Aprovada em 1° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Analista Administrativo - MT
Concursos Públicos“Meu conselho é: escolha uma área e foque nela, tenha paciência com seus erros, respeite seu processo, não desista e treine como se fosse um atleta olímpico, exercite seu corpo, alimente-se, descanse, hidrate-se e tenha fé.”
Aprovada em 1º lugar no concurso IBAMA estudando com o Estratégia!
Confira nossa entrevista com Evelyn Monteiro Francisco Barboza, aprovada em 1° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Analista Administrativo – MT:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Evelyn Monteiro Francisco Barboza: Formada em Ciências Contábeis, tenho 31 anos e sou natural de São Paulo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Evelyn: O que me motivou a iniciar os estudos para o concurso foi a estabilidade que as vagas oferecem e os planos de carreira transparentes e bem definidos, e com certeza os cargos que tem o Programa de Gestão e Desempenho faziam meus olhos brilharem.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Evelyn: Tive os dois estilos de estudo. Para conciliar é necessário muita persistência e foco na recompensa final, sacrifício mesmo de outras áreas da vida, principalmente quando se trabalha, ter consciência que a jornada é dupla ou tripla: Trabalho, gerenciamento do lar e estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Evelyn: Já fui aprovada no concurso INSS em 2022 para Técnico do Seguro Social, mas nas vagas de CR, SME SP em 2022 para professor, Prefeitura de Guararema para Fiscal Tributário em 2023, SME SP para Auxiliar Técnico de Educação em 2023, no concurso Embrapa em 2024 para Analista – Área: Orçamento e Finanças – Subárea: Contabilidade, mas nas vagas de CR e por último em 2025 no Ibama para Analista Administrativo, podem haver outras aprovações em CR que me esqueci.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Evelyn: Saía raramente para não perder a sanidade, mas meu tempo de lazer e socialização foi muito reduzido.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Evelyn: Alguns sempre apoiam mais que outros e também é normal outros acharem muito estranho e não terem muita fé, o segredo é absorver a energia positiva e ignorar o resto.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Evelyn: Eu acredito que não posso dizer que foi apenas o tempo que estudei para o último especificamente ( 3 meses ) que garantiu minha aprovação , a jornada que me deixa mais perto do meu sonho é de 5 anos. Eu não fui exemplo de disciplina, minha rotina de estudos foi uma montanha russa, o importante é não passar muitos dias sem estudar e realmente ter um estudo ativo quando for fazê-lo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Evelyn: Usei muito os PDFs e videoaulas do Estratégia Concursos. A vantagem é que o conteúdo está todo detalhado e cheio de bizus e técnicas para aprendizado e memorização, material de ponta, professores dedicados. As vantagens das videoaulas no meu caso era a de aliviar o cérebro de muito tempo lendo e não quebrar a rotina de estudos, a desvantagem é que demora muito mais tempo, logo os PDFs me faziam economizar tempo com o plus de ter um aprendizado mais profundo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Evelyn: Acredito que foi pesquisando no mercado de cursos online por um conteúdo de qualidade, foi a melhor opção ao comparar custo x benefício.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Evelyn: No início estudava várias matérias ao mesmo tempo de 8 a 10 matérias dependendo do edital, no decorrer da minha preparação comecei a dedicar mais tempo em matérias chaves do edital. Estudava 8 horas líquidas em alguns dias, em outras 2 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Evelyn: As revisões eram feitas com simulados / banco de questões, vendo prints e anotações que tinha feito durante o período de estudo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Evelyn: Essenciais para a aprovação. Talvez tenha feito umas 20.000 questões ou mais. Tinha dias que fazia 200 questões, já em outras apenas 20 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Evelyn: Em todas as disciplinas se envolvia a memorização de datas, prazos ou qualquer outro detalhe que envolva decorar números eu tinha dificuldade. Superei aceitando que esse era meu calcanhar de Aquiles e que deveria dobrar meu desempenho no que me era favorável.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Evelyn: A rotina de estudos desta última aprovação foi intensa, eu estava trabalhando no momento então eu acordava mais cedo para revisar, durante o trajeto no transporte coletivo ia vendo vídeos, no sábado pré prova eu só lembrei meu cérebro que tinha dado meu melhor e que o momento exigia calma e confiança na preparação, e descansei.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Evelyn: Fazer muitas questões favorece dominar as perguntas técnicas da prova discursiva e treinar fazendo várias redações te ajuda com a estrutura do texto e com o domínio da quantidade de linhas exigidas foi o que fiz e aconselho.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Evelyn: Meu maior erro foi ter pressa e ter estudado para várias áreas diferentes na ânsia de passar logo. O maior acerto foi ter perseverança e estudar com o Estratégia Concursos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Evelyn: No final do meu quarto ano pensei em desistir, pensei: “Com esse tempo todo podia ter feito uma pós-graduação”. Minha principal motivação para seguir foi uma conversa que tive na porta de prova do concurso do IPREM em 2024 com a Lílian que, inclusive, passou neste concurso em 1° lugar, com os materiais do Estratégia também. Eu comentei que achava que aquele era o último concurso que iria fazer, por estar exausta da rotina de estudos, ela falou de forma muito sábia que eu não devia tomar essa atitude e a expressão dela foi “Está louca mulher?” Pode ser simples, mas lembrei que se eu conseguisse a aprovação em um mês de trabalho recuperava meu investimento financeiro, e ainda poderia fazer um mestrado que é realmente minha meta. Depois tive outra motivação, que foi a porta de prova com os professores do Estratégia na prova do IBAMA mesmo, eu acredito que meu cérebro e coração ficaram aquecidos com a torcida dos professores, sempre ficava muito nervosa nas provas o que atrapalhava meu desempenho, a presença dos professores me deram a calma de que eu precisava e o resultado foi o primeiro lugar na prova e compra da Assinatura Vitalícia.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Evelyn: Meu conselho é: escolha uma área e foque nela, tenha paciência com seus erros, respeite seu processo, não desista e treine como se fosse um atleta olímpico, exercite seu corpo, alimente-se, descanse, hidrate-se e tenha fé.