Artigo

Gabarito extraoficial Banese Conhecimentos do Estado de Sergipe

Serei sincero com todos os concurseiros de Sergipe! O Cebraspe é um dos flagelos do Nordeste, submetendo os concurseiros que não se prepararam com o Estratégia Concursos.

A prova foi bastante exigente, como sempre esperamos do Cebraspe. Alguns alunos entraram em contato e acharam a disciplina difícil, pois em conhecimentos gerais, a bagagem exigida foi grande, e algumas proposições causavam dúvida, como a questão 24, em que pergunta sobre a exploração mineral no estado “especialmente os materiais de construção e agregados”. Realmente a produção de matéria prima para a construção civil e cerâmica é uma atividade industrial muito relevente para Sergipe, mas as principais commodities minerais não metálicas são: Petróleo, gás natural, café torrado, latas de alumínio, cerveja, depois materiais elétricos para automóveis. Cimento é o oitavo produto sergipano, de acordo com o IBGE.

Gabaritto extraoficial Banese 16-C

Gabaritto extraoficial Banese 17-C

As questões 16 e 17 foram sobre os indígenas Xokós e os conflitos seculares para regularização de suas terras, e em meados da década de 90, pela Funai. São o unico povo indígena de Sergipe e não passsaram incólumes ao processo de aculturação dos indígenas.

Gabaritto extraoficial Banese 18-C

O PIB sergipano é composto principalmente pelo setor terciário da economia, e chamamos essa composição de terciarização, que pressupõe o dinamismo econômico municipal, que exerce polarização e atração nos demais municípios, e por ser o setor que mais emprega, há muita informalidade.

Gabaritto extraoficial Banese 19- E

Essa era fácil, se soubéssemos que a origem do povoamento de Sergipe foi através da pecuária, que abastecia as fazendas baianas e pernanbucanas com seus abundantes rebanhos.

Gabaritto extraoficial Banese 20- C

De acordo como o Observatório Social de Sergipe, Aracaju tem dois grandes bolsões de pobreza: na zona Sul o Bairro Santa Maria e na zona Norte os bairros Porto Dantas e Japãozinho. São áreas que concentram o maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade, menor renda per capita e com índices de pobreza e baixa escolaridade.

Gabaritto extraoficial Banese 21- E

Gabaritto extraoficial Banese 22- E

Gabaritto extraoficial Banese 23- E

O forró pé de serra é patrimônio imaterial tradicional e popular entre todas as idades e classes sociais, e principalmente nos mega eventos das festas juninas de São João, na capital e nos circuitos do interior. O grandes eventos foram as atividades econômicas terciárias mais afetadas durante a pandemia. Os eventos geram muitos empregos, principalmente informais, e movimentam investimentos milionários, tanto públicos como privados.

Gabaritto extraoficial Banese 24- E

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/se/pesquisa/10061/60058

Gabaritto extraoficial Banese 25- E

O problema da seca atingiu historicamente a população sertaneja e ainda hoje ocorrem secas muito expressivas em todo estado, especialmente no sertão.

http://monitordesecas.ana.gov.br/mapa?mes=7&ano=2021


É isso aí, pessoal! Espero que seu desempenho tenha sido excelente!

Bons estudos e foco no sucesso!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.