Artigo

7 Segredos do diálogo familiar para render nos estudos durante a quarentena

Neste artigo, revelaremos 7 segredos do diálogo familiar para render nos estudos durante a quarentena. A ideia é transmitir uma receita baseada em técnicas de oratória e retórica. O tempero é contigo.

Sou Alessandro Sanchez. Advogado e Mestre em Direito. Professor de Direito Empresarial do Estratégia Concursos e Carreiras Jurídicas. Especialista em Oratória e Argumentação Jurídica, tendo ministrado diversos cursos acerca do assunto em empresas e universidades de todo o país. Bora, bora lá (!)

Está difícil render nos estudos com a família toda dentro de casa? Essa tem sido uma dor atualíssima compartilhada por boa parte de meus alunos. Nesse período, são muitos os que acreditam estar curtindo um período de férias. Além disso, acreditam que você também está. Um ledo engano. O ponto crítico é que esse período se dá em decorrência do isolamento social. Sim, todos dentro de casa. O diálogo pode ser a solução!

Note você, que preparo alunos para OAB e Concursos ao longo de aproximadamente 20 (vinte) anos. Atualmente, tenho trabalhado ao lado de minha esposa e filhos, algo que tem se mostrado satisfatório, mas não sem a exigência de muito diálogo e ajustes. Vamos tratar de tudo isso.

Vamos lá (!)

As diversas objeções sobre estudar em casa e os inúmeros obstáculos, são parte integrante da vida de todos que queiram a aprovação em provas e concursos com exigência de alto rendimento. Este artigo busca enfrentar pontos que se tornaram ainda mais críticos ao longo deste período de isolamento social.

Um dos pontos de maior importância para o rendimento nos estudos é o ambiente em que se vive e, principalmente, o ambiente em que se convive. Aproveito para parafrasear o genial Mário Quintana: “A arte de viver é simplesmente a arte de conviver… simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!

Não são muitos os casos em que a pessoa vive sozinha, e este material é para aqueles que convivem com familiares dentro de casa. Além disso, é sempre válido lembrar que em determinadas situações, aqueles que estão longe conseguem atrapalhar mais do que os próprios conviventes. Trata-se da convivência virtual e os famosos grupos de whatsapp, telegram, entre mais. Vamos agora para o primeiro entre os 7 segredos do diálogo familiar para render nos estudos durante a quarentena.

1. A preparação para o diálogo

O diálogo com a família deve contar com a sua habilidade nas primeiras palavras utilizadas para o debate. Caso você perca a mão logo no começo, todo o restante ficará prejudicado. Perceba que o começo é anterior ao próprio diálogo, pois denota preparação.

Durante a preparação, recomenda-se pensar no básico da boa convivência: A empatia. A regra básica da preparação de todo discurso está na utilização do linguajar adequado a cada ouvinte. Em sua casa, não é diferente. Além disso, reflita sobre quais problemas cada familiar está passando nesse período, busque colocar em prática a arte de ouvir e um discurso não invasivo, como no exemplo a seguir:

Pai, estou precisando de um bom papo contigo. Preciso de ajuda, nada demais. Será que você separa uns minutos para isso?” Se a resposta for negativa, esteja pronto para conversar em um outro momento mais adequado. Vale o esforço. Está em jogo a boa convivência e a paz em seus estudos.

Caso a resposta seja positiva, siga adiante no linguajar que é de costume, de forma natural: “Estamos vivendo um momento de maior tempo de convivência, sinto a necessidade de perguntar se posso fazer ou deixar de fazer algo para ajudá-lo nesse período, e gostaria de aproveitar também para pedir ajuda”. No exemplo, há humildade no pedido e um pouco mais. A demonstração de que está disposto a fazer concessões e ajudar com reciprocidade. Ainda que este seja um poderoso gatilho, muita atenção na dica a seguir. Acredito que essa sacada ou segredo já valha a leitura, mas lembremos que o combinado foi traçar 7 segredos do diálogo familiar para render nos estudos. Sigamos.

2. Esteja um passo a frente

Nesse momento, esteja pronto para eventuais objeções. Se a pessoa é a barulhenta da casa, e você já sabe que nesse momento é possível que o papo vire um tumulto, esteja preparado para fazê-lo jogar no seu campo e quebre o gelo. Segue importante dica de postura corporal.

