Artigo

Concurso IBAMA: MPF recomenda realização de novo certame

Um novo concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) entrou na mira do Ministério Público Federal. A 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF emitiu na última quinta-feira, 5 de setembro, uma recomendação para que o órgão dê início aos procedimentos para realização de um novo certame.

Em contato com o Estratégia Concursos, o IBAMA já havia confirmado que enviou pedido com mais de 2 mil vagas para cargos de Nível Médio e Superior. Dos cerca de 5,4 mil cargos previstos em lei para o Instituto, 47% estão vagos.

O documento foi encaminhado ao IBAMA e ao Ministério da Economia e dá o prazo de 10 dias para que o Executivo Federal informe se acolheu a recomendação. O documento prevê que a autorização do certame se dê em pelo menos 30 dias. O prazo para a conclusão do certame é de 180 dias.

A recomendação foi motivada pela drástica redução de Agentes Fiscais Ambientais na ativa. De acordo com o documento, o IBAMA tinha em 2016 930 servidores em atividade nesta função, restando 460 em 2019.

O MPF também lembrou que há dois pedidos de concurso em tramitação no Ministério da Economia, o primeiro deles protocolado em 2018, com previsão de 1.888 vagas. O formulado em 2019, voltado para próximo ano, ampliou a previsão para 2.054 vagas.

De acordo com o MPF, o grave déficit de quadros no IBAMA tem dificultado a fiscalização ambiental, quadro que se agrava com o aumento das queimadas em várias regiões do país.

O IBAMA e o Ministério da Economia ainda não se manifestaram sobre o caso. Caso a recomendação não seja acatada, é provável que o Ministério Público Federal ingresse com uma Ação Civil Pública para forçar o executivo a recompor o quadro de servidores do órgão.

Baixe a recomendação

Clique aqui para mais informações sobre o IBAMA

Quer estudar para Concurso IBAMA?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para IBAMA:

CURSO IBAMA

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORAAssinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Simplesmente o papa do Direito Ambiental. O monstro do Lago Ness. Uma enciclopédia Barsa do Meio Ambiental. Professor Rosenval dança pra caramba nas aulas, outro dia até New Kids On The Block rolou na aula . Mulherada chora pelo ex. Kkk . Parabéns Professor , vc é um grande exemplo.
    Henrique Abi Abib em 09/09/19 às 23:59