Artigo

5 técnicas de resolução de questões que você precisa conhecer

As técnicas de resoluções de questões servem para exercícios, simulados, para a própria prova do concurso público e também como instrumento de estudo durante toda a sua rotina de preparação. Já apresentei nesta matéria 5 formas de estudar por questões – veja mais no link – e hoje vamos falar especificamente sobre a resolução de cada uma delas, a partir de técnicas eficazes.

1) Classificação conforme os seus conhecimentos

Entre as técnicas de resolução de questões está a classificação por dificuldade ou entendimento, conforme os seus conhecimentos sobre cada assunto. Isso significa que, ao ler atentamente e compreender o que está sendo pedido, você vai priorizar em uma prova, simulado ou exercício aquelas que tem domínio.

A ideia é fazer tudo o que você sabe primeiro e não perder tempo. Isso é mais uma técnica de gestão de tempo e produtividade do que de resolver a questão em si. Mas esta técnica pode ainda motivá-lo, dando confiança na resolução das demais. Outra vantagem é que, ao analisar todas as questões e começar pelas que você tem conhecimento, é possível que obtenha alguma informação útil na resolução das demais. E entre estas, resolva as menos complexas e depois perca o tempo restante com as mais complexas.

2) Atente-se ao que não foi dito

Em geral, uma questão solicita em seu enunciado uma resposta para um problema objetivo. Além da resposta, há outras informações sobre o assunto que não ficam explícita, mas que quando você tem o mínimo de conhecimento, poderá supor estas lacunas e terá mais condições de resolver o problema. Então, ao ler a questão, com atenção ao enunciado, o que não está sendo dito nele que pode levar à resposta?

3) Técnica do chute lógico

Todos sabemos que não dá para deixar questões em branco (a não ser naqueles tipos de provas em que até os erros podem ser pontuados negativamente). Mas em geral, a dica é responder todas as questões. Uma vez resolvidas as que possui conhecimentos sobre o assunto, para aquelas que irá chutar, é preciso estar consciente. Você estudou o assunto e talvez não lembre da resposta, mas pode criar um método de validação e dedução, eliminando as opções menos prováveis.

Veja que não se trata de um chute qualquer, mas de um chute lógico. Elimine o que realmente não seja a resposta (que você saiba ou seja pouco provável). Com isso, talvez tenha eliminado 25% do erro. Depois, elimine o que por lógica não pode ser a resposta que tenha a ver com o enunciado, reduzindo assim para cerca de 50% de erro. Uma dica é sempre motivar o seu raciocínio lógico em exercícios e em todo o processo de preparação.

4) Destaque as palavras relevantes

Entre as técnicas de resolução de questões mais interessantes está o destaque de palavras importantes, seja no enunciado ou nas opções. Primeiro, no enunciado, circule ou destaque palavras como não, correta, somente, em todos os casos. Estas geralmente são chaves do que será pedido.

Depois circule conceitos e palavras-chaves sobre o assunto, conectando em uma segunda leitura os conceitos do enunciado com os das opções. Cuidado com os termos generalizadores em questões objetivas, que geralmente indicam incorreção. Preste a atenção ainda em afirmações que se repetem em enunciados e respostas, pois é muito comum estarem certas.

5) Técnicas de resolução de questões – observe a alternativa mais completa ou a mais direta

As alternativas confusas, ilógicas, muito superficiais tendem a ser incorretas. Já as com textos mais completos, com termos próximos ou simulares aos dos enunciados e com maior clareza são os que têm mais probabilidade de serem corretos. Tente identificá-los nas suas leituras.

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre técnicas de resolução de questões? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.