Artigo

Redação nota 1000: Saiba como melhorar a pontuação de sua redação no ENEM!

Conseguir uma redação nota 1000 no ENEM é, para muitos, algo quase impossível.

Das cinco provas, a de redação costuma ser a que mais provoca tensão nos candidatos. O tema só é conhecido no dia e os alunos possuem cerca de uma 1h30 para compreender o enunciado, desenvolver o assunto corretamente, encadear as ideias em um texto dissertativo-argumentativo e, ainda, passar tudo para a folha de resposta.

A redação no ENEM pode te levar a uma pontuação competitiva ou, simplesmente, tirar você do páreo.

Por isso, a melhor tática é dedicar muita atenção a ela. Este artigo ajudará você a compreender melhor a importância da redação no ENEM e quais os caminhos para alcançar uma redação nota 1000. Vamos lá?

Por que a redação é tão importante no ENEM?

Neste texto publicado no Estratégia, falamos sobre como é calculada a nota do ENEM. Em quatro provas (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática), incide a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que altera a nota do candidato de acordo com seus erros e acertos.

A prova de redação é a única em que essa regra não vale. Ou seja, obter uma redação nota 1000 depende exclusivamente de você e da qualidade de seu texto, não incidindo qualquer outro fator que altere a sua nota.

Como redações costumam cobrar repertório (linguístico e cultural) do candidato, trata-se de uma excelente forma de fazer diferença na nota final.Aqui não será cobrada uma compreensão de um tema específico de uma matéria, mas a compreensão de mundo e a capacidade de argumentação.

Sim, não é algo fácil. Mas é justamente este o ponto: por cobrar competências que muitos candidatos não possuem é que a redação costuma ser um terreno fértil para fazer diferença na pontuação final.

A maioria dos alunos foca no estudo dos conteúdos das provas objetivas, pensando que a escrita de um texto é algo simples e que não necessita de muitas técnicas. No entanto, algumas especificidades fazem da redação uma matéria para a qual o aluno deve, sem dúvidas, dedicar-se.

Como conseguir uma redação nota 1000 no ENEM?

Não faz muito tempo, um candidato que escrevia de maneira coesa, coerente e seguia o modelo dissertativo-argumentativo conseguia de forma relativamente fácil uma redação nota 1000. Porém, com o acirramento da concorrência e o aumento do nível de exigência no ENEM, cerca de 1% dos candidatos, em média, vêm obtendo uma redação nota 1000 nos últimos exames.

Difícil, mas não impossível!

A redação no ENEM é corrigida seguindo cinco critérios (chamados, tecnicamente, de competências), cada um valendo de 0 a 200 pontos. Para alcançar uma redação nota 1000, você precisa ficar atento a esses critérios. Veja a tabela abaixo!

Redação nota 1000: Detalhe das cinco competências exigidas na redação do ENEM (Fonte: Inep)

Um aspecto fundamental a ser levado em conta é que a redação do ENEM possui um gênero fixo: o texto dissertativo-argumentativo. Não se trata de uma narração, de uma descrição. Trata-se de um gênero com características próprias e que ditam a forma como o examinador corrigirá o seu texto.

Para obter uma redação nota 1000, o primeiro passo é estar afiado com as peculiaridades do gênero textual exigido. E sua redação atenderá às exigências de elaboração de um texto dissertativo-argumentativo se combinar os dois princípios básicos de estruturação, explicitados na tabela a seguir:

Redação nota 1000: os princípios básicos do texto dissertativo-argumentativo (Fonte: Inep)

Introdução, desenvolvimento e conclusão (acrescida de uma proposta de solução para o problema/tema apresentado). Esse é o pacote fundamental para a prova de redação do ENEM. Mas, claro, isso precisa vir acompanhado de um texto coeso e de um bom repertório cultural e linguístico.

A bagagem cultural pode ser enriquecida com o contato cotidiano com jornais, revistas, filmes, séries documentais e, também, com o conteúdo das matérias. Já a estrutura do texto em si pode vir da constante prática, sobretudo resolvendo provas de redação anteriores. Essa prática precisa ser mantida durante todo o ano de estudos.

Obter uma redação nota 1000 no ENEM exige, sobretudo, tática. E uma boa tática é usar os tópicos de outras disciplinas para treinar a dissertação ao longo do ano. De cada módulo de História, Biologia ou Geografia, por exemplo, é possível tirar um tema e dissertar sobre ele. Desse modo, você estará praticando a redação e fixando conteúdos úteis para as provas objetivas.

O candidato que escreve uma redação nota 1000 no ENEM não nasceu com uma habilidade divina ou com muita sorte: ele se preparou e, tenha certeza, praticou muito durante o seu tempo de estudo.

