Entenda se o CGU fará adesão ou não ao CNU 2025!
Muitos estão ansiosos para saber se a Controladoria-Geral da União (CGU) fará adesão ou não ao Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025.
Afinal, a CGU é um dos órgãos mais requisitados no âmbito dos concursos públicos, principalmente devido às suas carreiras interessantíssimas, detentoras de salários de até R$ 18 mil.
Por isso, a equipe de jornalismo do Estratégia entrou em contato com o órgão para saber, de fato, se há pretensão ou não do CGU fazer a adesão ao CNU 2025.
De acordo com a resposta, a controladoria não está com estudos em andamento para uma eventual adesão ao ENEM dos concursos. Veja:

Dessa forma, há poucas chances do CGU aderir, de fato, ao CNU. Vale lembrar ainda que, em 2024, o MGI negou um pedido para um novo concurso CGU com 550 vagas.
De acordo com a apuração do jornalismo do Estratégia Concursos, a justificativa central para a negativa foi a vigência do concurso anterior, homologado em 2022 e que se estende até 2026.
Concurso CGU e reestruturação da carreira
A proposta de reestruturação da carreira de Finanças e Controle foi aprovada, trazendo reajustes salariais de até 23% para Auditores e até 24% para Técnicos. Os aumentos serão implementados em duas etapas: a primeira em janeiro de 2025 e a segunda em abril de 2026.
Adicionalmente, foi instituído um Grupo de Trabalho (GT) para avaliar a possibilidade de exigir nível superior como requisito para o cargo de Técnico.
O grupo terá 90 dias para concluir os estudos, com a possibilidade de prorrogação desse prazo, caso necessário.
Para saber mais sobre o concurso CGU, além da possível adesão ao CNU, acesse o link abaixo!
Saiba mais: concurso CGU