Artigo

PASSOS DE GIGANTE 217/365

PREPARADO PARA DESTRUIÇÃO? É HOJE! TÉCNICA DE REVISÃO AR15-T30!

Decolaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa e Bora Bora Aos Astros e Além!

AD ASTRA E ULTRA!

Plano de Voo: É hoje o dia! Vamos de técnica de revisão AR15T30! Aleluia! Não tem vídeo, mas tem texto… CHEGA DE DESCULPAS! Quer mais?

AVISO IMPORTANTE: O Estratégia Concursos padroniza como técnica de revisão 24H/7D/30D para os alunos (coachees) do coaching. Então, GIGANTE, eu só uso a AR15-T30 se o aluno pedir ou se não houver adaptação/bom rendimento com a 24730. Feito essa observação, vamos seguir! :)

NOTA: Todas as dúvidas dos comentários serão trazidas aqui para dentro do PG 217. Irei atualizá-lo periodicamente. Elas estarão concentradas no final do texto.

Cenas da última decolagem: Nos Passos de GIGANTE 216 – Falamos de variáveis controláveis e daquelas fora do seu controle.

Quais as Vantagens do Serviço Público?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


“Toda pessoa bem-sucedida que conheço tem a capacidade de permanecer centrada, com clareza e força no meio de tempestades “emocionais”. Como conseguem isso? Descobri que a maioria desses indivíduos tem uma regra fundamental: nunca dedicar mais de 10 por cento de seu tempo ao problema, e sempre utilizar pelo menos 90 por cento de seu tempo com a solução”. (ROBBINS, Anthony, pag. 245. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Eu busco de todas as formas possíveis e inimagináveis (rs) trazer conteúdo para vocês. São 365 Passos, haja conteúdo e haja criatividade. Nem sempre consigo. A regra “90/10” citada no texto do meu amigo Robbins já foi explicada em detalhes para vocês nos Passos de GIGANTE 101. Sugiro fortemente que leiam, pois ela é fundamental não só para os seus estudos, mas, principalmente, para sua vida. SE LIGA HEIN!

A aceitação da evolução do seu desempenho com uma maior quantidade de erros no início dos estudos fica mais fácil com a técnica “90/10”. Eu aprendi a técnica num curso de desenvolvimento pessoal realizado na FEBRACIS, mas depois a li num dos livros do Stephen R. Covey.

Como já é de conhecimento geral da nação corujinha. Estou sem tempo algum para gravar o vídeo da AR15T30 com a qualidade que vocês merecem, mas esse assunto está me incomodando tanto que resolvi fazer uma versão em texto. Quem sabe ano que vem, após o Projeto dos 365 Passos de GIGANTE, eu volte a gravar, mas com uma pegada mais profissional (estúdio, mesa digitalizadora, microfone top, edição, propaganda… etc). Não dá para ter tudo ao mesmo tempo (FOCO, FOCO, FOCO)! Sei que eu me coloco à disposição para ser uma ferramenta na aprovação de vocês, mas os dois babies aqui em casa são a minha prioridade no momento e por toda a minha vida! :)

BORA BORAAAAAAAAAAAAAAA SEARCH  AND DESTROY (PROCURAR E DESTRUIR)

Vamos falar de destruição! Você será preparado para destruir o seu material de estudo de forma rápida. Comparativamente às técnicas de revisão 24H/7D/30D e 4.2, a “AR15-30” é devastadora em relação à velocidade.

Você quer passar rápido? Então a “AR15-T30” é para você!

Uma arma potente, letal e que destrói disciplinas muito mais rápido que as outras técnicas de revisão, pois você, literalmente, confia que “SOLDADOS MORTOS NO CAMPO DE BATALHA” (quantidade de exercícios resolvidos) é que irão fazer a diferença na hora de marcar o “X” correto no DIA “D” – da sua aprovação!

Para vocês nunca mais esquecerem, ludicamente segue a historinha do fuzil AR-15 e do tanque de guerra T-30.

