Artigo

PASSOS DE GIGANTE 123/365

Nova programação mental

Decolaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Águia! Uau! Foi bastante desafiador iniciar, nos Passos de Gigante 122, um tema tão rico quanto mudanças. Comecei às 3:15 da manhã e mediante às interrupções de um chorinho aqui, um mamazinho ali… fui analisar o texto e estava tão grande que eu decidi dividir para não impactar o estudo de vocês.

Focamos nas falhas da Fabiana Murer, em especial, na ausência de responsabilidade dela, tanto no evento do sumiço das varas, quanto no episódio da ventania.

“Qualquer mudança que façamos será apenas temporária, a não ser que nós – e não outra pessoa ou circunstância – sejamos responsáveis por ela. Especificamente devemos adotar estas três crenças profundas:

  1. Isso deve mudar. Não basta acreditar que deveria mudar.
  2. Eu devo mudar isso. Outros podem me ajudar, mas eu sou responsável.
  3. Eu posso mudar isso. Eu criei o que estou vivenciando, portanto, posso mudá-lo”. (ROBBINS, Anthony, pag. 144. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Hoje vamos conhecer o comportamento de outro atleta: Michael Phelps, que assim como qualquer ser humano possui erros e acertos. Ninguém acerta muito antes de errar bastante, em especial nos esportes. Amanhã isso irá ficar ainda mais claro para você.

Observe o comportamento diante do “inesperado”…

Em uma das competições de Michael Phelps entrou bastante água nos óculos de um dos maiores GIGANTES que a natação mundial já conheceu? Como ele reagiu?

PONTE QUE PARTIU QUE MENTALIDADE DE TITÃ! Olha isso!

Phelps simplesmente brincou com a adversidade. Ele fez um hakuna matata! Ele riu na cara do perigo! Kkkkkk… Ele simplesmente esqueceu o problema d’água nos óculos e fez o que ele nasceu para fazer: SER O MELHOR NO CUBO D’ÁGUA!

Saca só a reportagem do Globo Esporte sobre o “probleminha inesperado” do Phelps:

Condicionamento Mental

Água nos óculos não impede recorde, e Phelps ‘brinca’ nos Jogos de Pequim

Depois de conquistar mais um ouro e bater novamente marca mundial, americano conta sobre problema na prova e fala da sua sensação.

Nada para o fenômeno Michael Phelps. Seja um adversário ou um empecilho técnico, o americano passa por cima. Após conquistar mais uma medalha de ouro e bater seu antigo recorde mundial nos 200m borboleta, o nadador contou ao jornal NY Times sobre um problema com os óculos, que ficaram cheios d’água, e lamentou não ter fechado abaixo de 1m52s (ele terminou em primeiro com o tempo de 1m52s03). Também nesta quarta, ele venceu a prova do revezamento 4x200m livre. 

– Isso (problema com os óculos) só piorou durante a prova, mas tudo bem, eu queria bater o recorde. Minha intenção era terminar com 1m51s ou com um tempo melhor ainda, mas diante das circunstâncias eu acho que não fui tão mal – comenta Phelps, que nesta quarta-feira chegou a cinco medalhas de ouro em Pequim e, com 11 primeiras colocações em Jogos, se tornou o maior atleta olímpico da história. 

Embora esteja bem próximo de conquistar seu objetivo, que é conquistar oito medalhas de ouro na China, Michael Phelps não aparenta nenhum tipo de ansiedade. Pelo menos é o que ele diz. O americano até atenta para o fato de nunca ter estado tão tranqüilo antes de cair na água, como está em Pequim.

– Eu estou me divertindo. Eu nunca estive tão relaxado. Acredito que um dos motivos de eu estar pronto é porque eu já passei por isso antes – comenta o americano, que esteve também nas Olimpíadas de Sydney e Atenas. 

Para que o nadador dos Estados Unidos complete o seu objetivo em Pequim, ele tem de ganhar mais três provas: 100m borboleta, 200m medley e 4x100m medley.

E aê? Você acredita que ele conseguiu? Sim ou Não?

Acertou se disse SIM!

Oito ouros! Uau!

Phelps leva oitavo ouro e deixa Pequim com o título de maior atleta olímpico

Estrela americana vence o 4x100m medley e supera recorde de Mark Spitz.

