Artigo

Concursos Públicos – 5 dicas para conciliar métodos de estudos diferentes

Ter uma metodologia de estudo eficaz é essencial para quem está estudando para o Concurso Público. Há muitos tipos de metodologias de estudo e, na maioria dos casos, é possível adaptá-las às suas necessidade de estudo. Além disso, é importante escolher uma metodologias flexível, ou seja aquelas que dê para conciliar métodos de estudo diferentes. Veja como implementar isso em sua rotina!

1) Escolha uma metodologia flexível

O primeiro passo é de fato ter uma metodologia de estudo que tenha a ver com o seu estilo e a sua forma de estudar. O Ciclo de Estudo, como você verá no vídeo abaixo, é uma delas.

2) Escolha outras técnicas e recursos que sejam compatíveis com a sua metodologia

É importante escolher uma metodologia que seja adaptável e que permita usar outras técnicas. Por exemplo, em cada etapa do ciclo de estudo, é possível utilizar o método Pomodoro – veja mais sobre esta técnica nesta matéria. É possível ainda usar mapas mentais quando fizer resumos ou usar simulados e exercícios quando fizer a revisão.

concursos públicos

Nenhuma metodologia de estudo irá condenar, por exemplo a marcação. Concilie ferramentas, métodos e técnicas, sempre partindo as metodologias maiores (que envolvem a estrutura da rotina de estudo) para as menores (as suas etapas).

3) Crie um hábito com estes recursos

Estudar através destas metodologias só tem sentido se você estudar todos os dias ou com uma frequência eficaz para atender as suas necessidades de aprendizado. Não adianta tem métodos e técnicas se não os coloca em prática. Além disso, estudar como um hábito de vida faz com que as coisas fiquem mais leves e dinâmicas. Fica mais fácil estudar e aprender.

4) Mensure os resultados e varie as ferramentas

Veja mês a mês (ou no período que determinar) quais os recursos que estão contribuindo com os seus resultados, quais são fáceis de serem aplicadas, quais promovem a produtividade, etc. Permita-se trocar as técnicas quando já possui uma metodologia eficiente.

5) Aprenda a aprender

Uma grande sacada para quem estuda para concursos públicos é “aprender a aprender”: quando você domina os requisitos e práticas de aprendizagem, você pode dominar qualquer conteúdo. Aprenda sobre o que faz você aprender melhor e isso terá impacto em toda a sua vida. Acompanhe as dicas diárias no Instagram – lá sempre há informações para potencializar o seu aprendizado.

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre como conciliar métodos de estudo na preparação de concursos públicos? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.