Artigo

CGU: Como melhorar meus resultados nas provas da CGU

Olá, tudo bem? No artigo de hoje vamos falar sobre como melhorar meus resultados nas provas de concursos públicos, com foco no concurso da CGU. Vamos lá?

Como faço para melhorar meus resultados nas provas de concursos públicos?

Para você que não está conseguindo resultados satisfatórios nas provas de concursos públicos, vamos listar algumas dicas para você melhorar isso.

1. CGU: Como melhorar meus resultados nas provas – Impeça a Curva do Esquecimento por meio das Revisões

A chamada curva do esquecimento foi um conceito criado por um psicólogo alemão chamado Hermann Ebbinghaus. Esse psicólogo descobriu a curva do esquecimento e os efeitos de espaçamentos, além de ter descrito a curva de aprendizagem. Foi com isso o pioneiro nos estudos sobre a memória.

Esse conceito foi criado em 1885, segundo essa curva quanto mais tempo passa, mais esquecemos o que foi lido ou visto por nós. A curva demonstra graficamente a quantidade de informações que o cérebro pode reter ao longo de um período de tempo determinado.

A curva do esquecimento descreve como é realizado o enfraquecimento das informações em nossa memória, ou a velocidade em que nossa memória esquece as informações. Se lermos um PDF pela manhã, por exemplo, no final do dia só lembraremos de 75% do conteúdo lido (em média). Aproximadamente 24 horas depois, só recordaremos 50% do conteúdo lido, podendo chegar a até 35% do conteúdo estudado, dependendo da complexidade das informações.

Quando passar 30 dias do estudo, podemos lembrar apenas de 3% a 5% do conteúdo estudado. Essa curva de esquecimento não pode ser impedida, pois, é algo natural do cérebro descartar as informações que ele considera inúteis, para evitar a sobrecarga de informações.

Realizar revisões periódicas é a melhor forma para frear essa curva do esquecimento de uma forma eficiente. Mas como realizo essas revisões periódicas?

CGU: Como melhorar meus resultados nas provas – Importância de realizar revisões

Como falamos, existem algumas formas de contornar a ação da curva do esquecimento, por mais que não dê para eliminá-la. Para diminuir os efeitos dela seria por meio das revisões, já que é uma forma de manter o assunto estudado por mais tempo na memória.

Ao revisar você fixa o conteúdo na memória de uma maneira mais duradoura. Segundo Ebbinghaus, a curva do possui duas etapas principais: a inicial (dado que o esquecimento é mais acentuado nas primeiras horas após o estudo) e a gradual (já que o crescimento continua até 30 dias do estudo, mas de uma maneira menos acentuada que na etapa inicial).

Desse modo, algumas formas que você pode revisar é:

CGU: Como melhorar meus resultados nas provas – Revisão com base na curva do esquecimento

  • Quando finalizar um bloco de estudos -> Como verificamos, a curva do esquecimento é mais acentuada nas primeiras horas após o estudo. Então você pode revisar assim que finalizar um bloco de estudo ou uma matéria. Essa seria a revisão imediata, sendo uma revisão para fixar melhor o conteúdo que acabou de ser estudado. Realizando essa revisão você pode aumentar a retenção do conteúdo para 90 a 95%.
  • Revisão 24 horas após estudar -> Você pode complementar a revisão imediata revisando 24 horas após o estudo. Isto é, você pode realizar a 2° revisão no dia seguinte ao que estudou um conteúdo X. Vamos supor que você estudou 2 horas de Direito Administrativo em um dia, pode revisar o conteúdo por 30 minutos no dia seguinte (antes de começar o estudo do dia). É bom você iniciar o estudo com as revisões e depois que finalizar pode começar a estudar o assunto do dia.
  • Revisão 7 dias após estudar -> Segundo a curva do esquecimento, se você não realizar revisão do conteúdo estudado em até 7 dias, você só lembrará de pouco mais de 10 a 20% do conteúdo que estudou. Essa revisão de 7 dias após estudar o conteúdo deve ser mais rápida do que a de 24 horas, você pode utilizar, por exemplo, 10 minutos para cada assunto.
  • Revisão 30 dias após estudar -> Quando você realiza as revisões que falamos acima o conteúdo já está mais “fixo” na sua memória, então essa revisão de 30 dias será apenas para manter esse conteúdo. Após essa revisão você pode ficar revisando a cada 30 dias aquele assunto.

CGU: Como melhorar meus resultados nas provas – Revisar não é estudar novamente

O tempo da revisão depende de vários fatores, como: quantidade de assunto, complexidade, nível de dificuldade, entre outros. Porém, você deve ter em mente que revisão não é estudar todo o material novamente, você deve focar nos pontos mais importantes e verificar como aquele assunto é cobrado (isso por meio da realização de questões).

O tempo para revisões não deve passar de 30 minutos por assunto por revisão, pois se você alocar muito tempo não vai andar tanto no conteúdo quanto gostaria. Afinal, você está revisando e não lendo o assunto pela primeira vez.

Mas como sei quais pontos são mais importantes?

Uma forma de verificar isso é através das questões e simulados de concursos anteriores.

2. CGU: Como melhorar meus resultados nas provas – Faça muitos exercícios das bancas

Claro que é importante ler o conteúdo, mas isso não é suficiente para você ir bem nas provas. Para melhorar seu rendimento nas provas, você deve fazer muitas questões das bancas examinadoras. Ao colocar em prática o que você estudou, você consegue fixar melhor o conteúdo, ver como a banca cobra determinado assunto, o nível de dificuldade exigido, além de verificar seu desempenho naquele ponto (assim você verifica se deve voltar no assunto ou avançar para o próximo).

