Estudar por questões – 5 dicas de como conseguir os melhores resultados
Thiago Cabral

Estudar por questões – 5 dicas de como conseguir os melhores resultados

Estudar por questões é um método bastante eficiente de estudo. Não deve ser usado exclusivamente, ou seja, deve ser utilizado em sua rotina ou ciclo de estudos com outros métodos e etapas de estudo. Mas com certeza coloca o que será exigido na prova do concurso público em evidência.

E nem preciso dizer que a qualidade do material conta na hora de estudar por questões – prefira provas antigas do concurso em que deseja passar, simulados de boas instituições e bons exercícios, criados por especialistas.

estudar por questões

Selecione as questões que irá utilizar em seus estudos – esteja na verdade sempre selecionando materiais conforme os assuntos que for estudando em sua preparação. Confira a seguir algumas dicas sobre como estudar por questões!

Estudar por questões comentadas

Uma forma de estudar por questões é, após ter conhecimento sobre um assunto, um estudo prévio, estudar por questões comentadas e resolvidas. Neste formato, um especialista, além de analisar enunciados e a alternativa correta, irá comentar as demais alternativas, apontando erros e acertos. Há muito deste material na internet. É importante selecionar o que deseja por assunto.

Veja neste vídeo algumas dicas gerais que compartilhei sobre estudar por questões resolvidas:

Estudar por exercícios, provas antigas e simulados

Ao estudar por questões de simulados que realizou, exercícios ou mesmo as provas antigas, como dissemos, você será capaz de investigar a relação do enunciado com a resposta certa e poderá também descobrir onde errou e acertou. Você pode usar estes recursos tanto na hora dos exercícios (de testar seus conhecimentos) como na hora da revisão.

Questões na hora da revisão

E sobre revisão, ela permite que você utilize diferentes tipos de materiais. O importante é fazê-la no mesmo dia que estudou o assunto, 5-7 dias depois, 15 dias depois e na frequência que achar melhor, conforme as necessidades de memorização. Utilize também as questões realizadas para este assunto na sua revisão.

Veja aqui neste vídeo algumas dicas de como fazer as suas revisões:

Questão reversa – como funciona?

Com as questões já resolvidas, comentadas e atestadas, utilize um montante de questões de um período de estudo (por exemplo, 15 dias ou um mês) para fazer um apanhado geral, uma revisão geral. Contudo, faça o processo inverso da questão: da resposta mais correta ou de todas (quando não estiver resolvida a questão), analise o que a alternativa diz e a qual assunto ela está relacionada. Em seguida, confira o enunciado.

estudar por questões

Marcações em questões

Você utiliza marcações em seus textos? Faça o mesmo ao corrigir os seus exercícios, simulados e provas antigas, assinalando o enunciado e a questão correta, pois isso facilitará o estudo e criará um recurso de revisão. Você pode ainda fazer anotações se achar melhor e descartará tudo o que não é correto sobre o assuntos.

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

Veja mais!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou de saber mais sobre estudar por questões para os concursos públicos? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Posts Relacionados

Compartilhe:

Thiago Cabral

Thiago Cabral

AUDITOR FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (ICMS-SC), aprovado no concurso de 2010. Bacharel em Direito pela Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC. Pós-graduado em Direito Tributário.  Atua como coach profissionalmente na preparação de concursando desde 2015. Ex-oficial da Marinha graduado pela Escola Naval/RJ. Começou sua carreira de “concurseiro“ em 1997 quando foi aprovado no Concurso para o Colégio Naval AOS 15 ANOS DE IDADE! Aprovado também no concurso para o cargo de Analista da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo (2009). É comum ouvirmos que estudar para concursos públicos é uma tarefa árdua e cansativa e que muitos acabam desistindo. Que é preciso muito anos de estudo, além de diversos cursinhos. Em regra, é um caminho bem difícil a ser trilhado. Para seguir firme no propósito até o final, é indispensável ser DETERMINADO e manter-se MOTIVADO. Gostaria de compartilhar o que aprendi durante os meus anos de estudo, pois um projeto de aprovação em concurso público requer muita determinação, motivação e persistência. No Coaching do Estratégia, tenho como missão pessoal transmitir o máximo da minha experiência em concursos para meus coachees, dando dicas para aperfeiçoar seus estudos e te fazer sair na frente de muitos concorrentes. Conte comigo!!! Bons estudos!!!  

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x