Artigo

CARTINHA DO CONCURSEIRO

Bora Bora Decolar! O artigo de hoje tem um poder de comprometimento público GIGANTE! 

Use e abuse dele! :)

Escrever carta? É sério isso? Em que ano estamos? Melhor, em que ERA você se encontra? Antes de você fechar esse artigo, de abrir uma aba nova, de pegar o seu celular ou o seu tablete, de voltar para o seus estudos ou de fazer qualquer outra coisa, eu te peço um VOTO DE CONFIANÇA.

Alguns coachees (nas minhas sessões) e alunos do estratégia (nos webinários) “reclamam” dos familiares, dos amigos, dos colegas de trabalho e até mesmo do chefe quanto ao entendimento da vida de concurseiro. O fato é que é mais difícil alguém de fora entender o SEU processo que envolve o SEU planejamento e a SUA execução da missão “CONCURSEIRO APROVADO”. Fazer o que numa hora dessas?

Todo mundo sabe que ninguém escreve mais cartas para ninguém… se receber um telefonema é raro, imagine você recebendo um carta que não seja uma conta para pagar? Imaginou? É, provavelmente, você consideraria isso algo ultrapassado. Isso porque agora os dominadores da comunicação são whatsapp, telegram, line, snapchat, instagram, facebook, youtube, twitter, periscope, entre outros menos conhecidos… Então por que escrever uma carta?

Embora esse hábito tenha caído em desuso. Compartilho com vocês um modelo de carta que dei para as pessoas mais próximas de mim na fase de concurseiro. Essa SUPER AJUDA veio do #hardwork João Antônio (um grande amigo e mestre do Eu Vou Passar).

Você não precisa escrever a carta à mão… fica a seu critério, eu escrevi e enviei pelos correios, o efeito é 10x maior… Sabe quando você estuda sem coaching ou com coaching? Quando você treina sem personal ou com personal? É isso mesmo, estou falando do efeito POTENCIALIZADOR! Agora… o efeito que você quer dar ao seu projeto aprovado… esse é com você! Vamos ao que interessa, mas antes disso, um ultimo lembrete… adapte a carta de acordo com a sua realidade. Eu coloquei carta do aprovado, pois se você conhece minha história, sabe bem que eu sempre me considerei um aprovado (hoje eu digo abençoado) e se você ainda não conhece, então vou deixar o link aqui para vocês e logo depois o modelo como prometido.

Versão em vídeo :) no meu canal do youtube

Versão em post no blog Estratégia Concursos:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/wp-admin/post.php?action=edit&post=61069

DESTINATÁRIO DA CARTA

_______________________________

(Exemplo: Caros amigos, Querida Esposa, Meu amado, Minha Vida, Filho querido, etc) Nesse exemplo usei CAROS AMIGOS.

CAROS AMIGOS

Como é do conhecimento de vocês, eu tomei uma decisão muito importante em minha vida, e resolvi preparar-me para ser aprovado na ____________________. (concurso dos seus sonhos). Não pense que foi uma decisão qualquer! Passar em concurso público é algo transformador, e poderá significar a conquista da independência financeira, de um salário digno, e da possibilidade de tocar a vida adiante, ajudar meus pais e construir um futuro feliz para mim e para família que hei de constituir. Não lhe parece tudo isso maravilhoso?

Infelizmente, nem tudo são flores! Uma conquista dessa magnitude tem um preço bem alto a ser pago. Doravante, e talvez pelos próximos meses, ou mesmo pelos próximos anos, eu estarei em fase de preparação para enfrentar o concurso da _________________________.(concurso dos seus sonhos)

Será uma etapa bastante difícil em minha vida, e vários “sintomas” poderão ser observados no meu comportamento. Só para ter idéia do que é isso, eu agora busco imitar os espartanos. Essa inspiração vem do fato que na prova são 300 pontos a serem disputados. Entenderam? Bom, rsrsrs! Não é para entender…rsrsrs! (Exemplo de parágrafo acrescentado de acordo com a minha realidade. Quando escrevi essa carta meu foco era Receita Federal do Brasil e eram 300 pontos disputados).

À medida que a preparação for avançando, é muito provável que eu vá me tornando mais e mais ausente do seu convívio. Um pouco mais distante. Pode até causar a impressão de que não ligo mais para amizade, ou que me tornei um tanto quanto indiferente.

Sabemos que essa aparente indiferença se tornará, em algum momento da jornada, intolerável.

É possível também que comece a recusar convites para sair, para me divertir e partilhar momentos de lazer, dos quais antigamente jamais abriria mão. Ao contrário, começarei a trocar essas oportunidades de divertimento por longas sessões de estudo solitário, numa mesa rodeada de livros e pdf’s por todos os lados. Dê uma olhada nos depoimentos dos aprovados do Estratégia Concursos para entender melhor o que é isso.

