Artigo

DESAPEGA, DESAPEGA!

Um famoso site de vendas pela internet, com intuito de incentivar que mais usuários utilizem seus serviços, utiliza o seguinte bordão: “Desapega, desapega!”. Certamente você que está lendo sabe que site é esse é já até o complementou mentalmente com o nome da empresa. Mas o concurseiro leitor deve estar querendo me perguntar: Mas Alberto, o que eu, concurseiro, tenho a ver com isso? Já tô aqui na pindaíba, orçamento restrito, só tenho minhas apostilas do Estratégia Concursos pra desapegar! Será?Sim, talvez haja o que desapegar. Vou falar aqui algumas coisas que podem estar te atrapalhando e você nem saiba:


1. Celular

Sim, o celular e as redes sociais… um dos grandes vilões derrubadores de rendimento não só dos concurseiros, mas de quase todo mundo. Como se livrar disso? Bote o celular em modo silencioso (se puder ser no modo avião, melhor Ainda) e se programe para visualizar somente em raros momentos do dia, sempre após o cumprimento de um turno de estudos, e limite seu tempo. Não conheço um aprovado em grande concurso que passava o dia comendo mosca no “Insta”. Mas Alberto, eu uso Instagram pra estudar! Vejo a questão comentada do dia do professor XYZ. Tudo bem, mas no TC há milhares de questões comentadas à vontade.


2. Pensamentos negativos

Passar em concurso é difícil? Sim, não vamos nos iludir. Mas não é por isso que devemos alimentar pensamentos do tipo: “não vou conseguir aprender essa matéria”, “concurso é carta marcada”, “eu nunca vou conseguir ser aprovado”. Uma citação que gosto muito é “Se você acredita que pode ou que não pode fazer alguma coisa, em ambos os casos está certo”, de Henry Ford. Então é melhor acreditar que vai conseguir, não é verdade?


3. Hobbies

Bom, todo mundo tem alguma coisa que goste de fazer em seu lazer: pode ser Netflix, cervejinha com os amigos ou algum esporte. Temporariamente, para ganhar tempo de estudos, é muito válido desapegar um pouco daquilo que gostamos para podermos focar mais. Não estou falando para você se privar totalmente dessas atividades, mas é importante ser criterioso e avaliar a necessidade de priorizar tanto essas atividades em detrimento dos estudos. Quanto à prática de atividades físicas, escrevi um artigo específico e deixo o link aqui .

Desta forma, concurseiro, convido você à reflexão sobre o que está prejudicando seus estudos e o que é preciso desapegar. Neste mundo competitivo dos concursos, todo minuto desperdiçado com ações e pensamentos dispensáveis pode fazer falta no dia da prova.

Bons estudos!

Alberto Kovarik
Coach Estratégia Concursos
Instagram: @profalbertokovarik (me segue lá!)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa, Marcelo! Você leu meu artigo sobre atividade física? Recomendo a leitura, pois falo sobre o bem que ela faz. Quanto à modalidade, confesso que sou um pouco cético sobre essa indicação, pois antes de pensar nessa parte, o indivíduo precisa se sentir bem. E de repente água não é a praia dele, e isso não vai funcionar. Quanto ao check-up, você está coberto de razão! A máquina precisa estar 100% pra render adequadamente! Obrigado pelo retorno! Alberto Kovarik
    Alberto Kovarik em 09/02/19 às 17:52
  • Muito bom professor... adoro as suas dicas!!!
    Daniela em 09/02/19 às 08:50
  • Gostei do artigo. O celular é mesmo viciante. O Insta é aquele diabinho que fica te perturbando. Eu tenho conseguido me controlar.
    Anderson em 08/02/19 às 21:22
  • Alberto, concordo plenamente com você! Mesmo sendo da área da educação e sabendo de tudo isso acabei cometendo uns pecados. Faz parte, somos humanos e cometemos erros. A tecnologia nos beneficia, mas nos prejudica na mesma proporção - hoje eu sei onde foram os meus erros. Aproveitando o espaço gostaria de deixar uma dica: a atividade física - principalmente na água (natação, hidroginástica, etc) potencializa e muito o rendimento; e a outra, um check-up médico (eu estava com deficiência de vitaminas) cansava muito rápido. São pequenas coisas que farão a diferença. Não conquistei a minha vaga ainda, mas estou em evolução...no próximo vai dar certo!
    Marcelo Maestri em 08/02/19 às 16:52