Artigo

Acordo do INSS com AGU e MPF para acabar com filas é oficializado!

Acordo firmado pelo INSS visa zerar a fila de espera do Instituto

A Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) firmaram acordo para dar fim às filas de espera por benefícios previdenciários. Entre as medidas previstas, está a adoção de prazos para a análise dos pedidos feitos pelos segurados.

No caso de auxílio-doença, a análise da solicitação será de até 45 dias. Para a pensão por morte, o prazo será de 60 dias; e para salário-maternidade, até 30 dias.

O acordo foi firmado pelo INSS na segunda-feira (16) e prevê também o compromisso da União em realizar as perícias médicas necessárias ao reconhecimento inicial de direitos previdenciários e assistenciais no prazo de até 45 dias.

De acordo com a AGU, esses limites serão ampliados para 90 dias nas unidades da perícia médica federal, classificadas como de “difícil provimento” – para as quais se exige o deslocamento de servidores de outras unidades para o auxílio no atendimento.

Sobre o concurso INSS

Com o último edital para efetivos publicado em 2015, o INSS protocolou pedido para um novo concurso público no ano de 2019. Na ocasião, foram solicitadas 7.888 vagas para os cargos de Técnico, Analista e Perito Médico. As últimas tramitações do processo aconteceram em janeiro de 2020.

  • 3.984 vagas solicitadas – Técnico do INSS
  • 1.692 vagas solicitadas – Analista do INSS
  • 2.212 vagas solicitadas – Perito Médico INSS

Conforme informado pelo INSS via e-SIC, o Ministério da Economia decidiu pela inviabilidade de novos certames, por conta da situação fiscal do país.

Entretanto, é possível que um novo concurso seja realizado em 2022. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do órgão. Isso porque, somente neste período, o contrato dos servidores selecionados através do Processo Seletivo Simplificado será encerrado.

Para mais informações do concurso INSS, bem como dos processos seletivos vigentes, basta acessar o link abaixo!!

Saiba mais: Concurso INSS

Assinatura ilimitada e cursos para o INSS

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura Ilimitada

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • MPF de merda! ACORDO SEM CONCURSO NÃO É ACORDO!
    Alessandra em 17/11/20 às 17:42