Passo a passo: como fazer a prova de redação do ENEM?

Para alcançar um bom desempenho na prova de redação do ENEM, você deve, antes de escrever seu texto, fazer uma leitura cuidadosa da proposta apresentada, dos textos motivadores (que acompanham a proposta) e das instruções. O objetivo é compreender perfeitamente o que está sendo solicitado.

O tema da redação sempre vem acompanhado, na proposta, de textos motivadores. Em geral, são textos em linguagem verbal e em linguagem não verbal (imagem) que remetem ao tema proposto, a fim de orientar sua reflexão. Assim, uma redação nota 1000 começa com o seguinte passo a passo:

  • Passo 1) Leia com bastante atenção o tema proposto;
  • Passo 2) Leia os textos motivadores, observando as palavras ou os fragmentos que indicam o posicionamento dos autores;
  • Passo 3) Identifique, em cada texto motivador, se for o caso, a tese e os argumentos apresentados pelos autores;
  • Passo 4) Reflita sobre o posicionamento dos autores dos textos motivadores e defina, com muita clareza, qual será o seu posicionamento;
  • Passo 5) Defina o “esqueleto” do seu texto, isto é, quais as principais ideias, palavras-chave, expressões que constarão na sua redação. Em síntese, desenhe o seu “projeto de texto”.

A importância do “projeto de texto”

Como dito no início deste artigo, você terá por volta de 1h30 para fazer a redação. É pouco tempo e muitos candidatos falham neste ponto. Resultado: acabam tendo que escrever às pressas ou, até mesmo, entregando um redação incompleta.

Candidatos que conseguem uma redação nota 1000, geralmente, dedicam um bom tempo ao “projeto de texto”, ou seja, ao planejamento prévio à escrita da redação.

Trata-se de um esquema detalhado, cuja confecção dura em torno de 20 minutos, e no qual será possível perceber a organização tática dos argumentos presentes no texto. Será um espelho de sua redação e ele facilitará muito a escrita. “Perder” 20 minutos para confeccioná-lo é chegar mais perto de uma redação nota 1000.

É no “projeto de texto” que são definidos quais argumentos serão encadeados para a defesa de sua tese, qual o momento de iniciar cada um deles e qual a melhor ordem para apresentá-los. Um bom “projeto de texto” pode ser feito seguindo as etapas abaixo:

  • Etapa 1) Faça um “brainstorming”, ou seja, reúna todas as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema;
  • Etapa 2) Selecione as ideias que forem pertinentes para a defesa do seu ponto de vista, procurando organizá-las em uma estrutura coerente;
  • Etapa 3) Cheque, novamente, se as informações, fatos, opiniões e argumentos selecionados são pertinentes para a defesa do seu ponto de vista. Isso evitará a perda de coerência quando você estiver escrevendo;
  • Etapa 4) Defina uma ordem que possibilite ao leitor acompanhar o seu raciocínio facilmente. Isso tornará a progressão textual fluente e articulada;
  • Etapa 5) Examine, com atenção, a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim. Também observe se o desenvolvimento de seu texto apresenta argumentos que convergem para o ponto de vista que você está defendendo.

Exemplos de Redação nota 1000

Nada melhor do que aprender com exemplos, certo?

Logo abaixo, separamos dois exemplos de redação nota 1000. Tente confrontar cada um dos textos com as instruções que foram apresentadas neste artigo.

Mas lembre-se: é da prática constante que nasce uma redação nota 1000.

Redação nota 1000 - Exemplo 1
Redação nota 1000. TEMA: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil (ENEM 2017). Autoria de Isabella Motta, do Rio Grande do Sul.
Redação Nota 1000 - Exemplo 2
Redação nota 1000. TEMA: Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet (ENEM 2018). Autoria de André Bahia, de Minas Gerais.

SAIBA MAIS: Como estudar para o ENEM?

SAIBA MAIS: Como calcular a nota do ENEM?

Cursos para ENEM

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Poderia ter mais exemplos.... Mas dicas ...
    Nalanda em 18/05/20 às 01:19
  • Todo aquele que de sua vida se aproveita,de sua vida se agrada,somente através dos estudos profundos,conquistamos novas fronteiras e desbravamos novos horizontes,parabéns á todos que se dedicam aos estudos,pois o Brasil,muito precisa de novos valores. Ezenildo,da codade de Marituba,estado do Pará. 02/10/2019.
    Ezenildo em 02/10/19 às 10:57
  • Daniel, faltou, nesse seu tutorial, você mostrar um exemplo de um "projeto de texto". Assim ficária mais fácil compreender, na prática, essas cinco etapas abstratas.
    Felipe em 09/06/19 às 09:48