Desse modo, você deve planejar o seu dia separando algumas horas para realizar questões, além de fazer você fixar melhor o assunto, vai desenvolver seu raciocínio. Além disso, fazer questões é uma forma de estudo ativo, assim seu estudo vai se tornar mais dinâmico, aumentando a concentração.

Como falamos, quando você resolve questões, você entende quais as exigências da banca examinadora naquele ponto específico, entende a estrutura das questões para aquele concurso e qual o nível de detalhamento necessário. Até porque para passar em concursos públicos é necessário marcar o X no lugar certo, não é necessário ser especialista naquele assunto. Aprofundar demais em assuntos desnecessários só vai fazer você perder tempo valioso de estudo que você poderia estar focando no que realmente importa.

Exercício para revisar a disciplina

E você sabia que responder questões pode ser uma excelente forma de revisão?

Ademais, ao resolver questões você ajuda a retardar a curva do esquecimento, já que fazer questões auxilia na memorização. Afinal, quanto mais questões você conseguir resolver, maiores as chances de memorizar aquele assunto estudado. Isto é, você pode separar questões para fazer nos momentos de revisão.

Por fim, resolver questões te auxilia a ver como está seu rendimento nos assuntos, o que te orienta para direcionar os estudos, já que fica mais evidente os pontos que você está com mais dificuldade, os assuntos que são mais cobrados, etc.

3. CGU: Como melhorar meus resultados nas provas – Direcione seus estudos

Ao fazer questões e simulados das provas passadas, ler os editais, entre outros. Você vai verificar que algumas disciplinas vão ter mais importância que outras para sua aprovação. Seja porque tem um peso maior na prova, seja porque tem mais questões ou por ser comum ser exigida nas provas discursivas daquele concurso.

Vou listar as matérias mais cobradas nos últimos concursos da Controladoria Geral da União e sua relevância na prova:

CGU  – Matérias mais exigidas nas últimas provas Relevância nas provas
Economia14,57%
Administração Financeira e Orçamentária13,98%
 Direito Constitucional12,01%
Contabilidade Pública10,43%
Contabilidade Geral9,45%
Auditoria Governamental8,66%
Auditoria7,87%
Direito Administrativo7,68%
Análise de Balanços3,97%
Legislação dos Tribunais de Contas3,74%
Administração Pública2,03%
Direito Tributário1,74%
Contabilidade de Custos1,29%
Direito Financeiro1,29%
Legislação Federal1,29%
100,00%
Matérias mais exigidas nas últimas provas da CGU

Claro que isso pode mudar no novo concurso, mas algumas matérias não vão fugir tanto disso. A banca examinadora do último concurso da Controladoria Geral da União foi a ESAF, como agora não vai ser essa banca, é provável que o conteúdo exigido se aproxime ainda mais do conteúdo exigido nas provas do Tribunal de Contas da União, prova realizada pela Cebraspe.

Disciplinas mais relevantes

Mas como vemos na Tabela, algumas matérias tiveram uma relevância maior que outras. Selecionamos as mais relevantes:

CGU  – Matérias mais relevantes para as últimas provas da CGUPorcentagem nas provas
Economia14,57%
Administração Financeira e Orçamentária13,98%
 Direito Constitucional12,01%
Contabilidade Pública10,43%
Contabilidade Geral9,45%
Auditoria Governamental8,66%
Auditoria7,87%
Direito Administrativo7,68%
total84,65%
8 matérias mais relevantes para a prova da CGU

Como podemos verificar, 8 matérias totalizaram quase 85% das provas passadas, são elas: Economia, Administração Financeira e Orçamentária, Direito Constitucional, Contabilidade Pública, Contabilidade Geral, Auditoria Governamental, Auditoria e Direito Administrativo.

CGU: Como melhorar meus resultados nas provas – Matérias mais relevantes

Não é por acaso que as 8 matérias que mais tiveram incidência nas provas passadas da Controladoria Geral da União são também as matérias com mais incidência nos concursos da área de controle como um todo, o que além das controladorias, incluem os tribunais de contas, cargos de controle e gestão, entre outros.

Além dessas matérias terem uma incidência maior que as outras nas provas objetivas, elas também são cobradas quando as bancas examinadoras exigem discursiva como uma fase do concurso. Isto é, não tem para onde fugir, essas matérias são as que você tem que dar um maior enfoque, já que vão ser seu diferencial para a aprovação no concurso dos seus sonhos.

Estudando-as com afinco, certamente você vai conseguir uma boa pontuação não apenas no Concurso da Controladoria, mas também nos concursos da área de Controle e Gestão como um todo. Além de que, essas matérias costumam ser exigidas e inúmeros outros certames e com pesos também relevantes, como os concursos para a área fiscal.

4. CGU: Como melhorar meus resultados nas provas – Gerir o tempo na realização das provas

As provas dos cargos desta área de controle e gestão, geralmente, têm no mínimo 100 questões objetivas que devem ser respondidas, em média, 4 horas. Ou seja, você tem de 2 a 3 minutos aproximadamente para responder cada questão da prova.

Além de ser uma prova extensa e complicada, você tem o desafio do tempo para realizá-la. Para se dar bem em uma prova desse porte, é necessário controlar o seu tempo em cada resposta. Caso você verifique que está demorando mais do que o “normal”, você deve pular a questão e ir para a próxima.

Você deve se organizar anteriormente para tentar responder estrategicamente todas as questões da sua prova.

Não adianta dominar todo o conteúdo teórico e não conseguir finalizar a prova por falta de tempo hábil.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/ciclo-x-cronograma-de-estudo-qual-funciona-melhor-para-mim/

https://portal.tcu.gov.br/inicio/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.