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Entenda o que é o BSC (Balanced Scorecard)?

Veja as principais características e o que é o BSC (Balanced Scorecard) na Gestão Estratégica de uma empresa – concursos públicos

o que é o BSC (Balanced Scorecard)?
o que é o BSC (Balanced Scorecard)?

Olá, Estrategista. Tudo joia?

As organizações estão cada vez mais modernas e eficientes. Por conta disso, o planejamento tornou-se a palavra-chave na elaboração de qualquer projeto, e até mesmo nas atividades rotineiras.

Hoje em dia, com a globalização e uma concorrência ilimitada e sem fronteiras, quem não é eficiente e não oferece um produto com qualidade está literalmente descartado.

Em um mundo caracterizado pela turbulência e pela incerteza, para planejar é preciso que a gestão esteja norteada por uma nova ideologia: o pensamento estratégico, que visa identificar os caminhos capazes de potencializar oportunidades e reduzir riscos, para o alcance da missão desejada.

Breve Histórico do Planejamento nas Organizações

Até antes da 2ª Guerra Mundial, o planejamento nas organizações limitava-se às operações de fabricação, de forma bastante isolada dos demais segmentos da instituição.

Viu-se que isso não seria suficiente para garantir o sucesso da empresa. Por conta disso, com o tempo, o planejamento veio abrangendo outros setores, em especial: o controle das despesas.

Sendo assim, veja a evolução dos modelos de Planejamento:

  1. Planejamento Orçamentário (década de 1950): orçamento anual de curto prazo, focado em quantidades (R$). Como deficiência, não se compromete com visões de longo prazo;
  2. Planejamento Estratégico (década de 1970): Já define a direção da empresa, com análise de mudanças ambientais, recursos humanos. Por outro lado, é focado no longo prazo e em critérios qualitativos. Contudo, a implantação desse planejamento não é simples.
  3. Gestão Estratégica (década de 1990): Pensamento sistêmico, com integração entre o planejamento e o controle, aprendizagem organizacional, e com preocupações em ser eficiente e eficaz.

O que é o Pensamento Estratégico

Para falarmos sobre o que é o BSC, precisamos entender o que é o pensamento estratégico.

Neste ínterim, o pensamento estratégico é geralmente associado à ideia de antecipação das ações e à avaliação dos efeitos de cada decisão, riscos, custos e benefícios (Zajdsnajder, 1989).

Segundo Zajdsnajder, o “pensamento estratégico é aquele que trabalha com contornos pouco nítidos, incertezas, e riscos difíceis de serem calculados, sendo uma maneira de ver globalmente as situações, segundo determinada categoria”.

Por que Planejar?

Mas afinal, por que planejar?

A palavra-chave chama-se: mudanças. Com as inúmeras mudanças, melhorias, ganhos de eficiência e produtividade, não se sobrevive mais nesse sistema sem um sistema de planejamento muito bem desenvolvido.

As demandas por maiores eficiências, flexibilidade, e efetividade nas ações das instituições são cada vez mais reconhecidas. Desse modo, tais demandas não podem ser respondidas com a improvisação e, por essa razão, o planejamento e a gestão, bem como ferramentas potentes para a sua realização, tornam-se exigências básicas.

O que é Planejamento?

De acordo com Matus (1988), o “planejamento está associado à ideia de preparação e controle do futuro a partir do presente, através da reflexão sistemática sobre a realidade a enfrentar e os objetivos a atingir”.

Para Lobato (2000), o planejamento é “a função que determina um meio sistemático para a tomada de decisões, visando garantir o sucesso da empresa, em seu ambiente atual e futuro”.

Como se nota, alguns aspectos do planejamento são comuns:

  1. Um processo sistemático e constante de tomada de decisões.
  2. Um processo de ações interrelacionadas e interdependentes que visam ao alcance de objetivos estabelecidos.
  3. O processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final (o plano).

Ademais, o planejamento é um processo composto de momentos – estratégico, tático e operacional -, que interagem entre si e se repetem continuamente, e não como um conjunto de fases isoladas que se sucedem cronologicamente.

Veja as principais características:

  1. Estratégico (longo prazo): envolve a definição do rumo a ser seguido pela organização, visando otimizar sua relação com o ambiente. (Missão, Visão de Futuro, Objetivos Estratégicos.)
  2. Tático (Gerencial) – médio prazo: envolve o desenvolvimento dos programas e projetos, por exemplo: tecnologia, informática, RH, etc. (visão por departamento – Funções e ações.)
  3. Operacional (curto prazo): envolve o detalhamento, no nível de operação, das ações e atividades necessárias para atingir os objetivos e metas fixadas pelos níveis hierarquicamente superiores. (Detalhamento da atividade e projetos e sua execução.)

Depois de toda essa introdução, finalmente podemos entender o que é o BSC (Balanced Scorecard).

O que é o BSC (Balanced Scorecard)?

