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Administração para o IBGE – resumo parte 2 – ACM e ACS

Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje trazemos a nossa segunda parte do resumo de administração para o IBGE. Na primeira parte vimos os tópicos de Planejamento Estratégico; Qualidade; Processo Organizacional (Funções Administrativas) e Estruturas Organizacionais.

Neste resumo veremos os seguintes tópicos: Evolução da Administração (Teorias Administrativas); Comportamento, clima e cultura; Motivação e Liderança. Confira o índice de cobrança destes tópicos na nossa análise estatística do edital do IBGE, feita pelo Passo Estratégico.

Segue abaixo o percentual de cobrança da banca Cebraspe por assunto:

Estatística de cobrança de Administração para o IBGE
Estatística de cobrança de Administração para o IBGE

Nunca é demais lembrar, também, o conteúdo programático de Administração do edital do IBGE:

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO/ SITUAÇÕES GERENCIAIS: 1 Aspectos gerais da administração. Organizações como sistemas abertos. 2 Funções administrativas. 2.1 Planejamento, organização, direção e controle. 3 Motivação, comunicação e liderança. 4 Processo decisório e resolução de problemas. 5 Noções básicas de gerência e gestão de organizações e de pessoas. 6 Eficiência e funcionamento de grupos. O indivíduo na organização: papéis e interações. Trabalho em equipe. Equipes de trabalho. 7 Responsabilidade, coordenação, autoridade, poder e delegação. 8 Avaliação de desempenho. 9 Compromisso com a qualidade nos serviços prestados.

Não deixe de conferir, também, a nossa análise do edital do IBGE:

Nesta reta final para a prova, é importante aproveitar todo o tempo disponível para reforçar os estudos não somente em Administração, mas também em todas as outras disciplinas.

Lembre-se de que o concurso será bastante concorrido, com a concorrência bem qualificada. Por isso, utilize nossos resumos juntamente com o material teórico para alavancar a compreensão de nossa disciplina.

Sigamos com a análise dos tópicos do nosso resumo de Administração para o IBGE – parte 2.

Evolução da Administração

Tópico basilar para compreender a disciplina de Administração, o estudo da evolução da Administração pode estar presente no edital com o nome de “Teorias Administrativas”, “Evolução do Pensamento Administrativo” ou “Teoria Geral da Administração” (TGA). Confira o nosso resumo de Teorias Administrativas .

Vejamos como a Cebraspe costuma explorar o tema.

CEBRASPE – PGE-PE (2019)

“A Escola da Administração Científica deu ênfase, entre outros aspectos, à análise do trabalho e aos estudos de tempos e movimentos como forma de racionalizar a execução das tarefas pelos operários; além disso, contemplou algumas ações típicas de administração de recursos humanos, como o desenho de cargos, os incentivos salariais e os prêmios por produção.”

Afirmativa correta. Em primeiro lugar, perceba que a questão fala sobre a escola da Administração Científica, de Taylor, que tem ênfase nas tarefas.

Esta teoria buscou estudar as tarefas executadas pelos operários, com a análise do trabalho executado e com o estudo de tempos e movimentos, que consistia em compreender a forma pela qual as tarefas eram executadas, buscando apresentar melhorias a tais execuções.

Por fim, a Organização Racional do Trabalho, conceito fundamental da Administração Científica, preconizava a especialização dos empregados em suas tarefas, mediante um adequado desenho de tais cargos. Além disso, buscava ampliar a produtividade, estabelecendo prêmios e incentivos salariais por produção.

Administração científica - incentivos salariais - homo economicus (homem econômico)
Administração Científica (Alvarenga, 2021)

CEBRASPE – EBSERH (2018)

“A respeito das principais abordagens da administração e suas funções, julgue o item a seguir.

De acordo com a teoria da contingência, organizações flexíveis e adaptáveis funcionam de forma mais eficiente e efetiva nos dias de hoje.”

Afirmativa correta. Para a teoria contingencial, não existe fórmula fechada para garantir a eficiência e eficácia das organizações, que lidam com inúmeras condições, contingências, tanto internas, quanto externas. Assim, flexibilidade e adaptabilidade são características que as organizações devem possuir.

Comportamento, clima e cultura

Prosseguindo com o nosso resumo de Administração para o IBGE – parte 2, falaremos sobre cultura e clima organizacional. Para mais detalhes sobre o tema, confira o nosso resumo de cultura organizacional para concursos.

Vejamos a forma pela qual a Cebraspe cobra o tema.

CEBRASPE – TJ-AM (2019)

“Acerca de gestão de pessoas, julgue o item seguinte.

O clima organizacional, enquanto componente da cultura organizacional, está associado aos sentimentos das pessoas e à forma como elas se relacionam entre si, com clientes e com o público externo.”

Afirmativa correta. O clima organizacional pode ser definido como a percepção que os colaboradores possuem do ambiente organizacional, como eles reagem a este ambiente. Por isso, o clima organizacional afeta os sentimentos das pessoas com relação à organização, bem como a forma que se relacionam com outras pessoas no contexto organizacional.

