Artigo

PASSOS DE GIGANTE 120/365

Surrel o poder das perguntas!

Decolaaaaaaaaaa Águia! Se liga hein! Os Passos de hoje mudarão para SEMPRE o futuro dos seus filhos! Para sempre!

Ontem, nos Passos de Gigante 119 falamos sobre a importância da modelagem e continuamos batendo forte nas perguntas mais importantes… Como amanhã iremos encerrar a seção de Perguntas, o objetivo é conectar alguns pontos para fecharmos o conteúdo com chave de ouro! ;) Bora Bora Decolar? Boraaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

“Uma pergunta simples que pode fazer uma enorme diferença me foi sugerida por Leo Buscaglia, que tanto contribuiu no âmbito das relações humanas. Quando era jovem, seu pai lhe perguntava todas as noites: “O que você aprendeu hoje?” O garoto sabia que tinha que dar uma resposta – uma resposta boa. Se naquele dia não tivesse aprendido nada interessante na escolha, ele corria para a enciclopédia. Décadas mais tarde, Leo continuava indo para a cama antes de aprender algo novo e valioso.

Como a sua vida ou a de seus filhos poderia ser incomensuravelmente melhorada acrescentando essa pergunta, ou uma parecida, em sua rotina diária? Como você poderia transformar esse processo em algo tão fundamental quanto comer ou dormir? (ROBBINS, Anthony, pag. 138. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Depois desse texto do Tony, tudo começa a fazer sentido para mim. Como é que eu saí da comunidade para ingressar na carreira de piloto militar. Tudo faz sentido. Vejamos… JUNTOS :)

Meus pais nunca tiveram muito estudo… meu pai sabe ler e escrever com alguma dificuldade, parou na terceira série do primário… Já minha mãe ficou pelo ensino médio. Ambos trabalhavam e chegavam bem cansados a noite, mas sempre faziam as seguintes perguntas para mim e para o meu irmão:

  1. Como foi o dia de vocês?
  2. O que vocês aprenderam na escola?

A diferença aqui é que eles nunca exigiram uma boa resposta, eles simplesmente queriam saber algo sobre a vida dos filhos deles. Só isso. Acredito que era uma das formas de demonstrar amor e presença.

Já te contei a história de como meus pais mantiveram aceso o sonho de ser piloto de avião. Pode ser que faça sentido para você. Se ainda não leu, segue o link do artigo: Como me tornei Auditor Fiscal da Receita…

Pensando em impactar de uma forma surreal não só a sua vida, seus sonhos, seus resultados, mas também a história que você está construindo para os seus filhos, decidi compartilhar dois produtos com vocês.

Um deles é um seriado, recomendo que veja com o cônjuge.

Ele é mais voltado para bebês. Se seus filhos forem grandes, você pode pular ou assistir como diversão.

Eu curti muito! Fofo demais e traz informações surpreendentes sobre a forma de criação dos babies e o processo cognitivo deles.

Já o documentário abaixo trata do novo modelo de educação que está vindo por aê… ainda que lentamente. Sabemos que a educação não evolui na mesma velocidade que a tecnologia.

Vamos sair da matrix? Vamos sair da caixa? LINK AQUI.

É claro que esse conteúdo é hobby, mas é uma atividade inteligente e enriquecedora para o seu horário de lazer. Sempre que puder, escolha uma boa atividade para os seus olhos. Algo relaxante e enriquecedor ao mesmo tempo.

Vamos conversar sobre tempo para aprovação? Uma dúvida super recorrente.

Durante a sua jornada de concurseiro você pode optar, numa escala de zero a 100, por:

  1. MUITA DOR (100%)
  2. DOR (70%) – PRAZER (30%)
  3. EQUILÍBRIO ENTRE DOR E PRAZER; (50/50)
  4. MAIS PRAZER (70%)QUE DOR (30%); e
  5. E MUITO PRAZER (100%)

Eu, salvo melhor juízo, entendo que seja possível ser aprovado em concurso público, qualquer que seja, nas opções 1, 2 e 3.

A opção 4, dependendo da base do candidato, das experiências, do poder de foco/concentração/memorização e rapidez de aprendizado… dependendo disso tudo… até consegue ser aprovado em um concurso mais simples.

A opção 5 JAMAIS SERÁ APROVADA PARA NADA!

Vamos para o extremo, muita dor, opção que eu escolhi durante um ano de preparação, dentro os dois anos e meio de estudos.

Eu havia pedido “demissão” do meu emprego, então eu tinha o dia inteiro para estudar. Isso significava para mim uma obrigação de performar no mínimo 8 horas por dia.