Em primeiro lugar, assim como o ciclo PDCA, o BSC é uma ferramenta para o planejamento estratégico (longo prazo). Desse modo, não se vincula a rotinas operacionais (planejamento operacional). Além disso, o BSC é um procedimento para implementação da estratégia, não para sua formulação/planejamento.

Dito isso, vamos entender melhor sobre a criação desse modelo.

Origem do BSC

O Balanced Scorecard (BSC) foi criado na década de 90. Segundo os idealizadores, durante muitos anos os resultados financeiros foram os únicos indicadores utilizados pelas organizações para avaliar sua gestão.

Entretanto, com o crescimento da competitividade e do grau de exigência dos consumidores, novas necessidades foram impostas.

Dessa forma, a obtenção de resultados passou gradativamente a depender, mais e mais, de um planejamento estratégico que integrasse as diferentes áreas da organização.

Sendo assim, o método BSC estabelece uma forma de gestão baseada em indicadores financeiros e não financeiros (guarde isso).

Para o alcance desse objetivo, o BSC adota quatro perspectivas interligadas em uma relação de causa e efeito com a Missão, a Visão e a Estratégia da organização.

As perspectivas do BSC

Veja quais são as 4 perspectivas do BSC.

Perspectiva do cliente: A instituição deverá traduzir em medidas específicas os fatores importantes para os clientes, obtendo assim a satisfação e fidelização. Aqui os indicadores de resultado e satisfação são importantes. Pergunta-se: Para atingir nossos objetivos financeiros, quais necessidades dos clientes devemos atender?

Perspectiva financeira: Monitora se a estratégia da instituição está contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros. As metas financeiras se relacionam com a rentabilidade e o crescimento. Aqui, a produtividade e o crescimento da receita são essenciais. Pergunta-se: Para satisfazer nossos acionistas, quais objetivos financeiros devem ser atingidos?

Perspectiva dos processos internos: Nesta perspectiva as organizações identificam os processos críticos para a realização dos objetivos das duas perspectivas anteriores. Os processos devem criar as condições para que a organização ofereça propostas de valor ao cliente, capazes de atrair e reter clientes nos seus segmentos de atuação. Ou seja, tanto o cliente, quanto o acionista estão interessados nesta perspectiva. Pergunta-se: Em quais processos internos devemos ser excelentes para satisfazer nossos clientes e acionistas. Como agregar valor à empresa? (adendo: é nesta perspectiva que se aplica a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).

Perspectiva do aprendizado e do crescimento: A capacitação da organização se dará por meio dos investimentos em novos equipamentos, em pesquisa, em sistemas e nos recursos humanos da empresa. Por fim, a ótica aqui já é da organização como um todo. A preocupação é em investir em novos equipamentos, produtos, ativos intangíveis. Pergunta-se: Como nossa organização deve aprender e inovar para atingir nossas metas?

Como se observa, o BSC nasceu no meio privado. Contudo, pode e deve ser aplicado, também, no ramo público.

Os 5 componentes do BSC

Em síntese, o BSC possui 5 componentes:

  1. Mapa Estratégico
  2. Objetivos
  3. Metas
  4. Indicadores
  5. Iniciativas

1.      O Mapa Estratégico

O mapa estratégico traduz de forma visual os objetivos estratégicos considerados pela alta administração.

Dessa forma, o mapa materializa a visão e a estratégia adotada para transformar a visão de futuro em realidade, norteada pela missão e pelos valores.

Por meio de uma figura, agrupam-se os objetivos estratégicos nas perspectivas fundamentais. Veja um exemplo de mapa estratégico:

Mapa Estratégico

2.      Objetivos Estratégicos

Como vimos, o mapa estratégico é formado por um conjunto de objetivos que formam os propósitos da organização.

Desse modo, os objetivos são os fins a serem perseguidos para atingir a missão institucional e o alcance de sua visão de futuro.

3.      Indicadores de Desempenho

Os indicadores de desempenho têm como objetivo traduzir, de forma mensurável (qualitativa ou quantitativa), determinado aspecto de uma realidade.

4.      Metas

De forma simples, as metas representam o nível de performance desejado em cada indicador. Ou seja, é um alvo a ser perseguido.

5.      Iniciativas

Por fim, as iniciativas são as ações e intervenções que devem ser executadas para que a empresa atinja as metas de desempenho definidas.

Finalizando

Neste artigo entendemos o que é o BSC (Balanced Scorecard), tópico esse que vem sendo muito cobrado nos concursos recentemente.

Sendo assim, entendemos o conceito de planejamento estratégico, os 3 tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional), o que é o BSC, sua origem, seus 5 componentes e suas 4 perspectivas.

Espero que tenham tirado proveito do artigo.

Por hoje é isso. Um grande abraço.

Leandro Ricardo M. Silveira

Instagram: https://www.instagram.com/leandro.rms12/

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