AR-15 (assistência e exercícios irão fazer toda diferença na sua preparação)

Brasil! Brasil! Brasil! AR-15 com as cores do Brasil em homenagem ao dia do Soldado – 25/08

Se você, assim como Paulo Bilynskyj, ama armas ou tem a maior vontade de fazer um curso de tiro. Fica aqui o link com a descrição em detalhes do fuzil AR-15. Só te aviso que NÃO CAI na sua prova, então eu ficaria longe desse link! ;)

AR-15

A – assistência por recorrência

R15 – revisão em exercícios TODO DIA 15

Como funciona a assistência por recorrência?

Imagine seu ciclo de estudo pronto, imaginou?

Vou colocar dois exemplos de ciclo para facilitar a compreensão de quem estuda 3h/dia e 6h/dia (sempre horas líquidas)

Exemplo 1 – Ciclo de 3h/dia

CICLO 3H DIA
DIA 1 DIA 2
DCON 1,5H DADM 1,5H
PORT 1,5H RAC. LOG 1,5H

Exemplo 2 – Ciclo de 6h/dia

CICLO 6H DIA
DIA 1 DIA 2
DCON 1,5H DADM 1,5H
PORT 1,5H RAC. LOG 1,5H
CONT. 1,5H CONT. 1,5H
DTRIB. 1,5H DTRIB. 1,5H

Independentemente de quantas horas você estuda no seu ciclo, a “A” – assistência por recorrência funciona como um seriado do netflix. Como assim, Raphael?

Simples. A cada novo episódio (a cada novo contato com a disciplina de estudo), você assiste às cenas do capítulo anterior (revisa numa leitura dinâmica os grifos realizados na última aula).

Vamos facilitar ainda mais?

Estudei direito constitucional na segunda-feira (1,5h de estudo, assunto direitos e garantias fundamentais). Terminando ou não o conteúdo (ISSO NÃO IMPORTA), você irá estudar constitucional novamente na quarta-feira (tanto no ciclo de 3h quanto no de 6h do exemplo supracitado). Isso é claro se você não estiver naqueles dias super inspirados em que planeja estudar 3h e faz 5h ou planeja 6h e faz 9h. Esses dias aconteciam bastante nos meus estudos, pois eu prefiro colocar metas razoáveis e me superar diariamente e comemorar todos os dias do que colocar uma meta super complicada e depois ficar triste, desmotivado… sem energia.

Nesse novo contato com constitucional (quarta-feira), eu vou pegar todos os grifos realizados na segunda-feira e vou reler de forma bem rápida. Não é para enrolar galera. O aprendizado do tiro certo e preciso irá chegar naturalmente com a repetição dos exercícios. Quanto mais soldados você matar, quanto mais questões você trucidar ou errar e aprender, melhor.

Por isso mesmo que o “A” da técnica “AR15-T30” significa “assistência”.

O que eu acabei de explicar para a primeira disciplina do dia 1 (constitucional) nos dois ciclos irá servir de forma análoga para todas as demais matérias. Entendido?

IMPORTANTE: Eu irei tirar dúvidas sobre essa técnica nos comentários. Basta você dizer em que ponto da técnica ficou com dúvida: “A” ou “R15” ou “T30”, acompanhado da sua dúvida, é claro.

Resumidamente: A – ASSISTÊNCIA POR RECORRÊNCIA – significa rever o conteúdo estudado (grifado/marcado) na aula anterior daquela disciplina.

TEMPO DE EXECUÇÃO: MÁXIMO DEZ MINUTOS

Vamos detalhar agora o R-15.

Aqui não tem dificuldade para você entender, pois é muito simples o que deve ser feito. Simples mesmo.

Todos os meses possuem o dia 15, então você irá separar com o maior carinho esse dia ou aquele mais próximo (para frente ou para trás) para executar a R-15 com mínimo de 6 horas de estudo.

A primeira conta a ser feita é dividir o número de minutos pela quantidade de disciplinas disponíveis no seu ciclo de estudos.