Eu disse para mim mesmo que durante um período eu não faria absolutamente nada que não fosse estudar. Então tranquei minha conta no facebook, bem como o playstation em um armário com chave.

Eu não admitia ver a namorada durante a semana e nos finais de semana, era só um pouquinho na sexta, um pouquinho no sábado e um almoço + uma tarde junto com a gatinha dos meus sonhos, só isso e nada mais. Se não fosse desse jeito, iria me atrapalhar e advinha o que eu faço com TUDO AQUILO que atrapalha os meus sonhos? Digo ADEUS ou tranco no armário.

Uma grande benção nesse relacionamento é que minha esposa estudava medicina, então ela também não tinha tempo para mim. Lembra do que eu te falei sobre os astros se alinharem e receber uma namorada de acordo o pedido divino… é… aconteceu… além de linda, ainda é inteligente :)

Rolava um sono revitalizador depois do almoço, mas eram apenas 25 a 30 minutos, nunca mais do que isso e por dois motivos em especial. Primeiro que se você dormir muito… você irá acordar como se fosse um zombie de walking dead… só que ao invés de cérebro… você vai querer mais cama e o seu conhecimento vai pelo ralo…

Segundo que dormir muito é para os fracos e eu sentia a necessidade da dor e da pressão.

Quando meus pais tinham eventos familiares, eu ficava em casa estudando… quando rolava uma praia, eu não ia ou quando decidia ir… ficava estudando no sol e dizia: “Sofra seu cão ordinário!”

Só que ninguém sabia disso… ninguém precisa saber o que se passa no seu fantástico mundo de Bob (sua mente).

Ficar bonitão durante a semana? Hahahahaah… pra quê? O máximo que iria pegar seria um resfriado e nada mais….

Ao contrário do que o Fernando Mesquita afirma lá no blog dele (blogdofm), eu não achava minha vida miserável. Já te contei o que rolou quando entrei nesse clima de vitimismo e nessa bobagem de que ninguém te ama (Passos de Gigante 43 e 70) Porra… Ponte que partiu… desculpem o palavrão, mas tem gente para baralho que te ama… que mané vida miserável o que cacete…

Tenho um respeito GIGANTE pelo Fernandinho… esse até seria o nome de um dos meninos, mas mudamos aos 45 minutos do segundo tempo.

Já falei diversas vezes, VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL PELA SUA VIDA! VOCÊ ESCOLHE COMO IRÁ LEVAR SUA VIDA E ESSE PROJETO DE APROVAÇÃO NO CONCURSO PÚBLICO DOS SEUS SONHOS.

Devido as minhas experiências pessoais, eu aprendi a tomar porrada, eu aprendi a sofrer e ficar mais forte com isso. Lembra da ANTIFRAGILIDADE nos Passos de Gigante 102? É… hora da revisão… já falei sobre isso por lá. Quanto mais bate, mais forte você fica.

A chave mestra é o bendito processo mental que você enfia na sua cabeça.

O que eu enfiei foi: VOCÊ TEM APENAS 5 ANOS, MAS VOCÊ TEM QUE PASSAR EM DOIS ANOS NO MÁXIMO! SE VIRA!

Entendam… essa foi a minha escolha… minha… e tudo bem se você não escolher muita dor… sem problema algum…

Eu… em momento algum quis tornar o projeto aprovação a jato o mais difícil possível… eu quis torná-lo eficiente, eficaz e efetivo… só isso… nada além disso. Óbvio que a anulação do concurso dos meus sonhos não estava no roteiro e isso sim deixou tudo mais difícil, mas afirmo para TODOS… em NENHUM MOMENTO… NENHUM MOMENTO foi desesperador… se assim o fosse… eu teria afundado como Pedro afundou ao perder a fé.

Essa era a analogia que eu fazia quando fraquejava. Tenho um arrependimento e um conselho depois disso tudo.

Arrependimento: Não fui ao casamento de um amigo, Leonardo Freitas e Patrícia. Arrependo-me disto. Faltei muitas festas e não me arrependo disso, mas porra CASAMENTO É FLÓRIDA! Em regra, você só se casa uma vez na vida, ao contrário de aniversários que são celebrados anualmente ou qualquer outra festinha do calendário.

Festinhas essas que muitos concurseiros INTERROMPEM SEUS ESTUDOS (que insanidade, me perdoem a sinceridade) para descansar. Seja o descanso do carnaval ou o descanso do Natal, eu só permitiria descansar depois de aprovado. É aqui que entra o conselho… Se liga hein… pelo amor de DEUS!!!

