Artigo

5 modelos de resumo que fazem a diferença nos seus estudos

Os resumos devem fazer parte da rotina de qualquer pessoa que deseja passar em um concurso público. Eles são necessários para a compreensão e memorização do conteúdo. Há diferentes modelos de resumos e você poderá descobrir qual o melhor para os seus estudos. Veja a seguir 5 sugestões de modelos de resumo muito populares.

1) Fichamento

O fichamento é um modelo de resumo muito utilizado por acadêmicos que possuem uma extensa quantidade de textos para ler e compreender. Antigamente, era feito por fichas – que podem ainda ser compradas em papelarias e inseridas no fichário quando criadas.

O fichamento é um resumo com as principais ideias apresentadas no texto, tópicos relevantes, marcados por páginas, para facilitar a consulta do material original, caso precise. No cabeçalho do fichamento ou no seu final vai a referência completa do material.

2) Método Cornell

O método Cornell é um modelo de resumo muito eficiente e muito comum fora do Brasil, mas cada vez mais tem atraído os concurseiros. São fichas com três partes – ideias principais, anotações gerais resumidas e possíveis perguntas ou referências. As fichas podem ser encadernadas, para facilitar a organização e a consulta. Este método permite não apenas resumir de textos originais, mas de aulas e vídeos, por exemplo. Mais detalhes sobre como produzir o seu resumo conforme o Método Cornell, veja nesta matéria.

3) Mapa mental

Não é necessariamente um resumo tradicional, mas pode ser usado para definir o assunto central e seus desdobramentos de forma criativa. No centro da folha coloque o assunto principal – deve ser bem segmentado e definido. Ao redor, defina outros temas que estão relacionados a ele. Utilize cores e desenhos se preferir. Há ainda aplicativos que podem ser úteis.

4) Resumo em áudio

Se você prefere falar e ouvir do que escrever e ler, criei podcasts com as ideias principais do que estudou, utilizando o gravador de voz do seu celular e criando uma pasta de áudios.

resumos

Neste modelo, tente explicar para si mesmo e de forma resumida a matéria estudada. Você pode fazer resumos tradicionais e criar podcasts posteriormente. Pode ainda usar o áudio para resumir diretamente no texto original. E quem sabe até compartilhar os seus áudios com outros estudantes.

5) Flashcards por perguntas

Eles são cada vez mais comuns e servem para resumir. São cartões em que em um dos lados há uma pergunta ou palavra-chave (sobre determinado assunto estudado). Do outro, há o conceito ou um resumo de poucas linhas. Eles servem também para revisar. Há a possibilidade de fazê-los em aplicativos específicos.

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

Veja mais!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou de saber mais sobre modelos de resumos para concursos públicos? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.