Ex. 6 horas (mínimo exigido) = 360 minutos. Se você tem 4 disciplinas como no ciclo 1, então 360 : 4 = 90 minutos. Logo, cada uma dessas 4 matérias terão 1h 30min. Se você tem 6 disciplinas como no ciclo 2, então 360 : 6 = 60 minutos. Logo, cada uma dessas 6 matérias terão 1h.

COMO PERSONALIZAR A DIVISÃO ACIMA?

Imagine que você tem muita, mas muita facilidade em uma determinada disciplina, então você pode redistribuir os minutos dessa matéria para outra que você tenha mais dificuldade de aprender.

Se você consegue estudar 9 horas por dia, melhor ainda, pois o tempo de revisão para cada disciplina será muito maior. Simples assim. Por outro lado, se você não consegue estudar 6h por dia, busque pelo menos 4,5h a 5h, porém a eficácia da técnica é reduzida consideravelmente se você não fizer 6h. SE LIGA HEIN! :)

O que fazer nesse tempo dedicado a cada disciplina? Lembra do FUZIL? Então, acertou se você disse EXECUÇÃO!

Você irá executar uma revisão em exercícios, exclusivamente em exercícios. Começando pela aula 0. Terminou dentro do tempo, segue para aula 1. Finalizou? Segue para aula 2 e assim sucessivamente. Acabou o tempo. Então você marca onde parou. Foi na aula 2, então só no próximo dia 15 do mês seguinte é que você irá fazer uma nova revisão em exercícios. Começando é claro de onde você parou.

DICA DE OURO: TEMPO É O SEU MAIOR ATIVO, LEMBRA? Então que tal usar o R-15 para revisar em exercícios APENAS AS QUESTÕES ERRADAS? Acreditem! Fica muito mais efetivo.

T-30 (Aqui o bagulho é doido e vai ficar cada vez mais pesado!)

T30 – revisão em teoria TODO DIA 30

O T-30 é pesadão e você vai saber já já o motivo dessa escolha! :)

A historinha do tanque T-30 também não cai na sua prova, mas mesmo assim, deixo o link para os curiosos de plantão que quiserem saber um pouco mais sobre essa máquina. Já aviso logo, não perca o seu tempo. Isso NÃO CAI NA PROVA!

Caracaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, Raphael! Seu doido! Então por que você tá colocando esse link do fuzil e do tanque aqui nos Passos de GIGANTE.

Simples! Eu estou testando vocês, pois o tempo inteiro, todos os dias da sua jornada existirão “coisinhas” que NÃO IRÃO CAIR NA SUA PROVA, mas você poderá entregar o seu preciso ativo (TEMPO) para elas! CUIDADO! ESTEJA EM ALERTA O TEMPO TODO! Tempo é o seu maior ativo. Se não cai na sua prova, em regra, não é importante!

Por que a T-30 é pesada? Pois você irá REVISAR com carinho, ou seja, NADA DE LEITURA DINÂMICA. A T-30 consiste em revisar todos os grifos / marcações realizadas no seu material de estudo.

A divisão do tempo para utilização da T-30, bem como a distribuição desse tempo nas disciplinas é análoga a da R-15. Você irá fazer a mesma coisa que você já fez lá na R-15.

Todos os meses, com exceção de fevereiro, possuem o dia 30, então você irá fazer essa revisão em teoria sempre no dia 30 ou no dia mais próximo (pra cima ou pra baixo) em que você tenha no mínimo 6 (seis) horas disponíveis para estudar.

Se você entendeu o que deve ser feito na R-15, T-30 é piece of cake (molezinha, mamão com açúcar). Vou repetir o que coloquei lá em cima:

“Eu irei tirar dúvidas sobre essa técnica nos comentários. Basta você dizer em que ponto da técnica ficou com dúvida: “A” ou “R15” ou “T30”, acompanhado da sua dúvida, é claro”.

Vou ficar visitando esse PG217 por um bom tempo com o objetivo de tirar todas as dúvidas sobre a aplicação da técnica.

