no bloco II da prova objetiva (P1);
c) obtiver nota inferior a 2,00 pontos no bloco III da prova objetiva (P1);
d) obtiver nota inferior a 48,00 pontos no conjunto dos três blocos da prova objetiva.

9.11.7 O candidato eliminado na forma dos subitens 9.11.4, 9.11.5 e 9.11.6 deste edital não terá classificação alguma no concurso público.

9.11.8 Os candidatos não eliminados na forma dos subitens

9.11.4, 9.11.5 e 9.11.6 e do subitem 10.9.2 deste edital serão listados por cargo/área de acordo com os valores decrescentes da nota final na(s) prova(s) objetiva(s).

3.2. Prova discursiva

A prova discursiva também será realizada no dia 19 de agosto de 2018.

10.3 Para os cargos de Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal, a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 13,00 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, com base em tema formulado pela banca examinadora.

Não são todos os candidatos que terão a prova discursiva corrigida, no cargo de papiloscopista, apenas os 88 primeiros da ampla concorrência, 24 primeiros dos candidatos cotistas negros e 8 primeiros dos PNEs terão essa oportunidade.

O edital prevê ainda o que será avaliado nessa fase:

10.9.3 A prova discursiva avaliará o conteúdo – conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

O candidato deverá produzir, com base em temas formulados pela banca examinadora, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão.

A banca CESPE também divulgará o padrão de resposta da prova discursiva para Papiloscopista no dia 21 de agosto

As demais fases segue abaixo:

3.3 TAF

3.4 Exames médicos

3.5 Exame de aptidão psicológica

  1. Vagas

O edital 2018 da PF prevê 30 vagas imediatas para o cargo de Papiloscopista Policial Federal.

O número é bem menor que o dos demais cargos, porém o número de candidatos é bem reduzido também.

No último concurso, em 2012, foram 11.279 candidatos para 100 vagas, o que representou uma concorrência de 112,79 candidatos por vaga.

É um número pequeno quando comparado à mesma época, com o número de candidatos que se inscrevem para os outros cargos mais comuns.

Mesmo que a quantidade de vagas para esse certame tenha sido bem reduzida, acreditamos que será um concurso com um número bem maior de inscritos.

  1. Requisitos

O requisito de escolaridade para o cargo é que o nível superior em qualquer área de formação. Além disso O cargo exige do candidato 18 anos de idade, no mínimo, na data de matrícula do Curso de Formação e ainda ter CNH B ou superior.

  1. TAF

O teste de aptidão física envolve provas de corrida de 12 minutos, flexão de braços em barra fixa, natação e teste de impulsão horizontal (salto).

Os índices são altos então é importante iniciar a preparação imediatamente, caso ainda nã tenha iniciado.

  1. Como se preparar para Papiloscopista

Cursos Completos

A preparação para o cargo de papilo é idêntica às demais, trata-se de um concurso com um número enorme de disciplinas então o ideal é criar um planejamento de estudos e seguir ele à risca, sem se sabotar.

Priorize as matérias que você tem mais dificuldade, pois elas podem representar a diferença entre a aprovação e a reprovação.

É fundamental resolver questões anteriores, de provas CESPE, que é a banca que vai realizar o seu concurso.

Em matérias como Física, Química, Biologia e Identificação Criminal o ideal é se preparar com um material específico, não vale a pena estudar por livros ou material dispersos.

Aqui é foco na banca, pois são matérias que você terá de se embasar teoricamente, não dá para partir diretamente para os exercícios.

Um bom termômetro para você é ir se baseando pelas provas da PCDF e da PCGO, que foram provas que tiveram exatamente o mesmo conteúdo da última prova da PF, eles simplesmente copiaram o conteúdo programático do CESPE.

7.1 Física para Papiloscopista

Confira abaixo uma análise que fiz da prova de Física para o cargo de Papiloscopista.

A prova foi bem acessível, o que dificultou um pouco foi a contextualização excessiva que a banca fez, ao colocar textos longos, com muitas informações, que na verdade muitas vezes não eram nem necessárias para a resolução.

Portanto, a prova foi muito cansativa, até de forma geral. Isso dificultou o candidato que sabia a matéria, mas não soube por em prática os conhecimentos adquiridos por conta da forma com que o conteúdo foi abordado.

No mérito, a prova foi muito boa, as questões estavam impecáveis, abordando de forma prática a Física aplicada ao dia a dia do Papiloscopista.

Foram cobrados 10 itens de Física, de um total de 120 itens. Os itens abordaram os seguintes temas:

  • Movimento Harmônico Simples (cinemática do MHS)
  • Óptica Geométrica (instrumentos ópticos – lupa)
  • Eletrodinâmica (circuitos elétricos simples)
  • Fluorescência

De uma forma geral, o conteúdo foi bem distribuído e a prova abordou praticamente todos os tópicos do programa.

Clique no link abaixo e obtenha a prova de Física de 2012 totalmente comentada.

Prova de Física Comentada – 2012

Datas importantes

Se liga nas datas que não podem sair do seu calendário:

  1. Inscrições
  2. Data da prova objetiva e discursiva
  3. Data do resultado da prova objetiva.

Lembre-se de que as provas serão realizadas em todas as capitais do Brasil.

Então, se você gostou do cargo e está decidido à se preparar para Papiloscopista da PF, é hora de intensificar os estudos, não deixe de se inscrever nos nossos projetos gratuitos que acontecem em nosso canal do YouTube.

Junte-se a nós e seja mais um Papiloscopista da Polícia Federal.

Abraços.

Prof. Vinícius Silva.

►Data prevista para as provas objetiva e discursiva: 19/08/2018

►Vagas: 30

►Cargo: Papiloscopista da Polícia Federal

►Lotações: todo o país

►Banca: Cebraspe/Cespe

►Escolaridade: Nível Superior em qualquer área de formação.

Cursos Estratégia ConcursosCursos Completos

EditalEdital  PF 2018

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Hebert, Não será cobrada, foi cobrada apenas no último. Abraços.
    Vinicius Silva em 16/06/18 às 19:16
  • Bom dia, Professor você lista as matérias que serão cobradas separadas por Blocos e logo a baixo você põe a seguinte frase: "Em matérias como Física, Química, Biologia e Identificação Criminal o ideal é se preparar com um material específico, não vale a pena estudar por livros ou material dispersos." Porém a IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL que você cita não vai ser cobrada neste concurso, ou vai?
    Hebert em 15/06/18 às 09:32