Permita-se parar de estudar DEPOIS DE TOMAR POSSE E ENTRAR EM EXERCÍCIOS! Uma lista de aprovado pode não significar nada… absolutamente nada…

Eu lembro que no meu concurso de auditor fiscal, depois da anulação, os haters dos infernos chamavam a gente de aprovados.pdf. Eu sentia compaixão por eles, pois deve ser flórida quando alguém não consegue exercer a empatia e só pensa no próprio rabo. Enfim…

GRAÇAS A DEUS DEU TUDO CERTO NO FINAL! O concurso voltou e tomamos posse e entramos em exercício, mas imaginem vocês como estaria minha mente, corpo e espírito se nós tivéssemos perdido a causa na justiça? Recomeçar seria uma das coisas mais difíceis da minha vida.

NÃO QUERO QUE VOCÊ PASSE POR ISSO! ENTÃO, SE VOCÊ FOR APROVADO, COMEMORE PARA CACETEEEEEEEE… maaaaaaaaaas, só pare de estudar depois da posse e da entrada em exercício. Temos um trato? Combinado?

MEU DEUS, todo esse textão foi a opção MUITA DOR, não quero nem ver o que me espera pela frente na opção DOR ou EQUILÍBRIO ENTRE DOR E PRAZER.

Fica tranquilo… vai dar tudo certo… Tanta a opção DOR (70/30) quanto aquela do EQUILÍBRIO (50/50) são opções em que você irá ORGANIZAR (PLANEJAR) 5 (cinco) anos da sua vida para estudar de forma saudável para sua mente, corpo e alma. ORA GIGANTES, o que eu escolhi não foi nem um pouco equilibrado. Nem um pouco. Lembra da PSG – PERGUNTA PODEROSA DAS GALÁXIAS?

Uma das minhas era: “EM QUANTO VOCÊ IRÁ PASSAR PARA FISCAL, RAPHAEL?”

Eu respondia SEMPRE:

“No máximo dois anos”! Complementava afirmando:

“Eu vou pagar o preço… vai doer, mas nada… nem ninguém irá impedir a minha aprovação para Fiscal”.

A anulação do concurso foi um soco na cara… daqueles que te levam a lona. Parecia DEUS dizendo para mim:

“Ô Raphinha, só para te lembrar mais uma vez que você depende de mim, tudo bem, seu esquecido!!!”

Se você escolher as opções DOR E POUCO PRAZER ou AQUELA DO EQUILÍBRIO ENTRE DOR/PRAZER, saiba que 5 anos é um ótimo parâmetro para você ter como meta.

5 (cinco) anos estudando de forma saudável e o que seria isso? Simples. Você arruma tempo para encontrar os amiguinhos (vida social), você pratica atividades físicas regularmente, você vai à praia, medita, dorme mais um pouquinho, assisti a um filme de vez em quando, namora… assisti a um seriado, tudo de forma equilibrada.

Nessas duas últimas opções, a vida continua enquanto você estuda – ela não se torna os seus estudos.

Ah Raphael, você quer dizer então que você aguentou tomar porrada e ficar sem viver por 2 anos e meio (tempo que levei para ser aprovado no concurso de auditor fiscal)?

Não… não aguentei. Eu vivi a opção muita dor durante um ano e no final desse período… em que eu não fazia absolutamente nada, nada ao não ser estudar… eu bati muito na trave do concurso Receita Federal 2009… bati tanto que me machuquei… vivi um mês com estafa mental… e logo depois foi publicado o edital da Receita Estadual (ICMS-RJ).

Fiquei na merda… fiquei um mês sem estudar (MESMO COM EDITAL PUBLICADO) e quando tomei uma PORRADA da namorada, da vida, de DEUS e, principalmente, do meu amor próprio, voltei a estudar… Não deu para passar naquele ICMS-RJ (2010), bati na trave, reprovei em uma única disciplina por três pontos, mas tinha a pontuação necessária para ser aprovado no concurso.

ACREDITEM! QUANDO ISSO ACONTECEU, EU COMEMOREI! COMEMOREI MUITO! Tentei de todas as formas fazer recursos para anular três questões (desespero é flórida, rsrsrsrs)… não rolou… não funcionou… apenas uma foi anulada e acabei ficando reprovado por duas questões. Então eu disse:

“PONTE QUE PARTIU! TEM NOÇÃO QUE NO PRÓXIMO VOCÊ PASSA?”

E repeti:

“PORRA NO PRÓXIMO VOCÊ PASSA CARA! NO PRÓXIMO VOCÊ PASSA!”