Agora vou dormir, pois estou exausto e nem vi o jogo do Mengão…. Buaaáaaaa…. Buaaaaaáaa…. Em compensação, se formos para o final, farei de tudo para estar lá no Chile. Mundial… ainda é cedo para sonhar, mas também estarei lá no Catar… mas por enquanto… é só um sonho e NÃO CAI NA PROVA! (rsrsrsrsrsrsrsrs).

DÚVIDAS DOS ALUNOS:

1) Na parte do “A” eu vejo a teoria e resolvo as questões do final da aula ou só vejo a teoria?

Resposta: “A” – assistência por recorrência – em apenas dez minutos, você irá ler apenas as marcações e grifos realizados na aula imediatamente anterior. Se na aula anterior você estudou apenas teoria, então você irá revisar em 10 minutos apenas teoria; se estudou apenas exercícios, então irá reler apenas as marcações realizadas, tanto nas certas quanto nas erradas. Por fim, se estudou teoria e exercícios, irá reler marcações de ambos. IMPORTANTE: EM DEZ MINUTOS! :)

2) Nas “R15” as questões que errei nas aulas anteriores eu refaço ou espero o ciclo girar?

Resposta: Refazer questões das aulas anteriores, SEMPRE! Quando? No giro do ciclo ou depois de algumas semanas para checar se você realmente aprendeu. A diferença é que se você refizer no giro do ciclo, o objetivo é FIXAÇÃO DO CONTEÚDO; se você refizer após algumas semanas, então o objetivo é verificar a RETENÇÃO!

3) Não estou me adaptando as revisões 24H/7D/30D. Não sei o que estou fazendo de errado, mas para mim parece que o estudo não flui como deveria. Porém, tenho previsão de prova de concurso em dezembro ou no máximo em janeiro. Seria este prazo de estudos muito curto para aplicação deste método do PG 217?

Resposta: Pode até ser que você não esteja fazendo nada de errado nas revisões 24H/7D/30D. O que você relatou também aconteceu comigo. Não me adaptei. Foquei nas dificuldades para a partir disso criar uma solução criativa. Como eu tinha como objetivo passar para Auditor Fiscal o mais rápido possível e me coloquei num cenário de guerra, então criei a técnica AR-15 T-30. Só mantive essa metodologia, pois percebi o resultado na velocidade para avançar com as matérias e dessa forma eu teria muito mais tempo para estudar por exercícios.

SE LIGA: Para responder se o prazo de estudos de hoje até o dia da sua prova seria curto ou não, muitas outras perguntas deveriam ser feitas e respondidas. Não é tão simples assim. Por exemplo, você já terminou toda a teoria? Se sim, de quantas disciplinas? Quantas disciplinas serão cobradas no seu concurso?