A expressão de seu corpo deve ser de concordância, um sinal positivo de diálogo e não force a barra. Uma vez mais utilize de empatia. “…sei que não tenho direito de lhe pedir muita coisa, mas gostaria de compartilhar a alegria desse projeto, e para isso, preciso de muito estudo. Aliás, mais do que isso, preciso muito de sua compreensão. Estou quase finalizando esse projeto, mas estou com dificuldade em me concentrar nessa fase. Esse filme é muito bom, não quero atrapalhar! Se puder apenas baixar um pouco o volume, até que eu consiga terminar essa tarefa, me ajudaria bastante!” Aproveite qualquer resposta positiva para uma associação também positiva: “Estou mais aliviado com essa conversa, que tal uma pizza um pouco mais tarde.”

Afaste-se de ironia, críticas ou birras do tipo “… ninguém me compreende nesta casa” ou aquele famoso “… aqui nesta casa, cada um apenas pensa em si mesmo.” Na maioria das vezes, a frase anterior está correta, mas não ajuda. O sucesso depende mais de você, pois estará um passo a frente por ter se preparado;

Caso você esteja se perguntando se isso dá certo em todos os casos, a resposta óbvia será NÃO! Acima, citei algumas de diversas possibilidades e ninguém melhor do que você para estabelecer pontos de empatia com os seus conviventes. Parece-nos claro que ante a simplesmente seguir essas dicas, é necessário segui-las com ambição. Para isso, preste atenção na receita, mas dê o seu tempero. Você está na final do ‘Masterchef’ e seguir a receita não é suficiente, você precisa brilhar. O seu futuro está em jogo. Se não pode conviver bem por natureza, faça por inteligência.

3. Esteja aberto(a) a ouvir e fazer concessões

Algumas pessoas gostam muito de falar, mas não são acostumadas a ouvir. Tem coisas no relacionamento ou no comportamento do outro que estão te incomodando? Fale!

Mas esteja aberto para ouvir também, porque provavelmente o seu comportamento também poderá ser um incômodo para o outro. Acredito que estejamos agora diante do mais importante entre os 7 segredos do diálogo familiar para render nos estudos de provas e concursos.

Imagine se só você expressar seus sentimentos, mas barrar o outro? Não será possível pedir colaboração, caso as suas atitudes sejam egoístas.

4. Demonstre interesse

Ninguém merece tentar partilhar algo com uma pessoa e esta ficar escutando apenas um “aham”, “ok”, “legal”… Não há nada mais desagradável do que se abrir para um diálogo e não notar o menor interesse ou atenção da outra parte. O gatilho da reciprocidade é um dos elementos mais poderosos na arte da boa convivência e persuasão.

5. Estabeleça pontos de conexão

O tempo passa e as conversas cessam ou tornam-se mais frequentes e tudo isso não é obra do acaso. Contar os problemas, como foi o dia, ou qualquer outra coisa passa a ser mais fácil, caso se estabeleça conexão com as pessoas da casa. Sempre demonstre interesse nos problemas familiares, e de tempos em tempos, retome o assunto de sua preparação e integre a família em seu projeto. Uma vez mais, se não fizer por vontade natural, faça por inteligência, sempre com sabedoria na escolha do momento, do que se pretende compartilhar e preparado(a) para objeções.

6. Compartilhe as pequenas conquistas

A busca de elementos de conexão com os familiares pode ser mais fácil do que se aparenta. Compartilhe as pequenas conquistas, como a seguir: “Nesta semana rendi nos estudos, gostaria de agradecer-lhes.” Aliás, o último entre os 7 segredos do diálogo familiar para render nos estudos não é surpreendente, mas é essencial.

7. Seja grato!

A qualidade da energia que você coloca nos estudos sempre conta. Você e eu sabemos disso.

“Se algo merece ser feito, merece ser bem feito.” N. Pousin.

Enfim, escrever sobre os 7 segredos do diálogo familiar para render nos estudos de concursos e na preparação para provas em geral foi um grande desafio. A sua opinião é extremamente importante para o nosso crescimento e para produzir conteúdo de qualidade.

Conheça o projeto quarentena de questões Estratégia Concursos com AULAS “AO VIVO” e transmissões gratuitas. Clique no botão azul abaixo:

INSCRIÇÃO

Abaixo os links para o nossos canais de estudos:

TELEGRAM

YouTUBE

INSTAGRAM

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.