É possível que eu vá, aos pouquinhos, formando um novo círculo de amizades, composto por pessoas um tanto quanto esquisitas, e que, ao que tudo indica, só sabem conversar sobre um mesmo tema, que gira em torno de provas, questões fáceis, questões difíceis, matéria disso, matéria daquilo, aulas boas, aulas ruins, professor que é TOP, professor que não é tão top, concurso que não sai, concurso que está perto demais de sair, e coisas do gênero.

Sabemos que esses assuntos e essas conversas monotemáticas se tornarão, em algum momento da jornada intoleráveis.

É também muitíssimo provável que eu sofra variações de humor aparentemente desmotivadas. Justo eu, que sempre foi alguém tão alegre e expansivo!

Sabemos que esses acessos de mau humor se tornarão, em algum momento da jornada, intoleráveis!

Sorte a minha saber que vocês entendem que se preparar para concurso é algo que mexe profundamente com o estado emocional do concurseiro. Uma vez que quase sempre os primeiros resultados em concurso costumam ser desfavoráveis, há um grande risco de se instalarem na minha cabeça sentimentos de fracasso, de incapacidade e de profunda ansiedade. Algo que eu pretendo duelar como um verdadeiro ESPARTANO!

É a vontade de passar o quanto antes que me fez largar o emprego e que me faz mergulhar, com todas as forças, neste universo dos concursos, e eu só penso em provas e questões quase que vinte e quatro horas por dia, e eu só quero falar sobre esse assunto constantemente, e desprezar todos os outros temas. (Outro parágrafo adaptado com a minha realidade em 2008).

Enfim, talvez você também não tenha percebido o quanto vocês são especial para mim, mas eu preciso, acima de tudo, do apoio de vocês. É com a ajuda de vocês, a compreensão, a paciência e o incentivo que eu espero superar os momentos mais críticos, enfrentar eventuais crises de desânimo, levantar a cabeça diante de alguns fracassos iniciais, para enfim vencer essa batalha! Argh! Eu sou um dos 300 de ESPARTA! AH! HU! EU SOU UM APROVADO!!! EU ACREDITO!!!

Abraço de urso, eterno amigo,
Raphael Lacerda (Balboa)

SEÇÃO EXTRA: (Aqui compartilho o finalzinho da minha carta. É um bônus de intimidade)

Amigos, o que eu mais desejo neste mundo é partilhar com vocês no meu casório a alegria dessa conquista. (Isso porque eu sempre sonhei em casar com “o caça F-3” e fazer “a festa”!  

E EU IREI FAZÊ-LO… EM BREVE! E tanto mais, se puder contar com o seu precioso e inestimável auxílio.
(Carta escrita por alguém que, graças a Deus e à ajuda dos superamigos, superou as maiores dificuldades e, ao fim, comemorará a vitória!)

OBRIGADO DEUS … POR TER FORÇAS PARA ACREDITAR E POR TER AMIGOS PARA ENVIAR ESSA CARTINHA!

Bônus de intimidade extra 2: amigos que moram longe enviei a cartinha por e-mail.

Introdução do e-mail antes da carta:

Thaís e Felipe,

Escolhi algumas pessoas especiais para enviar essa cartinha.

Jamais esquecerei tudo o que nós já passamos juntos.

Muita coisa aconteceu… Nossos caminhos foram separados… É a vida escrevendo o rumo de cada um. Lutamos contra a distância, o tempo e outras dificuldades para satisfazermos nossos desejos.

Para ser breve e não enrolar vocês,rsrsrsrs, tudo o que eu mais desejo é ligar para vocês e gritar: AH-HU! AH!HU! ESPARTAAAAAAAAAAAAAAAARGH! PASSEI P!@#$%¨&!

Em breve esse dia vai chegar. Não há previsão de concurso, o que para mim é muito bom! Afinal são 14 matérias e preciso muito avançar nos estudos. Já fiz o planejamento para fechar o edital com ciclos de estudo, revisões e muitos exercícios.

Bom amigos, não sei escrever pouco, pois grande é a vontade de dar um MEGA ABRAÇO EM VOCÊS…

VOCÊS SÃO INCRÍVEIS…
UM 2009 ARRETADO DE BOM E FELIZ NATAL COM A CERTEZA DE QUE DEUS É “DAS GALÁXIAS”. BEIJO GRANDE E ATÉ A PRÓXIMA…

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma dia das galáxias e repleto de luz. Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)



Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado pelo apoio galera! Estamos juntos! Forte abraço e bora pra action! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 18/07/17 às 07:29
  • haha bacana! Gostei dessa ideia da carta! rs
    Tamyres em 20/01/17 às 16:58