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma quinta-feira abençoada. Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Bom dia Gigantes. Minha dúvida permeia as disciplinas que já concluí a parte teórica; Como faco para incluí-las na técnica AR15T30 para manter a curva de esquecimento sob controle?
    Pri-Lor em 31/08/19 às 11:53
  • Dener, bom dia. Pode até ser que você não esteja fazendo nada de errado nas revisões 24H/7D/30D. O que você relatou também aconteceu comigo. Não me adaptei. Foquei nas dificuldades para a partir disso criar uma solução criativa. Como eu tinha como objetivo passar para Auditor Fiscal o mais rápido possível e me coloquei num cenário de guerra, então criei a técnica AR-15 T-30. Só mantive essa metodologia, pois percebi o resultado na velocidade para avançar com as matérias e dessa forma eu teria muito mais tempo para estudar por exercícios. Para responder se o prazo de estudos de hoje até o dia da sua prova seria curto ou não, muitas outras perguntas deveriam ser feitas e respondidas. Não é tão simples assim. Por exemplo, você já terminou toda a teoria? Se sim, de quantas disciplinas? Quantas disciplinas serão cobradas no seu concurso? Te encaminhei um email que poderá ser mais esclarecedor. Abraço de GIGANTE! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 31/08/19 às 11:02
  • Fala filho do Rei. E x c e l e n t e. Vou aplicar amanhã o seu método, começando com o T-30, e dessa forma irei progredindo conforme ensinado. Aliás, já estava no meu cronograma iniciar amanhã, porque eu havia assistido ao vivo e a cores os ensinamentos do seu método (no Instagram), deixei tudo anotado. Expectativas a milhão. Abração meu amigão. MUITO OBRIGAGO.
    Felipe Gomes em 29/08/19 às 22:53
  • Parabéns Prof.! Não me adaptei à revisão 24/7/30 ... vou pôr em prática essa sua. Gratidão!
    Patrícia em 29/08/19 às 13:04
  • Dúvidas sanadas!! Obrigado Rapha!! tamo junto!! Abraço de Gigante!!
    marcos em 29/08/19 às 11:54
  • Olá Professor, A minha dúvida é a seguinte: não estou me adaptando as revisões 24H/7D/30D. Não sei o que estou fazendo de errado, mas para mim parece que o estudo não flui como deveria. Porém, tenho previsão de prova de concurso em dezembro ou no máximo em janeiro. Seria este prazo de estudos muito curto para aplicação deste método do PG 217?
    Dener em 29/08/19 às 11:46
  • Pri! :) Gratidão das galáxias! :) Claro que lembro da nossa ligação! Mais uma testemunha de que eu ligo sim para os alunos do Estratégia. Objetivo: impactar ainda mais os estudos e uma transformação de vida! Parabéns pela sua luta diária nessa linda jornada rumo à aprovação! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 29/08/19 às 11:32
  • Vamos lá Marcão. Irei sempre atualizar o PG 217 com as dúvidas dos alunos. 1) Na parte do “A” eu vejo a teoria e resolvo as questões do final da aula ou só vejo a teoria? "A" - assistência por recorrência - em apenas dez minutos, você irá ler apenas as marcações e grifos realizados na aula imediatamente anterior. Se na aula anterior você estudou apenas teoria, então você irá revisar em 10 minutos apenas teoria; se estudou apenas exercícios, então irá reler apenas as marcações realizadas, tanto nas certas quanto nas erradas. Por fim, se estudou teoria e exercícios, irá reler marcações de ambos. IMPORTANTE: EM DEZ MINUTOS! :) 2) Nas “R15” as questões que errei nas aulas anteriores eu refaço ou espero o ciclo girar? Refazer questões das aulas anteriores, SEMPRE! Quando? No giro do ciclo ou depois de algumas semanas para checar se você realmente aprendeu. A diferença é que se você refizer no giro do ciclo, o objetivo é FIXAÇÃO DO CONTEÚDO; se você refizer após algumas semanas, então o objetivo é verificar a RETENÇÃO!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 29/08/19 às 11:26
  • Grande Rapha, quero muito agradecer por essa tecnica, acredito que vai me ajudar muito, agora minhas duvidas, na parte do "A" eu vejo a teoria e resolvo as questões do final da aula ou só vejo a teoria? Nas "R15" as questões que errei nas aulas anteriores eu refaço ou espero o ciclo girar?
    marcos em 29/08/19 às 09:44
  • Bom dia Águias!!! Quero usar este espaço para te agradecer professor! Agradecer pela dedicação diária ao ensino que todos temos tanta carência! Não sei se vai lembrar-se de mim (kkkkkk) mas nos falamos por telefone sobre concurso do QCO-Exército!! Nunca imaginei que você fosse me dispensar tanta atenção, e por isso vai um agradecimento pessoal, ainda mais profundo! Guardei as dicas como um mapa do tesouro que uso constantemente! Creio que essa técnica vai ajudar muito aos alunos que, como a grande maioria, possuem tempo escasso, dividido entre trabalhar para viver e batalhar para conquistar seus sonhos através do estudo diário!! Muito obrigado pela ajuda de sempre!
    Pri-Lor em 29/08/19 às 08:17