O oitavo ouro consagrador não poderia vir tão fácil. O nadador americano de peito Brandon Hansen passou o bastão para Michael Phelps na terceira colocação. O fenômeno da natação, de apenas 23 anos, teria que provar mais uma vez por que é o maior atleta olímpico da história.

Nenhum problema. Desta vez, ele foi decisivo. Só com a sua tradicional e incrível virada colocou a equipe dos Estados Unidos na liderança da final do 4x100m medley, a última prova da natação nos Jogos Olímpico de Pequim. Agora era só Jason Lezak, que já havia “salvado a medalha no 4x100m livre”, segurar o australiano Eamon Sullivan e garantir o tão sonhado oitavo ouro de Phelps na competição. Foi sofrido, bem mais do que o previsto, mas Lezak bateu na frente, e Phelps se despediu da China como o maior campeão olímpico da história.

Quem você gostaria de modelar como padrão de concurseiro? A nossa Fabi (que eu adoro) ou o Phelps (que também amo)? Ambos são grandes campeões, em especial a Fabi que mesmo sem tradição alguma no Brasil, fez com que o salto com vara tivesse a número um do mundo em 2014. Quanto ao Phelps, dispensamos comentários do que podemos aprender com ele e tem muito mais amanhã.

E ainda dizem que desenhos são uma bobagem. HAKUNA MATATA! Os seus problemas VOCÊ DEVE ESQUECER, você troca por APRENDER A RESOLVER. Que tal? Você é o único responsável por criar a sua realidade, ainda que no campo das imaginações. O Phelps faz isso desde criancinha e eu só aprendi esse truque mental depois que fui desligado da Força Áerea Brasileira, no voo, como piloto militar.


Os seus problemas você deve aprender a resolver – hakuna matata.

No fantástico mundo de Rapha, eu dizia HAKUNA MATATA para todos os meus problemas e sempre que eu dizia isso, significava: Não se preocupe… Vai dar tudo certo… Os meus problemas irão se resolver – hakuna matata… a solução vai aparecer… eu vou aprender… hakuna matata.

Vamos focar no seu aprendizado. Que tal mergulhar no processo mental de Michael Phelps e de algumas características dele que modelei nos meus estudos.

MODELO MENTAL DE PHELPS E COMO UTILIZÁ-LO PARA SUA APROVAÇÃO

Que Phelps foi um TITÃ das piscinas, isso todo mundo já sabe. Ele fez história na natação mundial e o que será que há por trás disso tudo?

Além do treinamento físico e do incrível talento nas piscinas, Phelps já afirmou que sua preparação mental também é um diferencial que o coloca na frente dos demais nadadores.

ANOTEM ISSO PELO AMOR DE DEUS: PREPARAÇÃO MENTAL! VISUALIZAÇÃO!

O nadador contou que tem um segredo na hora de se concentrar e se preparar para a prova que o ajuda bastante. Antes de cair na água, ele visualiza diferentes cenários, tanto positivos quanto negativos e prepara planos de ação para cada um deles. “Ele é o melhor, em termos de visualização de prova”, disse Bowman. Da prova perfeita aos mais diversos contratempos – como óculos de natação quebrados ou traje rasgado, por exemplo – tudo passa pela cabeça do atleta.

PREPARAÇÃO MENTAL! Se queres a paz, prepara-te para a guerra! Ainda que seja uma guerra só sua contra seus medos e tantos outros sentimentos como ansiedade, angústia, raiva, dúvida, insegurança, etc. PREPARE-TE! Imagine-se SEMPRE mais forte que esses sentimentos! SIM! VOCÊ PODE! EU CONSEGUI! VOCÊ TAMBÉM PODE CONSEGUIR!

Segundo o coach, Phelps tem, de antemão, em seu “banco de dados”, uma programação para cada um dos diferentes cenários que se apresentarem durante a prova. A vantagem disso para Phelps e para qualquer profissional que se fizer a mesma coisa? “A confiança de saber que há um plano para tudo”, disse o treinador, na época.

Se você ainda assim, depois de todos os meus resultados, depois de todos os resultados do Phelps e de tantos outros Gigantes, não quiser acreditar em VISUALIZAÇÃO… tudo bem… é por sua conta, risco e total responsabilidade sua permanecer exatamente onde você está POR TODA SUA VIDA! FAÇA O NECESSÁRIO! Com a palavra, meu amigo Bowman.