Depois daquele susto (estafa mental), resolvi flexibilizar só um pouquinho, só um pouquinho mesmo e voltei a fazer atividade física no meu horário mais PODRE de estudos (no meio da tarde) e também voltei a frequentar a igreja (até isso eu havia sacrificado para ter mais horas de estudo).

QUAL O PREÇO QUE VOCÊ QUER PAGAR?

EM QUANTO TEMPO VOCÊ QUER PASSAR?

Quer de forma equilibrada, tudo bem… sem problemas, cada um com suas escolhas. A minha não é melhor e nem pior que a sua, é apenas diferente. PONTO FINAL! Nada além disso!

Com equilíbrio e muito profissionalismo/seriedade/compromisso /fé/foco/força você conseguirá ser aprovado em um projeto de cinco anos, tudo bem?

DEDICAÇÃO TOTAL E SACRIFÍCIO, APROVAÇÃO RÁPIDA (ENTRE 2 E 3 ANOS)

OU

MODERAÇÃO, EQUILÍBRIO ENTRE DOR E PRAZER… APROVAÇÃO DE MÉDIO PRAZO (ENTRE 5 E 7 ANOS NO MÁXIMO… DEPENDENDO DO CONCURSO).

ATENÇÃO! AVISO IMPORTANTE! Os tempos informados acima são estimativas do que eu vejo ao longo de 22 anos de experiências com concurso público. É claro que existem exceções, então vamos ser razoáveis. Tudo bem? :)

O “textinho” que você acabou de ler tem inúmeras utilidades, desde o futuro que você quer dar para os seus filhos até as possíveis consequências temporais do caminho que você irá escolher. Tudo isso fruto de PSG – Perguntas Sinistras das Galáxias!

E você? Em quanto tempo você quer e será aprovado? Responde lá nos comentários! Crescer e Contribuir! Aprender e Compartilhar! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

Que dia é hoje? 18 de maio, então leia provérbios 18 e se não sabe do que estou falando, então leia as instruções nos Passos de Gigante 72.

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Um sábado ABENÇOADO! Faça as perguntas certas! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Sim Renatinha! Te entendo... a dor é abrir mão totalmente da diversão, ainda que de forma temporária e é claro que estudar é uma baita de uma oportunidade das galáxias! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 19/05/19 às 17:20
  • Tudo remete ao passo dois:Decisões! Eu resolvi equilibrar pq funciono melhor assim, mas pra mim isso se baseia em 70/30, pq eu decidi que estudo não é dor, é oportunidade.
    Renata em 19/05/19 às 10:42
  • Gi, estamos JUNTOS Misturados DEUS Grudado. Sobre queimar pontes (largar o emprego), é importante ter um colchão de pelo menos 3 (três) anos ou suporte financeiro do cônjuge ou dos pais. Já deu TUDO CERTO! Muita luz e ricas bençãos em sua vida. Importante: Independentemente do seu concurso acontecer ou não, continue estudando. Até quando? Até conseguir! Até quando? Até conseguir! Até quando? Até passaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaargh!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 18/05/19 às 15:17
  • Sou feliz e grato pelo seu feedback Analu! Que DEUS te abençoe cada vez mais! Meu objetivo é fornecer ferramentas não só para aprovação de vocês, mas também transformação de vidas! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 18/05/19 às 15:14
  • Uauuu....É isso... Fez sentindo demais o que você escreveu. Hoje você respondeu de forma cristalina as minhas duvidas sobre essa questão de equilibrar... Que fenômeno esse Wendell, ele é a personificação do Tony , até as palmas, isso que eu chamo de autentica modelagem, quem assistir "Eu não sou seu guru" vai entender as palmas... estou impressionada com a energia e técnicas do Wendell. Tudo, absolutamente tudo, faz sentido nesses passos, veio na hora certa, esse foi o momento de você dizer tudo isso que você disse hoje, temos que ter maturidade para aproveitar cada passo. Conexão total com os passos de hoje. Obrigada Rapha!!!!
    Analu em 18/05/19 às 11:04
  • Meu projeto é para que nos próximos 12 meses eu esteja preparada para passar no concurso dos meus sonhos (aí vai depender do concurso acontecer). Projeto: até dezembro estudar nos dias de folga no mínimo 8 hrs líquidas (trabalho 12x36 e nos plantões do FDS consigo estudar até 10 hrs líquidas) nos dias normais de trabalho, estudar no mínimo 4 hrs líquidas. Estou me progr amando para a partir de janeiro sair do trabalho e me dedicar apenas aos estudos. Que Deus guie meu caminho! Professor conto contigo para essa caminhada até a aprovação!
    Gislaine em 18/05/19 às 07:43