CEBRASPE – IPHAN (2018)

“Julgue o item seguinte, referente à cultura organizacional.

Histórias e símbolos são aspectos observáveis da cultura passíveis de ser compartilhados pelos membros da organização.”

Afirmativa correta. Histórias e símbolos são considerados artefatos, que é o nível mais superficial da cultura organizacional, aquele que é percebido em um primeiro contato com a organização. Dito de outra forma, são os aspectos mais observáveis da cultura organizacional.

CEBRASPE – IPHAN (2018)

“A cultura organizacional inclui tanto elementos visíveis, como padrões de comportamento, quanto elementos invisíveis, como os valores organizacionais, por exemplo.”

Questão correta. A cultura se observa em três níveis: os artefatos, conforme explicado na questão anterior; os valores compartilhados, que são os valores ou atitudes aceitáveis ou não na organização; e as crenças básicas, que é o nível mais profundo da cultura, aquilo que está fortemente enraizado nela, fazendo com que os colaboradores reproduzam tais crenças até mesmo de forma inconsciente.

Administração para o IBGE – Motivação

A motivação é tema bastante importante para a rotina organizacional, pois afeta inúmeros outros aspectos, como produtividade, qualidade de vida no trabalho, cultura e clima organizacionais, dentre outros.

Dada tal importância, as bancas costumam cobrar bastante a temática de motivação. Para maior aprofundamento, recomendamos o nosso resumo de teorias de motivação para concursos.

Analisemos questões da Cebraspe sobre o tema.

CEBRASPE – PGE-PE (2019)

“De acordo com a teoria dos dois fatores, para motivar um grupo de empregados que se encontrem desmotivados, a organização deverá, além de promover melhorias no ambiente físico, nos relacionamentos interpessoais e nas condições de trabalho, fornecer-lhes reajustes salariais e benefícios.”

Afirmativa errada. Trata-se de uma das mais cobradas em concursos.

De forma resumida, a teoria dos dois fatores, de Herzberg, preconiza a interação de dois fatores sobre a motivação: fatores motivacionais, que são os fatores que de fato levam à motivação; e fatores higiênicos, que são fatores que não motivam, apenas previnem a insatisfação, que ocorre quando ausentes. Aqui está presente o salário.

As bancas costumam relacionar, como nesta questão, o salário como um fator motivacional, para derrubar os candidatos mais desatentos.

CEBRASPE – PGE-PE (2019)

“Segundo a teoria da expectativa, a motivação do indivíduo está condicionada à percepção de que seu esforço para a realização de tarefas será reconhecido na avaliação de seu desempenho e de que o resultado dessa avaliação levará a uma recompensa que o atenderá em alguma necessidade ou interesse.”

Afirmativa correta. Também conhecida como teoria da expectância, criada por Victor Vroom, é outra teoria bastante cobrada em concursos.

De forma resumida, a teoria preconiza que a motivação da pessoa está baseada naquilo que se espera obter de recompensa. A relação entre expectativa e recompensa determina o grau de esforço a ser empreendido pelo indivíduo, de forma a alcançar o resultado esperado.

Administração para o IBGE – Liderança

Seguindo com o nosso resumo de Administração para o IBGE – parte 2, falaremos sobre liderança. Os líderes são fundamentais às organizações, pelo simples fato de que as organizações são feitas de pessoas, que devem ser direcionadas e conduzidas para o alcance dos objetivos e metas organizacionais.

Para mais detalhes, confira nosso Guia Definitivo de teorias de liderança para concursos.

Vejamos algumas questões.

CEBRASPE – IPHAN (2018)

“Situação hipotética: O gerente de pessoas de determinado órgão preocupa-se com os aspectos humanos dos seus subordinados e procura manter uma equipe de trabalho atuante, com maior participação nas decisões da área. Assertiva: Nessa situação, o gerente adota o estilo de liderança centrado na tarefa.”

Afirmativa errada. Conforme o Grid Gerencial, de Blake e Mouton, a liderança centrada na tarefa preocupa-se totalmente com a eficiência, desprezando as pessoas. O líder que se preocupa completamente com as pessoas é conhecido como “clube de campo”. Já o líder equipe tem máxima preocupação com as pessoas e máxima preocupação com as tarefas.

CEBRASPE – STM (2018)

“Líderes liberais são aqueles que adotam postura consultiva, compartilhando com suas equipes a tomada de decisão.”

Afirmativa errada. Trata-se da liderança democrática. O líder liberal não adota postura consultiva, agindo apenas quando é solicitado. Concede máxima liberdade aos liderados.

Conclusão

Chegamos ao fim do nosso resumo de Administração para o IBGE – parte 2. Não deixe de ler os artigos propostos ao longo do texto, além de utilizar nossos materiais teóricos e realizar muitas questões sobre os temas.

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

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