Bowman – Técnico/Coach de Michael Phelps

Eu desenvolvi uma ferramenta de coaching e a utilizo durante os meus treinamentos no Estratégia Concursos. Trata-se da “PROVA DAS GALÁXIAS“. Nela, eu treino o candidato para que ele mentalmente realize a melhor prova da vida dele, seja qual for a dificuldade, seja qual for a adversidade.

Quem não puder conhecer o treinamento comigo, já que atendo apenas 8 pessoas por ano, sugiro que vocês modelem o comportamento, o condicionamento mental de Phelps e leiam todos os Passos de Gigante. Apenas com eles, acreditem, vocês poderão ser não só aprovados em qualquer concurso público, mas também terem suas vidas transformadas.

Se você quiser ficar apenas no modelo mental de sucesso, pare por aqui, mas se você quiser ir muito além disso, volte amanhã nos Passos de Gigante 123 para parte 3. Construindo um CAMPEÃO!

FONTES DAS REPORTAGENS:

GLOBOESPORTE 1

GLOBOESPORTE 2

WAYSUP

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

Que dia é hoje? 21 de maio, então leia provérbios 21 e se não sabe do que estou falando, então leia as instruções nos Passos de Gigante 72.

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma terça-feira com uma nova programação mental e hakuna-matata em todos os seus problemas. Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Estou te falando que a gente tem uma química incrível! Uma vibe quase que de telepatia! Você está evoluindo bastante! Tenho certeza que a aprovação é questão de tempo! ;) Ótimos estudos!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 21/05/19 às 17:59
  • É o que eu digo... visualização funciona, mas poucos levam fé... esses que levam constroem legados EXTRAORDINÁRIOS! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 21/05/19 às 14:11
  • O Schwarzenegger, na autobioagrafia dele, escreveu que todas as decisões importantes que ele tinha que tomar em relação ao seu futuro, como nos campeonatos de fisiculturismo, a mudança para os EUA, a carreira de ator e a entrada para a política, ele sempre praticava a visualização de seus objetivos e conquistas para ter mais força para seguir em frente...
    César A. Vieira em 21/05/19 às 13:59
  • EU ESTAVA COM ESSA MUSIQUINHA NA CABEÇA ONTEM!!!!! CARACAAAAAA! RAfa.. eu já fui a FAbi, numa escala ate maior, tudo era problema, depois vi que eram desculpas! por um tempo eu me questionava se era de fato um problema, uma dor, ou uma desculpa.. agora , obviamente numa escala menor, eu me vejo mais como phelps, masssssss tenho q melhorar, tenho que me jogar mais nisso. Hoje não sou mais fluente em mimimi. Obviamente o trabalho mental não é do dia pra noite, mas ele tem q ser feito e sua colocação sobre aprender e resolver foi sensacional, pq só assim a gente cresce e amadurece e endurece tbm, pq por vezes temos que ser mais fortes do que certas situações!
    REnata em 21/05/19 às 10:47
  • Sou feliz e grato por sempre ter você tão participativa Analu! És uma benção! Agradecido! :) De coração! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 21/05/19 às 09:33
  • Aiii que delícia ver esse desenho, sensação boa da infância eu amava esse desenho. Conexão total com os passos de hoje, na verdade com todos kkkk Incrível Rapha, ainda bem que você e o ESTRATÉGIA (melhor curso preparatório do BRASIL) criou os passos para quem não pode ter o treinamento individual. Mas pelo que já pude percebe nesse nosso tempo juntos que sua qualidade e a mesma em tudo que faz, gratuito ou não, então, eu acredito nesse treinamento e tenho certeza que seremos aprovados!!! Tenha certeza de que você é um instrumento de luz, paz e crescimento, você impacta todos que se deixam ser impactados pela sua energia positiva e conselhos construtivos, você é um pescador de homens cara, que incrível... Eu gosto demais de ti e glorifico a Deus pela sua vida!!!! Ouvi ontem citações incríveis que me fizeram lembrar de todos os ensinamentos que você nos passa diariamente, já estão anotadas em minha agenda diária. --> Pergunta: O que eu fiz hoje me aproximou ou me afastou da vida que eu quero? (pergunta feita pelo Wendell Carvalho numa palestra incrível no youtube totalmente gratuita) --> Frase incrível do Tonny Robbins: Antecipação é Poder; Reação é Fraqueza! Gratidão por tudo que você tem feito Rapha!!!
    Analu em 21/05/19 às 09:26