Artigo

Concursos Públicos – Estudar para um só concurso ou para vários?

Uma das perguntas mais recorrentes sobre concursos públicos entre os meus alunos, seguidores e meu público em geral é sobre estudar para um ou mais editais ao mesmo tempo. A fim de esclarecer este impasse, vou lançar nesta matérias alguns argumentos que podem ajudá-lo a criar a sua estratégia. Veja mais a segui!

Estudar para um só concurso público

Quando você opta por estudar para apenas um concurso público por vez, você tem a possibilidade de dedicar 100% do seu tempo e de seus esforços a este propósito. Mas quando decide estudar para duas ou mais seletivas ao mesmo tempo, que possuem edital e provas no mesmo período, a dedicação será dividida, ou seja, não terá 100% de chances em cada oportunidade. Além disso, se o seu tempo for escasso, terá que dividi-lo entre mais disciplinas, pois haverá mais de um edital.

É impossível estudar para mais de um concurso público de uma vez? Não é! Mas é uma decisão estratégica se dedicar plenamente a um só edital do que se dividir em mais de um, reduzindo assim as suas chances de ser aprovado. Esta é uma decisão muito subjetiva, mas o ideal é colocar mais fichas do que tem mais condições de retorno.

Estudar para mais de um concurso público ao mesmo tempo

Se optar por estudar para mais de um edital em um mesmo período, terá que organizar bem o seu tempo, o seu material, as disciplinas e assuntos, bem como as técnicas e metodologias a serem empregadas. Como disse, há riscos quando dividimos a atenção em mais de uma demanda, já que estudar para concursos públicos não é tarefa fácil. Busque neste caso criar um cronograma que considere os prazos de cada edital e todas as disciplinas, inclusive aquelas que são similares ou que possuem o mesmo conteúdo. Se os concursos públicos não forem para a mesma área, o esforço será ainda maior.

Seja para uma seletiva ou para mais editais, uma dica é criar o hábito de estudar todos os dias!

Aproveitar os seus conhecimentos para diferentes concursos públicos

Uma dica muito utilizada por quem estuda para concursos públicos e que colocou na cabeça que será aprovado é estudar exclusivamente para uma seletiva e aproveitar estes conhecimentos em seletivas posteriores. Isso sim é muito estratégico!

Uma vez que já domine os assuntos dos editais e que muitos possuem as mesmas disciplinas, você ganha tempo quando já sabe o que irá cair. Não dá, contudo, para negligenciar o estudo daquilo que já estudou no concurso público passado. Reveja e revise todos os assuntos.

Até mesmo em caso de reprovação, como já falamos nesta matéria, ter estudado pode ser um diferencial em novas tentativas.

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre estudar para um ou mais concursos públicos cada vez? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.